quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Golfinho morre na Praia de Santa Clara litoral de SFI


Um golfinho morreu na manhã desta quinta-feira, (7), na beira da praia de Santa Clara, na altura do Hotel Albinos. Turistas e banhistas tentaram prestar socorro, mas o animal, muito cansado, não resistiu e logo veio a óbito. Muitos banhistas lamentaram e chegou a haver comoção.

O mamífero chegou a faixa de areia sendo jogado pela arrebentação.

Pelo que se constatou ele não tinha mais força para nadar. A Secretaria ambiental da prefeitura chegou a ser informada, mas não pode fazer mais nada.

O secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer informou que em diligência ao local do fato o técnico, Biólogo Nilson Berriel Neto,  constatou inicialmente que o Golfinho é um cetáceo marinho  (Delphinidae),  indivíduo fêmea da espécie Boto-Cinza (Sotalia_guianensis) medindo em torno de 2(dois)metros e pesando por volta de 80(oitenta) quilos e que foi encontrado  já em óbito por populares por volta  das 12:30 horas.

 O animal ainda se encontrava dentro da água e foi retirado pelos populares e posto na faixa de arenosa. Uma das hipóteses da morte do animal pode estar relacionada ao entrelaçamento do mamífero nas redes de pesca, havendo   em   sua   nadadeira   caudal   marcas   que evidenciam as lacerações causadas por artefatos  de pesca.


Técnicos da empresa Scitech ficaram responsáveis pela necropsia do animal a fim de elucidar a causa mortis.  

Nenhum comentário: