sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Prefeito de São Francisco fala à revista do Senado Federal sobre preocupação com possível encerramento da operação da INB em Buena

 

Após participar, no mês de julho, no Senado, como expositor de uma Audiência Pública sobre terras-raras, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, está agora em uma reportagem da revista “Em Discussão”, publicação mensal de audiências públicas do Senado Federal. 

A revista faz um histórico da atuação das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na comunidade de Buena, e destaca a preocupação do chefe do Executivo Sanfrancisco quanto ao possível fechamento da unidade. Na reportagem, o prefeito argumenta que o encerramento da operação irá desempregar muita gente e diminuir a renda local. 

“Pedi que técnicos da INB façam um levantamento de áreas com monazita a serem exploradas no município. O trabalho começou em junho e os relatórios serão conhecidos em breve”, destacou o prefeito. Na reportagem de uma página, intitulada “Pioneirismo e descaso”, é mostrado o pioneirismo do Brasil na fabricação de terras-raras, na segunda metade da década de 1940, com a Usina Santo Amaro, na cidade de São Paulo. A matéria-prima era a Monazita, extraída das areias da Praia de Buena, no litoral de São Francisco de Itabapoana. 

 Ainda de acordo com a reportagem, no ano de 1992 a INB, em conjunto com o Instituto de Energia Nuclear, começou a produzir óxidos individuais de terras-raras com graus de pureza superiores a 99% em Buena, já que as demais atividades em São Paulo, inclusive a exploração do mineral, foram encerradas na mesma época. No ano de 2012, no entanto, a usina suspendeu a extração de monazita e deverá operar por oito anos no município com 7 mil toneladas de monazita estocadas. As atividades, ainda de acordo com a revista, não envolvem a exploração de terra-raras na monazita local, mas de ilmetina, zirconita e rutilo, que são comercializados e completam o conjunto de quatro minerais pesados da areia da jazida. Terras-raras – É um composto de 17 elementos químicos associados à indústria de alta tecnologia e que servem como matéria-prima na fabricação de tubos catódicos de televisor em cores, imãs

para motores miniaturizados, ressonância magnética nuclear, cristais geradores de laser, entre outros.

O mercado mundial de terras-raras é dominado atualmente pela China, responsável por cerca de 95% de toda produção. O Governo Brasileiro, no entanto, tenta avançar nesse mercado com investimentos em mapeamento de jazidas, estudos de viabilidade da exploração e capacitação de técnicos. 

 Uma subcomissão temporária, para discutir a elaboração do Marco Regulatório da Mineração em Terras-Raras Brasileiras, foi criada pelo Senado Federal, tendo o prefeito Pedrinho Cherene como um dos convidados como expositor. (Matéria produzida pela Ascom SFI )

Secretaria de Meio Ambiente distribui 200 mudas para lembrar o Dia da Árvore

 Cerca de 200 mudas de espécies frutíferas e não frutíferas foram distribuídas na manhã desta sexta-feira (20/09), no portal da cidade de São Francisco de Itabapoana, para lembrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. 

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Otávio de Pinto Oliveira, autoridades e funcionários municipais e apoio da EMTRANSFI e do efetivo do Posto da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) de Imburi de Cacimbas.

 Como prática, antes os alunos ainda plantaram algumas mudas em frente ao prédio da prefeitura. O plantio foi coordenado pela equipe da secretaria de Meio Ambiente (SEMASFI), com secretário de Agricultura, Edmar Henriques, e do subsecretário da Defesa Civil, Coronel Silas Pereira Rocha. - Junto com o Dia da Árvore também acontece a chegada da primavera, período em que muitas flores se abrem e dão origens a novas árvores. 

É o ciclo de vida ambiental que deve ser respeitado por todos - orientou o secretário de meio Ambiente, Claudio Heringer, lembrabdo que a iniciativa é uma forma de motivar e conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o nosso dia-a-dia. 

 A ação conjunta também foi elogiada pelos motoristas que transitavam pela rodovia. “Essa manifestação serviu de reflexão para todos nós, entendemos que preservar as árvores nos dias de hoje é uma atitude necessária. É também um alerta, pois precisamos estar conscientes que nosso meio ambiente precisa ser mantido”, comentou o técnico em vendas, José Magno Rogério. 


Também auxiliaram na distribuição das mudas, o vereador Alexandre Barrão, representantes da secretaria de Saúde, o comandante da Unidade de Polícia Ambiental do Parque do Desengano, 1° Tenente Luiz Fernando Silva, o pastor Domingos, da igreja Assembleia de Deus, e toda a equipe de apoio da escola participante. (Matéria e fotos enviadas pela Ascom SFI)

Semifinais do Campeonato Municipal de Futebol têm início neste domingo


No próximo domingo (22/09), terão início os confrontos das semifinais do Campeonato Municipal de Futebol Amador nas Categorias Principal e Aspirante. Se enfrentam, pela categoria Principal, às 15h, Morro do Bode x Santa Rita e Pingo D’Água x Amproab. Na categoria Aspirante, com início às 13h, o Quatro Bocas joga contra o Alegria dos Anjos e Floresta enfrenta o Palmeirinha.

Os jogos na categoria Aspirante acontecem como preliminar dos jogos principais. O confronto entre Quatro Bocas e Alegria dos Anjos acontecerá antes do jogo Morro do Bode x Santa Rita. Já Floresta x Palmeirinha antecede Amproab x Pingo D’Água.

As semifinais do Campeonato Municipal de Futebol Amador de São Francisco de Itabapoana acontecem em jogos de ida e volta, com os segundos confrontos no dia 22 de novembro. A novidade é que o confronto entre Pingo D’Água x Amproab vale, também, a Taça Domingos Guimarães, antiga Taça Cidade de São Francisco.


As duas equipes se credenciaram à disputa da Taça por serem as primeiras colocadas nas suas respectivas chaves na primeira fase da Competição. A disputa da Taça, que aconteceria no dia 21 de julho, foi interrompida e posteriormente anulada em comum acordo entre as duas equipes, juntamente com Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que promove a competição. (Ascom)

Ministro Crivella vem à Região participar do Grito da Pesca e Aquicultura nesta sábado


O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella participa neste sábado (21), do Grito da Pesca e Aquicultura, no município de Campos dos Goytacazes. O evento organizado pela Federação Nacional dos Pescadores do estado do Rio (Fiperj) em parceria com o Ministério e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será realizado às 14h30, na Colônia de Férias da Terceira Idade, no Farol de São Tomé.

O encontro reunirá 25 Colônias de Pescadores do estado. Durante a solenidade, o ministro falará sobre as conquistas do Ministério no último ano como o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que destina R$ 4,1 bilhões em crédito para a expansão da aquicultura e modernização da pesca; a desoneração do peixe na cesta básica e o recadastramento dos pescadores.

“O MPA tem a meta de aumentar a produção de peixes no Brasil. Então, uma das prioridades era lançar o Plano Safra. Depois disso, a desoneração do peixe. E agora estamos fazendo uma reforma aquária. Já lançamos editais em vários estados para a cessão de áreas em Águas da União”, ressaltou o ministro.

Este mês, o ministério obteve uma grande conquista para o setor: a simplificação do licenciamento ambiental para empreendimentos aquícolas. A resolução foi aprovada no dia (4), pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e prevê que a licença ambiental seja única, por meio de procedimento simplificado, para parques aquícolas que se situarem em reservatórios artificiais.  O licenciamento antes era realizado pelos órgãos estaduais com critérios e procedimentos diferenciados.

Na abertura do Grito da Pesca, o ministro receberá uma pauta de reivindicações elaborada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Campos em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-19.

Programação

12h - Reunião com os Pescadores
Local: Colônia de Férias da 3º Idade - Farol de São Tomé
14h30 - Abertura da Solenidade Grito da Pesca
Local: Colônia de Férias da 3º Idade - Farol de São Tomé


Assessoria de Imprensa-MPA

Três bombas "d’água" furtadas em Santa Rita em menos de uma semana



A Polícia está à procura de um homem que vem furtando bombas d’água na Estrada de Santa Rita. Na madrugada desta sexta-feira (20-09) mais uma bomba foi furtada, totalizando três furtos em menos de uma semana. A moradora vítima do furto, que preferiu não se identificar, fará um boletim de ocorrência ainda hoje na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.  Como a comunidade de Santa Rita não tem rede de distribuição de água, todos os moradores utilizam bombas em poços artesianos. 

Leitora do Blog pede reforma de parquinho


Com seu olhar crítico, atento e preocupado com o desenvolvimento do município, o nosso leitor, ao longo desses seis anos do Blog do Paulo Noel, vem construindo uma relação de confiança com esse canal. E desses repórteres colaboradores vem mais uma ótima solicitação que abordamos abaixo. A internauta Jovana Barreto nos envia imagens do Parquinho da Praça do Centro de São Francisco, há anos precisando de uma reforma. A área é da Igreja de São Francisco de Paula, que já liberou o espaço para o município revitalizar o parquinho. Uma ótima oportunidade para a Prefeitura resolver de uma vez por todas a questão.


“Venho através desse email pedir para que vocês responsáveis pela Rádio façam uma matéria sobre o parquinho do Centro de São Francisco. Ele esta abandonado, um perigo para as crianças, nem na pracinha tem segurança, isso é um absurdo, tudo quebrado, e sem contar que é a única área de lazer para as nossas crianças. Segue em anexo algumas fotos que tirei do parquinho. Desde já agradeço pela atenção, e parabenizo pelo excelente trabalho de informação na comunidade! Att, Jovana Barreto.”



Convênio entre Associação e IFF leva inclusão digital a Macuco de São Francisco

Curso de informática tem aula inaugural
 
A AMPAMAC- Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco de São Francisco, em SFI,  em parceria com o IFF- Instituto Federal Fluminense Campus centro, iniciou o curso de informática no laboratório móvel estacionado na Praça de Macuco de São Francisco em São Francisco de Itabapoana, na segunda-feira, 16.

Segundo o presidente da AMPAMAC, Carlos  Cruz da Silva foi um momento especial de proporcionar e levar o conhecimento ao próximo, na área de inclusão digital.

"Quero agradecer o espaço que nos foi dado para divulgação no Blog do Paulo Noel  e na Rádio São Francisco FM. Agradeço,  também , aos colaboradores da comunidade e a SMEC - Secretaria de Educação de São Francisco", disse. O Blog divulgou aqui o curso.





LLX renova por 3 anos empréstimo com BNDES

A LLX concluiu o processo de renovação de empréstimo-ponte no valor de R$ 518 milhões com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O empréstimo, que foi firmado em fevereiro de 2012, foi renovado por mais 36 meses e os juros serão pagos anualmente.

“A rolagem deste empréstimo, aliada à assinatura de contrato com o Grupo EIG, demonstra a capacidade da LLX de firmar acordos que garantam o suporte financeiro necessário para o desenvolvimento do Superporto do Açu”, disse Marcus Berto, CEO da LLX.



Em 3 de maio, a LLX divulgou a renovação de empréstimo-ponte de R$ 467,7 milhões com o Bradesco. O prazo do financiamento foi estendido por 18 meses, com vencimento em outubro de 2014. (Ascom )

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Secretaria de Meio ambiente promove Dia da Árvore

Na manhã desta sexta-feira (20/9), a partir das 9h, a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana com o apoio das Secretarias de Agricultura e Pesca, Educação e Cultura e EMTRANSFI promove, em frente à Prefeitura, o evento Dia da Árvore. 

 Na oportunidade serão plantadas mudas ornamentais e distribuição de 200 mudas frutíferas e arbóreas no Portal da Cidade. Entre as espécies estão: acerola, tamarindo, pinha, amora, açaí, cajá, flor de maio, oiti, ingá, algodoeiro da praia, entre outros. Os alunos da rede pública municipal também irão participar das comemorações.

 Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, “o evento é importante, pois simbolicamente marca o reinício de um ciclo para o ambiente natural e um momento de se apelar à consciência de todos em favor da preservação ambiental.” Ainda segundo eles, entre tantos benefícios proporcionados pelo plantio de árvores estão a redução do efeito do aquecimento global, servem de refúgio para a fauna em geral, proporcionam frutos e sementes, além de garantir o equilíbrio ecológico”. 

 Dia da árvore O Dia da Árvore é comemorado todo dia 21 de setembro, data da chegada da primavera. A árvore passou a ter um dia dedicado a ela, há mais de 30 anos, pela importância que ela representa para a vida humana. (Ascom SFI) 

Greve dos bancários chega a agências de São Francisco de Itabapoana



Com um histórico de adesão parcial à greve, os bancários que atuam nas agências de São Francisco de Itabapoana podem aderir em massa ao movimento deste ano, segundo fontes do Blog. 

Nesta quinta-feira (19-09), primeiro dia da greve nacional dos bancários, apenas Caixa Econômica e Banco do Brasil ficaram fechados no município. Mas nesta sexta-feira a tendência é que os funcionários do Itaú e Bradesco também cruzem os braços, principalmente se o Sindicato dos Bancários promoverem piquetes nas portas das agências.


A greve não atinge o funcionamento dos terminais de autoatendimento, entretanto limita as transações bancárias aos valores das operações nesses terminais como caixas eletrônicos e correspondentes bancários, atrapalhando a vida das pessoas que precisam sacar ou realizar pagamentos de quantias mais elevadas.

Os trabalhadores pedem um aumento de 11,93%, 5% de aumento real além da recomposição da inflação do ano passado, que ficou em 5,84%. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oferece reajuste de 6,1%.

Entre as reivindicações também estão: melhoria das condições de trabalho, fim das terceirizações e das demissões, divulgou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Asfaltamento da rodovia ligando Praça João Pessoa à BR-101 deverá ser iniciado na próxima semana


Deverá ter início, já na próxima semana, a primeira etapa das obras de asfaltamento da RJ-204, que liga o distrito de Praça João Pessoa, no Terceiro Distrito de São Francisco de Itabapoana, à BR-101. De acordo com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) na região, Ivan Amaral,serápavimentado inicialmente cinco de um total de 17 quilômetros ligando Praça João Pessoa a São Luiz de Mutuca.

Nesta quinta-feira (19/09), uma equipe de topografia do DER iniciou o trabalho de relocamento da estrada para que as obras possam ser iniciadas a partir de Praça João Pessoa. A intenção do DER-RJ, ainda de acordo com superintendente, é prosseguir o asfaltamento do restante da pista, que terá 12 metros de largura, assim que terminar a primeira etapa.

No final de agosto, durante reunião com o presidente do DER-RJ, Henrique dos Santos Ribeiro, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, solicitou ao órgão o asfaltamento da estrada, expondo sua grande importância no que diz respeito à mobilidade da população e o escoamento da produção rural.

A pavimentação de outras duas importantes vias que dão acesso ao município, a RJ-194 e RJ-196, que ligam gargaú a Campo dos Goytacazes, também foi solicitada pelo prefeito Pedrinho Cherene, assim como intervenções na RJ-224, para que possa ser oferecida maior segurança a quem trafega pela rodovia, que é o principal acesso ao município.

Com informações da Ascom-SFI

RJ-224 terá radar eletrônico ao invés de quebra molas

O DER-RJ vai instalar radar eletrônico de limite de velocidade, na RJ-224, trecho das localidades de Morro Alegre até Santa Rita em São Francisco de Itabapoana já na próxima semana, segundo informou, agora pela manhã, o Engenheiro do DER- RJ Ivan do Amaral Figueiredo.  

Há um consenso dos moradores de que o radar eletrônico será um fator importante na diminuição dos acidentes da rodovia.

O local, onde será instalado o equipamento, foi vistoriado ontem, 18-09,  por engenheiros do DER-RJ.

“A instalação do radar eletrônico é na verdade uma necessidade urgente, e tem por finalidade  diminuir o número de acidentes que ocorrem por excesso de velocidade. Temos dados estatísticos que mostram um grande número de acidentes na chegada de Santa Rita. O último vitimou uma dona de casa que continua internada no Hospital Ferreira Machado", disse o vereador Alexandre Barrão, autor do requerimento que solicita o equipamento.


Para alertar os motoristas sobre o radar, o DER-RJ instalará, ao longo da RJ-224, placas indicativas sobre a velocidade permitida que deverá ser de 40 quilômetros no trecho de Morro Alegre a Santa Rita.


O Radar Fixo, é um equipamento eletrônico, computadorizado, que visa monitorar um determinado ponto da rodovia ou toda ela, estabelecendo uma rotina de fiscalização, objetivando através dessas ações a redução das estatísticas de acidentes com vítimas fatais nas rodovias, e disciplinando a curto e médio prazo o motorista no que se refere ao controle de velocidade.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Iniciados os entendimentos para a construção do quartel dos Bombeiros em São Francisco

O Município de São Francisco de Itabapoana está entre as 18 cidades do Estado do Rio de Janeiro que podem receber um quartel do Corpo de Bombeiros com previsão de inauguração até junho de 2014. Durante visita ao município, nesta quarta-feira, 18/09, o coronel Douglas Paulich, comandante do 4º Comando de Bombeiros de Área (CBA) Norte e Noroeste esteve reunido com o prefeito Pedrinho Cherene para tratar do assunto .

O projeto tem contrapartida de peso. Para receber o quartel o município terá que construir o prédio. A partir daí toda parte operacional, formação de efetivo e aparelhamento da unidade fica a cargo do Corpo de Bombeiros.

“Serão três quartéis em nossa região, em Natividade e Bom Jesus do Itabapoana, além de São Francisco de Itabapoana que viemos alinhavar a parceria. O Corpo de Bombeiros está comprando uma viatura de R$ 800 mil exclusivamente para o quartel de São Francisco, e está fazendo concurso público para mil soldados para trabalharem nos 18 novos quartéis. Em São Francisco será um efetivo de 20 a 25 homens, podendo futuramente ser transformado em um grupamento”, disse o Coronel Douglas. O Coronel disse ainda que a viatura poderá atender as mais diversas ocorrências, já que será uma viatura completa, com bombas para apagar incêndio, além de ser também uma ambulância preparada para atuar em casos de salvamento.

O próximo passo será o envio dos modelos de projeto de construção por parte do Corpo de Bombeiros para que a equipe técnica da prefeitura faça uma avaliação. De acordo com o prefeito Pedrinho Cherene, a instalação de uma unidade dos bombeiros em São Francisco é um antigo sonho e irá proporcionar mais segurança à população.

Nossa meta é somar forças para a implantação do quartel em São Francisco e continuaremos os entendimentos para que esse projeto se consolide”, destacou o prefeito.

Da Redação do Blog com informações da Ascom

Junta de Serviço Militar entrega certificados em São Francisco


A manhã desta quarta-feira (18-09) foi de solenidade em São Francisco de Itabapoana.  Cerca de 200 jovens receberam seus certificados de dispensa de incorporação do serviço militar e fizeram juramento de compromisso à bandeira. A cerimônia contou com a presença do Presidente da Junta de Serviço Militar e prefeito do município,Pedrinho Cherene, além de autoridades municipais e militares.

A solenidade foi presidida pelo Ten. Henrique da Silva Dória, delegado da Junta militar, que representou o Ten. Cel. Robson da Silva Cremonez, chefe da 2ª Circunscrição do Serviço Militar. Ainda estiveram presentes outras autoridades militares como o Cel. Douglas Paulich, do Comando do Bombeiro da Área Norte – CBA e o Ten. Cel. Paulo Rodrigues, comandante do Grupamento de Bombeiros Militar – GBM.

A Junta de Serviço Militar é uma parceria do Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, com a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, inaugurada em 1997. É o órgão responsável pelo acesso a serviços como emissão de certificados e alistamento. Todos os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos devem, obrigatoriamente, se apresentar ao órgão do Exército para se alistar.

“Em reunião com o prefeito Pedrinho Cherene, ele solicitou um levantamento para, dentro das possibilidades, criarmos um Tiro de Guerra em são Francisco, estamos na expectativa,” informou Carlos Roberto da Silva, secretário da Junta de Serviço Militar.


Ascom
Fotos: Blog do Paulo Noel

Prorrogadas inscrições para cursos de Motorista de Transporte Escolar, Padeiro e Confeiteiro


A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social informa que foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (20/09) as inscrições para os cursos de Motorista de Transporte Escolar (25 vagas) e Auxiliar de Padeiro e Confeiteiro (40 vagas). Os interessados devem se dirigir à sede da Secretária, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176, das 9h às 17h.


ASCOM - SFI

Sindicato dos Servidores e Prefeitura divulgam notas sobre polêmicas dos atestados e do vale transporte

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana enviou e-mail ao Blog em que contesta a Resolução Nº 002/2013 da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, que trata da normatização dos novos procedimentos para apresentação de atestados médicos. No e-mail o sindicato também analisa um oficio enviado pela Procuradoria do Município sobre um pedido para que o sindicato não realize campanha de coleta de informações para elaboração da proposta de Anteprojeto de Lei referente ao auxílio transporte em horário de trabalho e do ambiente laboral.

O Blog publica abaixo o e-mail do Sindicato e uma Nota enviada pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana sobre os assuntos.

SINDICATO

INFORMAÇÃO URGENTE AOS SERVIDORES DE SFI

Prezado(a) servidor(a)

Alguns fatos  vêm acontecendo em nosso município contra o servidor municipal,e  achamos por necessário informar a todos  filiados e não filiados; afinal de contas todos nós estamos no mesmo barco sem fundo. Quando se troca de governante há a esperança que tudo vai mudar ou pelo menos poderá mudar, mas não é o que vem acontecendo ultimamente neste governo de SFI. Dois fatos aconteceram nestes últimos dias e que o servidor precisa saber detalhes do porque e como o Sindicato vai atuar contrapondo aos feitos.

PRIMEIRO FATO: todos devem estar sabendo ou pelo menos deveriam estar que, o Sindicato lançou no dia 13/08 uma campanha coletando informações sobre os gastos financeiros que os servidores estão submetidos a cada dia com transportes para chegar ao seu posto de trabalho. Esta coleta de dados será a peça principal de uma PROPOSTA DE ANTEPROJETO DE LEI que o Sindicato apresentará ao Executivo e ao Legislativo para ser implantado no município o benefício do AUXÍLIO TRANSPORTE ou VALE TRANSPORTE, mas para surpresa nossa o Sindicato foi notificado através de um ofício (CÓPIA  ANEXO) onde no seu teor DIFICULTA o acesso do Sindicato a adentrar às repartições públicas( escolas, postos de saúde, departamentos, e outros) para executar tal trabalho. Aos nossos entendimentos um absurdo, um cercear o direito de liberdade sindical, um indício de falta vontade de implantar no município algo benéfico a todos os servidores, que é o vale/auxílio transporte. A este respeito o Sindicato está providenciando as medidas cabíveis e também viabilizando outra forma para que o ANTEPROJETO não seja interrompido. Enquanto isso pedimos a todos os servidores filiados e não filiados que procurem o sindicato o mais rápido possível para preencher seu formulário e aderir à campanha do BENEFÍCIO.

SEGUNDO FATO: No DIÁRIO OFICIAL da PMSFI DE Nº 114 foi publicada uma Resolução assinada pelo secretário de administração normatizando a forma do servidor municipal apresentar os atestados médicos e odontológicos. Resolução esta que aos nossos olhos está fadada de CONTRA-SENSO e violando ARTIGO DA LEI MAIOR QUE É A LEI MUNICIPAL DE Nº 092/2001.Reconhecemos que existem servidores que abusavam usando a tática do ATESTADO MÉDICO OU ODONTOLÓGICO, mas isso não justifica criar uma norma que tem mais o intuito de punir do que normatizar e desta forma generaliza afetando a quem realmente precise de atestados.

Observe o contra-senso: mesmo que o atestado seja de um dia, o(a) servidor(a) deverá apresentar o atestado ao seu chefe imediato que lhe fornecerá um formulário a ser preenchido, em seguida levado ao setor de medicina ocupacional para marcar a perícia.
 Desta forma o servidor necessariamente precisará de mais um dia para fazer todo este procedimento e logicamente ficará com mais uma falta, porque é impossível fazer tudo isso e ainda voltar ao trabalho no mesmo dia.  Nem se o servidor usasse uma aeronave não haveria tempo hábil para tal. Pensamos que os idealizadores da Resolução criaram algo que não se sustentará no município e com certeza quem mais sairá no prejuízo será o patrão que vai ganhar um grande desgaste político e desafeto entre os servidores e pior, que hoje são cerca de 1800.

Observe a violação da Lei: a Lei citada garante ao servidor até 60 dias para tratamento de sua saúde com remuneração a que fizer jus. Na Resolução prevê que o servidor com necessidade de afastamento por motivo de saúde superior a 15 dias dentro de 60 corridos será encaminhado ao INSS. Portanto o idealizador da Resolução quer ignorar a própria Lei municipal querendo fazer valer um ato resolutivo.
A TODOS QUE IRÃO TER ACESSO A ESTA NOTA INFORMATIVA INFORMAMOS E PEDIMOS:
Que nos ajude divulgar esta nota a quem não tiver acesso à internet;
Que oriente a todos para vir ao sindicato preencher seu formulário de adesão ao AUXÍLIO TRANSPORTE;
Que nos compreenda por não podermos adentrar ao seu posto de trabalho até que tomemos as medidas cabíveis necessárias.
Que nos ajude a fazer deste veículo de comunicação a mais eficaz arma contra a tentativa de desarticular os servidores públicos municipais;
Que cumpram a Resolução até que o Sindicato tome as medidas cabíveis. Ressaltamos que precisamos analisar com prudência para que as medidas sejam eficazes e para tanto precisamos de um tempo. Estamos agindo;
Que procure o Sindicato a fim de preservar os direitos de TODOS os servidores!

ATENÇÃO!!!

NO DIA 28/09 (SÁBADO) teremos Assembleia Geral para discutirmos o problema dos atestados e aprovarmos a proposta do  ANTEPROJETO DE LEI do AUXÍLIO TRANSPORTE.

Quem não preencher o formulário até lá, o fará na Assembleia.

Atenciosamente,
Diretoria sindical

SEGUE ABAIXO A CÓPIA DO OFÍCIO QUE RECEBEMOS.


PREFEITURA

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana esclarece que não há, em hipótese alguma, a intenção em cercear o direito à liberdade sindical na questão relacionada à campanha de coleta de informações para elaboração da proposta de Anteprojeto de Lei referente ao auxílio transporte. O que foi solicitado ao Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco de Itabapoana é que a mesma seja feita fora do horário de trabalho e do ambiente laboral, como consta no ofício nº 711/2013, enviado pela Procuradoria Geral o Município à entidade sindical.

Em relação à Resolução normatizando a forma do servidor municipal apresentar atestados médicos e odontológicos, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana reconhece a necessidade de uma revisão no referido diploma legal visando adaptações pontuais.

Por derradeiro, a prefeitura aproveita a oportunidade para parabenizar o Sindicato, que reconhece o abuso da tática da apresentação de atestado médico por parte de alguns servidores para não cumprirem suas cargas horárias, e reafirma que a Resolução em foco não tem como principal objetivo combater esse tipo de atitude, mas, tanto a de resguardar aqueles que efetivamente têm de se afastar temporariamente de suas ocupações em razão de enfermidades, quanto os direitos dos contribuintes que recolhem seus impostos e com isto pagam o funcionalismo, como a dos servidores que ciosos de seus deveres cumprem à risca suas tarefas funcionais.

Educação a distância cresce mais que ensino em sala de aula

De 2011 a 2012, as matrículas da educação a distância cresceram 12,2%, enquanto as para o ensino presencial aumentaram 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino fora da sala de aula representa 15,8% do total de matrículas. (Ag. Brasil )

Junta de Serviço Militar promove solenidade de "compromisso à Bandeira" na Praça dos Três Poderes em SFI

A Junta de Serviço Militar do Ministério da Defesa do Exercito Brasileiro, promove nesta quarta-feira, 18, na Praça dos Três Poderes em São Francisco de Itabapoana, solenidade de "Compromisso à Bandeira" dos jovens dispensados da prestação do serviço militar inicial no corrente ano. A solenidade começa às 10 horas com a presença do prefeito Pedrinho Cherene que preside o evento.  

DER-RJ enviará engenheiros para analisar colocação de dois quebra molas na RJ-224 em Santa Rita

Ainda sobre a polêmica dos quebra-molas na localidade de Santa Rita em São Francisco de Itabapoana, segundo fomos informados pelo vereador do PSDC Alexandre Barrão que esteve reunido ontem, 17, em Campos dos Goytacazes, com o engenheiro do DER-RJ Dr. Ivan do Amaral Figueiredo, a colocação de dois quebra molas na RJ-224 em Santa Rita, será feita após analise de engenheiros do órgão que chegam nesta quinta-feira, 19, à localidade.

Quanto ao radar eletrônico o projeto ainda não será possível. "Explicações do DER-RJ são de que não há nenhum convênio do governo do Estado do Rio de Janeiros com empresas do setor para colocação das lombadas eletrônicas", disse o vereador.



Vereador solicita informações na 147ª DP Legal de SFI

Preocupado com a segurança pública em nossa cidade, o vereador Marcelo Garcia (PSDB), protocolou, nesta semana , na 147º DP de São Francisco de Itabapoana  um pedido de informações ao delegado Geraldo Rangel de Andrade Júnior titular daquela DP.

A solicitação baseia-se em buscar  dados das ocorrências registradas na unidade policial nos últimos 5 anos, para que se realize um comparativo da violência em São Francisco neste período.

A Câmara Municipal de SFI agendou, também,  para a próxima segunda-feira (23/09) audiência com o Comandante do 8º BPM, tenente-coronel Jonei Sardemberg Pestana, para tratar da segurança pública no município, o que reforça a necessidade desses dados no sentido de apoiar as reivindicações que serão apresentadas.

Segundo o vereador a pauta de reivindicações é extensa: "São diversas ações na área de segurança pública para SFI principalmente com a chegada do verão quando precisamos de reforço policial", disse.


"Precisamos do retorno do Posto Policial na divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, precisamos reativar o DPO de Travessão de Barra, que hoje só funciona com um policial, e de uma forma geral precisamos de um reforço no efetivo que atende São Francisco durante o ano. Para isso estamos solicitando ao delegado de São Francisco informações oficiais que possam apoiar nossos pedidos”, finaliza o vereador. (Da redação com informações do Blog do vereador )

terça-feira, 17 de setembro de 2013

20º Festival do Milho de Brejo Grande acontece no próximo final de semana

Acontece, no próximo final de semana, o 20º Festival do Milho na comunidade rural de Brejo Grande, no Segundo Distrito de São Francisco de Itabapoana. Realizado pela prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Indústria e Comércio e de Esporte e Lazer, o evento reúne uma variedade de atrações e oferecerá aos visitantes produtos típicos, derivados do milho.

