sábado, 20 de fevereiro de 2016

Bebê morre afogado em bacia

Tragédia aconteceu em Campo Novo, Distrito de Campos dos Goytacazes 

Foto: arquivo do Blog do Paulo Noel e Facebook

Uma fatalidade: um bebê de apenas um ano e seis meses, Rafael,  foi vítima de afogamento na manhã deste sábado, 20/02, na localidade de Campo Novo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ).

 Segundo o Corpo de Bombeiros o afogamento ocorreu quando a criança tomava banho numa bacia.

Os pais, tão logo perceberam que a criança estava se afogando a levaram para o posto de saúde de Barcelos em São João da Barra, onde chegou já sem vida.


O corpo foi removido para o IML.  O afogamento foi registrado na 134ª Delegacia Legal de Campos.

Horário de verão termina à 0h deste domingo


Relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O horário de verão acaba neste domingo (21), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

Os passageiros que tiverem voos marcados para este fim de semana devem ficar atentos para o horário correto de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são sempre emitidos levando em conta a hora local vigente na data da viagem. Para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pede que os passageiros entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

No caso de viagens de ônibus, em alguns terminais rodoviários as partidas ficarão paralisadas em uma hora. Segundo a Socicam Terminais de Passageiros, que administra rodoviárias de diversos estados, os ônibus com partidas programadas até as 23h59 de sábado (20) sairão normalmente, obedecendo o horário antigo. Na sequência, haverá a paralisação de 60 minutos, retomando com as partidas previstas a partir da 0h de domingo, já respeitando o novo horário. Os usuários que tiverem dúvidas sobre o horário de embarque devem procurar diretamente as empresas de ônibus.

A atual edição do horário de verão começou no dia 18 de outubro e possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico. A diminuição de demanda equivale a uma redução de energia de 0,5% da carga nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão foi implementado.


Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Praia de Sossego sediará reunião do Conselho de Segurança Pública

Encontro acontece na próxima terça-feira, 23/02

A Associação de Moradores das Praias de Sossego e Sonhos, irá sediar a próxima reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública, dia 23/02, terça-feira na sede da entidade na Praia de Sossego, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ).

Esta será a primeira reunião de 2016 em Sossego. A atual presidente, Simone Galaxe convida toda população para a reunião que começa às 10 horas.


“A reunião tem por objetivo tratar de assuntos referentes à segurança. A presença da comunidade é de suma importância para que tenhamos êxito nos projetos futuros”, disse a presidente.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mulher aborda jovem suspeito de roubar celular da filha e recupera aparelho


Roubo aconteceu na saída da Escola Modelo. Elemento tentou fugir, mas foi preso pela PM.

Bicicleta usada no assalto foi apreendida
Está preso na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana o homem acusado de praticar um assalto e roubar um celular de uma estudante em São Francisco de Itabapoana, na manhã desta quarta-feira.

R.F.N., 21 anos, foi detido na manhã desta quinta-feira, 18/02. Foi a própria vítima que reconheceu o elemento passando pelo Centro de São Francisco de Itabapoana, quando esse estava com a mesma bicicleta usada no assalto.

“Minha filha o reconheceu e a minha reação foi abordá-lo na rua. O peguei pela camisa e tirei o celular de minha filha a força da mão dele. A partir daí chamei o meu marido e a Polícia Militar, mas ele fugiu”, disse a mãe da vítima, identificada apenas pela inicial K. O jovem fugiu em direção às imediações do CIEP, sendo preso pela PM.

Outra vítima do mesmo assaltante foi à 147ª Delegacia Legal e reconheceu o jovem como sendo um elemento que a tentou assaltar na segunda-feira, 15/02, também próximo à Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, a Escola Modelo, no Centro de São Francisco. Na ocasião o bandido usou o mesmo modo de abordagem. Exibe uma suposta arma na cintura e anuncia o assalto. Na ocasião ele tentou roubar o celular e a bolsa da mulher, que teve como reação correr e gritar, fazendo com que o ladrão fugisse.

Apesar de o acusado negar participação no assalto e na tentativa de assalto, contra ele há várias evidências, como o celular da vítima, que estava em seu poder, a mesma bicicleta usada no assalto, que foi apreendida na Delegacia e o reconhecimento visual das vítimas.

A delegada titular da 147ª Delegacia Legal, Ivana Morgado, disse que está fazendo um levantamento de outros roubos praticados no Centro de São Francisco e contatando as vítimas para comparecerem à delegacia a fim de reconhecerem o elemento. 

SMEC reúne produtores rurais para fornecimento de produtos para merenda escolar


A Secretaria de Educação e Cultura – SMEC vai realizar na próxima quinta –feira (25/02), a partir das 9h, uma reunião em sua sede, situada na Av. Vereador Edenites da Silva Viana nº. 141, Centro, na qual será discutido o tema: “Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural e suas organizações”. O objetivo é reunir os produtores rurais da região que vão fornecer alimentos para compor o cardápio da merenda escolar, deste ano letivo, da rede municipal.

Os agricultores com a DAP física (Declaração de Aptidão da Agricultura Familiar) podem participar do encontro. O projeto é aberto a todos os pequenos e médios produtores que sejam usuários do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - PRONAF, tendo o direito de fornecer até 20 mil por ano em produtos solicitados pela equipe de nutrição da SMEC, adquiridos através da chamada pública.

De acordo com a Secretaria de Educação, Kátia Regina Martins, na ocasião haverá uma nutricionista da SMEC. Ela fará o debate sobre as adaptações necessárias entre o cardápio de alimentação dos alunos e os produtos que os agricultores familiares poderão vir a fornecer ao município.

“Mais uma vez o governo municipal valoriza os agricultores locais, bem como os produtos da terra com qualidade. Isso resulta em benefícios econômicos tanto para produtor rural quanto para a SMEC”, ressaltou. (Ascom-SFI)


Travessão de Barra poderá ganhar agência do SICOOB

Próxima reunião para tratar do assunto será dia 25/02, quinta-feira, às 19 horas no salão ao lado da igreja católica.

A localidade de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, poderá ganhar, ainda este ano de 2016, uma agência do sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB). Segundo o comerciante Péricles Caldeira, o SICOOB é o maior sistema financeiro cooperativo do país.

“É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, sistemas de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros”, diz.

Segundo Péricles, o SICOOB tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. “É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados”, revela.

Várias reuniões com empresários, moradores e comerciantes já foram realizadas na localidade. No próximo, dia 25/02, quinta-feira, os moradores voltam a se reunir para tratar do assunto, desta vez, com a presença da gerente da agência SICOOB de Presidente Kennedy (ES), Luthiane Guidi e toda sua equipe de colaboradores. A reunião será no prédio ao lado da igreja católica da comunidade. 

Todas as comunidades estão convidadas, como Barra do Itabapoana, Retiro, Guarixima, Brejo Grande, Amontado, Praça da Fé, Batelão de Barra, Bom Lugar, Faxina, São Paulinho, Lagoa Feia, Morro do Bode, Máquina, Ladeira das Pedras, Praça João Pessoa, Travessão de Barra e Praia das Neves no ES.

“Chegou a hora de mostrarmos nossa força. E só depende de nós”, concluiu o comerciante Péricles Caldeira.




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Motociclistas saem feridos em grave acidente envolvendo duas motos no centro de SFI

Veículos colidiram frontalmente. Um dos motociclistas desmaiou. O resgate Municipal chegou rápido ao local do acidente.

 

Dois motociclistas saíram feridos em grave acidente ocorrido por volta das 18h30m desta quarta-feira, 17/02, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, próximo ao antigo prédio da Caixa. As motos colidiram de frente.


O Resgate Municipal acionado por populares chegou rápido ao local para o socorro. Uma ambulância socorreu a primeira vítima. 

O rapaz que desmaiou foi socorrido pelo Resgate Municipal para o Hospital Manoel Carola. Motociclistas não correm risco de morte. Mais detalhes em instantes. Veja o vídeo logo após o acidente. 

PM que trabalhou na Guarda Municipal de São Francisco de Itabapoana morre após ser baleado em Campos dos Goytacazes

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, 17/02, entre Custodópolis e Parque Bandeirantes.
 Foto: divulgação facebook.
O Policial Militar Fernando Henrich Ribeiro Escodino Machado, de 28 anos, que já atuou como Guarda Civil Municipal em São Francisco de Itabapoana morreu após ser baleado entre os Bairros de Custodópolis e Parque Bandeirantes.  Ele seguia de moto para uma oficina mecânica em Guarus e era acompanhado pelo colega, em outro veículo que chegou a trocar tiros com os bandidos.

O PM apesar de socorrido para o Ferreira Machado pelo colega, acabou não resistindo e morreu ao dar entrada naquela unidade hospitalar.

Fernando Escodino estaria à paisana e foi atingido pelas costas por um elemento que o teria reconhecido

Familiares e amigos PMs logo que souberam do crime seguiram para a frente do HFM. O clima é de dor e tristeza pela perda.


Escodino foi atingido no lado direito de sua lombar. Em sua página no Facebook vários amigos deixaram dezenas de mensagens de solidariedade e de saudade pela grande perda.   

Assalto na saída de escola em São Francisco de Itabapoana

Elemento, numa bicicleta, levou celular de estudante de 14 anos. Veja reportagem no vídeo.



Um elemento, numa bicicleta, assaltou na manhã desta quarta-feira, 17/02, por volta das 11 horas uma aluna de 14 anos, estudante da Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, conhecida também por Escola Modelo, em São Francisco de Itabapoana. O assalto aconteceu no turno da manhã, quando a aluna retornava para casa.

Segundo a mãe da estudante, cujo nome estamos preservando, o assaltante ao abordar afilha, utilizando uma bicicleta com roda azul, teria apontado um revólver para a adolescente exigindo o celular.

“Sem alternativa e, apavorada, minha filha acabou entregando o telefone, enquanto o rapaz fugiu no sentido da Lagoa do Salgadinho”, disse.

Conversando pelo telefone com a estudante, ela contou que o assaltante teria exibido a arma na cintura ao se aproximar dela gritando: “Entrega o celular senão te mato”. Diante da ameaça a estudante obedeceu e voltou correndo ao colégio pedindo ajuda.

A diretora da “Escola Modelo” como também é conhecida a unidade escolar disse que logo que soube do assalto, informou a Polícia Militar.

“O assalto não foi em frente à Escola. A estudante saiu para casa, acompanhada por um grupo de colegas. Ela estava um pouco mais à frente. No momento do assalto já estava na Rua ao lado da Escola. Lamentamos”, disse a diretora.


 Polícia Militar quando chegou, fez um cerco no bairro, mas não encontrou o suspeito do assalto. Os pais da estudante estiveram na 147ª Delegacia Legal registrando a ocorrência.



   

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Programa oferece tratamento gratuito de hanseníase e tuberculose em São Francisco de Itabapoana



Doenças infectocontagiosas com alto poder de difusão, a hanseníase e a tuberculose possuem tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Municipal Manoel Carola.

A coordenadora do programa de Hanseníase e Tuberculose, Magna Linhares disse que pelo menos cem pessoas recebem por dia orientações de como se prevenir e tratar doenças por meio de palestras, folder, cartazes e faixas.

“Neste mês o trabalho informativo de prevenção tem como foco a hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa, que apesar de não haver uma forma especifica de como se prevenir, a cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico”, explicou.


O paciente Renilton Gesteira Bastos, de 64 anos, disse estar muito satisfeito com a ação da Secretaria Municipal de Saúde. “Antes a gente não sabia muito sobre a doença e como se tratar, hoje estamos mais conscientes do nosso papel. Não só eu, mas todos estão gostando das palestras e o atendimento da equipe do Hospital Manoel Carola ", comentou.


O tratamento da hanseníase é feito nas unidades de saúde e é gratuito, sendo realizado por meio de via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia. Os sintomas da hanseníase são sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). (Da redação com Ascom SFI)
Adicionar legenda

Comunidade católica de Imburi promove seminário “Experiência de Oração”

Evento acontece neste final de semana, dias 20 e 21/02. Confira a programação.


Sindicato dos Servidores de SFI promove primeira assembleia do ano no próximo sábado

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana realiza, no próximo sábado, 20/02, no Salão Ana Festas, a partir às 8 horas a primeira reunião extraordinária de 2016.

A atual presidente Jailce Barreto Crespo Santana disse que é de extrema importância a participação de todos os filiados pelo fato de, na ocasião, serem deliberados assuntos que vão de cheio aos interesses de todos conforme publicação de edital de convocação. 

Novo terminal portuário em São João da Barra vai gerar mais de 20 mil empregos

Porto do Açu receberá investimento de R$ 610 milhões

Foi autorizada nesta segunda-feira (15/2) a construção de um novo terminal portuário no Porto do Açu em São João da Barra. O empreendimento – que deve gerar 25 mil empregos diretos e indiretos, após sua conclusão, em 2017 – ficará em São João da Barra, no Norte Fluminense. O investimento de R$ 610 milhões da Brasil Port Logística é parte do conjunto de R$ 7,8 bilhões que o Rio de Janeiro vai receber até 2042, dentro do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).

- O Terminal de Uso Privado, que compõe o Porto do Açu, vai ampliar a movimentação portuária, diversificando sua atuação e dando apoio à atividade petrolífera da região. Mil e duzentos empregos serão gerados somente com a construção do terminal – anunciou o ministro Helder Barbalho (Secretaria de Portos), durante a assinatura do contrato da obra, no Palácio Guanabara.  

Ao todo, o Rio de Janeiro vai receber 15% dos investimentos portuários de todo o Brasil, que somam R$ 51 bilhões. A localização em São João da Barra é considerada estratégica para o terminal, que tem como foco o apoio à indústria offshore de óleo e gás.

- Nesse momento de dificuldade na geração de emprego, receber um investimento como esse é extraordinário. Poucos lugares do mundo vão ter uma atividade tão grande como essa que começa no Porto do Açu. É uma região muito carente que já está respondendo rapidamente aos investimentos na área portuária – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

O estado do Rio recebe R$ 2,76 bilhões em 21 Terminais de Uso Privado (TUPs), dos quais sete já foram assinados a partir da nova Lei de Portos. Com isso, os novos TUPs acrescentam uma capacidade anual de movimentação estimada em 5,05 milhões de toneladas. Estão previstos ainda outros R$ 2,8 bilhões em seis renovações contratuais no estado. (Secom RJ )

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Fim do recesso parlamentar. Abertura do Ano Legislativo será nesta terça, 16/02

Reunião, no entanto, não acontecerá no novo prédio do Legislativo.

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana , volta a se reunir nesta terça-feira,16/02, em sessão plenária começando, assim,  os trabalhos do Ano Legislativo de 2016.


Pelas informações que chegaram ao Blog a reunião desta terça-feira, ainda não acontecerá no novo prédio do Legislativo.

Em novembro do ano passado, numa terça-feira, 17/11, o presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, Renato da Silva Fernandes (PP) o Renato de Buena, acompanhado de oito vereadores que compõe a bancada aliada do governo municipal, recebeu a imprensa de São Francisco de Itabapoana, para informar, dentre outros assuntos, que a inauguração do novo prédio do Legislativo aconteceria após o fim do recesso parlamentar.

Provavelmente nesta terça-feira, ficaremos sabendo porque não foi possível a mudança para a Praça dos Três Poderes.  (Veja mais aqui).







Assalto frustrado: homem foi imobilizado por populares em Santa Clara

Crime aconteceu na tarde de domingo.

 Fotos: internauta.


O resultado de um assalto que não deu certo: um homem acabou imobilizado por populares na tarde deste domingo , 14/02, por volta das 13h30.

Segundo informações, o elemento, utilizando um revolver em companhia de outro comparsa assaltou um morador em  uma residência localizada na Estrada que liga Santa Clara a Gargaú, na Praia Tropical.

Como foi:
Policiais compareceram à Praia de Santa Clara onde os elementos estavam detidos por populares. A informação que chegou a PM foi relatada por uma das vítimas.

“Estamos reunidos fazendo um churrasco em família quando dois elementos chegaram em uma motocicleta de cor preta, Honda CG 150, anunciando o assalto. Um deles estava de arma em punho e levou meu cordão de ouro”, diz.

Na fuga não conseguiram acionar o motor da moto que deu defeito. Então, abandonaram a moto e fugirem a pé. Neste momento a vítima saiu no encalço dos mesmos gritando pega ladrão. Já próximo da praia eles foram detidos por populares que ainda os agrediram fisicamente.

Indagado a respeito da arma de fogo, eles disseram que não estavam armados, contudo, a vítima informou a PM que fora ameaçada de morte e que um dos elementos desferiu um disparo em sua direção, vindo, no entanto, a arma a falhar.


O cordão de ouro foi recuperado pelos PMs que levaram os assaltantes ao Hospital Ferreira Machado onde foram medicados e em seguida autuados na Delegacia Legal nos artigos 157 incisos 3° c/c 14, tudo do Código Penal, permanecendo ambos presos.  A moto ficou aprendida na delegacia por determinação da autoridade policial.

(E vem aí: www.vnoticia.com.br )

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Incêndio destrói casa em São Francisco de Itabapoana

Ninguém saiu ferido. Casal que estava no interior da residência logo que começaram as chamas saiu para casa de parentes. O Blog documento em vídeo, acompanhe.






Um incêndio destruiu uma casa localizada às margens da Rodovia que liga São Francisco de Itabapoana a praia de Guaxindiba na curva de acesso ao Bairro da Boca da Areia.  Segundo moradores, o incêndio começou por volta das 23h20m de sexta-feira, 12/02 no interior da residência. Casal e três filhos saíram às pressas, mas ninguém se feriu.

A casa consumida pelas chamas está localizada numa área onde estão edificadas outras seis casas. Fica na curva de acesso ao Bairro de Boca de Areia, próximo ao comércio conhecido por Bar do Marrecas.

Um morador disse que as famílias das casas vizinha a que pegou fogo, estavam assistindo tevê e outros já dormindo, quando ouviu gritos de “é fogo, é fogo. Chamem o Corpo de Bombeiros”. Os moradores, saíram das casas assustados com o fogo que iluminava a noite com labaredas já acima do telhado.

“Enquanto aguardávamos o Corpo de Bombeiros, nossa preocupação era de que as chamas atingissem nossas casas”, disse um morador.

Foram momentos de muita tensão. Os Policiais Militares da  guarnição da 3ª Cia do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana foram os primeiros que chagarem ao local junto com a reportagem do Blog do Paulo Noel. 

São Francisco de Itabapoana não conta com guarnição do Corpo de Bombeiros.  Enquanto os Bombeiros de Campos não chegavam, os moradores não tinham muito o que fazer , a não ser aguardar. Felizmente, com a chegada dos soldados bombeiros o incêndio foi controlado.

O casal que estava na casa com os filhos não foi encontrado e segundo populares teria saído para a casa de uma amiga. Duas pessoas foram levadas pela PM para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana para prestarem depoimentos e logo em seguida foram liberadas.

A Polícia Civil solicitou a perícia. “É necessário aguardar o resultado da perícia para conhecer as causas do incêndio”, disse o investigador de plantão.

No local moradores especulavam sobre o que poderia ter provocado o incêndio. O Blog prefere não divulgar boatos sem provas. Vamos aguardar o que diz a perícia ou o próprio casal que não foi encontrado no local. (E vem aí: V Notícia - você por dentro de tudo)