quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SMTAPS entrega certificados dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados em SFI


A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Promoção Social - SMTAPS de São Francisco de Itabapoana realizou a 1° Etapa de Entrega dos Certificados dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados no município pelo SEST/SENAT e SENAC, via Pronatec, neste ano.

O total foi de 153 alunos que concluíram os cursos de Qualificação Profissional de Recepcionista, Auxiliar de Recursos Humanos, Almoxarife, Recepcionista em meios de Hospedagem, Inglês e Espanhol.

Estiveram presentes no evento o coordenador de Desenvolvimento Profissional do SEST/SENAT, Sérgio Moreira, a gerente do Senac Campos, Verônica Garcia, o vice Prefeito Amaro Barros, o Vereador José Cherene e a Secretária de Educação e Cultura Kátia Regina Martins.

A Secretária do Trabalho, Assistência e Promoção Social, Dayse Tavares Teixeira, ressaltou a importância de estar qualificando pessoas para atender aos diversos segmentos da sociedade, em consonância com as exigências do Mercado de Trabalho.

"A iniciativa faz parte do Plano de Governo do Prefeito Pedrinho Cherene, que tem sido colocado em prática de forma gradativa, conforme a demanda e vem obtendo bastante êxito, devido a adesão e ao empenho dos munícipes em se qualificar, buscando novas oportunidades no Mercado de Trabalho  em ascendência na região. A meta é qualificar cada vez mais, à medida que houver possibilidade de empregabilidade e interesse da população", destacou.       


A solenidade de entrega de certificados aconteceu na noite desta terça-feira 26 de novembro de 2014, no Auditório do C.E. São Francisco de Paula. (Ascom-SFI)

Governos do Rio, São Paulo e Minas firmam acordo para solucionar a crise hídrica na Região Sudeste


Pezão, Alckmin e Alberto Coelho estiveram reunidos no Supremo Tribunal Federal (STF)

BRASÍLIA – Os governos do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais firmaram, nesta quinta-feira (27/11), um acordo para iniciar obras de infraestrutura a fim de reduzir os efeitos da crise hídrica na Região Sudeste. A proposta conjunta para o uso da água será apresentada até o dia 28 de fevereiro de 2015. O termo foi assinado – durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília – pelos governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão, de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, além do ministro do STF, Luiz Fux, e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

– Os estados manifestaram interesse mútuo em se ajudar. O conteúdo do acordo técnico já está bastante adiantado e busca uma solução conjunta para a questão – explicou o ministro do STF.

De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, o termo será focado na preservação ambiental.

– Está previsto um grande programa de reflorestamento e de tratamento do esgoto da Baixada Fluminense e de municípios como Resende e Barra Mansa. As equipes técnicas que cuidarão disso já estão fechadas, sob o comando do Ministério do Meio Ambiente. É muito importante a solidariedade dos três entes federativos.  A população dos estados vai ganhar com isso – afirmou Pezão.

Geraldo Alckmin lembrou a importância da cooperação entre os estados envolvidos.

– A partir de agora, vamos nos debruçar sobre isso. Estamos confiantes em poder garantir a vazão no Rio de Janeiro e fazer a interligação em São Paulo. A participação de Minas Gerais também será importantíssima – disse Alckmin.

Licitações e obras

O ministro Fux aproveitou a audiência para adiantar que as licitações e obras necessárias para cumprir o acordo já foram autorizadas e só poderão ser feitas com a anuência dos três estados.

– Com o cumprimento das normas estabelecidas no acordo, serão extintas as ações no Ministério Público sobre o tema – afirmou o ministro.

Imprensa-RJ
Fotos: Carlos Magno

Mais de 17 mil candidatos farão prova neste fim de semana para o IFFluminense


As provas do Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos Técnicos e do Concurso Vestibular – 1º semestre - 2015 do IFFluminense serão aplicadas neste domingo, 30 de novembro, nos municípios do Noroeste e Norte Fluminense e Região dos Lagos, onde o Instituto tem unidades. Ao todo, 17.237 candidatos farão a prova, sendo 14.686 inscritos para o Processo Seletivo e 2.551 para o Concurso Vestibular.

As provas serão realizadas das 8h30min. às 11h30min. para os Cursos Técnicos e das 14h30min. às 18h30min. para o Vestibular. Os candidatos deverão chegar ao local apontado no Cartão de Confirmação de Inscrição sessenta minutos antes do início da prova, munidos de seu Documento de Identificação Oficial com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição, indispensáveis para sua identificação, e caneta esferográfica de tinta preta.

A prova de Aptidão Específica para os candidatos ao curso de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e a prova de Habilidade Específica para os candidatos ao curso de Licenciatura em Música serão realizadas no campus onde o curso é oferecido, no dia 29 de novembro de 2014, no horário das 14h30min às 17h30min.

Cursos técnicos mais procurados: entre os 22 cursos técnicos oferecidos, os mais procurados foram o Curso Técnico em Edificações Integrado, no campus Campos Centro, com 741 inscritos; o Curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado, no campus Cabo Frio, com 645 inscritos; e o Curso Técnico em Mecânica Integrado, no campus Campos Centro com total de 619 candidatos.

Na relação candidato/vaga, o curso mais concorrido é o de Automação Industrial Concomitante Noite (Campos Centro), com 17.65 candidatos/vaga; logo após aparece o curso de Mecânica Concomitante Manhã (Campos Centro), com 16.45 candidatos/vaga; e o terceiro mais concorrido é o de Automação Industrial Concomitante Manhã (Campos Centro), com 14.3 candidatos/vaga.

Novos campi têm boa procura

Os novos campi Santo Antônio de Pádua, São João da Barra e Cambuci também tiveram uma boa procura. Eles ofertarão Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio por Eixos Tecnológicos, uma proposta de ensino diferenciada na qual o aluno tem a vivência da área que escolheu nos dois primeiros anos de curso, só fazendo a escolha pela habilitação no terceiro ano de estudos. O maior número de inscritos está em Pádua, com 312 candidatos. A relação candidato/vaga também é maior nesta unidade com 3.9 candidatos por vaga.

Cursos superiores mais procurados

O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Campos Centro) foi o que obteve o maior número de inscritos com 406 candidatos, entre os 16 cursos superiores ofertados. Em seguida, o Bacharelado em Engenharia Elétrica, novo curso oferecido pelo Campos Centro, aparece com 370 inscritos. Também está entre os mais procurados Engenharia de Controle e Automação (Campos Centro), com 266 inscritos. Na relação candidato/vaga, Engenharia Elétrica é o curso mais concorrido com 18.5 candidatos/vaga, logo após, Engenharia de Controle e Automação com 17.73 candidatos/vaga. Arquitetura e Urbanismo tem 11.6 candidatos para cada vaga.


Comunicação-IFF Fluminense

Estado receberá unidade modelo de tratamento de dependentes químicos


Sede de antiga fazenda passou por adequação física
A Secretaria de Prevenção à Dependência Química vai inaugurar em dezembro a primeira Unidade Modelo de Acolhimento (UMA) na cidade de Valença, no Sul Fluminense. Inédito no estado, o modelo do equipamento é dedicado ao apoio aos dependentes químicos e vai oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos aos pacientes. Uma segunda UMA está prevista para ser construída em Nova Friburgo em 2015.

A secretária Sheila de Mello enfatizou que a importância do projeto é possibilitar que as equipes atuem com uma abordagem multidisciplinar e integradora.

- Com este equipamento, o Estado se credencia, ainda mais, para enfrentar os desafios do acolhimento aos usuários e de sua reinserção na família e na sociedade. Pretendemos implementar a UMA nas oito regionais do Rio, criando um espaço de capacitação por meio de um serviço-escola, que vai promover campanhas de prevenção e capacitar atores governamentais e não-governamentais - disse a secretária.

A UMA de Valença recebeu investimentos de R$ 4,3 milhões e terá capacidade para tratar até 100 dependentes químicos. A sede foi montada na antiga Fazenda Santa Mônica, em Barão de Juparanã, e passou por uma adequação no espaço físico.


Imprensa-RJ

Agenda Religiosa


Paróquia São Sebastião e Imaculada Conceição em Barra do Itabapoana: Novenário em louvor à Imaculada Conceição - de 29/11 a 08/12/14.
Atendendo uma solicitação do diácono José Flávio Rezende Lima, publicamos o cartaz de sua ordenação sacerdotal, que acontecerá no dia 06 de dezembro, na Basílica Menor do Santíssimo Salvador, às 9 horas. O Blog deseja que Deus abençoe o diácono em sua missão sacerdotal, que se iniciará em breve.

Prefeitura paga funcionários nesta quinta-feira


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana efetuou o pagamento do funcionalismo público municipal nesta quinta -feira (27/11), referente ao mês de novembro. Desde o início do Governo do prefeito Pedrinho Cherene, a Administração Municipal tem antecipado os salários, antes mesmo de terminar o mês vigente. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de SFI a iniciativa faz parte da nova política de valorização do servidor. 

SMEC valoriza a participação da agricultura familiar na composição da merenda escolar


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana está priorizando a participação da agricultura familiar do município na composição da merenda escolar do próximo ano letivo.

O projeto é aberto a todos os pequenos e médios produtores usuários do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - PRONAF. Eles têm o direito de fornecer até R$ 20 mil por ano em produtos solicitados pela equipe de nutrição da SMEC, adquiridos através da chamada pública.

A última reunião da SMEC com os produtores rurais ocorreu nesta quarta-feira (26/11) e contou com a presença expressiva dos agricultores.


"É nosso dever valorizar a agricultora local, sobretudo, no que se refere a composição da merenda escolar. Vale destacar que da nossa terra sai produtos de qualidade consumidos em várias regiões vizinhas", destacou a secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins. (Ascom-SFI)

Moto Biz é furtada em São Francisco de Itabapoana

Vítima é professora que estacinou o veículo para trabalhar em colégio no centro da cidade

Uma Moto Biz, de cor prata placa LOE 0542, modelo 2002, foi fortuda na quarta-feira, 26, em plena luz do dia em frente ao Externato Imaculada Conceição na Rua Otávio Pinto de Oliveira em São Francisco de Itabapoana.

A vítima é uma professora que dá aulas naquela unidade escolar. Segundo ocorrência policial na 147 DP de SFI, a professora Sandra Maria da Silva Leite, estacionou a Moto Biz por volta das 12 horas e, quando saiu, por volta das 17 horas a Moto Biz já não estava no lugar.


A moto é importante para o trabalho da professora. Informação sobre o veículo pode ser comunicada através do 190 da Polícia Militar. Além da Moto Biz, foi levada no baú na moto um capacete novinho e uma blusa da professora.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Gracie Barra inaugura academia de jiu-jitsu e MMA em Travessão de Barra

Uma nova academia artes marciais será inaugurada no munícipio de São Francisco de Itabapoana-RJ, na localidade de Travessão de Barra, na quinta-feira, dia 27 de Novembro. A academia será aberta àqueles que querem aprender a arte do Jiu-Jitsu, do Muay Thai ou treinar Submission wrestling . 

Segundo o mestre Wagner Barroso, responsável pela Gracie Barra, foi um mês de muito trabalho e de muita perseverança para que fosse possível implantar o projeto em Travessão de Barra num local adequado e estruturado aos praticantes de jiu-jitsu e outras lutas. "Agora nossa meta é Praça João Pessoa", comentou.

 “A nova academia de lutas será da equipe Gracie Barra e já está preparada para receber os seus alunos para uma nova etapa de muito treino e conquistas. A academia está equipada com um belíssimo tatame, dois sacos de pancada e conta ainda com um novo professor”, disse Wagner.

 " O foco da família Gracie é sempre levar o Jiu-jitsu para o maior número de crianças possíveis de pessoas. Espero fazer com que esta arte marcial mude a vida deles, do jeito que mudou a minha e de tantos outros praticantes.

 Que façam do Jiu-jitsu um estilo de vida, não apenas uma arte marcial”, disse Wagner Barroso Segundo o proprietário e faixa preta 2° Graus Wagner Barroso, as aulas seguem a metodologia do fundador, mestre Carlos Gracie Jr, filho do Mestre Carlos Gracie, e atualmente considerado o mais técnico mestre de Jiu Jitsu do mundo. A academia está localizada na Av. Gabriel Paiva, 1255 – Travessão de Barra-Rj - Centro. 

Conceito O mestre e lider regional Wagner Barroso acredita que pode disseminar a prática de ARTES marciais por pessoas comuns, que buscam condicionamento físico, redução de estresse e aprendizado das habilidades específicas. Além disso, conta com o programa Gracie Barra Kids, que é o mais apropriado para as crianças que querem aprender valores como disciplina, bom comportamento e respeito. Existem ainda os programas específicos para mulheres que agradam aquelas que estão cansadas de lutar pelo corpo perfeito e pela saúde em academias.

 A metodologia que a Gracie Barra desenvolve é resultado da troca de experiência com diversos campeões mundiais de diferentes países. Hoje essa metodologia está disponível para o público comum que busca saúde e bem estar. Nossos alunos recebem os mesmos treinamentos que os maiores "campeões do octógono" recebem e nossos professores são capacitados para treinar adultos, crianças, idosos, mulheres de acordo com suas necessidades específicas. Benefícios das artes marciais As Artes Marciais Mistas, conhecidas como MMA, são formadas por técnicas que incluem atividades em pé e no chão e vão muito além do aprendizado para defesa pessoal. Também vêm sendo reconhecidas mundialmente por melhorar a qualidade de vida dos praticantes. 

O MMA é representado por uma mistura de diferentes estilos como o Muay Thai, Jiu-jitsu, Boxe, Judô, entre outras. Os benefícios à saúde na prática desportiva são inúmeras.

A prática das artes marciais apresenta benefícios mentais, emocionais e físicos, que favorecem a saúde, pois: 1) Fortalece o sistema imunológico. 2) Melhora a atenção e controla o stress, a ansiedade, a raiva e o medo, alavancando a AUTOconfiança e ajudando a superar os limites impostos pela vida. 3) Desenvolve o trabalho EM EQUIPE, a autoestima e o respeito ao próximo. 3) Melhora as condições cardiopulmonares. 4) Melhora a postura. 5) Fortalece nosso sistema muscular, melhorando a resistência e tornando os músculos mais definidos e flexíveis. 6) Ensina defesa pessoal e técnicas de artes marciais. Contatos: (21) 99937-4700 ou (22) 99837-9383 email: Wagnerbguilherme@hotmail.com

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Homicídio em Barra: pescador é assassinado a tiros


Lenilson foi alvejado com seis tiros. A Polícia 
investiga a autoria e a motivação para o crime. 
(Foto: Facebook)
Um pescador foi morto a tiros na tarde desta terça-feira, 25-11, por volta das 15 horas, em Barra do Itabapoana, Litoral Norte de São Francisco de Itabapoana. A vítima do homicídio, Lenilson Fernandes Carvalho, 36 anos, foi alvejado por cerca de seis tiros, a maioria na cabeça.

O crime aconteceu num reduto conhecido como “Rua da Fumega” ou “Boca da Barra”, próximo à Foz do Rio Itabapoana. Populares que estavam nas imediações do Posto de Saúde de Barra contaram que chegaram a ouvir os disparos.

O Resgate Municipal de Barra chegou a ser acionado, mas quando chegou ao local o pescador já estava morto.

Segundo a Polícia Militar, populares contaram que dois homens de estatura baixa teriam chagado em um carro branco. Um dos dois teria descido do veículo e praticado o crime.

Uma guarnição da Polícia Militar está no local para preservar a cena do crime, enquanto outros policiais fazem buscas para tentar localizar os responsáveis pelo homicídio. 

Um motorista de um carro branco chegou a ser abordado pela Polícia Militar, e foi levado para averiguação na 147ª Delegacia Legal de SFI. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas.

Lenilson nasceu, foi criado e morava em Barra do Itabapoana. Ele era casado e tinha duas filhas.

SMEC reúne produtores rurais para fornecer produtos para merenda escolar


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana, realizará nesta quarta-feira (26/11) a última reunião do ano para discutir a participação da agricultura familiar do município na composição da merenda escolar do próximo ano letivo.

Os agricultores com a DAP física (Declaração de Aptidão da Agricultura Familiar) estão convidados a participar do encontro, que acontecerá às 9h na SMEC, onde será abordado o tema: "Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural e suas Organizações.

O projeto é aberto a todos os pequenos e médios produtores que sejam usuários do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - PRONAF, tendo o direito de fornecer até R$ 20 mil por ano em produtos solicitados pela equipe de nutrição da SMEC, adquiridos através da chamada pública.

A secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, explicou que o nutricionista da SMEC vai informar as adaptações necessárias entre os produtos que serão utilizados no cardápio dos alunos e os que os agricultores do programa poderão vir a fornecer o município.


“O nosso objetivo é valorizar a agricultora local no planejamento da merenda escolar, e, logo, trazendo benefícios econômicos tanto para produtor rural quanto para a SMEC. Vale destacar que priorizamos a qualidade dos alimentos”, ressaltou. (Ascom-SFI)

Últimos dias de inscrição na primeira fase da pré-matrícula


Números de inscritos já passam de 154 mil


As inscrições para a primeira fase da pré-matrícula, que podem ser feitas no site www.matriculafacil.rj.gov.br, terminam na próxima segunda-feira (01/12). Este ano, a procura por uma vaga na rede estadual de ensino superou à do ano passado. Até o momento, a Seeduc recebeu mais de 154 mil inscritos. Para se inscrever, os candidatos devem acessar exclusivamente o site Matrícula Fácil. Caso o candidato não tenha acesso à internet, é permito a ida a algumas das escolas da rede e utilizar os laboratórios de informática.

A relação nominal de todos os estudantes alocados será divulgada no site no dia 22 de dezembro. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’. Os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número do celular, também receberão um SMS. É importante que o inscrito confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado no período de 06 a 12 de janeiro de 2015, portando os seguintes documentos:

- Identidade ou documento que a substitua;
- CPF (se possuir);
- Histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
- Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia);
- Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
- Comprovante de residência;
- Comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH)

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 22 a 26 de janeiro, sendo o primeiro dia exclusivo para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não se inscreveram ou não confirmaram a reserva de vagas na primeira etapa.

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador – 1ª Geração; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; Programa de Correção de Fluxo do Fundamental; 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado: CEFFA Rei Alberto I (habilitação em Administração e Agropecuária), CEIA Barão De Langsdorff (Agropecuária), CE D. Pedro II (Produção de Áudio e Vídeo e Química), CE Infante Dom Henrique (Hospedagem) e CE Jornalista Maurício Azedo (Logística).

Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no link www.matriculafacil.rj.gov.br.


Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Colônia Z1 convoca pescadores para assembleia



SMTAPS e INCRA realizam ação em prol das famílias dos acampamentos em SFI

A Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social - SMTAPS, através do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social- Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, em ação conjunta com - Superintendência Regional do Rio de Janeiro - INCRA, estão realizando a inclusão e a atualização no Cadastro Único do Governo Federal das famílias dos acampamentos localizados no município de São Francisco de Itabapoana.

A secretária de Promoção Social, Dayse Tavares Teixeira, explicou que a busca ativa para inserção das famílias no cadastro único possibilita às mesmas o acesso às Políticas Públicas a que têm direito: Programa Bolsa Família, Pronatec, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. “ É o nosso dever contínuo oportunizar melhores condições de vida a todo o cidadão, sobretudo,  os que se encontram em vulnerabilidade social ”, destacou.

A última ação nesse sentido ocorreu entre os dias 18 e 19 de novembro, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que disponibilizou o espaço da escola municipal mais próxima para cadastramento das famílias dos acampamentos “20 de Novembro”, na localidade de Cajueiro, “17 de Abril” e “Madre Cristina”, em Arroz Dourado.


Ascom-SFI

Pedido de vista suspende julgamento sobre Gabinete Itinerante de Pezão

Um pedido de vista do desembargador Abel Gomes suspendeu, na sessão plenária desta segunda-feira (24), o julgamento do processo sobre o suposto uso eleitoreiro do programa "Gabinete Itinerante", do Governo do Estado, pelo governador reeleito, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Antes, o relator do processo, corregedor eleitoral Alexandre Mesquita, havia votado pela cassação, inelegibilidade e aplicação de multa a Pezão, por entender que o governador se utilizou do Gabinete Itinerante para "alavancar seu nome junto ao eleitorado mais humilde".

No entanto, os magistrados Fábio Uchoa e Flavio Willeman divergiram, sob o argumento de que o programa era uma "atividade normal de governo". O julgamento deve ser retomado na sessão da próxima quarta-feira (26), a partir das 18h.


A Coligação Frente Popular (PT, PV, PSB e PC do B), que ajuizou a ação, acusa Pezão de ter criado um programa social em que, juntamente com secretários e servidores estaduais, percorria municípios para atender a reivindicações da população e, assim, "promover sua candidatura". 

Segundo a coligação, o programa não teria previsão na lei orçamentária e foi divulgado "maciçamente" no canal institucional do Governo do Estado no Youtube e na conta pessoal de Pezão no Facebook, bem como por meio de um encarte, com tiragem de 360 mil exemplares. (Fonte: site TRE-RJ)

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

LOA: Câmara de São Francisco convoca população para audiência pública

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, convoca a população para audiência pública para apresentação e discussão do Anteprojeto de Lei 025/2014, que fixa o Orçamento Anual para o Exercício de 2015, e dá outras providências.

A referida audiência será realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal, situado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 107, Centro, São Francisco de Itabapoana/RJ.

A participação é garantida a todo cidadão sanfranciscano, através da presença ao  evento, mediante registro de presença. Considerações e proposições poderão ser feitas durante a audiência, desde que apresentadas por escrito, devidamente justificadas e identificadas sua autoria, bem como poderão ser protocolizadas junto à Câmara Municipal, Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 107, Centro do Município, até o dia 24 de novembro de 2014, dia anterior à realização da Audiência Pública. Todas as manifestações serão analisadas pelo corpo técnico da Câmara e encaminhadas para a Prefeitura, independentemente de sua apresentação oral.


A íntegra do Anteprojeto de Lei Municipal número 025/2014, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2015 que fixa o Orçamento Anual para o Exercício de 2015, e dá outras providências, se encontra disponível para consulta na sede da Câmara Municipal, Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 107, Centro do Município, no horário de 09h às 17h.

A Audiência Pública é um instrumento de participação popular e tem por objetivo esclarecer a população e permitir as manifestações dos interessados acerca da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o instrumento por meio do qual o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas em 2015, e ainda disciplina todas as ações do governo. É a LOA que prevê as receitas e fixa as despesas públicas para o exercício financeiro.

Informações adicionais sobre este processo de gestão democrática poderão ser obtidas na Câmara Municipal, e qualquer dúvida poderá ser enviada para o endereço eletrônico (e-mail) camarasfi@yahoo.com.br. (Matéria da Ascom da Câmara Municipal São Francisco de Itabapoana enviada ao Blog nesta segunda-feira, 24-11)


IPTU e Alvará: descontos nos juros e multas para contribuintes em atraso vão até 30 de novembro

A secretaria municipal de Fazenda de São Francisco de Itabapoana informa que os contribuintes em débitos com IPTU e alvará referente aos anos de 2011, 2012 e 2013 terão até o dia 30 de novembro de 2014, com desconto de 80% nos juros e multa, para quitar seus débitos com a Fazenda Municipal. A partir desta data as dívidas dos correntes anos citados serão ajuizadas conforme manda a lei vigente.

Rioprevidência Móvel visita São Francisco de Itabapoana


Serviço ficará disponível nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26)

O Rioprevidência Móvel, que leva todos os serviços da agência convencional a locais onde o Rioprevidência não possui postos de atendimento, visitará São Francisco de Itabapoana nos dias 25 e 26 de novembro, das 10h às 16h, no Colégio Estadual São Francisco de Paula, que fica na Avenida Edenites da Silva Viana, 245 – Centro.

A agência itinerante totalmente informatizada, com funcionários treinados para atender ao segurado, tem condições de conceder a pensão em tempo real – 30 minutos - desde que o beneficiário compareça com toda a documentação necessária. O servidor ativo poderá também fazer uma simulação de sua aposentadoria para saber qual a melhor forma de se aposentar.


Para ser atendido na unidade móvel o segurado deve agendar pela internet ou pelo telefone. Para isso basta acessar www.rioprevidencia.rj.gov.br e escolher o melhor horário ou através do SAC pelo telefone 0800 285 8191. (Com informações da Assessoria)

Morre Dona Marli, mãe do secretário de Administração de SFI


O Blog comunica com pesar o falecimento de Dona Marli Linhares Menezes, 83 anos, mãe do secretário municipal de Administração de São Francisco de Itabapoana, José Antônio de Menezes Alexim. A idosa estava internada no Hospital da Unimed, em Campos, e faleceu na manhã desta segunda-feira (24). O corpo será levado para ser velado na residência de Nair Amélia, filha de Dona Marli, em Gargaú. Haverá missa de corpo presente, às 16 horas, na Igreja de São Pedro. O sepultamento será realizado no Cemitério de Gargaú, nesta segunda-feira, às 17h30. Dona Marli deixa viúvo o senhor Cícero Alexim. Ao senhor Cícero, aos filhos José Antônio, Nair e Marlice Alexim e a toda família enlutada os sinceros pêsames de toda equipe da Rádio São Francisco e do Blog do Paulo Noel.

Novas turmas de cursos profissionalizantes gratuitos em SFI


Com o objetivo da inserção de profissionais com mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho para o próximo ano, a Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social - SMTAPS, em parceria com o SENAI, abriu novas turmas de cursos profissionalizantes: Pintura Industrial e Padeiro e Confeiteiro.

A secretária de promoção social, Dayse Teixeira, explicou que a garantia e/ou ampliação de renda, reduz a desigualdade social, o desemprego e a exclusão socioeconômica do município.

“Durante todo ano, em parceria com SENAI, estamos capacitando um número expressivo de sanfranciscanos e, assim, ampliando os seus horizontes e melhorando a autoestima com relação ao seu futuro profissional”, ressaltou.

Superando as expectativas do número previsto de inscrições, em menos de 4 horas o curso de Pintura Industrial formou duas turmas com 50 alunos, nos turnos da manhã e tarde. As aulas estão sendo ministradas na 1ª Igreja Batista de São Francisco de Itabapoana, situada no centro da cidade.
          

Na localidade de Valão Seco no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, 50 alunos estão fazendo o curso de Padeiro e Confeiteiro, nos turnos da manhã e da tarde. (Ascom-SFI)