sábado, 6 de junho de 2015

PM apreende drogas em Gargaú

Uma denúncia anônima levou uma guarnição da PM, DPO de Santa Clara, no comando dos Sargentos Jordany, Batista e Jefeferson a apreensão de 44 papelotes de cocaína na praia de Gargaú. Segundo a PM elementos estariam vendendo cocaína na Barra Velha.

“De posse das informações procedemos a Gargaú, e, após um cerco localizamos a droga, mas não logramos êxito em prender os elementos que fugiram pela beira mar. O material apreendido foi levado para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana onde a ocorrência foi registrada. 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

São Francisco de Itabapoana aparece em último lugar no ranking da extrema pobreza no RJ

A história de Valdir Barreto de Lima, de 45 anos, no
jornal O Globo, é um retrato do que ocorre no município,
 onde mais de 40 por cento  dos  moradores recebem 
Bolsa Família.

Vinícius Berto, da redação
Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo

Esta semana o município de São Francisco de Itabapoana foi tema de uma reportagem do Jornal O Globo, publicada na segunda-feira, 01/06, (leia e aqui a reportagem) que mostra o município na pior posição do ranking da extrema pobreza entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com base no Censo de 2010 do IBGE e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, também do IBGE. Segundo o MDS, dos 41.354 moradores de São Francisco, 15,6%, ou seja, 6.452 vivem na extrema pobreza.

É mais um título ruim para o município, não bastasse a incomoda posição de São Francisco, que figura há cerca de 12 anos na penúltima posição no Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio de Janeiro.

A matéria de O Globo integra uma série de reportagens que o jornal vem publicando, intitulada "Os miseráveis", que mostra como e onde vive quem precisa driblar dificuldades como desemprego e fome.

Após a publicação de O Globo, a Inter TV, emissora afiliada à Rede Globo na Região, produziu uma reportagem sobre o assunto (assista aqui). Tanto no Jornal quanto na TV o dia-a-dia do machadeiro Almir Alves Pereira, morador na localidade de Valão Seco, ganhou destaque. Com uma renda de apenas R$ 50 por mês, Almir é o retrato dessa camada da população que vive na extrema pobreza.

Em resposta à Inter TV, a Secretaria Municipal de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana disse que está fazendo ações para mudar essa realidade, como a qualificação profissional de mais de 1.500 cidadãos por cursos do Pronatec, Senai e do Programa Geração de Trabalho e Renda; além da criação do Balcão de Empregos, em 2013, para colocar no mercado formal 261 profissionais.

O tema foi pauta na Rádio São Francisco nesta sexta-feira.

O assunto foi abordado na edição desta sexta-feira, 05-06, do Jornal São Francisco é Notícia, da Rádio São Francisco. É uma triste realidade? É. Choca? Muito. Está a nossa frente? Basta percorrer as periferias e zona rural do município.

Foram 10 anos, de 2003 a 2013 como segundo pior IDH do Estado do Rio de Janeiro. 

Em 2013, quando todos aguardavam com expectativa a nova divulgação, eis que o município apareceu novamente como segundo pior IDH do RJ. Veja aqui a reportagem que o Blog fez na ocasião. Como o censo demográfico só é feito de 10 em 10 anos, o município vai figurar até a próxima década como o segundo pior IDH. 

Entretanto não é hora de lamentações; a hora é de arregaçar as mangas e focar nesses problemas sociais.

O Blog reconhece que as ações enumeradas pela Promoção Social são um avanço. São Francisco nunca viu tantos cursos de qualificação gratuitos como na atualidade. É seguir nesse caminho e promover outras ações, apesar de o tempo de resposta ser demorado, devido ao intervalo de 10 anos das pesquisas do IBGE.

Todas as ações positivas da atual gestão não apareceram na pesquisa divulgada, afinal os dados do MDS são relacionados ao Censo de 2010. Entretanto, é preciso melhorar o mapeamento dos cidadãos em vulnerabilidade social e assisti-los com as mínimas condições para viver dignamente. Outros cidadãos como Almir Alves Pereira precisam de apoio.

O Blog não vê outra saída a não ser pelo caminho da educação e geração de renda e empregos. Mas como gerar empregos se o município não tem indústrias? 

Uma boa iniciativa seria a implantação do Projeto de um Distrito Industrial para atrair empresas para o município. Aproveitando a Ponte da Integração, a Região de Campo Novo seria um excelente local para abrigar tal iniciativa. Vale lembrar que a cidade não gera muitos empregos formais, e isso pesa negativamente para o baixo IDH do município.

O Blog sugere também a criação de um grupo de trabalho envolvendo Executivo, Legislativo, Ongs, Igrejas e a sociedade civil organizada para discussão e debate sobre o assunto. Que sejam traçadas metas e colocadas em prática mais ações. E que esse momento sirva de reflexão para buscarmos um novo horizonte.


Começa nesta sexta-feira 5º Festival Cultural na Praia do Sossego


Começa nesta sexta-feira, 05-06, o 5º Festival Cultural na Praia do Sossego, em São Francisco de Itabapoana. O evento, organizado pela AMASS - Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho, visa o entretenimento da população e buscar a valorização das manifestações culturais da região.

Programação:

Dia 05/06 - sexta-feira
20h Mana Chica DE Gargaú
20h30 Quadrilha Vem que Tem Praia de Santa Clara
21h Equipe Movimenta-se de Praia de Guaxindiba
21h30 Dj-Hs O Bravo
22h BANDA OS PIRATAS DO FORRÓ
00h30 DJ-Matheus Silva
01h MC Eckinho (Campos)

Dia 06/06 - Sábado
14h Recreação
20h Jongo de Barrinha
20h30 Equipe Movimenta-se de Guaxindiba
21h Quadrilha da AMASS
21h30 Quadrilha Cigano Popó (Campos)
22h Dj Hudson santos
22h30 Juninho Do Forro
00h WELLINGTON E MATEUS (Conceição de Castelo-ES)
01h30 Os Oz Foguentos (Campos)

Dia 07/06 - domingo
14h Capoeira
18h Lindroso do Recife
20h Dj HS

21h BANDA AMIGOS DO FORRÓ

Conceição de Macabu e Cardoso Moreira ganham Clínicas da Família construídas pelo Governo do Estado

A Clínica da Família de São Francisco de Itabapoana, também, está pronta. Só falta o governador Pezão inaugurar. 

Em abril, no dia 23, numa quinta-feira, o secretário
Estadual de Saúde Felipe Peixoto visitou o município
de São Francisco de Itabapoana em companhia
do prefeito Pedrinho Cherene, vereadores e secretários, 
ocasião em que comentou que, no mês de maio,  o 
governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão poderia
 inaugurar a Clínica da Família em SFI.  "Está faltando apenas 
alguns reajustes na parte da instalação elétrica", 
disse na ocasião o Secretário Estadual de Saúde. 
Já estamos em junho e até agora nada. 

Acompanhado do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, o governador Luiz Fernando Pezão entrega, nesta segunda-feira (8/6), duas novas Clínicas da Família construídas pelo Governo do Estado nos municípios de Cardoso Moreira e Conceição de Macabu, na Região  Norte Fluminense. As unidades receberam investimentos de R$ 1,3 milhão cada uma e se somam às 12 clínicas já inauguradas pelo Estado e que, atualmente, estão sob gestão das prefeituras.

As novas clínicas poderão receber até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, e agentes comunitários de saúde. Cada unidade poderá atender até 12 mil pacientes por mês. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde, com a inauguração das unidades, é fortalecer e qualificar o atendimento da atenção básica nas regiões, investindo na prevenção, promoção da saúde, diagnóstico precoce de doenças e tratamento.
  
SERVIÇO:

1 - Inauguração da Clínica da Família de Cardoso Moreira

QUANDO: segunda-feira (8/6)
HORÁRIO: 15h
ONDE: Rua Maria da Conceição Nunes Siqueira, s/nº - Bairro São José - Cardoso Moreira

2 - Inauguração da Clínica da Família de Conceição de Macabu

QUANDO: segunda-feira (8/6)
HORÁRIO: 16h30

ONDE: Rua Ranulfo Gomes s/nº - Bairro São Henry - Conceição de Macabu

Católicos comemoram Corpus Chisti em São Francisco de Itabapoana

Moradores da paróquia de São Francisco de Paula acordaram cedo para a confecção dos tapetes ornamentais. (Confira aqui as imagens dos tapetes ornamentais)

Desde as primeiras horas da manhã, de quinta-feira, 4, crianças e jovens já estavam na praça de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana preparando os tapetes ornamentais em homenagem a Corpus Chisti. A exemplo do ano passado, este ano, os tapetes foram confeccionados na Praça de São Francisco de Paula onde ocorreu a procissão. Além da paróquia de São Francisco também a paróquia de Barra do Itabapoana participou naquela localidade com lindos tapetes. 


Cerca de 28 comunidades pertencentes a paróquia, compareceram. Vieram moradores de dezenas de localidades. Utilizando sal grosso, serragem, corantes e muita criatividade, os fiéis confeccionaram lindos tapetes, num trabalho de arte que encantou a todos que lá compareceram.

O que significa Corpus Chisti.

Segundo o padre Lucas Mendes em entrevista ao Blog e à Rádio São Francisco FM, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

“A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia”, diz.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. Confira mais aqui as imagens dos tapetes ornamentais confeccionados em São Francisco de Itabapoana.



Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira, 05-06


Termina nesta sexta-feira, 05-06, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro espera conseguir cumprir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% dos grupos prioritários no Rio de Janeiro, o que representa aproximadamente 4,1 milhões de pessoas. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde recomenda que os municípios que não conseguirem atingir a meta sigam vacinando a população.

Ao todo, 1.500 postos de saúde nos 92 municípios em todo estado do RJ estão atuando para garantir a imunização. A vacina é capaz de imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B. O funcionamento dos postos de saúde na sexta-feira (5/6) ficará a critério das secretarias municipais de Saúde.

- A vacina é forma mais eficiente de se proteger contra gripe, doença simples, mas que pode evoluir para casos mais graves. Esta é uma importante ação de prevenção, a população precisa se conscientizar sobre a importância de comparecer aos postos de saúde - ressaltou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.

Neste ano, a campanha nacional do Ministério da Saúde recebeu o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”. O grupo prioritário é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

- A cobertura abaixo da meta demonstra que há uma parcela significativa da população desprotegida, com maior risco de adoecimento. Nossa recomendação é que essas pessoas busquem os postos de saúde para se vacinar. Recomendamos que as prefeituras mantenham as vacinas em seus postos de saúde até que atinjam a meta de vacinação - explicou o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Campanha de 2014 - Em 2014, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,98% de cobertura vacinal, ultrapassando a meta do Ministério.


Contraindicação - As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. 

Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dois feridos em colisão no Portal da Cidade, em SFI



Um acidente deixou dois feridos na noite desta quarta-feira, 03-06, em São Francisco de Itabapoana. Segundo populares, por volta das 22 horas, o motorista de um Gol modelo “caixote” perdeu o controle da direção ao passar pelo quebra-molas no Portal da cidade, no sentido a Campos, e, desgovernado, invadiu a contramão e atingiu um outro carro Gol que chegava a São Francisco.

O Gol “caixote” era conduzido por Glergues Carvalhos Neves, 30 anos, conhecido como Barrão “Carroceiro”. No carona estava o amigo do motorista, Quinaer de Melo Monteiro, 36 anos. Já no outro veículo estava uma família de Rio das Ostras, que estava de passagem por São Francisco com destino a Marataízes, no Espírito Santo.

Glergues e Quinaer, moradores em São Francisco, sofreram escoriações pelo corpo. Eles foram socorridos pelo Resgate Municipal e encaminhados ao Hospital Manoel Carola. Segundo o Hospital, as vítimas já foram liberadas. Apesar do susto, a família de Rio das Ostras nada sofreu.

As imagens impressionam pela violência da colisão frontal. O Gol “Caixote” ficou bastante avariado.

Fotos e matéria: Blog do Paulo Noel

São Francisco recebe a 1ª Feira do Agronegócio



Entre os dias 11 e 14 de Junho de 2015 acontece a 1ª Feira do Agronegócio em São Francisco de Itabapoana-RJ.

Com intuito de promover negócios entre empresários, produtores, sociedade e empresas, a Feira traz para a cidade um mix de empreendimentos agrícolas, novidades e modernizações nos setor do agronegócio. Também serão ministradas palestras com informações para que os participantes se atualizem sobre as novidades deste segmento.

A feira também contará com uma grande estrutura, que trará conforto e diversão aos visitantes. Como atrativos, o evento trará a maior companhia de rodeio de estado do Espírito Santo, a PIAÇU RODEIO SHOW. Com mais de 15 anos de sucesso, a companhia traz um grande espetáculo, que acontecerá entre os dias 12 e 14 (de sexta ao domingo).

E as novidades não param. O evento ainda traz shows e uma estrutura de palco e iluminação a nível nacional.

A programação oficial será:

DIA 11 – ABERTURA COM SHOW GOSPEL
ABERTURA DO EVENTO
PREGAÇÃO COM O PR. EBER
SHOW COM CHARLLES HENRIQUE
SHOW COM FRED VIEIRA
ENCERRAMENTO

DIA 12 – SHOWS E RODEIO
ABERTURA DO EVENTO
RODEIO
SHOW COM A BANDA AMIGOS DO FORRÓ
SHOW COM A DUPLA NACIONAL DONATO & EDUARDO
ENCERRAMENTO

DIA 13 – SHOWS E RODEIO
ABERTURA DO EVENTO
RODEIO
SHOW COM A DUPLA LUCAS & JUNIOR
SHOW COM O CANTOR THIAGO MEIRELLES (MAIS DE MEIO MILHÃO DE ACESSOS NA INTERNET)
ENCERRAMENTO

DIA 14 – SHOWS E RODEIO
ABERTURA DO EVENTO
FINAL DO RODEIO
SHOW  COM A DUPLA JULIO & MAYCON
ENCERRAMENTO DO EVENTO

A feira abrirá na parte da manhã, às 10 horas, para que todos possam visitar os estandes de grandes marcas que estarão presentes no evento. Os expositores encerram suas atividades às 20 horas, e na sequência começa a programação de entretenimento.

Segundo os empresários e realizadores do evento, Ramon Provetti e Junior Ramos, a expectativa para os quatro dias é de passarem pela feira cerca de 20 mil pessoas.


Para as atividades de feira durante o dia a entrada será franca. “Será uma grande festa e esperamos por vocês”, convidam os organizadores.

Paróquia espera mais de 5 mil fiéis nas comemorações de Corpus Chisti neste feriado em SFI

Desde as primeiras horas da manhã equipes da paróquia trabalham na decoração dos tapetes ornamentais. 



Equipes de comunidades católicas de várias localidades da Paróquia de São Francisco de Paula estão desde as primeiras horas desta quinta-feira, 4-5, dia de Corpus Chisti, nos preparativos dos tapetes ornamentais na Praça de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana (RJ).
  
A importante celebração da igreja Católica será comemorada a partir das 19 horas. Fiéis de todo a paróquia vão comemorar a data. A expectativa do padre Lucas Mendes é de que, pelo menos,5 mil pessoas compareçam à Praça de São Francisco durante todo o dia.


Haverá missa solene às 19h, celebrada pelo padre Lucas Mendes. O evento é tradicionalmente seguido por uma procissão, que passa sobre os tapetes decorados por jovens e adultos das diversas comunidades religiosas da paróquia. O Blog documento o início dos trabalhos. 



quarta-feira, 3 de junho de 2015

Contenção do mar no Pontal da Praia de Atafona é viável, diz estudo do INPH

A cidade de Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo, foi citada como exemplo de sucesso na execução do projeto de contenção do avanço do mar.


A contenção do avanço do mar em Atafona, litoral de São João da Barra, é possível, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). 

Os caminhos para a solução do problema, que há décadas vem deixando um rastro de destruição na praia, foram apresentados em audiência pública na última segunda-feira, 01, e passam pela construção de nove espigões com 240 m, numa distância de 400 m, e aterro de 100 m de largura, utilizando volume de areia de 2.650.000 metros cúbicos e volume de pedra de 262.650 metros cúbicos.

Viabilizado em 2014 por intermédio do então deputado estadual Roberto Henriques, presente na audiência, o estudo que culminou com elaboração de um anteprojeto - entregue ao prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, pelo diretor do INPH, Domenico Anccetta - está respaldado em outra intervenções bem sucedidas na costa brasileira. Como exemplo foi citado Marataízes, no litoral Sul do Espírito Santo.

O prefeito Neco encaminhará o anteprojeto de restauração da orla ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que avaliará a necessidade de fazer ou não o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) para liberação da licença prévia que permitirá licitar a obra. 

“O momento é de nos unirmos para colocar em prática o projeto desenvolvido através de fundamentações técnicas pelo INPH visando preservar a praia de Atafona”, declarou o prefeito, que formará uma comissão com todos os interessados em contribuir para que essa obra saia do papel.

O ex-deputado Roberto Henriques também ressaltou a importância da recuperação da orla de Atafona. "Todo mundo da região viu, com muito pesar, o processo de destruição de Atafona pelo mar. Pensamos que não tinha mais jeito, mas a recuperação de outros lugares, como Marataízes, fez com que eu procurasse o responsável e pedisse um projeto, que está aqui sendo apresentado".

O custo da obra, apresentado pelo engenheiro do INPH, Valtair Paes Leme, deverá ficar em torno de 90 a 130 milhões de reais. "Essa diferença está relacionada à utilização da areia do mar ou do rio", disse Valtair, explicando que caso seja utilizada a areia do rio o projeto ficará mais barato em 40 milhões e contará com a possibilidade de ser construída uma hidrovia ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.


O oceanógrafo do INPH, Rafael Oliveira, lembrou que será preciso fazer um estudo para análise de sedimentos do rio para testar a qualidade e a compatibilidade com o tipo de areia que já existe hoje na praia. (Fonte e fotos: Secom SJB)

Sindicato convoca servidores para assembleia


O Blog recebeu um pediu do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana para dar publicidade à próxima Assembleia da entidade, que acontecerá neste sábado, às 08 horas. Confira o Edital de Convocação:


Empossada nova diretoria da CDL de SFI


Em noite festiva, nesta terça-feira, 02,  no salão de festas da Pousada Dujuca em Guaxindiba, tomou posse  a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoana (CDL) tendo como presidente o contabilista Gerson Wellington.


O prefeito Pedrinho Cherene disse, em sua fala, que continuará, enquanto gestor público, colocando a prefeitura a disposição da CDL para o diálogo, buscando parcerias em benefício do desenvolvimento econômico do município. 

“O Gerson Wellington com certeza, continuará o bom trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Romário Teixeira Bernardo que sempre defendeu os interesses do comércio e do desenvolvimento econômico do município”, disse.

O presidente eleito da CDL, Gerson Wellington disse que buscará juntos aos comerciantes fortalecer cada vez mais a entidade. 

“Vamos trazer cursos de qualificação da mão-de-obra e, principalmente, aumentar o diálogo com os poderes Legislativo e Executivo buscando melhorias para nossa região”, disse.

A mesa principal foi composta pelo prefeito Pedrinho Cherene, pelo presidente do Legislativo Municipal de SFI, vereador Renato de Buena,  representante da federação da CDL, Romário Teixeira Bernardo, do representante do Sindicato dos Contabilistas de Campos dos Goytacazes e do novo presidente da  CDL (SFI) o Gerson Wellington. Também esteve prestigiando a posse o vereador Alexandre Barrão e rotarianos do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, além de representantes de diversos ramos do comercio da cidade.  Após a posse foi servido um coquetel.  

terça-feira, 2 de junho de 2015

Festa da Roça da PIB de Guaxindiba neste fim de semana


veja aqui outras fotos da Festa da Roça 2014
A Primeira Igreja Batista (PIB) em Guaxindiba realiza neste fim de semana, entre os dias 04 e 07 de junho, a Festa da Roça 2015. Realizada nos fundos e na rua de trás da Igreja, a festa se tornou uma referência dentre as festas juninas de São Francisco de Itabapoana.

Haverá apresentações de vários ministérios, entre eles, o cantor Waguinho do Pagode, a dupla Tonny e Rhael, MC Dedé de Deus, lançando o seu primeiro CD, Ministério Sacerdotes e a dupla sertaneja evangélica da gravadora MK Music, sucesso no Brasil inteiro, Sérgio Marques e Marquinhos.

O evento está na sexta edição, e, segundo o pastor presidente da PIB de Guaxindiba, Rodrigo Rocha, é uma festa que tem como objetivo unir e alegrar as famílias, criando um espaço onde todo o tipo de público de qualquer idade pode participar, sem riscos e sem preocupação.

Uma grande estrutura é montada, com parque para crianças de todas as idades e uma área baby para os pequeninos, para deixar os pais bem tranquilos para aproveitar a festa. Barracas de jogos infantis, exposição de animais e muitas barracas com todos os tipos de comidas típicas.

“No ano passado, segundo as autoridades responsáveis na área de segurança, tivemos um público em três dias de cerca de seis mil pessoas, sem nenhum tipo de tumulto ou coisa assim, trazendo alegria e paz a todos os participantes”, conta o pastor.


“Toda renda da nossa FESTA DA ROÇA 2015, bem como em todos os outros anos, é destinada para as obras sociais que a nossa Igreja realiza ao longo do ano e também para o investimento na obra missionária de pregação do evangelho de Cristo na Terra. Portanto venha e traga a sua família, sua presença é muito importante para todos nós”, convida o Pastor Rodrigo Rocha.

Classificação do Campeonato de Futebol de SFI


Após quatro rodadas, veja como está a disputa:



Últimos jogos, realizados neste domingo, 31/05:



Últimos jogos, realizados neste domingo, 31/05:


Próximos jogos:

FOLGA: SANTO AMARO

Veja aqui a tabela completa

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pezão destacou a importância de São João da Barra na recuperação do cenário econômico


O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco, participou nesta segunda-feira, 1, da assinatura do financiamento de R$ 6 milhões destinado à implantação de novas tecnologias para a produção de cana-de-açúcar no município de Campos dos Goytacazes. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Em seu discurso, Pezão destacou a presença do prefeito Neco no evento e a importância de São João da Barra na recuperação do cenário econômico.

“Temos em São João da Barra o Complexo Portuário do Açu, onde vários investidores estão atuando. Os chineses já se reuniram com o presidente da Prumo para fechar parcerias atraindo uma série de benefícios. É preciso responder às críticas com trabalho. Costumo dizer que não há crise que resista a trabalho”, ressaltou.

A ajuda financeira vai gerar ainda economia de recursos hídricos: 90% da água utilizada pela cooperativa passam a retornar tratada ao rio Muriaé.  Pezão também visitou as obras de melhoria da Usina Sapucaia, a maior em processamento de cana-de-açúcar do estado.  A indústria processa dois milhões de toneladas de cana por ano.


“Mais uma vez o governador Pezão mostra que conta com a nossa região para superar esta crise. É assim que se trabalha, em parceria. São João da Barra está trilhando este caminho e, em breve, estaremos colhendo os frutos positivos”, ressaltou. (Matéria e foto da Secom SJB)

Semana de ações para a preservação do meio ambiente em SFI

Lagoa do Salgadinho tem sido alvo constante dos agressores da natureza.
Outro dia despejaram dois caminhões de entulho às margens da Lagoa que foram retirados pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio da Secretaria de Obras.
Calçadão margeando a Lago do Salgadinho  que está
sendo urbanizada pela prefeitura de SFI.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana está promovendo a Semana do Meio Ambiente, um conjunto de ações estratégicas voltadas para a preservação dos recursos naturais do município.

Nesta segunda-feira (1), das 9h às 17h, ocorreu um mutirão de limpeza e  desassoreamento do espelho d’água da Lagoa do Salgadinho, situada no centro da cidade. Nesta, terça-feira (02), o trabalho continua no mesmo local.
          
De acordo com o secretário de meio ambiente, Cláudio Heringer,  descartar lixo e rejeitos em geral em corpos hídricos, como a Lagoa do Salgadinho, além de constituir crime ambiental, pode gerar riscos a saúde humana, devido a contaminação da água e do solo.

"A defesa do ambiente equilibrado é de responsabilidade de todos como determina a legislação , exigindo esforço e engajamento dos cidadãos. Não basta apenas cobrar ações  da administração pública", ressaltou.

Confira o cronograma das ações:
              
Quarta-Feira (03)

-Distribuição de 200 mudas de espécies arbóreas frutíferas, nativas etc.;

-Ações de conscientização, distribuição de folhetos sob a temática da crise hídrica, entre outros;

Local: Portal da Cidade
Início: 9h00
Término: 12h00

-Palestras e debates SEMASFI e TAMAR

Local: Colégio Estadual São Francisco de Paula, Centro.

Início: 19h00

Término: 20h30
(Ascom SFI)

Celulares roubados poderão ser bloqueados na Delegacia

A meta é combater os crimes de roubo, furto e receptação.

O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, publicou nesta segunda-feira (1/6) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro uma resolução que permite o bloqueio de aparelhos a partir de notificação da Polícia Civil junto às operadoras de telefonia móvel celular.  
A medida visa reduzir os crimes de roubo, furto e receptação de aparelhos ao agilizar a comunicação de bloqueio junto às empresas de telefonia. O bloqueio do IMEI (International Mobile Equipment Identify) impossibilita definitivamente a utilização do aparelho roubado na rede das operadoras. 

Para isso, basta que o proprietário informe o número do IMEI, do seu celular ou tablet, no momento do Registro de Ocorrência. Esse código de identificação está localizado no aparelho, na nota fiscal ou na embalagem.

E pode ser conhecido também pelo usuário ao digitar *#06# no seu aparelho. Mesmo desconhecendo essa numeração, a autoridade policial terá até 72 horas para efetivar o bloqueio juntos as operadoras. Essa iniciativa partiu do secretário de Estado de Segurança e do chefe de Polícia Civil após se reunirem com representantes de todas as operadoras. 

Todas foram favoráveis à medida. Após esta publicação, a Polícia Civil deve proceder com a regulamentação.

Violência em SFI: jovem de 17 anos morto a tiros em Batelão de Barra


Seu colega, também atingido pelos tiros, foi socorrido para o Ferreira Machado em estado grave.


Luan.
Luan morreu no local.
Um jovem de apenas 17 anos foi assassinado a tiros na noite de domingo, 31-05, por volta das 20 horas na localidade de Batelão de Barra em São Francisco de Itabapoana. 

Seu colega também atingido, foi socorrido em estado grave por um carro particular levado para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas e depois para o Ferreira Machado. 

Segundo a PM, os dois jovens conversavam em uma marquise (parada de ônibus) quando foram surpreendidos por um veículo Gol preto cujos ocupantes chegaram atirando. 

Luan Pereira da Silva, 17 anos, morador em Travessão de Barra, morreu no local.

Segundo ainda a PM os elementos fugiram no Gol em direção a divisa do ES com RJ. Ninguém foi preso.

O corpo de Luan foi removido para o IML. A ocorrência registrada na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

SFI: DETRAN ganhou terreno doado pelo município, mas não construiu o prédio

Em SJB governo vai construir o posto fixo do DETRAN.

O município de São Francisco de Itabapoana ainda não conta com um posto fixo do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN), anseio antigo da população, porque o governo ainda não se interessou em construí-lo.

Em dezembro de 2011, um terreno foi doado ao órgão de trânsito ao lado do prédio da Delegacia Legal do município, para construção da referida sede.

Segundo informações do chefe do DETRAN de São Francisco de Itabapoana, Mazinho Cordeiro, uma Lei Municipal que ganhou o número 357/2011 de 5 de dezembro, aprovada pela Câmara Municipal do município e sancionada pelo ex-prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Beto da Saúde), autoriza a doação ao DETRAN, de uma área de terra medindo 864,00 m2, confrontando ao lado direito com o prédio da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapona para que ali seja erguida o prédio do posto fixo do DETRAN.

Leio no Blog de Murilo Dieguez e Zé Armando que em São João da Barra, o governo irá construir o prédio do órgão de trânsito de acordo com projeto arquitetônico do arquiteto campista Jean Azevedo, o mesmo arquiteto responsável pelo projeto da construção do prédio da nova Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana.

Segundo o Blog da Folha da Manhã, o prédio do DETRAN de SJB deverá ser erguido em parte da área da antiga TECEX.  

Informa ainda, que no último dia 15 de maio, foi decidido em licitação da EMOP, que a WINNER   Empreendimentos   e   Serviços Ltda será a empresa   responsável   pela   elaboração   de   projeto e orçamentos para a implantação do DETRAN em SJB. 

Apelamos aos deputados estaduais João Peixoto e Bruno Dauaire para que busquem junto ao Governo a realização deste projeto, também, para o município de São Francisco de Itabapoana.

O posto fixo do DETRAN, uma vez implantado no município permitirá aos a proprietários de veículos melhor acesso e maior comodidade aos serviços de emplacamento, vistoria   e carteira nacional   de habilitação.

Diz ainda o Blog que a indicação a ALERJ para a instalação do posto do DETRAN em SJB é do deputado João Peixoto, a pedido da liderança de seu partido o PSDC no município com total envolvimento e participação da prefeitura. O investimento no projeto e na execução da obra será feito pelo governo do estado.