A programação tem início na sexta-feira (20/09) com abertura oficial às 20h, seguida de apresentação musical com o a banda Brilho do Forró. No sábado, dia 21, às 10h acontecem as escolinhas de futebol, com jogos entre Travessão de Barra e Amproab nas categorias sub-12 e sub-14. Às 19h, atividades direcionadas ao público infantil com o animador Lindroso do Recife.

Ainda no sábado, a partir das 21h, se apresentam o cantor de forró Nenel de Rio das Ostras e Luan Souza, com repertório sertanejo.Domingo, dia 22,fechando os festejos, grande show com a dupla Júlio e Maycon.


O Festival do Milho da localidade de Brejo Grande tem o apoio da Associação dos Produtores Rurais de Amontado e Brejo Grande e nasceu como forma de divulgar uma das potencialidades da região, que é o cultivo e comercialização do milho, matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, como papa, pamonha, bolo, entre outros. 

Ascom-SFI

Neste domingo tem eleição na Associação de Sossego e Sonho

Neste domingo, 22-09, tem eleição da Amass - Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho. O blog recebeu e-mail de Dilza Azeredo, presidente da Comissão Eleitoral, com informações sobre o processo eleitoral na entidade. Confira:

Prezados Senhores,

Solicito a gentileza na divulgação do Processo Eleitoral da AMASS.

Conforme firmado em Assembléia Geral Extraordinária realizado no dia 30 de agosto de 2013, às 19h, no Salão da Capela São Miguel Arcanjo em Sossego, ficou firmado os seguintes procedimentos para o Processo Eleitoral da nova Diretoria Executiva da AMASS- Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho:

Inscrição das Chapas:

 Até o dia 18 de setembro de 2013 (quarta-feira), às 18:00h na sede da AMASS, na rua Jacinto Prado de Carvalho, s/n, Sossego.
Apresentação das Chapas inscritas:
Dia 19 de setembro de 2013 (quinta-feira), às 17:00h na sede da AMASS.
Eleição
Dia 22 de setembro de 2013 (domingo), das 13:00h às 17:00h, na Marquise em Sossego.

Contamos com a participação de todos os associados!!

Atenciosamente,

Dilza Maria dos Santos de Azeredo

Presidente da Comissão Eleitoral

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quebra-molas construído pelo DER em Santa Rita é retirado

Falta de sinalização na pista teria sido o motivo da retirada da lombada.

Seis horas após a construção, pelo DER-RJ de um quebra molas, no dia de hoje, 16-09, na RJ-224 na localidade de Santa Rita, em São Francisco de Itabapoana, máquinas da prefeitura de SFI, no início da noite desta segunda-feira, retiraram  a lombada que estaria representando perigo para os motoristas e a própria comunidade. 

Segundo o secretário de Obras Roosevelt Batista, a retirada do quebra-molas foi um pedido de moradores preocupados com acidentes. “A comunidade nos procurou para retirar o quebra-molas. Os moradores temiam que o quebra-molas recém construído pudesse ocasionar acidentes. Pessoas testemunharam várias freadas bruscas, além de um carro e um caminhão que teriam rodado na pista, e por pouco acidentes não aconteceram”, disse Roosevelt.

Apesar de parte dos moradores solicitarem a retirada do quebra-molas, outra parte foi contra. No local comenta-se que a solução seria um radar eletrônico.

O que ouvimos dos moradores reunidos na praça do lugar, agora a noite, foi  que a falta de sinalização adequada originou o pedido da retirada da lombada.  

No local as opiniões são as mais variadas. Um grupo acha que não deveria ser retirado. Outro concorda que tem que se construir as lombadas como  antigamente. Eram duas lombadas na pista antes da chegada na localidade e,  também, eram muito bem sinalizadas.  

Nesta terça-feira, 17, o assunto vai ser debatido na Câmara Municipal de SFI. O vereador Alexandre Barrão, que estava também  no local disse que vai pedir ao DER-RJ a construção de dois quebra molas, ao invés de um, mas com placas sinalizadoras informando aos motoristas das lombadas. 

Entretanto, começa a crescer um consenso dos moradores que o ideal mesmo seria a instalação de "lombadas eletrônicas" na RJ-224. Vamos aguardar.

Depois de protestos na RJ-224, DER -RJ constrói quebra-molas na localidade de Santa Rita em São Francisco de Itabapoana

 Um quebra molas foi construído na RJ-224,nesta segunda feria, 16, bem  em frente a localidade de Santa Rita, comunidade pertencente ao município de São Francisco de Itabapoana. Mas, o consenso entre ouvintes consultados pela Rádio São Francisco FM no local é de que o que vai resolver mesmo é a implantação da sinalização eletrônica em vários trechos da RJ-224, principalmente próximo as comunidades. O vereador Alexandre Barrão que esteve no local, disse que apresentou na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana requerimento solicitando ao DER-RJ os "pardais eletrônicos" , mas até o momento não obteve respostas.

Realmente, esta Rodovia RJ-224, que cruza o município de São Francisco de Itabapoana tem sido palco de centenas de acidentes com resultados trágicos para as famílias do município. Todos os finais de semana , ou quase todos, nós da imprensa (Rádio e o Blog ) estamos noticiando acidentes graves provocado principalmente pela falta de responsabilidade de motoristas que não deveria estar portando  carteira de habilitação.

O asfalto, com poucas ou nenhuma placa de sinalização, talvez não seja motivo para impedir as atrocidades desses motoristas, pois a sinalização nada significa para eles.  Resultado: a construção de quebra-molas para impedir a alta velocidade tem sido a alternativa.


Assim, nesta segunda-feira, 16-09, o DER-RJ, por solicitação da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos ,e, em função das manifestações dos moradores que interditaram a Rodovia neste final de semana,  finalmente construiu o tão solicitado quebra-molas. Vai resolver? Só o tempo dirá. O Blog esteve no local e acompanhou o trabalho documento tudo. Confira nas imagens. 

Trânsito violento: jovem motociclista de 21 anos morre em acidente na RJ-224

Cachorro do mato que atravessou a Rodovia pode ter sido o causador do acidente.





Um jovem motociclista de 21 anos morreu em acidente no KM 14 da RJ-224, próximo à localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana, no final da noite deste domingo (15-09). Paulo Roberto Cardozo de Oliveira (foto), 21 anos, que morava em Florestinha, foi encontrado morto às margens da Rodovia. Os policiais do BPRV (Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual) foram acionados por volta da 00h10, já na madrugada desta segunda-feira, e, quando se dirigiram para o local, não encontraram o veículo envolvido no acidente.

O irmão de Paulo Roberto conversou com nossa reportagem. Ele contou que o irmão saiu de casa de moto, dizendo que ia levar a namorada em casa. “Acreditamos que ele tenha ido a algum evento em Travessão de Campos, e na volta aconteceu o acidente. Não sabemos ainda do paradeiro da moto. Não sei como vou dar a notícia para minha mãe. Perdemos o meu pai há três anos, e agora acontece essa tragédia”, lamentou o irmão.

A cerca de 100 metros de onde o corpo de Paulo Roberto estava, a reportagem do Blog do Paulo Noel encontrou um cachorro do mato morto, indicando que o motociclista pode ter atropelado o animal e perdido o controle do veículo. Apesar de a moto não ter sido localizada pela Polícia, a cerca de 50 metros após o local onde o corpo foi encontrado foi possível notar uma árvore com marcas no tronco, o meio fio neste ponto danificado e uma peça de moto. Possivelmente no momento do acidente a motocicleta foi parar na base da árvore.

Apesar de todos os indícios estarem apontando para a causa do acidente ter sido o cachorro, o irmão de Paulo Roberto contou a nossa reportagem que não descarta a possibilidade de que o jovem estaria “batendo” pega.


Paulo Roberto era filho de Ana Regina Cardozo de Oliveira e Evaldo Monteiro de Oliveira, este último já falecido. A família é de Florestinha, comunidade na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, próximo à Floresta. O Blog lamenta noticiar a morte de mais um jovem sanfranciscano, vítima do trânsito violento.

Fotos e reportagem: Vinícius Berto e Fabrício Berto




domingo, 15 de setembro de 2013

Acidente envolvendo três veículos mata motociclista na RJ-224 em São Francisco de Itabapoana

Joel dos Santos Marçal
Foto do site Campos24horas.

Foi ontem a noite, sábado, 14-09, por volta das 21 horas, o motociclista Joel dos Santos Marçal de 43 anos,  morreu em grave acidente na RJ-224,  na localidade de Imburi, distrito de São Francisco de Itabapoana. Ele morava em Imburi.

O carona da moto pilotada por Joel, Robson Freitas de Jesus, 26 anos, que também mora em Imburi, foi arremessado na pista e socorrido pelo Resgate da Saúde de São Francisco de Itabapoana e levado para o Hospital Ferreira Machado onde está em observação médica. 

Como foi o acidente
Segundo informações do BPRv - Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Posto de Imburi, três veículos se envolveram no acidente. Um Pálio seguia de Travessão de Campos,  sentido São Francisco de Itabapoana, pela RJ-224,  quando, na pista surgiu a moto Honda pilotada pelo Joel que teria manobrado de uma via secundária de Imburi para a Rodovia. Após colidir com o Palio, a moto acabou também colidindo com um veiculo Saveiro.

Joel teve morte instantânea, enquanto Robson que estava na garupa na moto, foi socorrido com vida levado para o Hospital Ferreira Machado.   Seu estado de saúde é regular.


Firma vencedora da licitação para construção da ponte SFI a SJB será conhecida na quarta-feira, 18

Foto: divulgação.

Envelopes com nome das firmas que participaram da licitação das obras da ponte João Figueiredo, dia 18 de agosto, serão abertos na próxima quarta-feira, 18 de setembro, segundo informou ao Blog o engenheiro chefe do DER- RJ Departamento de Estradas de Rodagens, Dr. Ivan do Amaral Figueiredo.

Fontes extra-oficiais dão conta de que apenas três firmas participaram da licitação. Qual será a vencedora? 

O engenheiro do DER-RJ deu esta informou, pelo telefone ao repórter Paulo Noel. Na segunda-feira, 16-09, Dr. Ivan confirmou presença em São Francisco de Itabapoana na localidade de Santa Rita, acompanhado do secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Roosevelt Batista para construção de dois quebra molas no trecho da RJ-224, que passa por aquela localidade. 

A decisão da obra foi após manifestação dos moradores que interditaram a RJ-224 após acidente com uma moradora do lugar conforme matéria divulgada pelo Blog. Veja aqui: