segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Deputados estaduais tomam posse para mandato no quadriênio 2015-2018

A eleição da Mesa Diretora acontecerá na segunda-feira (02/02)
Os 70 deputados eleitos para a 11ª Legislatura, tomaram posse no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na tarde deste domingo (01/02), em solenidade que se inciou às 15h. O presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB) presidiu a mesa, secretariado pelo deputado Wagner Montes, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do vice, Francisco Dornelles, além do presidente do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Jonas Lopes.

A sessão teve início com a execução do Hino Nacional pelos músicos da Companhia Independente da Polícia Militar do Estado, com as bandeiras nacional e estadual sendo hasteadas.

Da região tomaram posse os três deputados, Geraldo Pudim (PR), João Peixoto (PSDC), ambos reeleitos e Bruno Dauaire (PR), para seu primeiro mandato. A região ainda esta semana deve ganhar seu quarto deputado, o ex-vereador de Campos, Papinha (PP). Com a ida do deputado estadual Luiz Anchite (PP), para a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, e o primeiro suplente, o vereador do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz (PP), para a secretaria de Administração da Prefeitura do Rio, o campista, que ficou na segunda suplência, assume o cargo na Assembleia.

Os deputados, seguindo o rito de posse assumiam o compromisso solene: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, os parlamentares, quando chamados por ordem alfabética, respondiam o compromisso com a afirmação: “Assim o prometo”. Na sequência, assinavam o termo de posse.

Após saudação do deputado Paulo Melo, o governador Pezão fez seu discurso anunciando que tentará o contato direto com todos os 70 deputados eleitos. “Quero deixar claro que independente da condição de oposição, vamos estabelecer o entendimento com todos. Assim entendemos que faremos da forma correta as políticas públicas que precisamos empreender”.

Pezão ainda disse que espera apoio dos parlamentares para enfrentar o período economicamente desfavorável. "Tenho certeza que o Parlamento vai nos ajudar a enfrentar este momento difícil, no estado e no país, principalmente na economia. Sentados na mesma mesa, tenho certeza de que vamos manter as conquistas dos últimos anos", comentou.

Todos os deputados eleitos no dia 05 de outubro tomaram posse, conforme determina a legislação, sendo que muitos, assim como Paulo Melo e Christino Áureo, seguirão para o governo do estado, onde exercerão os cargos de secretários.


A eleição da Mesa Diretora acontecerá nesta segunda-feira (02/02), às 15h. O presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani é o único candidato a presidência e com ele, o deputado do Partido da República (PR), Geraldo Pudim, assumirá a Primeira Secretaria. (Fonte: Ururau)

Nenhum comentário: