sábado, 6 de dezembro de 2014

Nascem os primeiros filhotes de tartaruga da temporada 2014/2015 do Projeto Tamar em SFI


O projeto TAMAR completa este mês o 35º aniversário com motivos para comemoração: nasceram os primeiros filhotes de tartaruga do cercado de incubação de Santa Clara desta temporada 2014/2105.

Criado em 1980 o TAMAR é reconhecido nacional e internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de projeto consolidado de proteção e conservação marinha do mundo, servindo de modelo para outros países, sobretudo por envolver as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

Atualmente todas as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil estão ameaçadas de extinção, sendo elas: Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-verde (Chelonia mydas) e tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea),  com objetivo de proteger essas espécies, o Projeto Tamar protege cerca de 1.100km de praias, através de 22 bases de pesquisa, conservação e educação ambiental localizados em áreas estratégicas de reprodução, alimentação e desenvolvimento desses animais, ao longo do litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

A temporada reprodutiva no Brasil ocorre entre os meses de setembro e março, na temporada passada (2013-2014), o Projeto Tamar atingiu o número de 1,9 milhões de filhotes soltos sob a proteção do projeto, para este ano as expectativas são ainda maiores.

A Sub-base de São Francisco de Itabapoana, Base bacia de Campos-RJ, monitora cerca de 36 quilômetros de praia, mantendo 8 quilômetros com ninhos “In Situ”, ou seja, onde os ninhos permanecem nos locais de origem, no mesmo lugar onde as tartarugas desovaram, já nos 28 quilômetros restantes, os ninhos são transferidos para os cercados de incubação, um na praia de Santa Clara e outro na praia de Tatagiba.

No dia 03/12/2014, comemoramos o nascimento do primeiro ninho da temporada (2014-2015) na Sub-base de São Francisco de Itabapoana, foi um ninho de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), a espécie que mais se reproduz no município, onde nasceram um total de 126 filhotes.


Para promover a proteção das tartarugas marinhas, o Projeto Tamar conta com o apoio de pesquisadores, estagiários e principalmente das comunidades litorâneas e turistas.

Seminário vai discutir estatuto dos guardas municipais em São Francisco de Itabapoana


O Instituto para o Bem Estar Social -IBES promove dia 17, das 9 às 17 horas no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula um seminário “Pro guardas municipais” cujo tema será o estatuto das guardas municipais. 

A coordenação do evento está a cargo de Rodrigo Panteleão, diretor tesoureiro do IBES. O evento é aberto a comunidade.


Palestras:

Tema: O Estatuto Geral das Guardas e os Municípios - Prof João Alexandre;
Tema: Mecanismos Institucionais de Controle e Armamento - DPF ;
Tema: Aposentadoria Especial: fique por dentro para não ficar de fora! - Drª Gláucia Maria;
Tema: Convênios, a parceria que ajuda no desenvolvimento das Guardas Municipais - Representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Eventos Paralelos

  • Demostração com arma de Choque "Spark";
  • Apresentação do Programa da Guarda Municipal de Armação dos Búzios "Cuca Fresca" (dirigido ao público infantil);
  • Apresentação de abordagem com cães;
  • Apresentação do Projeto da GCM de Quissamã "Mini cidade do Trânsito" (dirigido ao público infantil).



 .

Município de SFI se organiza para consolidar e fortalecer a Economia Solidária na região


A Economia Solidária, um modelo alternativo de geração de renda em que todos participam na produção, comercialização e consumo, será ampliada no próximo ano no município de São Francisco de Itabapoana.
O prefeito Pedrinho Cherene explica que assinou o termo de adesão da Economia Solidária no início deste ano e está oferecendo os subsídios necessários para o funcionamento no município. 
“A prefeitura está dando total apoio a Economia Solidária, e assim, estimulando o desenvolvimento sustentável, que se dá pelo associativismo e cooperativismo entre os trabalhadores sanfranciscanos. Um dos exemplos que temos, é a loja de artesanatos, onde estão reunidas várias peças à venda. No entanto, queremos ampliar essa parceria coletiva de produção econômica em toda a região”, ressaltou.

A Delegada que representa a gestão pública do município a nível nacional, Renata Siquera, participou da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária – Conaes, realizada em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 27 e 30 de novembro, e destacou a necessidade da conscientização da metodologia e da formação da Economia Solidária no município.

“A população deve entender que a Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem", frisou.

Renata disse ainda, que a importância da participação dos delegados na conferência significa, literalmente, conferir as propostas para o plano que vem sendo discutido ao longo desses últimos anos em prol da Economia Solidária.

O município de São Francisco dispõe dois Delegados Nacionais, sendo Renata Siquera, representando os gestores públicos e Elzana Pereira ( sociedade civil) , representando os trabalhadores(as) . As delegadas, antes da conferência, participaram do Encontro de Mulheres e Economia Solidária, no dia 26 de novembro, em Brasília.

        No próximo dia 15, dia Nacional da Economia Solidária, que homenageia Chico Mendes (in memorian) ,  seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro na luta contra preservação da Amazônia, será um marco para o município de São Francisco, pois ocorrerá  a construção do manto (colcha de retalhos), simbolizando  o cooperativismo  e associativismo entre os trabalhadores da Economia Solidária do município.

       Ainda no mesmo dia de comemoração, será marcada a data do Fórum Municipal da Economia Solidária, que visa a elaboração do plano com várias propostas, entre elas, a criação do Núcleo de Educação popular voltado para Economia Solidária e um espaço permanente da Economia Solidária para produtos agroecológicos.

      A Economia Solidária  vem recebendo, nos últimos anos, crescente apoio de governos municipais e estaduais. Em âmbito nacional, o Governo Federal em 2003 criou a Secretaria Nacional de Economia Solidária que está implementando o PROGRAMA ECONOMIA SOLIDÁRIA EM DESENVOLVIMENTO, cuja finalidade é promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária mediante políticas integradas visando o desenvolvimento por meio da geração de trabalho e renda com inclusão social. (Matéria produzida pela Ascom SFI )

Começa hoje o II Congresso de jovens e adolescentes em Barra do Itabapoana

Confira a programão.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Usina Canabrava com vagas disponíveis


A Usina Canabrava está contratando trabalhadores em diversas áreas. A informação foi passada ao Blog em e-mail enviado pelo setor de Recursos Humanos da indústria, responsável pelo recrutamento e contratação de funcionários. Os interessados devem enviar o currículo para brunela.santana@usinacanabrava.com.br e colocar a vaga desejada no assunto do email. Confira os cargos disponíveis e as orientações:


Analista de RH – 1 Vaga

Escolaridade: Superior completo em Psicologia.
Experiência: Recrutamento e Seleção.
Conhecimentos: Rotinas do setor de Recursos Humanos de um modo geral (estratégico e operacional).
Atividades: Recrutamento e Seleção; Treinamento e desenvolvimento; folha de ponto; admissão; rescisão; férias etc.
Sexo: Ambos.
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo ( Travessão)
Salário e benefícios serão informados na entrevista.
Encaminhar o currículo para rh@usinacanabrava.com.br    Colocar no assunto do e-mail o nome da vaga.

Frentista – 1 Vaga

Escolaridade: Ensino Médio.
Experiência: não exigida.
Conhecimentos: Informática básica.
Atividades: Abastecimentos, abertura e encerramento da bomba (Movimento).
Sexo: Masculino.
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo ( Travessão)
Salário e  benefícios serão informados na entrevista.

Os currículos devem ser enviados para rh@usinacanabrava.com.br. Colocar no assunto do e-mail a vaga desejada.

Torneiro Mecânico – 1 Vaga

Escolaridade: Ensino Médio.
Experiência: 3 anos – Comprovada em Carteira.
Conhecimentos: Usina e metrologia em geral
Sexo: Masculino.
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo ( Travessão)
Salário e benefícios serão informados na entrevista.

Os currículos devem ser enviados para rh@usinacanabrava.com.br. Colocar no assunto do e-mail a vaga desejada.

Projetista – 1 Vaga

Escolaridade: Cursando Engenharia.
Experiência: Leitura e interpretação de desenhos/ técnico mecânico.
Conhecimentos: Pacote office e domínio de Auto CAD.
Atividades: Desenvolver projetos para confecção e alteração de ferramentas/ dispositivos  calculando e analisando medidas; Definindo matéria prima, etapas de construção; Realizar o desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas; Realizar a leitura e interpretação de desenhos.
Sexo: Masculino.
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo (Travessão
Salário e benefícios serão informados na entrevista.

Os currículos devem ser enviados para rh@usinacanabrava.com.br. Colocar no assunto do e-mail a vaga desejada.

Supervisor de Projetos – 1 Vaga

Escolaridade: Superior Completo em Engenharia com MBA/Pós em Gerenciamento de Projetos, Estratégia ou Gestão.
Experiência:  Gerenciamento de Projetos.
Conhecimentos: Projetos industriais e arquitetônico; Identificação de riscos e formas de minimizar impactos e corrigir as ações; Avaliação de tarefas realizadas pela equipe de projetos, Acompanhamento e avaliação de relatórios de projetos.
Atividades: Planejar e Elaborar projetos, orçamentos e relatórios; Acompanhar os custos  do projeto; Acompanhar o cronograma de atividades e garantir o cumprimento do prazo, Estimas de recurso, Custos e Aquisições, conforme previsto cronograma.
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo (Travessão
Salário e benefícios serão informados na entrevista.

Os currículos devem ser enviados para rh@usinacanabrava.com.br. Colocar no assunto do e-mail a vaga desejada.

Supervisor de Processos – 1 Vaga

Escolaridade: Superior Completo.
Experiência: Em elaboração de processos, mapeamento, procedimentos e estrutura de escrituração.
Sexo: Ambos.
Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo (Travessão
Salário e benefícios serão informados na entrevista.

Os currículos devem ser enviados para rh@usinacanabrava.com.br. Colocar no assunto do e-mail a vaga desejada.

Supervisor de Almoxarifado – 1 Vaga

Escolaridade: Superior completo.
Conhecimentos: Atividades de Recepção, Estocagem, Armazenagem, Manipulação e Expedição dos produtos.
Atividades: Contatar fornecedores e transportadoras; Interagir com áreas requisitantes e atender suas solicitações assegurando o nível ideal de abastecimentos dos seus estoques;
a qualidade dos produtos adquiridos; Supervisionar o adequado armazenamento dos produtos; Orientar a equipe do almoxarifado etc.

Local: Campos dos Goytacazes – RJ
Bairro: São Diogo (Travessão
Salário e benefícios serão informados na entrevista.

Os currículos devem ser enviados para rh@usinacanabrava.com.br. Colocar no assunto do e-mail a vaga desejada.

Atenciosamente,

Brunela Crespo Santana
Assistente de Recursos Humanos       
(22)2009-0494 / 2009-0495

Ramal: 304

Secretaria de saúde de SFI realizará ações em prol da luta contra a Aids


Em comemoração ao dia Mundial de Luta contra a Aids, que foi no dia 1ª de Dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizará nesta sexta-feira (05), na praça Matriz de São Francisco de Paula, no centro da cidade,  a partir das 13h,  várias ações em unidade móvel:    teste rápido HIV, Hepatite B e C, e vacinação para imunização à Hepatite B.
           
O secretário de Saúde, Dr. Jayme Tinoco, explicou que o evento faz parte do programa municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, cujo objetivo é a prevenção e promoção de saúde com relação às doenças sexualmente transmissíveis.


“Quem passar pelo local, além das ações, terá a oportunidade de receber informações sobre os cuidados para com a sua saúde, pois haverá um plantão Tira dúvidas e aconselhamento por meio de uma equipe multiprofissional de saúde”, destacou. (Ascom-SFI)

Operação Lei Seca reduz em 13% o número de motoristas flagrados

Número de motoristas flagrados nos testes de alcoolemia reduz em 13%
Foto: blog.waytaxi.com

A Operação Lei Seca acaba de contabilizar uma expressiva redução no número de motoristas flagrados nos testes de alcoolemia realizados nas blitzes da campanha no estado: 7% contra os 20% registrados no início da campanha. Para o coordenador da operação, o tenente-coronel Marco Andrade, a queda é fruto de uma mudança no comportamento do cidadão fluminense e da aplicação de medidas efetivas de fiscalização e controle.


- O Estado conseguiu mostrar o outro lado da história, que é possível colaborarmos para um trânsito mais humano. Hoje, a Operação Lei Seca interage com o cotidiano das pessoas, causando uma mudança de conduta. A sociedade passou a conviver com a certeza da fiscalização constante - afirmou Marco Andrade.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em novembro, o Rio de Janeiro apresentou redução de 35% nas mortes causadas por acidentes de trânsito no acumulado de 2008 a 2013. Enquanto isso, o país registrou média de crescimento de 10% no mesmo período.


- Ao longo de 2014, dobramos nossa atuação no interior do estado, que ainda registra o maior número de motoristas flagrados nos testes de alcoolemia. Para 2015, nossa meta é intensificar ainda mais isso - disse o coronel.

Além das blitzes, as campanhas de prevenção continuam acontecendo por meio de palestras realizadas em escolas, universidades, empresas e shows, contando com a participação de agentes cadeirantes, todos vítimas de acidentes provocados pelo uso do álcool.


A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, organizada pela Secretaria de Governo. (Ascom Governo do Estado do Rio)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Veículos registrados a partir de 2016 terão placas no padrão Mercosul

Os veículos registrados no Brasil a partir de janeiro de 2016 passarão a adotar placas no padrão Mercosul, com fundo branco, quatro letras e três números. O objetivo é facilitar a visualização e leitura das placas pela fiscalização eletrônica, além de dificultar, com a ajuda de alguns dispositivos de segurança, eventuais clonagens.

A nova placa terá margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda e o nome do país ao centro. A bandeira nacional ficará à direita da placa, que terá, ainda, linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Ela valerá para o Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e a Venezuela.

De acordo com o Ministério das Cidades, é alto o número de placas veiculares clonadas no Brasil. Segundo a pasta, normalmente a clonagem é feita por quadrilhas especializadas em roubo de veículos e muitos proprietários, para evitar multas, usam placas frias para driblar a fiscalização eletrônica.


Em nota, o ministério informou que, futuramente, será possível uma integração entre os dados dos países do Mercosul, o que permitirá controle mais rigoroso do transporte de cargas e de passageiros, além dos carros particulares. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece o novo sistema de placas de identificação de veículos foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (4). (Ag. Br)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Homem é baleado e morre a caminho do Hospital na noite desta quarta-feira em SFI


Um homem foi baleado e morreu a caminho do Hospital Manoel Carola (HMC), na noite desta quarta-feira, 03-12, em São Francisco de Itabapoana.

Por volta das 20h, José Luiz Viana Ribeiro, o Loro do Forró, 40 anos, foi encontrado por populares no interior de um carro agonizando com vários tiros pelo corpo. O veículo estava estacionado na RJ-224, na entrada da localidade de Retiro de Barra, Norte de São Francisco de Itabapoana, próximo a Barra do Itabapoana. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local.

Ao chegar, os policiais militares constataram que a vítima estava com vida e efetuaram o socorro, levando o homem para o HMC, mas Loro do Forró deu entrada sem vida no hospital. A vítima foi atingida por cerca de 10 tiros. 

Até o fim da noite desta quarta-feira o corpo permanecia no Hospital Manoel Carola a espera do Rabecão do Corpo de Bombeiros para levar até o IML para ser submetido à necrópsia

Não há informações sobre autoria e motivação para o crime. Loro do Forró era morador na localidade de Vilão. Ele deixa esposa e duas filhas.

Governo do Estado reduz ICMS de medicamentos


O governador Luiz Fernando Pezão assinou, nesta quarta-feira (3/12), decreto que altera as regras do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos medicamentos e reduz a base de cálculo para o recolhimento do imposto. A expectativa é de que haja uma redução média de 15% no preço dos remédios nas drogarias e farmácias fluminenses. A medida entra em vigência a partir de 1º de janeiro de 2015.

– Estamos sempre estudando com um grande grupo de economistas do país, discutindo como podemos reduzir em todos os setores a carga tributária para gerar mais emprego e renda. Não adianta cobrar muito e não receber. É preferível cobrar menos e o empreendedor estar satisfeito, gerando mais emprego e renda – disse o governador.

O decreto referente aos medicamentos aumentará o percentual de desconto aplicado sobre o Preço Máximo ao Consumidor relativo aos Medicamentos (PMC). Esse preço máximo com o respectivo desconto constitui a base de cálculo para o imposto. Nos medicamentos comumente chamados de "de marca", o percentual de desconto aumentará de 10% para aproximadamente 20% e para os genéricos será ainda maior: de 10% para aproximadamente 50%. Como o preço médio ao consumidor foi reduzido nos últimos tempos, a secretaria decidiu por adequar a base de cálculo do imposto à nova realidade do mercado, o que possibilitará redução de preço para os consumidores.

Incentivo tributário para bares e restaurantes

Nesta quarta-feira, também foi assinado um decreto que beneficia os bares e restaurantes enquadrados no regime especial com tributação de 2%. A medida, que também entra em vigor em 1° de janeiro, concede crédito presumido de 2,3% sobre o valor da entrada dos produtos alimentícios sujeitos à substituição tributária e que são utilizados como ingredientes de preparação dos pratos servidos à clientela. Nesta categoria estão lacticínios, molhos, temperos, condimentos, produtos a base de trigo, farinhas, óleos e produtos à base de carne e peixe, entre outros.

– A medida é uma reivindicação do setor que a Secretaria de Fazenda analisou e julgou justa. Ela tem caráter compensatório aos bares e restaurantes – disse o secretário de Fazenda, Sérgio Ruy Barbosa.

O regime especial de tributação de 2% foi concedido aos bares e restaurantes pela primeira vez em janeiro de 2011. A concessão visa abrir mais oportunidades de trabalho em um dos setores que mais empregam no Estado do Rio: 4,6% da força de trabalho estão nesse setor, totalizando 126.862 empregados formais. No Estado do Rio, há nove mil bares e restaurantes, que nos últimos quatro anos recolheram R$ 360 milhões em impostos. 


Núcleo de Imprensa-RJ

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Verão em pauta: Conselho de Segurança se reúne em Santa Clara, dia 09-12


O Conselho de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana se reúne para mais uma reunião mensal, no dia 09 de dezembro, desta vez em Santa Clara. Com a aproximação da alta temporada o tema principal do encontro será a segurança durante o verão. O presidente do órgão, Romário Bernardo, enviou o convite, que é extensivo à população. A reunião acontecerá às 10 horas da manhã, na sede da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara (Amprasc).


“Contamos com sua presença para, junto com a sociedade, discutir esse assunto tão importante nos dias atuais”, disse Romário.

TRE absolve Pezão por uso de Gabinete Itinerante

O Tribunal Regional Eleitoral julgou, nesta segunda-feira (1/12), improcedente, por quatro votos a um, a acusação de uso eleitoral do programa Gabinete Itinerante, do governador Luiz Fernando Pezão.

Os magistrados entenderam que a iniciativa de percorrer municípios para ouvir sugestões se tratou de ato regular de governo. O Gabinete Itinerante levou secretarias do governo para cidades do interior do estado a fim de atender à população.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Corpo de mulher encontrado dentro de cacimba em Travessão de Barra

Matéria atualizada às 08h35 de 02/12/14
A equipe do Corpo de Bombeiros esteve  no local na manhã desta terça-feira para retirada do corpo de Tereza da cacimba. (Fotos: Hilano Caldeira para o Blog do Paulo Noel)

O corpo de uma mulher foi encontrado no interior de uma cacimba, no início da noite desta segunda-feira, 01/12, no distrito de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana. Tereza dos Santos Mota, de aproximadamente 50 anos, estava desaparecida desde o último sábado (29). 

A Polícia Civil está investigando a morte suspeita. Foram populares que encontraram o corpo na cacimba e avisaram aos familiares.

Segundo informações apuradas no local, as hipóteses mais prováveis são suicídio ou acidente. Segundo Vidal Viana, presidente da Associação de Moradores (Amoratra), Tereza, que nasceu e morava na localidade, sofria de epilepsia, além de problemas psicológicos associado ao alcoolismo. 

“Por último ela estava bebendo muito, e isso acabou complicando o tratamento que ela tinha de fazer”, comentou Vidal.

Como a abertura da cacimba fica muito baixa, quase próxima ao chão, Tereza pode ter caído acidentalmente no poço, após uma crise epilética ou sob efeito de álcool.

O Blog lamenta o ocorrido e se solidariza com a família neste momento de dor pela morte de Tereza.

Treinamento com simulação de enchente em São Francisco


Guardas Municipais ajudam moradores na enchente de
2012, em Gargaú. (Fotos: Arquivo do Blog do Paulo Noel)
Com a chegada do período de verão, época de maior volume de chuvas, a prefeitura de São Francisco realizou uma simulação de enchente. A reunião, realizada no último sábado (29/11), Dia Estadual da Redução de Desastre, teve como objetivo manter os setores preparados para casos emergenciais.

A localidade utilizada na simulação foi Gargaú, região da foz do Rio Paraíba do Sul e que abriga um grande manguezal. O local foi escolhido pelo amplo histórico de alagamentos, que, nos casos mais extremos costumam deixar várias famílias desabrigadas.

Cada setor recebeu as informações de como agir em caso de inundação, de acordo com o Plano de Contingência, um conjunto de ações definidas com antecedência para casos emergenciais. O foco da simulação foi fazer com que os setores estejam alinhados e possam agir com rapidez e eficiência, podendo assim salvar mais vidas e garantir que as pessoas atingidas voltem mais rápido ao seu dia a dia normal.

Durante a simulação também foram citadas algumas outras localidades, como Barra de Itabapoana e Guaxindiba que também são afetadas pelas chuvas dessa época do ano.
“O departamento de Defesa Civil do município mapeou as ameaças e preparou o Plano de Contingência. Para completar o processo, foi feita a simulação, parte de grande importância, pois é onde se define a resposta do governo ao desastre”, comentou o subsecretário de Defesa Civil de São Francisco, Geremias Nogueira.

Ainda de acordo com o subsecretário, todos os setores têm parte no processo de resposta ao desastre natural. “Durante a simulação os setores passam a saber qual o papel de cada um, quais recursos estão disponíveis e como devem ser utilizados. É fundamental sabermos que o problema é de todos e que devemos sempre agir juntos para sanar os problemas”, concluiu.


Ascom-SFI

Veja mais fotos da enchente em Gargaú em Janeiro de 2012:



São João da Barra comemora sucesso do I Festival do Abacaxi


Foram três dias que mudaram o ritmo tranquilo da localidade de Sabonete, no quinto distrito de São João da Barra, com o I Festival do Abacaxi.  Coroado de sucesso, o evento, realizado no último final de semana, deixou marcado o nome do município como uma referência estadual na produção do fruto e passará a integrar a programação oficial de turismo na cidade, para a alegria do público que superou as expectativas dos organizadores, chegando a quatro mil pessoas.

Na segunda colocação como maior produtor de abacaxi do Rio de Janeiro e líder na qualidade do fruto, São João da Barra deu o primeiro passo no sentido de alcançar a primazia também na produção, segundo o secretário de Agricultura sanjoanense, Pedro Nilson Alves Berto.

"O saldo de tudo o que foi realizado nos enche de orgulho e esperança no sentido de transformar a festa numa feira.  Precisamos fazer ajustes, naturalmente, mas provamos que o nosso potencial aliado ao interesse dos produtores e qualidade do nosso produto elevará a cidade à condição de referência no Sudeste no que diz respeito ao abacaxi", declarou o titular da pasta no encerramento do festival, marcado pela apresentação de Dirceu Cândido, com show de música gospel.

O volume de negócios entusiasmou comerciantes, produtores, representantes de vários estados e cidades do Norte e Noroeste Fluminense, além de alavancar a produção do abacaxi através do equipamento apresentado.

"Três máquinas estiveram à disposição de todos para conhecimento operacional e o que mais precisa ser destacado é que o abacaxi será tratado com extrema atenção em todas as suas etapas de produção.  Com mudas padronizadas e de qualidade, na excelência do maquinário, programas de capacitação, incentivo da prefeitura incluindo no contexto produtivo a agricultura familiar, e o escoamento do fruto, tudo já está sendo devidamente planejado para que o mercado consumidor adquira o que há de melhor do que se produz em São João da Barra", concluiu o secretário.

Concursos -   Em disputas acirradas, o grande campeão do concurso de "Maior Abacaxi" foi Gilberto Monteiro, com os jurados fazendo avaliação visual do fruto.  Na categoria "Melhor Lavoura" o vencedor foi Reginaldo Silva Souza que, em obediência aos parâmetros exigidos pelo programa FRUTIFICAR e EMATER-RIO (empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca) - tratos culturais, uniformidade, padrão do fruto, aspecto sanitário e BRIX (escala numérica que mede a quantidade de compostos solúveis numa solução de sacarose). A "Melhor Receita do Festival Gastronômico" ficou com o Colégio João Coelho da Silva que preparou um bolo gelado. O fruto mais pesado do festival foi o produzido por Ronnie Carlos Gomes da Silva, cujo abacaxi apresentado atingiu  3.085 kg.


Secom-SJB

Bradesco inaugura nova agência dia 09/12 em SFI


O Bradesco marcou para terça-feira, dia 09/12/14, a cerimônia de inauguração de sua nova agência no Centro de São Francisco de Itabapoana. A informação foi confirmada ao Blog pelo gerente da instituição, Mateus Lannes.

A demanda por serviços no Bradesco no Estado do Rio de Janeiro aumentou, sobretudo entre 2012 e 2013, período que o banco passou a operar a folha de pagamento dos funcionários ativos e inativos do Estado do Rio de Janeiro, sem falar de algumas taxas da Justiça que são pagas apenas no Bradesco.

Com o novo prédio, a agência localizada em Praça João Pessoa, após muitos anos atendendo no distrito, será transformada em posto de atendimento com caixas eletrônicos, uma lamentação para os moradores daquela comunidade.


Com a desativação da agência de Praça João Pessoa, a Associação de Moradores da localidade (AMPRAJOPE) entrou na briga por uma agência do SICOOB - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - já inaugurada em setembro deste ano.

Detran amplia vistorias itinerantes em SFI


O Detran-RJ ampliou de dois para quatro o número de vistorias itinerantes em São Francisco de Itabapoana em dezembro. O serviço estará disponível nos dias 10, 11, 17 e 18 de dezembro.

Além de São Francisco, outros 48 municípios do interior do estado receberão equipes itinerantes, que oferecerem serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.

Com a visita dos vistoriadores, a partir desta segunda-feira (1/12), o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.

Em São Francisco o serviço é realizado no galpão da Secretaria de Transportes, na Rua localizada nos fundos da Prefeitura.

Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.

Confira abaixo o calendário completo de vistorias no mês de dezembro:

1/12 - Pinheiral, Conceição de Macabú, Natividade e Engenheiro Paulo de Frontin;
2/12 - Rio das Flores, Quissamã, Varre-Sai e Seropédica;
3/12 - Levy Gasparian, Carapebus, Porciúncula e Rio Claro;
4/12 - Paraty, Laje do Muriaé, Rio das Ostras e Três Rios;
5/12 - Areal, Rio das Ostras, Italva e Mangaratiba;
8/12 - Cantagalo, Cardoso Moreira, São José de Ubá, Silva Jardim;
9/12 – Duas Barras, São Fidélis, Iguaba Grande e Cambuci;
10/12 - Aperibé, Arraial do Cabo, São Francisco de Itabapoana e São Sebastião do Alto;
11/12 – Santa Maria Madalena, São Francisco de Itabapoana, Itaocara e Saquarema;
12/12 – Carmo, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá e Trajano de Morais;
15/12 – Sumidouro, São João da Barra, Itatiaia, e Quissamã;
16/12 – Sapucaia, Carapebus, São Fidélis e Porto Real;
17/12 – Quatis, São Francisco de Itabapoana, Três Rios e Conceição de Macabu;
18/12 – Guapimirim, São Francisco de Itabapoana, Piraí e Rio das Ostras;
19/12 – Saquarema, Japeri e Bom Jardim;
22/12 – Rio das Ostras, Mangaratiba, Cardoso Moreira e Carmo;
23/12 – Itaocara, Italva, Paraty, e Arraial do Cabo;
29/12 – Silva Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Mendes.


Da Redação do Blog do Paulo Noel com informações da Ascom Detran-RJ

Abertas inscrições de chapas para eleição na Associação de Macuco


A Ampamac - Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco está com inscrições abertas até o dia 12 de dezembro para interessados em compor chapas para disputarem as eleições para o biênio 2015/2017.

Recebemos, por e-mail, um pedido do atual presidente, Carlos Cruz da Silva, para divulgação do Edital que aborda o processo eleitoral. Confira:

AMPAMAC- Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco.
EDITAL
CONVOCAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL

O Presidente da Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco, Sr. Carlos Cruz da Silva, no uso de suas atribuições, comunica a todos os associados e moradores que estão ABERTAS AS INSCRIÇÕES de chapas para concorrer à Eleição para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o Biênio 2015/2017. O Processo Eleitoral acontecerá no dia 20 de dezembro de 2014:  das 15h às 19h.

As Inscrições de chapas deverão ser feitas de 01 de dezembro de 2014 à 12 de dezembro de 2014. Na sede da Associação, Rua: João Barros Carneiro S/N. Macuco. Horário das 13 às 16hs.
 Reunião para Formação da Comissão Eleitoral no dia 05 de dezembro de 2014. Sede Associação às 19:30hs.

Presidente – AMPAMAC- Carlos Cruz da Silva.
Veja aqui mais detalhes da convocação

domingo, 30 de novembro de 2014

Show de Cassiane arrasta multidão nas comemorações do Dia do Evangélico em São Francisco de Itabapoana

Fotos: Flori Fernandes/Ascom
Uma multidão se reuniu na noite de sábado (29/11), na Praça Três Poderes, em São Francisco de Itabapoana, para a comemoração do Dia do Evangélico organizado pela Associação Evangélica do município com apoio da prefeitura municipal de São Francisco de Itabapoana. 

A cantora gospel Cassiane, um dos principais ícones nacionais da música evangélica e a cantora local, Juliana Bazoni, foram as principais atrações da celebração, que começou a partir das 20h.

O Secretário de Turismo, André Ricardo, destacou a sua satisfação com o número expressivo de público prestigiando o evento.  “Toda a equipe da prefeitura está com a sensação de dever cumprido em apoiar mais uma ação que coopera para divulgação do turismo religioso do nosso município”, disse.

O presidente da Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana, pastor Isaías Martins, disse que a finalidade do evento foi alcançada. “Reunimos não só os evangélicos, como toda a população, independente de denominação religiosa”, disse

“Foi um momento de comunhão entre as várias igrejas presentes e o público em geral. Todos estavam reunidos em uma só fé em adoração a Deus”, explicou.

Pastor Isaías disse ainda, que, para facilitar a participação de todas as igrejas locais, que em geral não têm cultos frequentes aos sábados, a comemoração do dia do evangélico este ano não aconteceu no dia 30 de novembro, conforme fora instituído por lei municipal, sendo inserido no calendário do município como feriado.

O prefeito Pedrinho Cherene reafirmou o apoio da prefeitura na realização da comemoração do dia do evangélico no município. “Vale destacar que em nosso governo trabalhamos num sentido de progresso, aperfeiçoamento e melhorias dos nossos projetos. Por isso, a festividade do Dia do Evangélico, mais uma vez, foi sucesso em todos os sentidos, mas no próximo ano será melhor”, ressaltou.

Participaram pastores de várias igrejas da região, vereadores, secretários municipais, o Prefeito Pedrinho Cherene, entre outras autoridades. (Da redação com Ascom-SFI)




Troca de comando no 8º BPM: sai Ramiro de Oliveira e assume Marcelo Freimam

Decisão foi tomada pelo comando geral da Polícia Militar do Estado do Rio

O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Campos, Coronel Ramiro de Oliveira Campos foi exonerado de seu cargo na manhã deste sábado (29/11) através de uma decisão do comandante geral da PM do Estado do Rio de Janeiro, José Luiz Castro Menezes.

Tenente Coronel Marcelo Freimam de Souza Ramos.
O novo comandante nomeado como interino é o Tenente Coronel Marcelo Freimam de Souza Ramos, que estava a frente do 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna, Noroeste Fluminense.

O Coronel Ramiro de Oliveira Campos assumiu o comando da PM de Campos no dia 31 de julho, quando substituiu o comandante Antonio Carlos Sabino. Antes de comandar a corporação do município, ele trabalhou a frente do 32° BPM de Macaé.

Coronel Ramiro de Oliveira Campos
Aos 45 anos, o carioca Marcelo Freiman radicou-se em Nova Friburgo há pelo menos três décadas e ingressou na Polícia Militar no atual 11º BPM, deixando o cargo no início do mês de abril deste ano para assumir o 29° BPM.

Especializou-se também no adestramento de cães para policiamento, técnicas de investigação e perícia criminal. Concluiu também o curso de mestre atirador e foi o precursor da criação da agência de inteligência do batalhão. É bacharel em Direito, gestão e extensão em segurança pública e é também pós-graduado em limites constitucionais e MBA em gestão de segurança pública pela Fundação Getúlio. (D redação com informações do Ururau)