terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Programa oferece tratamento gratuito de hanseníase e tuberculose em São Francisco de Itabapoana



Doenças infectocontagiosas com alto poder de difusão, a hanseníase e a tuberculose possuem tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Municipal Manoel Carola.

A coordenadora do programa de Hanseníase e Tuberculose, Magna Linhares disse que pelo menos cem pessoas recebem por dia orientações de como se prevenir e tratar doenças por meio de palestras, folder, cartazes e faixas.

“Neste mês o trabalho informativo de prevenção tem como foco a hanseníase, uma doença infecciosa e contagiosa, que apesar de não haver uma forma especifica de como se prevenir, a cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico”, explicou.


O paciente Renilton Gesteira Bastos, de 64 anos, disse estar muito satisfeito com a ação da Secretaria Municipal de Saúde. “Antes a gente não sabia muito sobre a doença e como se tratar, hoje estamos mais conscientes do nosso papel. Não só eu, mas todos estão gostando das palestras e o atendimento da equipe do Hospital Manoel Carola ", comentou.


O tratamento da hanseníase é feito nas unidades de saúde e é gratuito, sendo realizado por meio de via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia. Os sintomas da hanseníase são sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). (Da redação com Ascom SFI)
Adicionar legenda

Nenhum comentário: