quarta-feira, 11 de março de 2015

Mesmo sendo a pior concessionária de energia do Sudeste, conta da Ampla subirá 42,19%


Considerada a pior concessionária de energia do Sudeste e a quinta pior do país em pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Ampla elevará, em média, o preço de suas contas em 42,19% a partir de domingo, após autorização concedida na terça-feira (10) pelo próprio órgão regulador. Para clientes residenciais, o aumento médio será de 36,41%. Para a indústria, porém, ele será maior: 56,15%, também na média. A empresa atende 2,8 milhões de clientes em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Crítico ferrenho da empresa, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes qualifica o aumento como “absurdo”. “O aumento da conta de luz da Ampla é um absurdo e inviabiliza muita coisa aqui no município. Além disso, já foram concedidos outros aumentos, que, se somados ao reajuste anunciado ontem, eleva o percentual para quase 100%. E o serviço da concessionária é horrível. Deveriam exigir que a Ampla melhorasse o serviço, antes de permitir qualquer subida nos preços”, afirma Ribeiro Gomes, ecoando o resultado da pesquisa.

A distribuidora havia solicitado aumento de 56% no reajuste de suas tarifas, que inclui a revisão anual e também os critérios que levarão à correção extraordinária das tarifas de todas as distribuidoras de energia do país nos próximos meses. Como a data original da revisão da Ampla estava próxima, a Aneel decidiu unir os dois processos em um só reajuste.

O forte reajuste autorizado para as tarifas da Ampla, que também vão atingir clientes de outras distribuidoras, é reflexo do aumento de custos no setor elétrico nos últimos anos. Entre as causas da disparada nos custos está o uso mais intenso das termelétricas – que geram energia mais cara, por meio da queima de óleo e gás. As termelétricas passaram a ser usadas com mais frequência a partir do final de 2012, devido à queda acentuada no nível dos reservatórios de água das principais hidrelétricas do país, resultado da falta de chuvas.

Distribuidora foi apontada como a pior de todo Sudeste

A pesquisa da Aneel que apontou a Ampla como a pior distribuidora de energia da região Sudeste e quinta pior do país, avaliou a qualidade do serviço prestado por todas as empresas do setor entre janeiro e dezembro de 2014. O estudo foi realizado levando em conta o número de horas em que os consumidores ficaram sem abastecimento de energia e quantas vezes a distribuição foi interrompida.

Em nota, a concessionária informou que reforçou seu plano para a melhoria da qualidade de serviço. Em 2014, a empresa aumentou seus investimentos em 22,2%, que serão direcionados às obras de distribuição da rede, combates ao furto de energia e conexão com novos clientes.

Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário: