quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

OMS emite alerta global para aumento de casos de zika vírus


A Organização Mundial de Saúde emitiu nesta quarta-feira (2) um alerta mundial por causa da presença do zika vírus em nove países das Américas. Segundo o informe, as nações  - especialmente as das Américas - devem se preparar para um possível aumento de casos da doença nas unidades de saúde, em todos os níveis de atenção sanitária e em casos de uma demanda mais alta de serviços para a atenção de síndromes neurológicas.

A OMS também recomendou à população que intensifique as consultas e os exames pré-natal nas gestantes, já que o vírus está diretamente ligado ao surto de microcefalia no Nordeste do Brasil.

Até o início desta semana, oito países, além do Brasil, confirmaram a circulação do vírus: Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.

Após o alerta mundial o ministro da Saúde, Marcelo Castro, destacou que os casos de microcefalia no Brasil são uma emergência de saúde pública porque são muito graves.

Para o ministro, como a ligação entre o surto de microcefalia no Nordeste e o zika vírus é uma situação nova, o governo tem muitos desafios, mas o principal, neste momento, é acabar com os focos do mosquito transmissor, que se reproduz em períodos específicos do ano.

Outro ponto que o ministro ressaltou é o cuidado entre as mulheres que estão grávidas ou que pretendem engravidar. Ele recomenda que façam exames pré-gestação e pré-natal e que os cuidados com o Aedes aegypti sejam redobrados, inclusive com o uso de roupas que cubram as pernas e tornozelos e a utilização de repelentes específicos para gestantes.


Agência Brasil 

Nenhum comentário: