sexta-feira, 19 de junho de 2015

Prefeito de SFI se reúne com vice-governador Dornelles


Asfaltamento para a zona rural e desassoreamento do Rio Itabapoana estiveram na pauta do encontro

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene se reuniu nesta quarta-feira (17) com o vice-governador Francisco Dornelles (PP). Na pauta a busca por apoio do Governo do Estado em ações no município, como a inserção do município no Programa Asfalto na Roça,  que visa a pavimentação asfáltica de estradas do interior e o desassoreamento da Foz do Rio Itabapoana, que banha o distrito de Barra do Itabapoana, importante comunidade pesqueira.

Acompanhado do vice-prefeito Amaro Barros, do presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco, Renato de Buena, entre outras autoridades, o prefeito justificou as solicitações, ressaltando que o município de São Francisco de Itabapoana é o segundo maior em extensão territorial de toda região norte/noroeste fluminense, sendo o quinto maior em todo o Estado, com aproximadamente 60 km de litoral, com uma população em torno de 45.000 habitantes.

“Mesmo estando entre dois municípios que recebem royalties sobre a produção de petróleo e ainda fazendo divisa com Campos dos Goytacazes, São Francisco tem uma participação muito pequena na condição de limítrofe, sofrendo, portanto um enorme impacto. Logo, nossa capacidade de investimento é irrisória”, disse o prefeito.

Segundo Pedrinho o município não tem um percentual elevado de concentração de pessoal na sede municipal, o que é comum na grande maioria dos municípios.

“É como se tivéssemos seis cidades dentro do mesmo território. Logo, precisamos de investimentos em pavimentação para melhorar as condições de vida da população que sofre com a poeira, lama e buracos, mesmo com a efetiva manutenção que é empreendida e que custa à municipalidade uma parcela considerável de sua receita”, explicou.

O vice-governador, Francisco Dornelles, comprometeu-se em beneficiar São Francisco com o  programa Asfalto na Roça.

Rio Itabapoana

Buscando concretizar uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para o desassoreamento da Foz do Rio Itabapoana, o prefeito pediu o apoio de Dornelles para que o Estado coloque em prática medidas em prol da movimentação da atividade pesqueira da região.

Pela “ Boca da barra”, como é popularmente conhecida a Foz, saem para o mar setenta embarcações de pesca, com média de cinco tripulantes, que atendem cerca de trezentas e cinquenta famílias.

“Cientes de que a pesca é uma das principais fontes de renda do município, além do INEA,  acionamos o Governo Estadual para tentar o mais rápido possível resolver esse problema ', esclareceu o prefeito.

Um número expressivo de pescadores da localidade não estão conseguindo realizar a pesca,  já que por conta do assoreamento do rio, a maioria dos barcos encontram dificuldades para se deslocarem.

Da redação com informações da Ascom-SFI 

Nenhum comentário: