sábado, 25 de julho de 2015

Aberto o 29º Festival do Maracujá em SFI

João Neto e Frederico se apresentam neste sábado (25)


Fotos: Ascom SFI.

Um espetáculo cultural de dança, teatro, banda de fanfarra, culinária típica, show regional, entre atrações, marcaram abertura do tradicional Festival do Maracujá, no distrito de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana na noite de sexta-feira, 25.

O público assistiu um pouco da história de São Francisco e a produção de maracujá, através de uma quadrilha, cujo tema: " São Francisco, as maravilhas do sertão”, apresentada pelo grupo cultural Lourenço do Espírito Santo, oriundo de Atafona em São João da Barra.

Em sua 29º edição o evento tem o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca e vai até domingo (26).

O prefeito Pedrinho Cherene ressaltou que sempre está unindo esforços das secretarias municipais e toda equipe de governo para continuar investindo em todas as áreas do município em meio à crise financeira que castiga o país.

— Enquanto outros municípios estão cancelando os eventos tradicionais para conter os gastos, nosso governo municipal não tem parado de investir de forma responsável e cautelosa nos diversos setores da região, sobretudo, o turismo que é um dos principais meios de movimentar a economia local — frisou.

De acordo com o secretário de Turismo, André Ricardo, foi elaborado um planejamento orçamentário bem estratégico, que passou por muitos ajustes até chegar a realização do Festival do Maracujá.

— Em todas festas culturais do município apoiadas e realizadas pela Secretaria de Turismo, busca-se aliar economia e qualidade e, logo, são oferecidas as melhores atrações, respeitando os limites da nossa realidade financeira — destacou.


Durante todos os dias do evento o público é recepcionado com um amplo stand instalado com diversos produtos, doces e outros derivados do Maracujá. A entrada é franca. (Da redação com Ascom SFI ) 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Estado do Rio já tem 61 Conselhos Comunitários

Conselho de São Francisco se reúne todo mê.
Além das polícias, participam representantes de secretarias estaduais e municipais, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e guardas municipais.

O Rio de Janeiro tem, atualmente, 61 Conselhos Comunitários de Segurança (CCS). Recentemente, a cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ganhou o canal de interlocução entre a sociedade e as polícias Civil e Militar, que conta ainda com a participação de representantes de outros órgãos e serviços públicos.

Vinculados ao Instituto de Segurança Pública (ISP), cada CCS atua em uma Área Integrada de Segurança Pública (AISP). São dirigidos e presididos por representantes da sociedade civil e têm o comandante do Batalhão e da delegacia da região como membros natos.

Para a coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança, major PM Claudia Moraes, os Conselhos favorecem a interação entre moradores e policiais, contribuem com o planejamento de estratégias de segurança como parte do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) e funcionam como uma espécie de prestação de contas.

“Os conselhos são organizados pelo Estado, mas o cidadão é o protagonista. Queremos aproximar a população e os órgãos públicos, porque é o morador quem conhece as necessidades locais. Criamos um espaço democrático e conseguimos resolver muitas demandas durante os encontros. As demais são encaminhadas aos órgãos competentes. Segurança pública vai além da polícia.  Uma lâmpada queimada em um poste pode aumentar a sensação de insegurança e é uma questão que pode ser resolvida rapidamente. Os conselhos são espaços de educação e cidadania onde a comunidade passa a entender o que é atribuição de cada instituição”, disse a major.

Reuniões


Cerca de 3 mil pessoas compareceram nas reuniões mensais em 43 municípios. Além das polícias, participam representantes de secretarias estaduais e municipais, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e guardas municipais.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

SFI sediará jornada pedagógica

“Construindo uma educação de qualidade” será o tema do evento.

De 27 a 28 de julho, São Francisco de Itabapoana traz para seus profissionais da educação a Jornada Pedagógica que será realizada no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula no centro da cidade. O evento, que tem organização da empresa Máxima Eventos tem como tema “Construindo uma educação de qualidade” .

A secretária municipal de Educação de São Francisco de Itabapoana, professora Kátia Regina, confirmou presença no evento.

— É fundamental a renovação de saberes pedagógicos e técnicas de ensino para uma educação cada vez melhor em São Francisco de Itabapoana — diz.

É uma oportunidade para todos os professores do município e da região de atualizar e gerar novos conhecimentos a partir das palestras especiais que serão levadas ao evento.

Os professores devem escolher qual o período escolhido para assistir as palestras, manhã ou tarde, nos dois dias, segunda e terça-feira.

A Jornada traz ainda uma palestra para os pais no dia 27/07 à noite e para os profissionais de apoio no dia 29/07 de manhã.

Confira a Programação

27/07 - segunda-feira de  07:00 às 12:00       
07:00 - Credenciamento
07:30 - Café de boas vindas
08:00 - Abertura oficial

08:30 - Palestra com Hamilton Werneck (RJ)
Tema: "Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata"

10:00 - Palestra com Marizinha Coqueiro (ES)
Tema: "Desafios do mundo contemporâneo: desenvolver amorosidade nas relações família/escola"
Idêntica programação segue à tarde com credenciamento às 12h30 e abertura oficial às 13 horas.

28/07 -  terça-feira de 07:30 às 12:00   
07:30 - Credenciamento

08:00 - Palestra com Palestra com Paulo Magri (SP)
Tema: "Como conquistar as melhores notas no IDEB e tornar o município uma referência em ensino"

09:30 - Café com prosa

10:00 - Palestra com Erik Penna (SP)
Tema: "Motivação Nota 10"


Idêntica programação segue à tarde com credenciamento às 12h30 e abertura oficial às 13 horas. (Da redação com informações do site Máxima Eventos. Foto do arquivo do Blog )

PM apreende drogas em pousada desativada em Santa Clara


A Polícia Militar realizou uma apreensão de drogas na manhã desta quarta-feira, 22-07, na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana.

Atendendo a uma denúncia anônima que chegou ao Conselho de Segurança de São Francisco de Itabapoana, os sargentos Jordany e Lage, do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Santa Clara chegaram a uma pousada desativada.

A denúncia era que um homem estaria traficando drogas no local. Quando os policiais chegaram não havia ninguém no imóvel, que está mal conservado e aparenta estar abandonado.

A partir da denúncia de que havia drogas escondidas no local, os policiais realizaram buscas e encontraram, em um cômodo dos fundos da pousada, 85 papelotes de cocaína e 32 pedras de crack.


As drogas foram levadas até a 147ª Delegacia Legal, onde a ocorrência foi registrada.

O Conselho de Segurança de São Francisco de Itabapoana disponibiliza o “Digita-denúncia”, um serviço de denúncia anônima via e-mail à disposição da população. Segundo o presidente do órgão, Romário Teixeira Bernardo, o anonimato é garantido. O e-mail do Conselho de Segurança é: conselhodesegurancasfi@gmail.com .

Fotos: divulgação PM

Classificação do Campeonato de Futebol de SFI

Após dez rodadas, veja como está a disputa:

Categoria Aspirante
Últimos jogos válidos pela 10ª rodada, realizados no último domingo, 19-07:




Categoria Principal
Últimos jogos válidos pela 10ª rodada, realizados no último domingo, 19-07:




Incidente interrompe partida

Devido a um incidente ocorrido na partida entre União e Barra, realizada neste domingo, 19, em Praça Imaculada, que atrapalhou o encerramento do jogo, a partida continuará a partir do ponto que ocorreu o imprevisto, aos 15 minutos do segundo tempo, quando o placar estava 1 a 0 para o União.

Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, um indivíduo, não identificado, entrou em campo de posse de uma faca ameaçando as duas equipes e o árbitro. Como o homem não pertence a nenhuma das duas torcidas, as equipes não foram prejudicadas e a partida continuará em campo neutro, no Estádio de Alegria dos Anjos, neste domingo, 26-07, às 15 horas.

A Polícia foi acionada, mas quando chegou ao local o elemento já havia fugido de moto. Nenhum representante das equipes soube dizer de onde é o homem que invadiu o campo. De acordo com testemunhas, antes, o invasor teria arrumado uma confusão no Estádio. Quando o árbitro sentiu confiança em recomeçar o jogo, já era tarde demais, e, por falta de luz natural a partida teve de ser encerrada. O campo de Praça Imaculada não tem refletores.

Confira abaixo os jogos válidos pela próxima rodada, a 11ª, que serão realizados apenas no dia 02/08. A Secretaria de Esporte e Lazer lembra que o Campeonato já faria uma parada neste fim de semana, por conta do 29º Festival do Maracujá.

Folga Barrinha

Veja aqui a tabela completa

terça-feira, 21 de julho de 2015

Atletas de São Francisco de Itabapoana conquistam ouro, prata e bronze no Mundial de Jiu-Jítsu no Rio de Janeiro

Competição foi no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN)  da Marinha do Brasil no Rio.
  

Atletas da Academia Gfteam, núcleos de Santa Clara e Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu 2015, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Olímpico (CBJJO), no último sábado dia 11 de julho, no Rio de Janeiro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) da Marinha do Brasil. 

Acompanharam os atletas os mestres da Academia Gfteam, Genilson Barreto de Sá , Paulo Roberto Almeida Figueiredo, Viviane Miranda  e Serginho.

Na segunda-feira, 20, os atletas participaram de uma entrevista ao vivo na Rádio São Francisco FM oportunidade em que falaram da competição.

O Blog publica a relação da equipe de São Francisco de Itabapoana.

Medalha de ouro:
Gerlane Faria Miranda, 19 anos, Rômulo Henrique Rosa, 16 anos, Mateus da Silva Sá, 11 anos e Douglas William Martins, 14.

Medalha de prata:
Ítalo Henrique do Nascimento Rosa, 14 anos, Ricardo Gomes, 16 e Alison Oliveira, 17 anos.

Medalha de bronze
Edivan Gomes de Souza, 15 anos.

A atleta Gerlane Faria, em nome da equipe, agradeceu o apoio do Secretario Municipal de Esporte e Lazer, Noel Júnior e do prefeito Pedrinho Cherene. A equipe também relacionou dezenas de colaboradores e voluntários que participaram apoiando os atletas. A próxima competição será em Vitória no  mês de agosto.




AMACC reivindica construção da Estrada da Linha ligando Muritiba a Santa Clara

A Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Campo Novo de Cacimbas (AMACC), entregou ofício ao vereador Marcelo Garcia (PSDB-SFI) para solicitação aos órgãos competentes de estudos e abertura de edital para obras na Estrada da Linha, que liga a localidade de Muritiba à Ponte de Santa Clara. A estrada tem um percurso total de 9 km e apenas 2,5 Km dela dependem de pavimentação.

Após as obras necessárias no local, espera-se que o trajeto, que envolve as localidades de Campo Novo, Muritiba, Santa Clara e a cidade de São Francisco, seja encurtado em cerca de 5 km e possibilite o melhor trânsito de pessoas e da produção daquela região.

O presidente da AMACC, Edmundo Siqueira, destaca a importância da obra:   — Entendo ser de grande importância uma ação da prefeitura de São Francisco nesse sentido. Facilitaria a vida de muitos moradores das localidades envolvidas e favoreceria muito toda uma cadeira produtiva —, comenta.

Edmundo destaca ainda a necessidade de aproximação da sociedade civil organizada, o poder público municipal e os vereadores:

— Obras de baixa complexidade como a proposta pela AMACC e de fácil execução pela prefeitura devem ser atendidas pois trazem grandes benefícios. O Vereador Marcelo Garcia me garantiu que seguirá com os estudos necessários para a obra bem como a adequação da estrada, que está em processo de mudança de responsabilidade para o Estado. Procurarei também, com mesma solicitação a vereadora Yara Cínthia — concluiu.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Lutadores de São Francisco se preparam para Copa do Mundo Interclubes de Jiu-Jitsu


Competição acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, em Belo Horizonte

Mestre Wagner Barroso com duas alunas
Atletas do Jiu-Jitsu de São Francisco de Itabapoana, da Academia Gracie Barra, se preparam para participar da Copa do Mundo Interclubes, que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no Mineirinho, em Belo Horizonte.

Entre os lutadores do município, que disputarão a competição estão o faixa roxa categoria Super Pesado Fabricio Braga, atual Campeão Mundial, o faixa azul médio Renan Rodrigues, Campeão Capixaba, o faixa laranja Leonan Freitas, Campeão Capixaba pesado infantil, o faixa branca pluma juvenil Daniel Araújo, segundo lugar no Internacional, Murilo Silva, 5° lugar no Internacional e o faixa branca juvenil categoria pesado Gustavo Rosa. O mestre Wagner Barroso, treinador dos lutadores, também entrará no tatame na disputa pelo título na categoria faixa preta 2° grau meio pesado (82 a 88 kg).

Os lutadores veem obtendo bons resultados em outras competições, e isso credenciou todos para representar o Município neste evento Internacional com representantes de mais de 15 países.

A Copa do Mundo faz parte do calendário de competições previstas pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu (LBJJ) em 2015. Em cada disputa promovida pela LBJJ, os atletas que sobem ao pódio somam pontos para o ranking.


“Nós já estamos na quarta competição seguida entre os primeiros lugares. Já ganhamos dois Campeonatos Internacionais, Brasileiro, Capixaba. Eu me sinto preparado, treino forte diariamente, estou em um bom ritmo de competições, mas prefiro não criar expectativas. Mas vou trabalhar e fazer o meu melhor”, disse o lutador e Mestre Wagner Barroso. Mesmo sem saber quem será seu adversário em Belo Horizonte, já que a chave só é divulgada no dia do evento, Barroso está confiante.

domingo, 19 de julho de 2015

Mutirão de combate e prevenção à dengue chega a Barra do Itabapoana

Fotos: Ascom.
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana, informa que está realizando ações de combate e prevenção à dengue nas comunidades da região.  Nesta semana os agentes de saúde estiveram atendendo a localidade de Barra do Itabapoana onde os moradores têm reclamado da existência de um surto de dengue no Conjunto Habitacional do Morro. 

Uma moradora do lugar falou à Rádio Francisco FM que a filha dela foi diagnosticada com dengue hemorrágica.

— Ela precisou ser removida na viatura do Resgate da Saúde para o Hospital Manoel Carola. Aqui na comunidade do Morro em Barra tem uma fossa aberta que precisa urgentemente ser fechada pois está com suspeita de foco de dengue. A própria caixa d’água coletiva que abastece o conjunto habitacional está aberta — diz a moradora.  


O secretário de saúde, Dr. Jayme Tinoco, explicou que o mutirão da saúde, consiste em um trabalho focal de eliminação, inspeção e tratamento com visita domiciliar em todas as casas, incluindo os terrenos baldios de Barra do Itabapoana, começando pelas áreas onde há possibilidade mais incidência da doença.

— Esse mutirão conta com a participação efetiva dos moradores. A população também precisa se ajudar no combate à dengue fazendo a sua parte, limpando cisternas e não deixando água limpa parada — ressaltou.


O prefeito Pedrinho Cherene destacou que é um trabalho constante da Secretaria Municipal de Saúde, promovendo ações educativas que visam a prevenção.  — Todos nós devemos estar unidos  para melhorar dia a dia a qualidade de vida — frisou. (Da redação com informações da Ascom)

Rotary São Francisco promove ação beneficente em Barra do Itabapoana

Próxima ação do Rotary será em Deserto Feliz.

O conjunto habitacional do morro em Barra do Itabapoana recebeu, neste domingo, 19, uma caravana do Rotary Club São Francisco de Itabapoana que promoveu mais uma ação em prol de familiares carentes do lugar.

O objetivo da caravana da solidariedade foi levar uma cadeira de rodas, uma cama hospitalar e um colchão, para um morador enfermo do lugar além de alimentos e roupas usadas para as famílias carentes.

— Foi uma manhã gratificante que nos proporcionou a oportunidade de ajudar quem necessita — diz o presidente do Rotary SFI, Luiz Gonzaga (Luiz da Fazenda).

A próxima ação do Rotary São Francisco será na localidade de Deserto Feliz com a entrega de cobertores e roupas usadas