sábado, 14 de novembro de 2015

Terror em Paris: ataques terroristas simultâneos deixam mortos na capital francesa





PARIS - Paris se viu diante de um intenso ataque terrorista coordenado nesta sexta-feira, deixando pelo menos 129 pessoas mortas, além de um número ainda maior de feridos. Homens armados abriram fogo em vários pontos da capital francesa. Também ocorreram três explosões do lado de fora do Stade de France, onde a seleção de futebol do país jogava um amistoso contra a Alemanha. Três pessoas morreram no entorno do estádio, disse a polícia. Mais de cem reféns foram mortos dentro do teatro Bataclan durane um show. Cinco agressores foram neutralizados, segundo a procuradoria parisiense, mas outros estariam livres. A França abriu um alerta vermelho. Ao menos dois brasileiros ficaram feridos nos ataques, informou a embaixada. As autoridades francesas estão atualizando o número de mortos nos ataques terroristas, que deve aumentar.

Um ataque armado com fuzis Kalashnikov no 10º arrondissement de Paris deixou mortos e feridos, segundo a polícia da capital francesa. Pelo menos um homem com a arma automática teria invadido o loca. Estimativas davam conta de quatro a dez pessoas que morreram no restaurante Le Petit Cambodge.

A área do primeiro tiroteio é próxima à Praça da República, área muito movimentada de Paris. De acordo com testemunhas, os agressores fugiram após disparar mais de cem vezes, e pessoas estavam sendo retiradas às pressas do local — também perto do canal Saint Martin, área muito frequentada às sextas-feiras à noite.

Um jovem saiu de casa, a poucos passos da Rue de Charonne, e disse: "Eu saí para dar uma volta tarde nesta sexta-feira e vi o horror, os corpos sem vida na rua, e as pessoas jogando lençóis de suas janelas para cobrir os corpos... Isto é uma guerra na minha casa. Posso entrar em casa, e eu ainda estou bloqueado."

Um segundo tiroteio teria ocorrido logo depois perto do local, no boulevard Voltaire. Dois homens armados teriam entrado no bar Le Carillon e abriram fogo, de acordo com testemunhas. Um dos atiradores teria gritado "Allahu akbar" (Deus é grande) e "Isso é pela Síria", testemunhas disseram, indicando que eles poderiam ser radicais islâmicos.

A polícia relatou um terceiro tiroteio, com 15 mortos, e reféns no próprio Bataclan, segundo a France24. O episódio ocorreu no meio do show da banda Eagles of Death Metal, do vocalista do Queens of the Stone Age, Josh Homme. Ele não estava na turnê, no entanto.

Testemunhas disseram que pessoas entraram atirando a esmo no local, e funcionários da polícia falaram em cem reféns. Ao menos 30 foram libertados, e um refém pediu pelas redes sociais que a polícia invadisse o local, porque os jihadistas teriam prometido matar "um a um".

Por volta de 21h30m (de Brasília), explosões e tiros foram ouvidos na área. A polícia estaria iniciando uma operação de resgate dos reféns. Três terroristas foram mortos durante a operação, segundo a polícia, que declarou o cerco como terminado, e um policial se feriu. 

Um jovem que se identificou como Hervé disse ao "Telegraph" que havia cerca de mil pessoas no local, e que três jovens de pouco mais de 20 anos entraram atirando com kalashnikovs. Outras testemunhas falaram que o cenário era de carnificina.

"Foi um caos. Eu estava à direita no salão do Bataclan, uma canção de Eagles of Death Metal estava acabando quando ouvi barulhos como explosão de fogos de artifício. Vejo o cantor suspender a guitarra, me viro e vejo um cara armado com uma arma automática disparando para o ar. Todo mundo se deitou no chão. A partir daí, é o instinto que assume a cada explosão e tentamos rastejar o mais longe possível dos atiradores (não posso te dizer o número, tudo aconteceu muito rápido)", disse outra testemunha ao "Le Figaro".

A região fica perto do antigo escritório do semanário satírico "Charlie Hebdo", onde 12 pessoas foram mortas por terroristas islâmicos em janeiro. Os agressores foram ouvidos também atribuindo a culpa do ataque à ajuda francesa na intervenção militar ocidental em Iraque e Síria.

EXPLOSÕES

Após as três explosões dentro do estádio, em Saint-Denis, o presidente François Hollande foi retirado do local. Os acessos ao estádio foram fechados às pressas, mas o jogo prosseguiu. Ao fim do jogo, os alto-falantes pediram calma na saída dos presentes. Muitas pessoas ocuparam o gramado, com medo da situação — ficaram retidos.

A polícia falou que as três explosões foram atentados suicidas, e disse que ao menos cinco pessoas morreram no entorno do local. Durante a manhã, uma ameaça de bomba contra o hotel da seleção alemã forçou a retirada dos presentes no estabelecimento, mas não foram encontrados explosivos.

Um quarto tiroteio aconteceu ainda no principal shopping de Halles, depois dos demais ataques. O local é muito movimentado, e é tido como um dos principais estabelecimentos no coração da cidade.

ALERTA VERMELHO

Hollande já começou a tomar medidas de urgência com seus ministros para avaliar a situação. Ele foi diretamente ao Ministério do Interior para reunir seu gabinete de crise.. Em um anúncio em rede nacional, ele anunciou que as fronteiras foram fechadas e o país está mantendo alerta de vigilância máxima.

— Saberemos vencer mais uma vez o terrorismo — declarou o presidente.

Ao decretar alerta vermelho, o país mobilizou 1.500 soldados para a capital. Muitos deles retiveram pessoas perto do Stade de France e do Bataclan.

Nas últimas semanas, especialistas advertiram que ataques islâmicos sem precedentes estavam sendo orquestrados contra a França e que seria praticamente impossível desarticulá-los.

— A temperatura subiu. Hoje, o objetivo deles foi usar o tempo para que a mídia pudesse acompanhar o evento, transmitindo ao vivo para o máximo de publicidade — confidenciou, recentemente, um alto-funcionário da divisão contra o terrorismo. — Tememos que os ataques com Kalashnikov vão durar.

A American Airlines, maior companhia aérea do mundo, disse que adiou seus voos para Paris.

"O aeroporto Charles de Gaulle internacional está atualmente aberto, mas suspendemos os voos noturnos à espera de informações adicionais", disse um porta-voz da American Airlines.

A United Airlines disse que seus três voos programados para Paris a partir de Chicago, Newark e Washington estão previstos. A Delta Air Lines se recusou a comentar.

SOLIDARIEDADE

Após os ataques, vários líderes europeus se pronunciaram em solidariedade e expressando consternação.

"Estou chocado com os eventos esta noite em Paris. Nossos pensamentos e orações estão com os franceses. Iremos fazer o que for preciso para ajudar", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

— Uma vez mais vimos uma tentativa de aterrorizarcivis. Não é só mais um ataque contra a França, mas estamos preparados para dar qualquer ajuda necessária — disse o presidente Barack Obama. — Sairemos por cima do ódio de alguns.

"Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês", afirmou a presidente Dilma Rousseff pelo Twitter.

Fonte: Jornal O Globo
Fotos: G1

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ao cumprir mandado PM prende jovem com drogas em Gargaú


Em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça, policiais militares do GAT – Grupo de Ações Táticas – da 3ª Cia e da viatura 367 do DPO de Gargaú procederam ao bairro da Barra Velha, em Gargaú, na manhã desta quinta-feira (12), por volta das 11 horas.

O homem procurado pela Justiça não foi localizado pelos PMs no imóvel indicado no mandado. Ao chegarem na residência os policiais encontraram dois elementos. Durante a revista no imóvel  foi encontrado um triturador e 21 buchas de maconha.

L.S.F., 18 anos, assumiu a propriedade do material e disse que estaria vendendo cada bucha por R$ 10,00. Ele disse aos policiais que o outro elemento, identificado como C.H.S.O., 22 anos, seria viciado e  estaria no local para comprar o material entorpecente.

Diante dos fatos, os policias apreenderam o material e detiveram os acusados, que foram levados para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. L.S.F foi autuado no artigo 33 da lei 11.343/2006 (tráfico de drogas), ficando preso à disposição da justiça. Mais tarde ele foi encaminhado para a Casa de Custódia Dalton Crespo de castro. Já C.H.S.O foi qualificado na condição de testemunha, sendo ouvido e liberado.

Atuaram nesta ocorrência os Sargentos Lage, Castelar e Machado e os soldados D.Rodrigues, Nascimento e Carlos Dias.

PM apreende motocicleta com placa adulterada em Guaxindiba


Em patrulhamento de rotina pela RJ-196, em Guaxindiba, no início da madrugada desta sexta-feira, 13/11, por volta da 00h15, policiais militares do GAT – Grupo de Ações Táticas – da 3ª Cia abordaram uma motocicleta Honda Twister de cor prata com dois elementos. Após revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com os homens.

Entretanto, ao consultar a placa do veículo, a guarnição descobriu que a placa da motocicleta era adulterada. A combinação de letras e números da placa pertencia a um reboque registrado na cidade de Guarulhos – SP.

Aos policiais o condutor revelou que o veículo não foi cadastrado no Detran e que o único documento que possuía seria a nota fiscal. Diante dos fatos o proprietário foi conduzido à 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, onde após uma nova consulta ficou constatada a adulteração.


A moto foi apreendida na delegacia para ser periciada posteriormente. O proprietário da motocicleta foi ouvido e liberado.

Ex-prefeito de São Fidélis vítima de tentativa de homicídio



O ex-prefeito de São Fidélis Davi Loureiro, de 56 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira (13/11) no município de Miracema, Noroeste Fluminense. O carro da vítima foi interceptado por dois homens numa motocicleta, na RJ-116, próximo ao trevo conhecido como “Campelo”, na saída da cidade.

Loureiro estaria a caminho de Santo Antônio de Pádua, quando por volta das 15h30, teria sido surpreendido pelos criminosos que efetuaram vários disparos de arma de fogo na direção do Gol prata, sendo que dois deles atingiram a vítima, que estava sozinha no veículo, e outros tantos a lataria e vidros do carro.

Segundo a Polícia Militar de Miracema, PMs que estavam em uma viatura a 200 metros do trevo chegaram a ouvir os tiros e procederam ao local do crime, entretanto, assim que chegaram, os atiradores já tinham fugido, não sendo possível identificá-los e prendê-los. No asfalto, os policiais encontraram várias cápsulas deflagradas aparentando ser de calibre 38.

A mesma viatura da PM foi quem socorreu o ex-prefeito para o Hospital de Miracema. Com ferimentos, a princípio, na nuca e num ombro, a vítima será transferida para o Hospital São José do Avaí (HSJA), em Itaperuna. Seu estado de saúde é grave e inspira cuidados.

O caso está sendo investigado na 137ª Delegacia Legal de Miracema. A motivação para a tentativa de homicídio é desconhecida da polícia.

CARREIRA POLÍTICA

David Loureiro Coelho mais conhecido como Davi Loureiro foi prefeito de São Fidélis, cidade onde reside, por dois mandatos: de 2000 a 2004 e de 2004 a 2008.

Em 2008 aceitou o convite da prefeita de Campos Rosinha Garotinho, em seu primeiro mandato, para ocupar o cargo de secretário municipal de Obras, cargo que tomou posse em janeiro do ano seguinte renunciando em abril 2010 para concorrer a deputado estadual.


Fonte: Ururau/São Fidélis Notícias
Fotos: São Fidélis Notícias

Governo do Estado já convocou mais de 3,6 mil professores este ano


Secretaria de Educação nomeou ontem 119 docentes

Este ano, a Secretaria Estadual de Educação já convocou 3.602 professores para reforçar seu quadro de profissionais. Ontem, o Governo do Estado nomeou 119 aprovados no concurso público para professor docente I (30 horas), realizado em 2014. A medida foi publicada no Diário Oficial. A listagem completa está disponível no site www.rj.gov.br/seeduc.

Os docentes deverão comparecer à Coordenação de Gestão de Pessoas das respectivas diretorias regionais para efetivarem a admissão e darem início imediato ao trabalho.

Até o fim de 2015, o Governo do Estado prevê realizar 850 novas convocações referentes aos cinco concursos vigentes para professor docente I (2011; 2013; 2013.1; 2013.2 e 2014).

O concurso de 2014 visou ao preenchimento inicial de 1.697 vagas (982 para docentes com carga horária de 30 horas semanais e 715 para 16 horas). A validade expira no dia 22 de junho de 2017, podendo ser prorrogada por mais dois anos.

No de 2013.1, com validade até 21 de agosto de 2017, foram oferecidas 362 oportunidades imediatas (144 para 30 horas e 218 para 16 horas). Além disso, houve formação de cadastro de reserva.

A seleção pública de 2013.2, válida até 29 de abril de 2016, disponibilizou 704 vagas para professor docente I – 16 horas e 696 vagas para 30 horas. Além disso, também houve formação de cadastro de reserva.

Vencimentos

Já o concurso de 2011, cuja validade termina no dia 17 de fevereiro de 2016, ofereceu 3.321 vagas. Dessas, 1.930 foram para docentes com carga de 16 horas semanais e 1.391 para 30 horas. As oportunidades foram preenchidas. As convocações são referentes ao banco de aprovados.

Os vencimentos são de R$ 2.211,25 (30 horas) e R$ 1.179,35 (16 horas). Além disso, os servidores públicos contam com auxílio-transporte (entre R$ 66 e R$ 132, conforme a carga horária) e auxílio-alimentação (R$ 160).


Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

Meio Ambiente realiza ação em prol do equilíbrio ecológico em SFI


A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana– SEMASFI, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos de Campos dos Goytacazes , realizou,  nesta quinta –feira (12),  mais uma ação de recolhimento, transporte e  correta destinação dos pneus inservíveis.

De acordo secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, aproximadamente 5.000 pneus  descartados em vias públicas e retirados junto às borracharias cadastradas na SEMASFI, foram recolhidos e transportados em dois caminhões caçambas. 

“Pneus inservíveis são pneus cuja vida útil terminou e que precisam ser descartados em um ambiente correto de modo que não cause o desequilíbrio ecológico e ambiental. Nesse sentido, o governo municipal, por meio da SEMASFI, colocou em prática, mais uma vez,  parte da política reversa,  que consiste no reaproveitamento dos pneus de diversas formas pela indústria, como na fabricação de asfalto ecológico, solados de calçados em geral, piso para quadra poliesportivas, tapetes para automóveis e afins”, destacou.

Heringer ressaltou ainda que os pneus descartados de forma errada no meio ambiente contribuem para entupimentos de redes de esgoto e enchentes, poluição de rios,  e podem ainda ser foco para proliferação de vetores (mosquitos da dengue), roedores, além de poluição atmosférica quando queimados.

O pneu costuma demorar mais de 150 anos para se decompor, desse modo, as campanhas de incentivo à coleta estão cada vez mais frequentes. Os interessados em contribuir para o recolhimento de pneus inservíveis deverão entrar em contato direto na sede da SEMASFI, situada na localidade de Fazendinha, ou pelo email: ambiente.pmsfi@yahoo.com.br


Ascom-SFI

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Artesã morre e marido fica gravemente ferido em acidente em Lagoa Doce


A artesã mora na Ilha dos Mineiros.
Uma mulher morreu em um grave acidente ocorrido na RJ-196, em Lagoa Doce, São Francisco de Itabapoana, por volta das 17h15 desta quarta-feira, 11-11. Um casal que residente na Ilha dos Mineiros são as vítimas deste acidente. Eles estavam em uma motocicleta, quando ao passarem por Lagoa Doce sofreram o acidente.

As vítimas foram socorridas pela unidade do Resgate Municipal de Barra do Itabapoana. A artesã Maria Neuza Teixeira dos Santos, 54, chegou sem vida ao Hospital Manoel Carola, enquanto o marido dela, Gilberto Carlos Andrade Mendes, 63 anos, foi levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) em estado gravíssimo.

Não se sabe ao certo a dinâmica deste acidente, ou seja, se foi uma queda de moto ou uma colisão com outro veículo. Em apoio ao BPRV, uma viatura da 3ª Cia da Polícia Militar percorreu a RJ-196 e não encontrou vestígios do acidente. A motocicleta pode ter caído em alguma ribanceira ou retirada do local do acidente. Uma equipe do BPRV estaria em contato com a equipe do Resgate Municipal para apurar o ponto exato do socorro.

Segundo apurou o Blog, o casal tem duas filhas. Elas já tomaram conhecimento do ocorrido. Trata-se de uma família tradicional de São Francisco de Itabapoana e muito conhecida na Ilha dos Mineiros. Maria Neuza era artesã e trabalhava com artesanato em conchas. 

Sepultamento (Atualização às 16h50 de 12/11/15)

O Corpo da artesã Maria Neuza Teixeira dos Santos foi sepultado na tarde desta quinta-feira, 12-11, no Cemitério do Centro de São Francisco de Itabapoana, após velório na Igreja Católica de Guaxindiba

O Blog conversou com Shirley Jardim, artesã de Gargaú. Shirley disse que Maria Neuza estava muito entusiasmada com a profissão. "Eu havia encontrado com ela a pouco tempo. Ela estava muito entusiasmada, pois havia chegado da Região Sul, onde participou, com um grupo de nove artesãs, de uma troca de conhecimento sobre artesanato. Perdemos uma grande amiga e o município uma grande artesã", contou Shirley.

Marido segue em estado grave no HFM

O Blog acompanha as notícias sobre o estado de saúde de Gilberto Carlos Andrade Mendes, 63 anos, que estava com a esposa no trágico acidente. Às 16h45 desta quinta-feira, a Assessoria de Imprensa do Hospital Ferreira Machado informou que segue grave o estado de saúde de Gilberto. Ele teve traumatismo craniano encefálico devido à queda de moto, informou o HFM. 

Saúde traça novas estratégias de conscientização no combate à dengue em SFI


A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapaona está reunindo sua equipe, com o objetivo de montar uma nova estratégia de conscientização da população com relação ao combate à dengue na região e mapear as áreas de risco do município.

Nesta quarta-feira (11), estiveram reunidas, junto ao secretário municipal de Sáude, Jayme Tinoco e a médica especialista em epidemiologia, Elizabeth Tudesco, as enfermeiras coordenadoras da Estratégia Saúde da Família.

Na ocasião o secretário enfatizou que o combate à dengue é de responsabilidade tanto do poder público como, sobretudo, da população que, por sua vez, deve adotar medidas preventivas e impedir que a dengue prolifere no município. Nesse caso, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água.

O prefeito Pedrinho Cherene demonstrou forte preocupação no que diz respeito a ocorrência expressiva dos casos de dengue em São Francisco. 


“O governo municipal tem intensificado as ações de combate à dengue, bem como por meio dos agentes de saúde, os quais realizam periodicamente visitas domiciliares, fazendo a inspeção de imóvel e eliminando os possíveis criadouros do mosquito. Além disso, eles orientam os moradores sobre os hábitos que devem ser adotados para evitar que novos focos se desenvolvam. Vale destacar que embora simples, esse trabalho é de fundamental importância para interromper o ciclo da doença”, ressaltou.

Com informações da Ascom-SFI

Agenda Cultural e Religiosa




III Festival de Cultura de Capoeira

O Grupo Gingaê Capoeira e as Associações de Moradores de Santa Clara (AMPRASC) e Macuco (AMPAMAC), convidam a todos para o III Festival de Cultura de Capoeira, com batizado e troca de cordas.

Será neste domingo,  15/11/2015, na sede da AMPRASC em Santa Clara.

Programação: 
9h - Uma grande roda de capoeira, com os mestres e graduados.
10h30 - Apresentação das manifestações culturais.
11h30 - Entrega de cordas e graduação dos alunos de Santa Clara e Macuco.
12h30 - Encerramento com grande almoço de confraternização e Roda de Pagode de Mesa.

Realização: Instrutor Motivo.
Coordenação: Mestre Touro.

Sindipetro-NF informa vazamento de óleo na Bacia de Campos


O Sindipetro-NF informou em seu site que acompanha a situação da plataforma P-37, na Bacia de Campos, que sofreu um vazamento de óleo nesta terça-feira, 10-11. A entidade foi informada por trabalhadores de que a produção foi totalmente paralisada na unidade, que está sendo operada pela equipe de contingência da Petrobrás — integrada pelos chamados "pelegos", empregados que não aderiram à greve. O prejuízo diário é de 40 mil barris de petróleo.

Como não há grevistas a bordo da plataforma, o sindicato não tem informações precisas sobre o vazamento. O caso, no entanto, foi admitido pela Petrobrás em contato feito com a empresa pelo NF.  Segundo os trabalhadores o óleo se espalhou pelo convés e atingiu o mar. Já a empresa diz que o vazamento não foi no "top side".

Para o sindicato, este é mais um exemplo da irresponsabilidade da gestão da companhia, que mantém plataformas sendo operadas por equipes de contingência despreparadas, colocando vidas em risco e as próprias instalações da empresa.

Desde o início da greve, o indicativo da entidade sindical é de greve de ocupação, com os grevistas, que são capacitados tecnicamente para manterem a operação, permanecendo nos seus locais de trabalho e garantindo a produção mínima para a segurança e a habitabilidade — o que está ocorrendo em quase 30 unidades da Bacia de Campos.

A insegurança assola as plataformas operadas pelos "pelegos". Em razão disso, o sindicato orientou os grevistas destas unidades a desembarcarem, para que não fiquem expostos à irresponsabilidade da empresa.

A Petrobras divulgou uma nota. Confira:

"A Petrobras informa que nesta terça-feira (10/11) foi identificada uma mancha de óleo nas proximidades da plataforma P-37, que opera no Campo de Marlim, na Bacia de Campos. O volume encontrado, cerca de 0,37 metros cúbicos, está sendo dispersado mecanicamente, conforme normas ambientais vigentes, com a utilização de duas embarcações especializadas. Os procedimentos de emergência necessários para eventos dessa natureza foram acionados e a produção de P-37, que é de cerca de 30 mil barris por dia, foi interrompida preventivamente. Os órgãos competentes foram devidamente informados e as medidas de inspeção estão em andamento para a análise da ocorrência."

Foto: Plataforma P-37 - Geraldo Falcão - Divulgação/Petrobras

Fonte: Com informações do Sindipetro-NF

Defesa Civil de São Francisco monitora lama de barragem da Samarco



A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana informa que está monitorando o deslocamento da lama, oriunda do rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

De acordo com o Coronel Silas, quanto ao Rio Itabapoana, não existe o risco de ser atingido por se tornar bem mais ao Sul em relação ao percurso da lama. No entanto, apesar disso, o monitoramento periódico por parte da Defesa Civil vai continuar, podendo a população sanfranciscana ficar tranquila. 

Ascom-SFI

TSE aprova Calendário Eleitoral das Eleições de 2016


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (10), o Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2016. A eleição ocorrerá no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos casos de segundo turno. O calendário contém as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral. Os eleitores vão eleger em 2016 os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Ao apresentar relatório e voto sobre a resolução do calendário, o ministro Gilmar Mendes informou que, em 19 de março de 2015, oficiou a todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que enviassem ideias e sugestões a serem apreciadas na oportunidade da elaboração das instruções sobre as regras das eleições do ano que vem. O ministro acrescentou que a minuta de resolução encaminhada aos gabinetes dos demais ministros considerou as sugestões das Cortes Regionais e dos grupos de trabalho e unidades técnicas do TSE. Ele agradeceu a valorosa contribuição do ministro Henrique Neves que, juntamente com as áreas técnicas, assessorias do Tribunal e equipe do gabinete do relator, “realizou em exíguo prazo estudos visando ao aperfeiçoamento do texto da minuta de resolução do calendário eleitoral”. O ministro salientou, ainda, a participação dos TREs com as suas propostas.

Gilmar Mendes ressaltou que, diferente de outras eleições, em que a minuta do calendário eleitoral foi aprovada no primeiro semestre do ano que antecede o pleito, esta foi submetida à apreciação do Plenário apenas agora em razão da perspectiva de reforma política pelo Congresso Nacional, que culminou com a sanção da Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015.

“A expectativa de alteração de várias datas relevantes do processo eleitoral foi confirmada, como se sabe. O texto ora proposto contempla as alterações promovidas pela referida Lei na legislação eleitoral, a qual reduziu substancialmente o tempo de duração do processo eleitoral ao modificar o período das convenções partidárias, a data limite para o registro dos candidatos, o período para a realização das propagandas eleitorais, dentre outros marcos”, acrescentou o relator.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse que, realmente, a reforma eleitoral promovida neste ano “alterou de maneira significativa e profunda o calendário das eleições, inclusive com a redução do tempo de campanha”.
Dentre as principais mudanças no Calendário, estão:

Filiação partidária

Quem quiser concorrer no próximo ano, deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

Convenções partidárias

As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

Registro de candidatos

Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho.

Propaganda eleitoral

A resolução do calendário das eleições de 2016 incorpora, ainda, outras alterações produzidas pela reforma eleitoral, como a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.

Confira aqui a íntegra do Calendário Eleitoral das Eleições de 2016.

Fonte: TSE

Colônia Z1 divulga nova etapa do curso de Rádio Operador


O Blog publica abaixo um comunicado da Colônia de Pescadores Z1 sobre a nova etapa do curso de Rádio Operador

COMUNICADO: DIVULGAÇÃO DAS DATAS DO CURSO E DA PROVA DA ANATEL, REFERENTES AO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA CURSO DE RÁDIO OPERADOR

A Colônia de Pescadores Z-1 de São Francisco de Itabapoana – RJ, por meio da Comissão de Seleção, composta por representantes da Petrobras e da empresa Falck Nutec contratada para ministrar o curso de Rádio Operador, torna público que:

1. O curso acontecerá na sede do Núcleo da Z-1 em Guaxindiba, Avenida Atlântica, 562 Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, nos dias 16, 17, 18 e 23 de novembro, das 9 às 16 h.

1.1. Ressaltamos que, de acordo com o item 9.2 do edital, os 12 (doze) candidatos previamente selecionados, serão submetidos a um teste escrito de português e noções de informática, no primeiro dia do curso, onde 08 (oito) deles serão classificados.

2. A prova da Anatel acontecerá na data de 25 de novembro de 2015, na Cidade do Rio de Janeiro, às 10h; mais esclarecimentos serão fornecidos durante o curso.

Por fim, ressaltamos que o curso de Radioperador é um projeto de compensação exigido pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.

São Francisco de Itabapoana, 11 de novembro de 2015.

Diviane Santos das Chagas Barreto
Presidente da Colônia de Pescadores Z-1 de

São Francisco de Itabapoana – RJ

Rio Rural realiza evento de capacitação em técnicas sustentáveis na Estação Ecológica de Guaxindiba


Cerca de 50 produtores participaram da qualificação

O Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, promoveu a Primeira Capacitação de Produtores para implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), técnicas sustentáveis de manejo florestal combinada com produção agrícola. A atividade aconteceu nas sete microbacias hidrográficas de São Francisco de Itabapoana: Tipity, Brejo da Cobiça, Batelão, Rio Guaxindiba, Floresta, Baixa do Arroz e Caldeirão, no Norte Fluminense.

O evento, em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), aconteceu na semana passada, na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, reunindo cerca de 50 produtores e seus familiares, que assistiram palestras e vídeos e participaram de visitas de campo.

- Esta capacitação visa levar aos produtores boas práticas de manejo incentivadas pelo Rio Rural, que constituem uma importante alternativa de uso sustentável do ecossistema - afirmou o engenheiro agrônomo Herval Fernandes Lopes, gerente técnico estadual de Projetos Sustentáveis da Emater-Rio.

A preservação da floresta e de sua biodiversidade foi um dos principais temas de discussão. Após palestras e exibição de vídeos, os participantes percorreram a trilha da reserva ecológica para avaliar, in loco, a condição dos solos da região, atribuindo notas com base nos indicadores de sustentabilidade.

Temas como Mata Atlântica de Tabuleiro e classificação botânica de espécies da floresta e a importância do sistema agroflorestal para os produtores também estiveram na pauta do evento. Para o professor do Laboratório de Ciências Ambientais da UENF, Marcelo Trindade Nascimento, a troca de experiências e o conhecimento adquirido pelos agricultores foram essenciais para o desenvolvimento do SAF na região.

- A teoria veio complementar informações que o produtor já tem, mas muitas vezes não coloca em prática no seu dia a dia. Uma delas é a atividade de reflorestamento - disse o pesquisador.

Agricultores em ação pelo meio ambiente

O reflorestamento já é uma preocupação dos agricultores, que contam com o SAF para recuperar o solo e garantir boas plantações.


- Por um bom tempo, ocorreu desmatamento irregular. Tudo foi ficando devastado, principalmente por conta das lavouras de cana-de-açúcar. Por isso é importante o reflorestamento promovido pelo programa Rio Rural nas nossas reservas. Quero investir na avicultura e na mata nativa - disse o produtor Janito Gomes de Souza, de 69 anos, da microbacia Brejo Grande.

Fonte: Ascom/Agricultura RJ

Conselho de Segurança em Santa Clara discute planos para o verão 2016

Polícia Militar posicionará viaturas em pontos estratégicos da Avenida Oswaldo Rezende.

Na reunião do Conselho de Segurança Pública realizada nesta terça-feira, 10/11, na sede da Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara (Amprasc), no litoral de São Francisco de Itabapoana, um dos temas abordados foi com relação à segurança durante a temporada de verão 2016.


Ficou definido dentre outras medidas importantes que a Polícia Militar posicionará viaturas em pontos estratégicos da Avenida Oswaldo Rezende e no litoral de Santa Clara coordenando a força policial que aturará nas praias do município na temporada de verão. 

O som automotivo está proibido conforme Lei Municipal.  O Tenente Carmo, comandante da 3ª Cia de Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana exibiu um vídeo com destaque das ações que a PM pretende colocar em prática na temporada de férias.

Outro assunto bastante discutido foi a falta de iluminação pública em diversas Ruas de Santa Clara oportunidade em que o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Roosevelt Batista disse que levará as reivindicações ao prefeito Pedrinho Cherene.

Um comerciante levou até a mesa diretora a reivindicação da construção de cinco quebra-molas na Avenida Alair Ferreira se comprometendo, após a construção dos quebra-molas, a doar as placas de sinalização.  

A retirada ilegal de areia da Praia também foi denunciada e, por fim, houve um comprometimento da Guarda Civil Municipal e da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransf) em colaborar com a Polícia Militar na temporada de verão.


A reunião foi presidida pelo advogado Romário Teixeira Bernardo e contou a presença de autoridades policiais, da delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Dra Ivana Morgado e do comandante Carmo da 3ª Cia de Policiamento Militar do município além de representantes do Batalhão de Policia Rodoviária, posto 15 de Imburi, de secretários, da Guarda Civil Municipal, da Emtransf e vereadores do Legislativo Municipal. O presidente da Amprasc lamentou a ausência de alguns secretários da prefeitura municipal de SFI. 

O presidente Romário Bernardo anunciou a próxima reunião do Conselho para a localidade de Ladeira das Pedras no mês de dezembro. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Executivos do Porto de Roterdã visitam área do Porto Central em Presidente Kennedy


A visita foi à Praia das Neves, local onde o Porto
Central será construído. Foto: Divulgação/Prefeitura
O município de Presidente Kennedy recebeu a visita de representantes da Embaixada da Holanda no Brasil e um grupo de executivos-chefes da área financeira (CEO) do Porto de Roterdã, na última semana (5), no local onde será construído o Porto Central, na Praia das Neves.

Para o chefe de gabinete da Prefeitura de Presidente Kennedy, José Augusto Paiva, a manifestação de interesse de Roterdã e do governo Holandês é muito importante nesse momento em que o governo do Estado conseguiu judicialmente a posse dos terrenos onde será construído o porto.

“Demos garantias de nossas intervenções estruturantes e a continuação do diálogo entre Prefeitura, TPK Logística e Porto de Roterdã que têm know how em logística e transportes, com o propósito de reafirmarem os investimentos econômicos devido a construção do porto em nossa região”, diz José Augusto.

Acompanhados dos CEOs da Polimix Fiab Participações e Nova K (TPK Logística) e de representantes do governo do Espírito Santo e do município de Presidente Kennedy, eles visitaram a região e conheceram todo o projeto na área de construção, logística e transporte que foi apresentado pela TPK. Quanto a Prefeitura coube apresentar as futuras intervenções por parte do governo municipal, principalmente em relação às melhorias de vias de acesso ao empreendimento.

O empreendimento ocupará área de 20 milhões de metros quadrados e demandará investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, com a construção prevista para o segundo semestre de 2016.

O Porto Central tem como sócios o Porto de Roterdã, que será o gestor e operador do projeto, o governo do Espírito Santo e um grupo de investidores da TPK Logística.

O Porto Central

O empreendimento ocupará área de 20 milhões de 
metros quadrados e demandará investimentos da ordem
de R$ 5 bilhões. Foto: Divulgação
O Porto Central, que será construído em Presidente Kennedy, seguirá o modelo do Porto de Roterdã (Holanda) de porto-indústria. O terminal irá operar diversos tipos de cargas como: granéis líquidos (petróleo e derivados e produtos químicos), granéis sólidos (minério de ferro, carvão, ferro gusa), além de soja, milho, trigo e outros produtos agrícolas, fertilizantes e veículos.

O Porto Central também vai movimentar contêineres. Para tanto, estão previstos 30 berços no terminal. A profundidade vai variar de 10 a 25 metros, o que vai permitir que o porto receba navios de grande porte.

O projeto prevê quatro etapas. O investimento previsto para a primeira é de R$ 1,5 bilhão. Para as outras fases, será de cerca de R$ 5 bilhões.

A expectativa é de que as obras tenham início no segundo semestre de 2016. A operação do porto vai começar a partir de 2018.


Fonte: Folha Vitória

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Agentes da Barreira Fiscal fazem operação na RJ-224, em São Francisco de Itabapoana




Agentes da Barreira Fiscal realizaram operação em São Francisco de Itabapoana, nesta segunda-feira, 09-11.

As blitz foram realizadas em dois períodos. No primeiro momento, entre 12 horas e 13 horas, dos doze caminhões abordados pelos fiscais, três foram autuados por alguma irregularidade com a nota fiscal, seja ausência da documentação ou inconsistência da carga com o que foi declarado em nota. Dos caminhões autuados, um transportava abacaxi, outro água mineral, enquanto o terceiro produtos diversos.


Já na parte da tarde, em blitz registrada pela reportagem do Blog em Morro Alegre, na RJ-224, em frente ao Centro Cultural Tabernarte, dos seis caminhões parados, cinco foram autuados, sendo três caminhões com produtos diversos, o quarto com carga de abacaxi e um quinto transportava gás.

Perseguição policial e apreensão de drogas e peças de motos no Espiador, em SFI




Na noite deste domingo, 09-11, a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que uma motocicleta Honda Titan de cor amarela estaria trafegando com dois elementos, possivelmente armados, pela Estrada do Espiador, no entorno do Centro de São Francisco.

O GAT – Grupo de Ações Táticas da 3ª Cia - se deslocou ao local afim de averiguar a denúncia. Nas imediações da Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista (Escola Modelo), a viatura cruzou com uma motocicleta nas mesmas características.

Ao perceberem que seriam abordados, os ocupantes da moto empreenderam fuga em alta velocidade pela Estrada do Espiador. A guarnição fez o acompanhamento do veículo, afim de tentar montar um cerco com outras viaturas. Entretanto, ainda na Estrada do Espiador, a motocicleta adentrou o quintal de uma casa. Nesse momento os dois elementos começaram uma fuga a pé. Um dos acusados foi alcançado e o outro conseguiu fugir pelos fundos da residência.

Após revista pessoal, o homem disse que não estava fugindo e que aquela seria sua residência. No local onde a motocicleta foi deixada a guarnição encontrou um simulacro de arma e diversas partes de motores de motocicletas. Foi constatado também que a motocicleta usada na fuga aparentava sinais de adulteração.

Durante as buscas nas imediações, um outro elemento suspeito foi abordado pela guarnição. Ele disse que é apenas vizinho, seu documento de identidade estaria em casa, e que os policiais poderiam revistar sua residência.

Acontece que ao realizar a revista no imóvel foi encontrada uma bucha de maconha. Os policiais observaram uma segunda casa no mesmo terreno. Indagado a respeito, o mesmo informou que essa casa estaria alugada, e que foi entregue pelo inquilino a pouco tempo.

O homem autorizou a entrada dos pms nessa casa. Foi quando os agentes encontraram no interior deste segundo imóvel 09 sacolés de cocaína. O proprietário disse desconhecer o material, e afirmou que seria proprietário apenas da maconha.

Os dois homens, as drogas, a motocicleta e algumas peças de motos foram levados para registro de ocorrência na 147ª Delegacia Legal. De forma espontânea, o terceiro homem, que seria o inquilino da segunda casa, compareceu na Delegacia. Ele foi reconhecido também como sendo o elemento que se encontrava conduzindo a motocicleta no momento da fuga, e que havia conseguido fugir a pé. Também de forma espontânea, compareceu à delegacia o proprietário da motocicleta.

Todos foram conduzidos a 146ª DP para apreciação da autoridade policial, onde o elemento que foi encontrado com as drogas foi autuado no artigo 28 da lei 11.343/2006 e os outros 3  foram autuados no artigo 180 do Código Penal, crime de receptação.

Atuaram na ocorrência o sargento Lage e os soldados D. Rodrigues, Nascimento e Carlos Dias.