sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Tamar anuncia nascimento de primeiras tartarugas da atual temporada


O Projeto Tamar informou que, neste mês de dezembro, começaram a nascer os primeiros filhotes de tartaruga marinha em São Francisco de Itabapoana, da temporada de desova iniciada entre setembro e outubro. Diariamente, dezenas de filhotes estão sendo liberados ao mar em toda a região.

“Convidamos a população a acompanhar as solturas, diariamente, às 8h da manhã, em nosso cercado de incubação em Santa Clara”, convida Daniel Shimada, responsável pelo Projeto Tamar em São Francisco.

A cada ano que passa o Tamar vem mantendo mais ninhos nas praias, principalmente em trechos de praias menos frequentadas por banhistas. Para acompanhar esses ninhos, os biólogos utilizam estacas para marcar os locais. Daniel pede a compreensão de todos para colaborar com o Projeto:

“Por favor, não retire as estacas de marcação, nem transite com veículos automotivos na areia, pois isso atrapalha nosso trabalho de monitoramento, esmaga os ninhos e atropela os filhotes”, concluiu.


Agenda Cultural



Jogos Recreativos para idosos em SFI


A Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social, através do Centro de Convivência da Terceira Idade "Nágeme Jorge Abílio" inseriu na programação de suas atividades  do dia  09 de Novembro ao dia 14 de Dezembro , de 8h às 17 h , o I JORETI ( Jogos Recreativos da Terceira Idade ), que consiste num evento recreativo em forma de competição entre os idosos cadastrados na instituição, com o objetivo de proporcionar a socialização, a  integração, a superação e o estímulo  à prática de atividades físicas como fator de promoção de saúde, bem-estar e melhoria da qualidade de vida.

As atividades desenvolvidas no decorrer dos jogos são adaptadas às condições físicas e orgânicas dos idosos, sob a coordenação da professora de Educação Física do local.

Eles competem individualmente desenvolvendo uma atividade por semana e acumulam pontos individuais, conforme seu êxito em cada atividade executada.

As principais provas realizadas são Arremesso de bola no Balde, Arremesso de bola na boca do palhaço, Chute ao gol e Arremesso de Arcos, para as quais foram estabelecidas regras a serem respeitadas e criado o  Regulamento do I JORETI.

Serão premiados o 1º, o 2º e o 3º colocado e os vencedores serão aqueles que acumularem o maior quantitativo de pontos na realização das atividades.

O encerramento dos Jogos acontecerá na próxima segunda-feira (14), no passeio ao sítio Bela Vista, em São Fidélis e os vencedores receberão o resultado e a premiação na Festa de Confraternização de Natal da 3ª Idade, que ocorrerá no dia 17 de Dezembro, na Fazenda Pedro Jorge Cherene, em Ponto de Cacimbas.


"É gratificante para nós ver os nossos idosos competindo saudavelmente entre si, interagindo uns com os outros e principalmente se divertindo com essa nova proposta do Centro de Convivência da 3ª Idade, que é também a de conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para as diversas formas de participação da pessoa idosa, valorizando e estimulando a prática de atividades físicas que promovam bem-estar físico e mental para os nossos assistidos",  ressaltou a Secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira. (Ascom-SFI)

Divulgado resultado final do Processo Seletivo para o Pinókio


A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, RJ, através da Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social- SMTAPS, torna público o resultado final do Processo  Seletivo Simplificado para contratação de pessoal para atuar no Serviço de Acolhimento para crianças e Adolescentes no Instituto  da Criança Pinókio, após entrevista técnica e análise curricular com contagem de pontos em titularidade.

Tal Processo Seletivo consiste na contratação de pessoal para o preenchimento do Quadro de Funcionários  do Instituto da Criança Pinókio, situado na Estrada Campos/Barra,Praia de Guriri, neste município, pelo tempo determinado de 06( Seis ) meses, podendo ser renovado pelo mesmo período, observadas as disposições previstas na Constituição Federal vigente.

Foram disponibilizadas 03 (Três) vagas para os profissionais interessados em exercerem as funções de Assistente Social (01 vaga), Coordenador (01 vaga) e Psicólogo (01 Vaga).

Os candidatos aprovados deverão aguardar a Homologação e a Convocação do Processo Seletivo a ser publicado no Diário Oficial do Município, dia 23 de Dezembro de 2015, para posteriormente se dirigirem à Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social para efetuarem a entrega de documentos e efetivarem a contratação conforme os prazos estabelecidos pelo Edital. (Ascom-SFI)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PM prende homem armado em Praça João Pessoa


Uma guarnição da Polícia Militar, do DPO de Barra do Itabapoana, prendeu em flagrante um homem por porte ilegal de arma em Praça João Pessoa, no final da manhã desta quinta-feira, 10-12.

Os policiais militares abordaram um homem em atitude suspeita, e, ao realizarem a revista constataram que A.F.R., 38 anos, estava armado com um revólver calibre 22, além de seis munições de mesmo calibre.

A.F.R. é morador no Espírito Santo e não portava nenhum documento, o que chamou a atenção dos agentes. Após consulta, os policiais constataram que contra o homem há um mandado de prisão expedido pela Justiça do Espírito Santo por homicídio.

Além disso, a Polícia Civil descobriu que o elemento é arrolado em um inquérito aberto no município de Arraial do Cabo que investiga outro homicídio. 

Paróquia São Francisco de Paula realiza Festival de Prêmios


A Paróquia São Francisco de Paula realiza no próximo domingo (13-12), a partir das 14h30, mais um Festival de Prêmios, na praça São Francisco de Paula.

As cartelas estão à venda na Secretaria Paroquial ou através dos telefones: 27891972, 998640220 e 999427836. Uma sai por R$ 6 e duas cartelas custam R$ 10.

Os participantes concorrerão a 20 prêmios, ao mesmo tempo que vão ajudar a Paróquia.

Confira a lista de prêmios:

- Três Sanduicheiras Gril
- Dois Ferros Elétricos Automáticos
- Uma Garrafa Térmica
- Uma Jarra Térmica com capacidade para 2,5 Litros
- Um Aparelho de Jantar com 16 Peças 
- Duas Bicicletas Aro 26
- Três Ventiladores de Mesa
- Uma Antena Parabólica
- Dois Fogões Quatro Bocas
- Uma Prancha Alisadora
- Um Quadro de Parede
- Uma Panela Marmicoc com capacidade para 4,5 Litros
- Uma Sapateira Retangular


A Paróquia São Francisco de Paula agradece a todos os irmãos benfeitores que doaram os prêmios.

RJ, SP e MG assinam acordo para uso da água do Paraíba do Sul


Governadores e ministro Fux do STF destacam cooperação federativa


Foto: Shana Reis
Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o procurador Onofre Alves Batista Júnior, advogado-geral de Minas Gerais, assinaram, nesta quinta feira (10/12), o acordo que aumenta a segurança hídrica da bacia do Rio Paraíba do Sul. O texto foi homologado após a mediação do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. O documento, inédito, prioriza o abastecimento humano, em vez da geração de energia elétrica.

A mudança das regras de operação dos reservatórios de Funil, Santa Branca, Paraibuna e Jaguari fará com que eles armazenem mais água para usos múltiplos, além de disponibilizar um volume adicional de 425 milhões de metros cúbicos, no reservatório de Paraibuna, como reserva técnica. Além disso, a vazão do Paraíba do Sul na barragem de Santa Cecília em tempos normais ficou garantida em 190 mil litros por segundo.

- É um acordo histórico. Atravessamos um dos períodos mais difíceis, que foi o ano de 2014. Economizamos quase 1,2 trilhão de litros de água, com gestão, e compartilhando com São Paulo, que estava vivenciando aquele momento de dificuldade. Então, acredito que o trabalho em conjunto nos momentos difíceis pode ser o melhor caminho para fazer a travessia – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

O acordo também referenda a viabilidade hidrológica da transposição das águas da bacia para o Sistema Cantareira, em São Paulo.

- É um grande exemplo de cooperação federativa. O Paraíba do Sul é uma das bacias hidrográficas mais importantes do Brasil e beneficia os três estados mais populosos, que são São Paulo, Rio e Minas.  Gostaria de destacar a participação dos governadores Luiz Fernando Pezão e Fernando Pimentel nessa parceria importantíssima – disse o governador Geraldo Alckmin.

A gestão dos recursos hídricos é de prerrogativa da Agência Nacional de Águas (ANA). No entanto, o documento foi construído a partir da colaboração federativa. Nenhuma determinação pode ser modificada sem a anuência dos estados.

- Foi um longo caminho percorrido pelas partes para chegarem a uma resolução consensual. Todos os estados envolvidos, por meio de seus órgãos técnicos competentes, não mediram esforços para, junto com a Agência Nacional de Águas (ANA), traçarem uma política de gestão e de recursos hídricos – destacou o ministro Luiz Fux.


Também participaram da homologação do acordo o ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, representantes do Ministério Público Federal e da Advocacia Geral da União, além do secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa. (Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do RJ)

Diário Oficial divulga calendário de pagamento do IPVA 2016


As datas definitivas para o pagamento do IPVA de 2016 para os veículos registrados no Estado do Rio de Janeiro foram publicadas hoje no Diário Oficial. O calendário prevê que o vencimento da cota única e da primeira parcela será o mesmo, conforme o número do final da placa do automóvel. O desconto para o pagamento integral do imposto será de 3%.

A guia para pagamento do IPVA poderá ser impressa pelo site do banco Bradesco (www.bradesco.com.br) a partir do dia 13 de janeiro. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou pelos serviços de internet banking e de tele atendimento do sistema bancário nacional.

O primeiro vencimento da tabela, para os veículos com final de placa número 0, será o dia 19 de janeiro, tanto para pagamento da primeira parcela, quanto para quitação integral do imposto.


Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2016 para veículos automotores. (Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do RJ)

Finais de placa
Vencimento para pagamento integral ou da 1ª parcela
Vencimento da 2ª parcela
Vencimento da 3ª parcela
0
19/01
18/02
21/03
1
21/01
22/02
23/03
2
25/01
24/02
28/03
3
27/01
26/02
30/03
4
29/01
29/02
01/04
5
01/02
02/03
04/04
6
03/02
04/03
06/04
7
11/02
14/03
11/04
8
15/02
17/03
15/04
9
16/02
18/03
18/04

Sindicato convoca servidores para assembleia em SFI


O Blog recebeu e publica abaixo o edital de convocação enviado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de SFI para assembleia geral ordinária, que acontece neste sábado (12), às 9 horas. Veja:

Atenção servidores municipais para esta convocação

O Sindicato dos Servidores Municipais de São Francisco de Itabapoana convoca todos os seus filiados para se reunirem na sede do sindicato, neste próximo sábado (12/12), às 9 h, em assembleia geral ordinária em segunda e última convocação com quaisquer número de seus sócios. Na ocasião será discutida e aprovada a seguinte ordem do dia:

1. A previsão orçamentária para o exercício de 2016;
2. assuntos gerais.

Atenciosamente,

Jailce Barreto C. Santana

Presidente

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Zika Vírus: Rádio São Francisco ouve especialistas


Secretário de Saúde e epidemiologista falam nesta quinta-feira (10) ao Jornal São Francisco é Notícia sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

Nesta quinta-feira, 09-12, o Jornal São Francisco é Notícia irá entrevistar o secretário municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana e cirurgião geral Jaime Tinoco, e a assessora de planejamento e gestão em saúde pública da secretaria e médica epidemiologista Elizabeth Tudesco.

Doutor Jayme irá falar sobre o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika.

Com a vasta experiência que tem em saúde pública e epidemiologia, a doutora Elizabeth falará sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, que tem tirado o sono da população brasileira, principalmente das mulheres grávidas, devido à relação entre o Vírus Zika e os casos de microcefalia, que tem aumentado no Brasil.

O Jornal São Francisco é Notícia vai ao ar às 9 horas, pela Rádio São Francisco e aqui no Blog do Paulo Noel. Caso o internauta queira fazer alguma pergunta sobre o assunto basta enviá-la para o e-mail: radiosaofrancisco@gmail.com ou pelo WhatsApp (22)9.9915-2187.

Jogos esportivos encerram o ano letivo em SFI



O ano letivo de São Francisco de Itabapoana se encerrou com Jogos Esportivos entre doze escolas da rede municipal. O evento aconteceu pela primeira vez no município, sendo organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC.

Diversos alunos competiram nas seguintes modalidades: Futsal masculino, Queimada feminina,  Atletismo com corrida de 50m e 100m e salto em distância. A competição esportiva foi realizada no último sábado (5), na Escola Estadual São Francisco de Paula e no campo Claudinho Viana.



Confira os resultados:

Queimada feminina:

1° lugar = Praça Imaculada
2°  lugar = Morro Alegre

Futsal masculino:

1° lugar = Brejo Grande
2° lugar = Travessão de Barra

Corrida de 50 m ( sub 10 ) masculino:

1° lugar = Kaio da E.M. Maria Joaquina do Espirito Santo
2° lugar = Lorran Alves da E.M. Abelino José de Souza
3° lugar = Inácio da E.M. Maria Joaquina do Espirito Santo

Corrida de 50m ( sub 10 ) feminino:

1° lugar = Kessia da E.M. Maria Joaquina do Espirito Santo
2° lugar = Larissa da E.M. Benedito Pereira Macedo
3° lugar = Jennifer da E.M. Saleno Simão

Corrida de 100m ( sub 13 ) masculino:

1° lugar = Junior da E.M. Saleno Simão
2° lugar = Matheus da E.M. Saleno Simão
3° lugar = Ezequias da E.M. Manoelina de Souza Rodrigues

Corrida de 100m ( sub 13 ) feminino:

1° lugar = Amanda da E.M. Manoelina de Souza Rodrigues
2° lugar = Edmila da E.M. Saleno Simão
3° lugar = Kessia da E.M. Maria Joaquina do Espirito Santo

Salto em distância ( sub 10 ) masculino:

1° lugar = Inácio da E.M. Maria Joaquina do Espirito Santo
2° lugar = Lorran da E.M. Abelino José de Souza
3° lugar = Leandro da E.M. Saleno Simão

Salto em distância ( sub 13 ) masculino:

1° lugar = Junior da E.M. Saleno Simão
2° lugar = Ezequias da E.M. Manoelina de Souza Rodrigues
3° lugar = Matheus da Silva da E.M. Manoelina de Souza Rodrigues

Salto em distância ( sub 10 ) feminino:

1° lugar = Kessia da E.M. Maria Joaquina do Espirito Santo
2° lugar = Jennifer Lima da E.M. Saleno Simão
3° lugar = Maria Clara da E.M. Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves

Salto em distância ( sub 13 ) feminino:

1° lugar = Edmila da E.M. Saleno Simão
2° lugar = Gabriela da E.M. Manoelina de Souza Rodrigues

3° lugar = Thais da E.M. Saleno Simão


Com informações da Ascom-SFI

Ministro do Supremo suspende comissão do impeachment na Câmara

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite de ontem, 8-12,  suspender a tramitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff até a próxima quarta-feira (16), quando o plenário da Corte deverá julgar pedido liminar do PCdoB sobre a constitucionalidade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment.

A decisão impede a Câmara dos Deputados de instalar a comissão especial do impeachment até a decisão do Supremo sobre a validade da lei. A pedido do partido, Fachin decidiu paralisar a tramitação para evitar que atos futuros possam ser anulados pela Corte.

Uma das questões levantadas pelo ministro, por exemplo, e que serão analisadas pelo plenário, foi a votação secreta realizada hoje na Câmara dos Deputados para eleger os membros da comissão. No despacho, Fachin ressalta que a Constituição e o Regimento Interno da Câmara não prevêem votação fechada.

A assessoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou, após a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, que Cunha só vai se pronunciar após receber a comunicação oficial do Supremo a respeito do ato.

Chapa da oposição é eleita para comissão do impeachment
Os 26 membros titulares e os 42 suplentes da comissão especial da Câmara criada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para analisar, dar parecer e votar o pedido de abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, deveriam ser eleitos nesta quarta-feira (9), na sessão ordinária da Câmara. Os nomes dos deputados que concorreriam à eleição deveriam ser registrados pelos partidos até as 14h, horário do inicio da sessão. A votação seria o primeiro item da pauta e deveria começar por volta das 17h30, quando fosse atingido o quórum de 257 deputados.

A sessão de votação de terça-feira, que elegeu a chapa 2, intitulada Unindo o Brasil, por 272 votos contra 199 da chapa oficial,  começou com muito tumulto, uma vez que deputados contrários ao processo secreto de votação e ao lançamento de uma chapa alternativa para concorrer à comissão se desentenderam com os defensores do voto secreto e da chapa alternativa. O presidente da Câmara criticou os incidentes e afirmou que existe fórum apropriado para as contestações e não com o uso de violência.

“Houve incidentes desnecessários, quebradeiras, agressões, coisas que as imagens [gravações] mostram. Alguma coisa tem que ser feita. Não se pode permitir que um tumulto dessa natureza afete o processo legislativo normal”, disse Cunha após a sessão. “Se alguém tem alguma contestação a fazer, tem o fórum apropriado para fazer, mas jamais na forma de agressão, quebradeira, depredação de patrimônio público. Tudo que está ali vai ser palco de representações que serão feitas”, disse o presidente da Câmara.  


Cunha justificou a realização da votação secreta e disse que a eleição foi feita com base no artigo 188, inciso 3º de Regimento Interno: “Não vejo possibilidade de uma decisão que pode reverter isso. A eleição aberta será no julgamento do próprio impeachment. O que houve foi uma disputa partidária interna”. Segundo ele, a eleição da Mesa e outras  eleições são assim, sem encaminhamentos. (Agência Brasil)

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti se intensificam


A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira (08) um cronograma de mutirões de combate intensivo à Dengue no município. A ação passará por oito localidades, que receberão agentes da saúde neste mês de dezembro (veja aqui o cronograma de dezembro e janeiro).
  Nesta quarta-feira, 09-12, a comunidade de Guaxindiba receberá a equipe de combate a endemias, enquanto na quinta-feira, 10-12, o mutirão acontecerá no Centro de São Francisco.
  Outras secretarias municipais também estão mobilizadas no enfrentamento ao Aedes aegypti, como é o caso do Meio Ambiente, Transportes e Obras. Os agentes atuam realizando tratamento com larvicida, além de conscientizando e eliminando focos de reprodução e proliferação do mosquito.

Ações no Estado - A nível estadual, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou na manhã desta terça-feira a Campanha 10 Minutos Salvam Vidas, que substituirá a campanha anterior 10 Minutos Contra a Dengue, marcando uma nova fase na luta contra o mosquito, que agora representa um perigo ainda maior, uma vez que além da dengue, transmite também o zika vírus e o chikungunya.

Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. Daí a ideia da Campanha 10 Minutos Salvam Vidas, ou seja, pelo menos uma vez por semana o cidadão deve reservar 10 minutos para realizar vasculhar o quintal a procura de água parada.

Reforço para as frotas municipais - Uma das ações já anunciadas para este mês é a doação por parte da Secretaria de Estado de Saúde de 170 carros com o objetivo de reforçar as frotas de 91 municípios do estado no combate às endemias. Os veículos serão distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberão 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberão 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberão 1 carro. A campanha inclui ainda a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

Dengue - De acordo com o boletim mais recente de dengue divulgado no dia 2 de dezembro, o estado do Rio de Janeiro registrou 61.820 casos suspeitos da doença, com 20 óbitos confirmados: Barra Mansa (1), Campos dos Goytacazes (2), Itatiaia (1), Maricá (1), Miracema (1), Paraty (2), Piraí (1), Porto Real (2), Quatis (1), Resende (7) e Volta Redonda (1). No momento, nenhum município registra epidemia da doença.  Em 2014, foram notificados 7.819 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 11 óbitos.

Zika vírus - Notificação de gestantes com manchas vermelhas - Desde 18 de novembro de 2015, quando se  tornou obrigatório no estado a notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele (exantema), já foram notificados 150 casos de grávidas com esses sinais. Até o momento, apenas uma teve a confirmação de Zika Vírus, mas ainda não há confirmação se o feto apresenta microcefalia.

Microcefalia – No início do mês, a Secretaria de Estado de Saúde passou a divulgar boletins semanais de casos de microcefalia no estado do Rio de Janeiro. De 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2015 foram registrados 23 casos da doença, sendo que 19 são de bebês já nascidos e 4 são referentes ao período intra-uterino. Desse total, 8 mulheres relataram histórico de manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez.

Chikungunya - Com relação ao chikungunya, foram confirmados quatro casos no estado.  Todas as notificações da doença foram diagnosticadas em pessoas com registro de viagem recente para países ou estado (no caso da Bahia) onde ocorre a transmissão. Até o momento, não há evidências de circulação do vírus no estado do Rio de Janeiro.





Da redação do Blog do Paulo Noel, com informações da Ascom-SFI e Saúde-RJ

Eleição no Conselho de Segurança, nesta quarta-feira (09) em SFI


Ocasião da posse da diretoria do Conselho, em dezembro de 2013

A eleição da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana estará na pauta da reunião itinerante do órgão, que acontecerá nesta quarta-feira, 09-12, em Ladeira das Pedras, às 10 horas.

O mandato é de dois anos, e, de acordo com o estatuto do órgão, o atual presidente, Romário Teixeira Bernardo, não poderá mais se candidatar. Empossada em dezembro de 2013, a atual diretoria, muito atuante no município, conclui essa jornada com o dever de missão cumprida.

“É hora de passarmos o bastão para outra pessoa. Com a apoio de toda a diretoria, além dos representantes da Polícia Militar e Polícia Civil conseguimos reativar o Conselho, que, ao longo destes dois anos, se mostrou atuante e preocupado com as questões da Segurança Pública em São Francisco de Itabapoana. Tenho certeza que a nova diretoria continuará o trabalho”, disse Romário.

Saúde do homem é tema de palestras em SFI




Conselho de Segurança de SFI se reúne em Ladeira das Pedras nesta quarta-feira (09)


Última reunião, ocorrida em Santa Clara em novembro
O Conselho de Segurança Pública em São Francisco de Itabapoana convida a população sanfranciscana para mais uma reunião mensal. O encontro acontece nesta quatrta-feira, 09-12-15, às 10 horas, na Comunidade de Ladeira das Pedras, na Igreja Batista da localidade.

Todos os assuntos voltados à Segurança Pública podem ser tratados.

A reunião contará com as presenças da delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado e do comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, tenente Carmo. As reuniões contam também com representantes da Guarda Municipal, Emtransfi, secretarias municipais e Legislativo Sanfranciscano, além de entidades da sociedade civil.

Os encontros são interativos e participativos, tendo os visitantes a oportunidade de reivindicar melhorias na área da Segurança Pública. Os temas abordados na reunião são registrados em ATA. O documento e remetido direto para a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A pontualidade é outra marca das reuniões. “As reuniões do Conselho têm duração de duas horas, pedimos a todos que observem o horário de chegada para que possamos dar a palavra a todos os participantes e encerrar pontualmente às 12 horas”, disse o presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo.

Feriado municipal da Imaculada Conceição nesta terça-feira em SFI


Nesta terça-feira, 08/12, é feriado em várias cidades do país, pelo dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Em São Francisco de Itabapoana é feriado municipal, portanto, agências bancárias, escolas municipais, prefeitura e repartições públicas não abrem. Apesar do feriado, o comércio de São Francisco está funcionando normalmente, inclusive a Casa Lotérica.

Este feriado municipal foi instituído durante o Governo do saudoso prefeito Pedro Cherene, ocasião em que o município foi consagrado à Imaculada Conceição, que é co-padroeira dos católicos de Barra do Itabapoana.

Em Campos dos Goytacazes não é feriado municipal, portanto as agências bancárias por lá estão funcionando normalmente.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Temporal derruba árvore sobre a RJ-224 em Bom Jardim



Um temporal com forte chuva e ventos intensos trouxe preocupação em São Francisco de Itabapoana, na tarde deste domingo, 06-12, por volta das 16 horas. A tempestade durou cerca de 30 minutos. Uma árvore caiu sobre a RJ-224, em Bom Jardim, distante a cerca de 6 quilômetros do Centro de São Francisco. A pista chegou a ficar interditada. Moradores, com a ajuda de um trator, conseguiram retirar a árvore do local.

Fotos: Renato Chagas