quinta-feira, 12 de março de 2015

Gerente da Caixa desmente boatos sobre risco de confisco da poupança


Anastácio, gerente da Caixa, esteve na Rádio São
Francisco na companhia do funcionário da
Caixa Econômica Félix de Matos
O gerente da agência da Caixa Econômica de São Francisco de Itabapoana, Anastácio Leite, foi o entrevistado do Jornal São Francisco é Notícia desta quinta-feira, 12/03. A entrevista foi agendada após os boatos nas redes sociais de que o Governo Federal iria confiscar as cadernetas de poupança dos brasileiros, como fez o Governo do ex-presidente Fernando Collor.

O Ministério da Fazenda já havia divulgado uma nota em 12 de fevereiro desmentindo os boatos. Mas, ao que tudo indica, devido à força das mídias sociais, os boatos ganharam força nas últimas semanas e resultaram em preocupação entre os investidores da poupança.

Anastácio relembrou a forma como ocorreu o confisco das poupanças no Governo Collor e mencionou o parágrafo primeiro do artigo 62 da Constituição da República.

“Não há possibilidade de sequestros de bens da poupança da forma que ocorreu. O ex-presidente Collor determinou o bloqueio da poupança através de medida provisória. E hoje isso não é mais possível, graças à uma emenda constitucional promulgada em 2001”, disse Anastácio.

O artigo 62, citado pelo gerente, em seu parágrafo primeiro diz que “é vedada a edição de medida provisória sobre matéria que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.

Portanto não há verdade nesses boatos que circulam na internet.

Nenhum comentário: