segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Vestibular Cederj oferece mais de sete mil vagas em todo o Estado do RJ


Estão abertas a partir desta segunda-feira (5/10) as inscrições para o Vestibular Cederj 2016/1. São 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Consórcio Cederj, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). São elas: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio. Durante o curso, o estudante recebe todo material didático, na forma online e impressa, e é avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários pré-determinados. Atualmente, mais de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação a distância.

Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve fazer o Vestibular Cederj. A inscrição será feita apenas pela internet, no site www.cederj.edu.br/vestibular, até o dia 15 de novembro. O valor da taxa é R$ 65 e no ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova do Vestibular Cederj, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), acontecerá no dia 19 de dezembro e os aprovados iniciarão a graduação no primeiro semestre letivo de 2016.

Os candidatos têm a opção de escolher entre Bacharel em Administração (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400). Há ainda vagas para licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285). Outras opções são Tecnólogo em Gestão de Turismo (250) e Sistemas de Computação (529).

- Esta é uma grande oportunidade para as pessoas que pretendem cursar o Ensino Superior nas melhores faculdades do Rio. Com a flexibilidade de estudar no regime semipresencial, mais estudantes terão a chance de se preparar para o mercado de trabalho. Os alunos irão contar com profissionais qualificados e dedicados, que vão auxiliar no aprendizado durante o curso - explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Também são oferecidas 950 vagas para Tecnologia em Segurança Pública, destinadas somente a profissionais da ativa da Segurança Pública. Destas, 80% para policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas, Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros estados da federação.

Polos regionais

Os 32 polos regionais funcionam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Há ainda unidades em Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Aprendizado em educação a distância

Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (através de chamadas gratuitas) ou pela internet.


– Com a metodologia de educação a distância das universidades públicas, ampliamos de forma significativa o acesso da população à formação superior de qualidade – afirmou o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky.

São Francisco de Itabaopoana

Fundado em 2003, o Polo Cederj de São Francisco funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro com cinco cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF), Pedagogia (UENF) e Química (UENF).

Fonte: Assessoria com informações do Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário: