sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Polícia Militar apreende mais drogas em Gargaú



A Polícia Militar, com base numa denúncia chegada ao DPO de Santa Clara, efetuou mais uma apreensão de drogas na Praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. Uma equipe composta por policiais militares do GAT – Grupo de Ações Táticas – da 3ª Cia e do Dpo de Santa Clara chegou até a Rua Mangue Seco, na Estrada da Muritiba, por volta das 13 horas desta sexta-feira, 20-11. A denúncia era de que traficantes estariam escondendo drogas no interior de uma obra abandonada.

No local a Polícia encontrou 50 sacolés de cocaína e 6 bombas de fabricação caseira. Ainda no local chegaram até os PMs informações de que traficantes estariam vendendo drogas no Pontilhão da Barra Velha. Neste novo local fora encontrado mais 23 papelotes de cocaína.

Todo o material foi apreendido e conduzido até à 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. Ninguém foi preso. (Fotos: divulgação)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

É de São Francisco o trabalhador que morreu eletrocutado em Campos


Eletricista erá funcionário de uma empresa prestadora de serviços à Ampla


É de São Francisco de Itabapoana o funcionário de uma empresa prestadora de serviços à Ampla, que morreu após uma descarga elétrica durante a execução de um serviço na tarde desta quarta-feira (18-11), na Estrada do Açúcar, entre Saturnino Braga e Mussurepe, na Baixada Campista. A vítima, o eletricista Jocilei Cabral Paes, 39 anos, era morador na Praia de Manguinhos.

Segundo informações do sogro de Jocilei, o senhor Irineu, que esteve na Rádio São Francisco comunicando o falecimento do genro, o acidente aconteceu quando por volta das 16 horas. O eletricista teria sofrido uma descarga de 13,8 mil volts, o que o deixou preso à rede de alta tensão.

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local os colegas de trabalho já haviam conseguido retirar Jocilei do poste e realizado os primeiros socorros. Ele foi socorrido, mas morreu antes de chegar ao Hospital Ferreira Machado.

A Ampla divulgou nota em que lamenta profundamente a morte de um colaborador terceirizado da empresa Gemon. A empresa afirmou que a Ampla e a Gemon estão prestando todo apoio necessário à família do colaborador. A nota ressalta ainda que a segurança dos funcionários é um dos principais valores da companhia e reforça que está apurando com rigor as causas do acidente.

Velório e sepultamento

O corpo de Jocilei Cabral Paes está sendo velado na Igreja Batista da Fazendinha e o sepultamento será às 16 horas desta quinta-feira, no Cemitério de São Francisco.

Fotos: Divulgação

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Audiência Pública na Câmara vai debater orçamento para 2016 em SFI


A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana marcou para o dia 26 de novembro de 2015, às 10 horas da manhã, a Audiência Pública para apresentação e discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2016. O Blog publica abaixo o edital de convocação enviado pelo presidente do Legislativo Municipal, o vereador renato da Silva Fernandes, o renato de Buena (PP). Confira:



Secretaria de Estado de Saúde torna obrigatória notificação de gestantes com manchas vermelhas na pele


Iniciativa pretende mapear possíveis casos de zika vírus para estudar sua relação com as sequelas em bebês

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro publica esta semana uma resolução estadual que torna obrigatória e imediata a notificação de casos de gestantes com manchas vermelhas na pele. Independente da idade gestacional da mulher, esses casos devem ser notificados em até 24 horas. A notificação poderá ser feita através de telefone, email e formulário online e vale tanto para o setor público, como privado, desde postos de saúde, hospitais, clínicas da família até consultórios médicos e secretarias municipais de saúde. A SES prepara ainda uma campanha de prevenção e combate a focos do mosquito Aedes Aegypti.

A medida visa traçar o mapa epidemiológico do estado para melhor analisar casos de Zika vírus e uma eventual relação entre a doença e o nascimento de bebês com microcefalia e, assim, auxiliar em políticas públicas de vigilância para preveni-los. Importante ressaltar, no entanto, que o manejo clínico para o tratamento de Zika, assim como para fetos ou recém-nascidos com microcefalia, segue sem alterações, seguindo o já preconizado pelo Ministério da Saúde.

Na semana passada, o Ministério da Saúde decretou Estado de Emergência em Saúde Pública após perceber um aumento dos casos de microcefalia no Nordeste do Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde RJ também levou em consideração que em alguns casos de microcefalia investigados nesses estados havia relato de manchas vermelhas na pele das mães durante a gestação. Esse fato pode estar associado a diversas condições clínicas, incluindo doenças infecciosas. Portanto, a necessidade de estabelecer um protocolo de vigilância e adotar medidas de prevenção e controle.

Como notificar - A notificação deve ser feita por profissionais de saúde em até 24 horas após identificação de gestantes que tenham apresentado relato de manchas vermelhas pelo corpo, independente da idade gestacional. Para notificar basta enviar um email para o endereço notifica@saude.rj.gov.br , ligar para os telefones  (21) 2333-3993, (21) 2333-3996, (21) 98596-6553 ou preencher o formulário online disponível no sites www.riocomsaude.com.br/exantema,  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=23642.

O que é o zika vírus - O Zika vírus foi descoberto na década de 1940 e Uganda e identificado nas Américas apenas no ano passado. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, e causa febre, manchas pelo corpo, coceira, além de dor de cabeça, muscular e nas articulações. O tratamento é hidratação, medicamentos para os sintomas e geralmente o paciente fica curado entre quatro e cinco dias. No entanto, por ser uma doença nova, sem muitos registros na literatura médica, não há até o momento evidências científicas que comprovem a relação entre o vírus em gestantes e o nascimento de crianças com microcefalia. Por isso, fundamental, por precaução, que mulheres grávidas reforcem medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e evitar exposição em locais e períodos de maior atividade do mosquito.

O que é microcefalia - A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio menor que o tamanho normal. Na maioria dos casos, é resultado de alguma infecção adquirida pela mãe durante a gravidez, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, além de abuso de álcool, drogas e em síndromes genéticas como a síndrome de down. Em 90% dos casos, a microcefalia está associada a um atraso no desenvolvimento neurológico, psíquico e/ou motor. Não há como reverter a microcefalia, mas é possível melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança.

Formas de prevenção - O Zika virus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.


Núcleo de Imprensa do RJ

Festa da Consciência Negra promete animar Barrinha


O Blog recebeu a programação da Festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra, de 20 a 22 de novembro, no próximo fim de semana, durante o feriadão, na Comunidade de Barrinha.

Em São Francisco de Itabapoana as comunidades de Barrinha e Deserto Feliz são reconhecidas com o título de Comunidade Quilombola expedido pelo Ministério da Cultura.

A presidente da Associação Quilombola de Barrinha, Lídia Maria Teixeira, convida a todos para participar da Festa. Ela enviou ao Blog a programação, confira:

Vocês não podem perder!!!
Vem aí o grande Festejo da Padroeira Santa Tereza de Jesus  D’ávila e a Festa  em comemoração ao dia da Consciência Negra da Comunidade Quilombola de Barrinha
Data: de 20 a 22 de novembro de 2015
Serão dias de grandes atrações culturais!

Programação:
Dia 20- sexta-feira:
20h: abertura dos festejos com grande roda jongo de raiz ao redor fogueira com bastante batata-doce e aipim assados, canjica, caldo de cana e logo após grande show com D J Rubens.
Dia 21- sábado
20h: Grande feijoada e angu com ostra afrodisíaco
20h30min: Grande Roda de Jongo de raiz
21h: Grande desfile para escolha da Garota das Comunidades com representantes de vários bairros do Município de São Francisco de Itabapoana com premiação para os primeiros, segundos e terceiros colocados. Abertura do desfile com belas modelos de Macaé e logo após grande show com Mazinho e Banda.
Dia 22- domingo
12h- barrinha vai tremer com a chegada dos campeões de trilha com os trilheiros de São Francisco de Itabapoana e Equipes convidadas sob a direção de Odimazinho Linhares.
13h: Sorteio de brinquedos para a criançada em comemoração a passagem do Dia das Crianças e logo após show com Juninho do Forró.

Agradecimentos
O Quilombo de Barrinha agradece a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana na pessoa do Prefeito Pedrinho Cherene; Departamento de Cultura na pessoa de Edinho Martins; Supermercado Principal dos amigos Ozielton e Airton; Supermercado Super Dujuca; Chip Tech informática; Supermercado Viana;  Marquinhos Parabólica; José Pinto Filho;  Jaélinton das Tendas; Edmar; Loca; Jô Cabeleireiro; Carla Abílio; Buzo; Senhor Arlindo e a todos que direto e indiretamente contribuíram para que a IV Festa da Consciência Negra pudesse acontecer

Organização: Lídia de barrinha, Chaquinho e Marrequinho de São Francisco

Apoio: Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana.

Por que os anjos morrem?


A primeira informação que recebemos foi de um atropelamento. Estava na sala de redação do Blog e da Rádio e não imaginava que, em seguida, o telefone voltaria a chamar com a notícia que jamais gostaria que acontecesse: a morte de uma criança.

Parei tudo que estava fazendo para apurar o que teria acontecido. Por mais experiente no ofício de informar, com criança é diferente. Não tem como não nos emocionar. 

Anjos não deveriam partir. Apenas cinco anos, um menino de sorriso alegre, amado pelos pais e familiares. Mas era verdade. A gente tem que se recompor e tocar em frente. Tenho filhos e seis netos. Parece que todas as crianças são iguais. Quando acontece com o filho que não é nosso a gente se coloca no lugar dos pais. Fiquei sabendo da correria que foi, quando o anjinho Odilon Neto chegou ao hospital, nos braços de uma pessoa.

Os médicos fizeram de tudo para ressuscitá-lo. Mas o anjinho já havia partido. O que dizer a essa mãe? O pai está no hospital em estado grave. E aos avós, o que falar? Os anjos não deveriam morrer.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Menino de cinco anos morre em acidente com moto pilotada pelo pai em São Francisco de Itabapoana


O estado de saúde do pai é grave. Ele perdeu o controle da moto e bateu em uma placa de sinalização, na RJ-224, em Ponto de Cacimbas.




Uma tragédia comoveu o município de São Francisco de Itabapoana no fim de tarde desta terça-feira, 17-11.

Por volta das 18 horas, uma criança de apenas cinco anos, Odilon Elias da Silva Neto,   morreu em um acidente com moto, a cerca de 400 metros do Hospital Municipal Manoel Carola, na localidade de Ponto de Cacimbas.

Segundo populares, a criança era conduzida pelo pai sobre o tanque da motocicleta.

O pai, O.E.S.J, 26 anos, teria perdido o controle de direção, subido o canteiro, às margens da RJ-224, e atingido uma placa de sinalização com indicação de “Ponto de Cacimbas – perímetro urbano”O pai foi socorrido para o Hospital Ferreira Machado pelo resgate municipal, e seu estado de saúde é grave. 

A criança, socorrida por populares, deu entrada no Hospital Municipal Manoel Carola com parada cardiorrespiratória. A equipe médica de plantão  fez de tudo para reanimar a criança, sem sucesso.

A mãe da criança, N.O.A., que é funcionária da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, estava aos prantos, fortemente abalada, na frente do Hospital. Ela era amparada por familiares e amigos, que, também consternados e emocionados, tentavam assimilar a trágica notícia.

Até a postagem desta matéria, o corpo do menor estava no Hospital, aguardando a chagada do rabecão da Defesa Civil para ser removido para o IML de Campos. (Fonte: Blog do Paulo Noel. Fotos: Vinícius Berto)

PM apreende filhotes de papagaio, armas e drogas na Ilha dos Mineiros em SFI

 Polícia cumpriu mandado de busca e prendeu dois acusados de envolvimento com tráfico. 

Cumprimento mandado de busca e apreensão na Rua Projetada 10, na Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana a PM em conjunto com a Polícia Civil de São Francisco de Itabapoana, prendeu, na nesta terça-feira, 17,  dois irmãos acusados de envolvimento com tráfico de drogas no município. São eles J. M. S. e T. R. M. S. Na casa onde aconteceu a prisão foram arrecadados os seguintes materiais ilícitos.

Dois Filhotes de Papagaio, três celulares, um caderno com anotações de tráfico, R$10.066  (Dez mil e sessenta e seis reais), uma pedra de cocaína com aproximadamente 50 gramas, um  pedaço de maconha com aproximadamente 80 gramas, um revólver taurus calibre 38 municiado, doze munições calibre 38, uma garrucha calibre 38 e duas espingardas de ar comprimido. Participou da operação: Guarnição Gat da 3ª Cia: Sub Ten Moreira, Sub Ten. Sousa, Sgt Lauro, Sd Gregory, Setor Mike: Sgt Machado, Sgt Martini. Viatura da 147 DP Legal de SFI: Inspetores Gustavo, Mauro, Alfredo, Geovane e oficial de Cartório Carolina. Ponto para a PM. 






Novo prédio do Legislativo sanfranciscano com data para inauguração

Presidente faz vistoria do imóvel acompanhado da imprensa e de vereadores.







O presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, Renato da Silva Fernandes (PP) o Renato de Buena, acompanhado de oito vereadores que compõe a bancada aliada do governo municipal, recebeu a imprensa de São Francisco de Itabapoana na manhã desta terça-feira, 17-11, e anunciou a inauguração do novo prédio do Legislativo para o início de março de 2016, após o fim do recesso parlamentar.

Renato de Buena, antes de anunciar a data da inauguração, percorreu as instalações do imóvel acompanhado da imprensa, dos vereadores e de funcionários da Câmara Municipal exibindo os pontos de acabamento estrutural do prédio que, segundo ele necessitam de reparos e que teriam impossibilitado a inauguração.

“O prédio está pronto, mas ainda faltam a conclusão do acabamento de vários itens da obra inclusive a ligação da energia da subestação do prédio e a pavimentação da área de estacionamento e jardinagem”, disse. 

O presidente do Legislativo disse que vai contratar um engenheiro civil para que faça uma avaliação de toda a estrutura do prédio para que em seguida, possa dar o aceite de conclusão da obra. “Eu não posso concordar com o aceite sem um laudo de um técnico especializado, no caso um engenheiro civil de minha confiança, principalmente em função das obras de acabamento que ainda faltam realizar”, comentou.

Enquanto ia caminhando no interior do prédio acompanhado dos vereadores, o presidente Renato de Buena apontava para as paredes em alguns pontos com rachaduras e dizia estar preocupado com a estrutura de vidro das janelas e portas que estavam folgadas, exibindo a partes da que foram danificadas com o último vendaval na cidade. Apontou para o tento do plenário e do salão nobre da Casa, indicando que o forro em PVC estava cedendo em vários pontos.

Disse que vai aproveitar, no que for possível, todos os móveis do prédio onde está funcionando a Câmara Municipal. No plenário exibiu o piso novo que mandou colocar em substituição ao carpete  do projeto original.

Acompanhe no vídeo, mais informações, inclusive as falas dos vereadores Marcelo Garcia e Fabinho do Estaleiro.

Estavam presentes, os vereadores: Fabinho do Estaleiro, Alexandre Barrão, Zé Cherene, Renato de Buena, Kademar Cordeiro, Jamilton Marcelinho, Patrícia Cherene, Pachola e Marcelo Garcia. 






Morre no Hospital Ferreira Machado vítima de acidente com moto em Lagoa Doce

Faleceu na madrugada desta terça-feira, 17,  no Hospital Ferreira Machado, onde estava internado,  Gilberto Carlos Andrade Mendes, 63, Gilbertinho, que pilotava a moto quando aconteceu um grave acidente em Lagoa Doce, no dia 11 de novembro, uma quarta-feira, em que foi vítima a sua esposa a artesã Maria Neuza Teixeira dos Santos, 54.

Saiba como foi este acidente
O grave acidente ocorreu na RJ-196, em Lagoa Doce, São Francisco de Itabapoana, por volta das 17h15 de quarta-feira, 11-11. O casal que residia na Ilha dos Mineiros estava em uma motocicleta, quando ao passar por Lagoa Doce aconteceu o acidente

As vítimas foram socorridas pela unidade do Resgate Municipal de Barra do Itabapoana. A artesã Maria Neuza Teixeira dos Santos, 54, chegou sem vida ao Hospital Manoel Carola, enquanto o marido dela, Gilberto Carlos Andrade Mendes, 63 anos, foi levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) em estado gravíssimo. Hoje veio a notícia de sua morte.

O casal tem duas filhas. Trata-se de uma família tradicional de São Francisco de Itabapoana e muito conhecida na Ilha dos Mineiros. Maria Neuza era artesã e trabalhava com artesanato em conchas.

Velório.

O velório de Gilberto acontece na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba e o sepultamento será as 16 horas no cemitério de São Francisco de Itabapoana. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Novo prédio do Legislativo sanfranciscano ainda não foi inaugurado


Após vereador Claudinho Viana criticar demora na inauguração, presidente Renato de Buena convoca imprensa para dar explicações

Um comentário em uma rede social feito pelo vereador e ex-presidente do Legislativo de São Francisco de Itabapoana, Cláudio Ferreira Viana (PSC), o Claudinho Viana, levou o atual presidente, vereador Renato das Silva Fernandes (PP), Renato de Buena a dar explicações hoje na Rádio São Francisco FM sobre os motivos do adiamento da inauguração do novo prédio do Legislativo, que foi construído na gestão de Claudinho Viana.

O vereador Claudinho Viana disse que "após dois anos de muito empenho e dedicação na construção da nova sede da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, a mesma se encontra literalmente abandonada e sem a menor expectativa de inauguração".

O vereador Renato de Buena convidou a imprensa para visitar, nesta terça-feira, 17-11, às 10 horas, o novo prédio do Legislativo.  “Quero mostrar que a obra não foi inaugurada porque ainda não está concluída, conforme muita gente acha que está”, diz o vereador.

Segundo o atual presidente do Legislativo, a empresa responsável pela obra já foi procurada e já corrigiu alguns problemas na obra. Ele deu exemplo:

“O carpete do plenário foi trocado pelo piso. O forro da obra está caindo. O primeiro vento forte que atingiu o município, quebrou quatro vidros da porta da frente do plenário. Várias paredes estão rachando. O rodapé não foi colocado. Na primeira chuva, na parte interna do prédio choveu em várias salas.  A empreiteira, notificada colocou uma “manta” de proteção na laje e já corrigiu o problema”, disse.

O que falta para a inauguração?

Renato de Buena relatou que a concessionária de energia ainda não fez a ligação da energia do novo prédio apesar do transformador já estar instalado.

“A subestação de energia está pronta desde o começo do ano, e está paga. Falta, como disse, a concessionária ligar a energia”,  

“A obra de pavimentação da frente do prédio que servirá de estacionamento com inter-travados e a parte de jardinagem já pode começar”, diz. A licitação já foi aberta e uma empresa de SFI foi a vencedora. O prazo de entrega é estimado em no máximo 50 dias. A ordem de serviço já foi dada e a empreiteira deve começar ainda esta semana”, disse.

Foi aberta também, licitação para colocação de modulados no plenário. Computadores para as salas dos vereadores conectados à internet.

Renato de Buena alegou também que faltava resolver uma pendência com a escritura do imóvel para a ligação da energia elétrica, no que foi resolvido.

Claudinho Viana pediu um espaço para dar explicações na Rádio São Francisco FM. Ele falará ao Jornal São Francisco é Notícia desta terça-feira, 17-11.

Contraponto

O engenheiro Jean Carlos Gomes de Azevedo, dono da empreiteira que construiu a nova sede da Câmara Municipal de SFI, enviou a seguinte nota  ao Blog:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A WINNER EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS LTDA vem a público esclarecer que de posse da cópia do áudio da gravação da fala do Exmo. Senhor Presidente da Casa de Leis deste Município nesta data, cabe-nos tecer alguns comentários:

A obra da Sede da Câmara Municipal de São de Itabapoana foi entregue oficialmente no dia 31/03/2015 data esta que recebemos documento oficial emitido em papel timbrado da Casa de Leis e assinado pelo fiscal contratado “Aceite Definitivo da Obra”.

Nossa empresa não tem responsabilidade nenhuma sobre a inauguração ou não da referida obra, cabendo à Casa de Leis esta responsabilidade, porém não podemos aceitar em
hipótese alguma que o Exmo. Senhor Presidente da Casa de Leis deste Município venha colocar a culpa em nossa empresa pela não inauguração da obra. Ressaltamos ainda que no último dia 15 de setembro de 2015 o Exmo. Senhor Presidente da Casa de Leis deste Município esteve na obra acompanhado do seu fiscal contratado e fez uma vistoria minuciosa em todos os blocos da referida obra e listou apenas 05 (cinco) itens, sendo que 03 (três) dos itens listados não seriam de responsabilidade de nossa empresa, são eles:

• Correção do forro do Plenário e Salão Nobre;

• Revisão das Esquadrias com substituição de vidros quebrados;

• Complementação de manta nas calhas onde faltando;

• Quanto à correção do forro do Plenário e Salão Nobre, vale ressaltar que estes serviços foram executados por outra empresa, havendo, portanto um grande equívoco em exigir que façamos os reparos.

• Quanto a Revisão das Esquadrias com substituição de vidros quebrados, ressaltamos que os referidos vidros caíram no mesmo dia em que um vendaval fez estragos em nossa região, inclusive com morte de um empresário a baixada e arrancou uma torre de celular derrubando sobre 04 casas (veja fotos em anexo – extraídas do www.campos24horas.com).

• Quanto complementação de manta nas calhas onde faltando, ressaltamos que não tínhamos nenhuma responsabilidade, pois o quantitativo contratado já havia sido executado em sua totalidade, porém resolver executar sem custa extra para Casa de Leis.

Lamentamos que o Exmo. Senhor Presidente da Casa de Leis, use deste tão conceituado meio de comunicação para faltar com a verdade, pois o mesmo mente ao afirmar que a obra já foi paga em sua totalidade, a nossa empresa ainda possui um saldo a receber, pedido de pagamento datado de 08/09/2015 e até a presente data ainda não foi liquidado pela Casa de Leis.

Seria mais elegante se o Exmo. Senhor Presidente da Casa de Leis, pudesse voltar a fazer uso deste veículo de comunicação e relatasse para todos os ouvintes desta Municipalidade que em janeiro de 2015, solicitou verbalmente que executássemos  alguns serviços sem custo adicional para a Casa de Leis e que prontamente executamos sem custo algum para a Casa de Leis, são eles:

1. Executamos serviços de 103,00m² de pavimentação de inter-travado ligando o estacionamento interno até a sala da Presidência e desafiamos o Presidente aprovar com documentos que pagou por estes serviços;

2. Executamos serviços de pavimentação de caixa de brita nº 01 em todos os prismas de ventilação, e desafiamos o Presidente aprovar com documentos que pagou por estes serviços;

3. Executamos recentemente 40,00m² de manta alumínio sobre lajes expostas, sem custo algum para a Casa de Leis, e desafiamos o Presidente aprovar com documentos que pagou por estes serviços;

Informamos que desde que recebemos o ofício nº 0191/2015 em 15/09/2015, procuramos atender os itens que são de nossa responsabilidade e estamos aguardando
somente a chegada dos vidros para serem reinstalados.

DOS CERTAMES DA PAVIMENTAÇÃO DO ESTACIONAMENTO

Vale mencionar ainda que participamos em igualdade de condições dos 02 (dois) certames publicados por esta Casa de Leis, sendo que 01 (um) deles impugnamos por conter vícios e que a Procuradoria da Casa de Leis reconheceu e cancelou (Tomada de Preços nº 001/2015 - CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO E URBANISMO DO ESTACIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA – RJ).

E o atual certame Tomada de Preços nº 002/2015 - CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO E URBANISMO DO ESTACIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA – RJ, não concordamos com a atitude da Comissão de Licitação que durante o certame franqueou a palavra ao Exmo. Sr.Presidente da Casa de Leis e o mesmo ao fazer uso da palavra, foi muito infeliz e nos humilhou diante de todos os licitantes presentes, usando inclusive de palavras de baixo
calão.

Com base na última visita (15/09/2015) que o Exmo. Sr. Presidente da Casa de Leis, fez junto com o fiscal contratado e que na ocasião encontrou somente 05 pendências, sendo somente 02 delas de nossa responsabilidades. Cumpre-nos o dever de informar que protocolamos junto a Casa de Leis desta Municipalidade através do protocolo de nº 0144/2015 – fls 42 – Livro 002 - data: 16/03/2015 um pedido de Reequilibro Financeiro do Contrato, pedido este que está previsto no contrato e até a presente data a Casa de Leis não nos respondeu.

Da mesmo forma protocolamos e fizemos constar como processo protocolado que executamos R$ 289.640,35 (duzentos e oitenta e nove mil seiscentos e quarenta reais e trinta e cinco centavos) além do que fomos contratados, serviços estes que não recebemos por eles, mas que comprovamos através de planilhas e memórias de cálculos que foram executados extra contrato. A pergunta que não podemos deixar de fazer é a seguinte:

• Porque somente depois que participamos em igualdade de condições dos 02 (dois) certames (TP nº 001 e 002/2015) o Exmo. Sr. Presidente resolveu nos atacar uma vez que a obra já foi entregue desde 31/03/2015? 


Atenciosamente; Jean Carlos Gomes de Azevedo

Moradores de São Francisco se mobilizam para ajudar vítimas da lama em MG



Em solidariedade aos moradores de cidades atingidas pela lama da barragem de rejeitos da Mineradora Samarco, que se rompeu em Mariana, Minas Gerais, moradores de São Francisco de Itabapoana se mobilizam para arrecadar donativos para as famílias atingidas pela catástrofe ambiental, que já é a maior de todos os tempos no Brasil e uma das piores do Mundo na mineração.

O taxista de São Francisco Richard Barreto resolveu arregaçar as mangas. Ele vai colocar o seu taxi na estrada com destino a Mariana. Levará o quanto puder de garrafas de água mineral no veículo. “Decidi parar de falar e agir. Deus tocou em meu coração, e Sábado, 21/11, estarei indo a cidade de Mariana levar o que puder. Quem sentir desejo em ajudar pode ligar (22) 99935-3970 ou chamar no WhatsApp. Quem quiser ajudar com dinheiro, qualquer valor será bem-vindo”, conta Richard.

O taxista disse que o foco das doações neste momento é água mineral em garrafa, remédio e dinheiro.

O Blog também foi procurado por Rayanne Barreto, que reside em Imburi. “Peço a ajuda de todos para participar de uma campanha que estou apoiando e que está sendo organizada pelo meu professor da faculdade (ISECENSA), Mário Lucas e também alguns amigos. Temos o objetivo de arrecadar água para enviar no sábado, 21-11, para a cidade de Governador Valadares – MG”, disse Rayanne. Governador Valadares, cidade banhada pelo Rio Doce, está sem abastecimento de água potável.

Rayanne, que é filha do casal Zeca Lemos e Cacilda, colocou a sua residência, na Rodovia Afonso Celso em Imburi, atrás do Posto de Saúde, como ponto de recebimento de doações até quinta-feira, às 20 horas. “Essa campanha é sem nenhum fim lucrativo e tudo arrecadado será encaminhado para as famílias que precisam de ajuda. Qualquer quantidade será de uma importância enorme”, concluiu.

Se mobilizar em prol dos atingidos por essa tragédia em Mariana também foi o desejo do vendedor de motos Ulisses Gonçalves. Ele postou em grupos do WhatsApp uma mensagem, em que convoca os amigos a começarem uma campanha para arrecadar donativos.

“Quando a dor do próximo se torna a nossa, fica impossível ficar parado vendo tudo acontecer... Então vamos mobilizar a cidade de São Francisco com doações para as vítimas de Mariana. Estamos colocando a nossa loja, a Shineray Motos, como ponto de arrecadação até sexta-feira, 20-11”, disse Ulisses.

A Rádio São Francisco também se coloca a disposição para receber doações de água mineral em garrafa.

Fotos: Galeria G1

Dois veículos furtados em São Francisco de Itabapoana durante o fim de semana


Em um dos casos o carro foi recuperado 15 minutos depois

Dois veículos foram furtados durante o fim de semana em São Francisco de Itabapoana. No segundo caso, ocorrido no final da noite deste domingo, 15/11, em Gargaú, um carro modelo Gol foi recuperado 15 minutos após ter sido levado pelo ladrão.

A recuperação se deu graças a uma coincidência ocorrida logo depois do furto. É que uma amiga do dono do carro reconheceu o veículo e viu que o condutor era uma pessoa estranha e ainda estava em alta velocidade. Essa amiga seguiu o veículo e quando se aproximou notou que o ladrão havia abandonado o Gol. A partir daí ela entrou em contato com o proprietário do carro, que acionou a Polícia Militar passando a localização do veículo. O proprietário, que é morador em Esquina de Taquaruçu, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, teve o carro de volta.

Kadett furtado na Praia dos Sonhos

Já o proprietário de um Kadett de cor prata não teve a mesma sorte. E.A.S., morador em Campos, esteve com a sua família se banhando na Praia dos Sonhos, altura do Hotel Tio Martins, no sábado, 14-11. Chegou ao local por volta das 11h30, estacionou o veículo, placa LJO-3774, e, ao voltar, por volta das 14 horas, não encontrou mais o carro. O proprietário registrou um boletim de ocorrência na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana.

Atletas do Jiu Jitsu de SFI conquistam medalhas no Campeonato Panamericano em Niterói


Cinco atletas da equipe GFTeam de São Francisco de Itabapoana-RJ,  do Centro de Treinamento de Guaxindiba, participaram do Campeonato Panamericano da Confederação Brasileira de Jiujitsu Olímpico, realizado no Ginásio Canto do Rio, na cidade de Niterói-RJ. Quatro deles conquistaram medalhas, sendo três de ouro e uma de prata. O Blog parabeniza a equipe pelo resultado!

Ouro
  • Matheus da Silva Sá, faixa laranja, peso pesado
  • Edivan Gomes, faixa branca, peso pluma
  • Genilson Barreto de Sá Júnior, faixa preta, peso meio pesado
Prata
  • Estevão Lima – vice-campeão -



domingo, 15 de novembro de 2015

Dia Mundial do Diabetes chama a atenção para os cuidados com a doença


O monitoramento do nível de glicose é fundamental
para os diabéticos – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
Enfermidade que atinge mais de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 12 milhões só no Brasil, o diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, surgindo quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas. Segundo estimativa da Federação Internacional do Diabetes chegaremos em 2040 com 642 milhões de diabéticos em todo o mundo, o que significa um em cada 11 adultos portadores da doença.

Comemorado internacionalmente ontem, dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes envolve campanhas de divulgação e sensibilização sobre o tema. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991 e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

A nutricionista Patrícia Ruffo, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, afirma que somente 26% dos diabéticos conseguem controlar a diabetes, que é uma doença crônica. “No entanto, uma pessoa pode reduzir as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 em 58% dos casos simplesmente perdendo 7% do seu peso corporal”, disse.

O último Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa do Ministério da Saúde feita por telefone em 26 estados e no Distrito Federal,  mostrou que mais da metade dos brasileiros (52,4%) está acima do peso e a obesidade é um dos principais fatores para o pré-diabetes e o diabetes tipo II.

E, embora 62% dos brasileiros tenha ao menos um fator de risco para desenvolver o diabetes, somente 3 em cada 10 pessoas já ouviram falar do pré-diabetes, segundo pesquisa realizada por uma empresa farmacêutica. O pré-diabetes é um estágio anterior ao diabetes tipo 2 e ocorre quando os níveis de açúcar no sangue já estão acima do considerado normal, mas ainda é possível reverter o quadro com mudanças no estilo de vida. Adotar uma alimentação saudável, deixar de fumar e praticar exercícios físicos de forma regular são fundamentais para evitar a diabetes.

O pré-diabetes, assim como a diabetes, é difícil de diagnosticar. A doença só apresenta sintomas quando já está instalada e avançada, como, por exemplo, sede excessiva, necessidade de urinar muitas vezes e em grande quantidade, visão borrada ou cansaço acentuado.

Quem tem diabetes, ou está pré-diabético, precisa de uma alimentação equilibrada, com horários estabelecidos e intervalos adequados entre as refeições. O ideal é a ingestão de fibras, frutas e verduras, e a diminuição de alimentos saturados como frituras e açúcares simples (sacarose) encontrados, por exemplo, nos doces em geral.


Fonte: Agência Brasil