sábado, 23 de agosto de 2014

Uma mulher é estuprada a cada duas horas no estado do Rio, aponta relatório

No estado do Rio, em 2013,  4.872 mulheres foram estupradas , o que significa 13 mulheres atacadas por dia, ou um caso a cada duas horas. A estatística faz parte do Dossiê Mulher 2014, divulgado hoje (22), pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), ligado à Secretaria de Estado de Segurança, e só diz respeito aos casos que foram registrados oficialmente em delegacias de polícia.

No total, incluindo os casos de estupros masculinos e um pequeno percentual no qual o gênero da vítima não foi informado, o crime foi registrado 5.885 vezes no ano passado em todo o estado. A estatística apresentou uma ligeira queda em relação a 2012, quando foram registrados 6.075 casos no total. No ano de 2010, os casos de estupro foram de 4.589 e, em 2011, de 4.871.

A socióloga Andréia Soares, organizadora do dossiê, destacou que houve um avanço expressivo nos casos de estupro nos anos de 2012 e de 2013, em comparação com os anos anteriores. Contudo, ela não soube precisar os motivos, nem se esse crescimento é resultado de um aumento no número de crimes ou de notificações.

“Está muito além do que foi registrado nos anos de 2010 e 2011. Houve um aumento das notificações, mas não sabemos se mais mulheres e mães, porque as vítimas são muito jovens, tiveram coragem de denunciar, e os agressores geralmente são pessoas muito próximas, inclusive parentes, ou se realmente houve um aumento desse fato [do crime de estupro]”, disse Andréia.

O número de tentativas de estupro, por sua vez, apresentou elevação de 50% entre 2013, quando houve um total de 616 casos, contra 408 registrados em 2012. Dos casos ocorridos no ano passado, 556 têm mulheres como vítimas. Desde a sanção da Lei 12.015, de 2009, o que antes era registrado como atentado violento ao pudor, em casos de violência contra homens, passou a também ser classificado como estupro.

De acordo com o dossiê, quase a metade dos casos de estupro é praticada por pessoas conhecidas das vítimas, que correspondem a 46,6% dos autores. Pais ou padrasto são responsáveis por 17,7% dos crimes, seguidos por parentes (10,6%), conhecidos (10,1%) e companheiros ou ex-companheiros (8,2%).


O crime de estupro também está ligado à pouca idade das vítimas, o que as torna mais suscetíveis de ataques, pois não sabem se defender ou têm medo de revelar o que aconteceu. Mais da metade, ou 51%, das vítimas de estupro têm até 14 anos de idade. Bebês com até 4 anos correspondem a 7,4% dos casos, crianças de 5 a 9 anos, 14,9%, e pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 14 anos formam quase um terço das vítimas, com 29,1%. Do total de vítimas, de acordo com o dossiê do ISP, 82,8% são mulheres, 15,2% são do sexo masculino e 2% não teve informado o sexo da vítima. (Agência Brasil )

Captura de tubarão : postagem ultrapassa oito mil visualizações

Vídeo postado pelo Blog do Paulo Noel já ultrapassa oito mil visualizações. Porque tanto interesse em assistir ao vídeo? 

Atenção: este vídeo foi enviado ao Blog por um pescador que pediu que seu nome
fosse preservado. 
po

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Luto oficial não significa feriado

Luto oficial é uma forma de manifestação de tristeza da nação, estado ou município. É um reconhecimento dos serviços prestados pelo morto ao país. Durante o luto oficial, que não significa feriado, a bandeira nacional é hasteada em todas as repartições públicas do governo que a decretou (federal, estadual ou municipal), e ela é sempre hasteada a meio mastro. Além disso, coloca-se um laço de crepe na ponta da lança se ela estiver sendo conduzida em alguma cerimônia.

Prefeito decreta luto após morte de funcionária pública em SFI


Clique na imagem para ampliá-la
O prefeito de São Francisco de Itabapoana Pedrinho Cherene decretou luto oficial por três dias no município, em função da morte da funcionária pública Fernanda Macedo Terra, 32 anos. Fernanda, que exercia a função de supervisora de merenda de creche na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, era filha do ex-vereador Chico Terra e da advogada Ana Maria Macedo Terra.


O Corpo de Fernanda está sendo velado na localidade de Praça Imaculada, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Fernanda morreu após complicações geradas por uma diverticulite, seguida de infecção generalizada. O sepultamento será realizado no Cemitério de São Francisco, às 17 horas.

Luto em SFI: morre no HGG filha do ex-vereador Chico Terra


Foto: Facebook.
A notícia triste da morte de uma jovem de 32 anos em São Francisco de Itabapoana, na madrugada desta quinta-feira, 21, comoveu os moradores da cidade. 

A supervisora de merenda de creche da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Itabapoana, Fernanda Macedo Terra, 32 anos, faleceu no Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos dos Goytacazes, onde estava internada desde a segunda-feira, 18-08. Ela iria completar 33 anos no próximo dia 28 de agosto.

Fernanda era filha do ex-vereador Francisco Terra (Chico Terra) e da advogada Ana Maria, que atua no setor de assistência judiciária da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Segundo Chico Terra, a filha fora submetida a uma cirurgia devido a uma diverticulite há cerca de 70 dias na Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes.

“Esta semana ela teve de ser internada para uma cirurgia de emergência no Hospital Geral de Guarus, por causa de complicações e acabou vindo a óbito durante a madrugada”, disse emocionado Chico Terra.   

O corpo será velado na localidade de Praça Imaculada e o sepultamento será no Cemitério de São Francisco de Itabapoana, no final da tarde, por volta das 17 horas.

Por causa do falecimento de Fernanda, a prefeitura de SFI adiou a inauguração que faria nesta quinta-feira, 21, da Praça dos Pescadores em Guaxindiba para uma data ainda a ser divulgada.

Conheça mais aqui sobre diverticulide no site do Doutor Dráusio Varela.

Nota Oficial

Em virtude do falecimento da filha do ex-vereador de São Francisco de Itabapoana, Chico Terra, o prefeito Pedrinho Cherene cancelou todos os compromissos previstos em sua agenda para esta quinta-feira, (21/08). Portanto, a inauguração da Praça dos Pescadores e cinco ruas pavimentadas, que aconteceria hoje em Guaxindiba, foi transferida para outra data.

Estreito comemora neste final de semana santo Agostinho


Clique no cartaz para ampliá-lo
Estreito, localidade do Primeiro Distrito de São Francisco de Itabapoana, comemora neste final de semana Santo Agostinho. Na programação da festa, que tem início no sábado (23/08), e prossegue até domingo (24/08), shows com artistas locais, animação para o público infantil e a cavalgada.

No sábado, as atrações musicais serão a dupla Alex Miller e Thalia e a cantora Sabrina do Forró. Domingo, às 10h, haverá no Portal da Cidade a concentração para a cavalgada com destino a Estreito. As atrações musicais de domingo serão o cantor Gilmar e a Banda Brilho Sertanejo e, na sequência, a banda Amigos do Forró.

A partir das 13h de domingo, o humorista Lindroso de Recife comanda a animação. Antes haverá competição ciclística pela principal rua da comunidade.


Enviado por Maurício Barreto

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Agenda cultural: Festas na Roça e Festas Culturais


Clique nos cartazes para ampliá-los






Divulgada programação completa da 32º Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana



Quatro dias de rodeio, shows com artistas nacionais e regionais, 1º leilão de animais, concurso leiteiro, competição esportiva entre animais, stands com produtos da terra, desfile para eleger a Rainha do Rodeio, dentre outras atrações, é que o público vai conferir na 32º Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana, que acontece de 28 a 31 de agosto no Parque de Exposições Rural de Praça João Pessoa.

Por conta da programação bem diversificada, segundo as secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e Agricultura & Pesca, a previsão é que mais de 50 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições durante todo o evento.

No primeiro dia de festividade haverá a solenidade oficial de abertura, onde estarão presentes, o prefeito Pedrinho Cherene, secretários municipais, vereadores, dentre outras autoridades locais e regionais.

“A expectativa é que essa edição supere a do ano passado em todos os aspectos, não só na parte de entretenimento, como, principalmente, na movimentação do agronegócio da região”, ressaltou o Prefeito Pedrinho Cherene.

O secretário de Agricultura e Pesca, Edmar Henriques, destacou uma das atrações em prol da agricultura do município.

“Além do concurso leiteiro, os produtores rurais de São Francisco e região terão a oportunidade de participar do primeiro leilão das vacas Girolando Elite, que acontecerá no domingo (31/08)”, disse.

Para garantir a segurança do público o Parque de Exposições passou por alterações, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros.

Em todos os dias de festa haverá o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal – GCM, que estará atuando com seis viaturas e uma unidade móvel com atendimento 24 horas.

Além disso, será instalado no local do evento um posto médico 24h, com uma UTI Móvel.

Na parte externa, visando o controle do fluxo de veículos, a Empresa de Trânsito de São Francisco de Itabapoana - EMTRANSFI disponibilizou três viaturas e 11 agentes no período noturno, com todo o material de sinalização, como coletivos refletivos e lanternas.

“Toda a programação e infraestrutura da festa foi pensada e estudada criteriosamente para que não só os sanfranciscanos,  como, sobretudo, os turistas possam se divertir e querer voltar a prestigiar o evento no próximo ano”, ressaltou o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo.

O evento tradicional é organizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio das Secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e Agricultura e pesca.

Confira a programação:

28/08/2014 (quinta-feira) – (Início do concurso leiteiro)
Esgota das vacas participantes do concurso leiteiro  - 07h 
Café da manhã com o prefeito e os produtores rurais- 08h30
Apresentação do gado de pista e eqüinos – 10h
As ordenhas acontecerão sempre às 07h e 19h durante todo o período que vai de 28 a 31 de agosto. 

As categorias são 25 e 35 quilos
Os prêmios são:
1º. Lugar: uma moto 0 km para cada categoria
2º. Lugar: R$ 2.000,00 para cada categoria
3º. Lugar: R$ 1.000,00 para cada categoria

Rodeio – 21h;
Ministério Ana Maura (gospel) – 22h30;
Felix Oliveira e Banda – após show gospel

29/08/2014 (sexta-feira)
Rodeio – 22h;
Bonde do Forró – 23h30;
Amigos do Forró – após o show nacional.

30/08/2014 (sábado)
Apresentação do gado destinado ao leilão - 08h;
Prova de Team Penning  (01 moto de premiação) -10h;
Desfile Rainha do Rodeio – 21h;
Rodeio – 22h;
César Menotti e Fabiano – 23:30h;
Mazinho e Banda – 1h
Mazinho e Banda – após o show nacional.

31/08/2014 (domingo)
Leilão de gado leiteiro animais ofertados do Sul de Minas e animais da nossa região. – 13h;
Apresentação e premiação das campeãs do concurso leiteiro na arena do rodeio – 19h;
Rodeio – 21h;
Rodrigo Balla – 23h;

Lucas e Júnior – 1h

Baleia morta encalha em Guaxindiba - veja fotos

Conforme o Blog noticiou ontem, a baleia que estava à deriva no mar em estado de decomposição, encalhou sobre formações rochosas, em frente ao Farol de Salina, entre as Praias de Guaxindiba e Manguinhos, próximo ao Recanto das Casuarinas, no extremo norte de Guaxindiba.

Trata-se de uma baleia da espécie Jubarte de cerca de 12 metros de comprimento. A Para iniciar o trabalho para enterrar a baleia será preciso esperar a maré subir e torcer que as ondas consigam deslocar a carcaça até a areia.

No local que encalhou ficará difícil o acesso das máquinas, já que ao redor do mamífero há muitas pedras.






terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mais uma baleia aparece no litoral de São Francisco

Mamífero está morto, à deriva, prestes a encalhar na Praia de Guaxindiba.



Na tarde desta terça-feira, 19-08, mais uma baleia apareceu no litoral de São Francisco de Itabapoana. O mamífero está morto e a carcaça encalhou na  Praia de Manguinhos.

As primeiras imagens registradas pela equipe do Blog no final da tarde, próximo ao Hotel Recanto dos Amigos, e mostram o animal a cerca de 300 metros da areia. Por volta das 19 horas, o pescador Cláudio, morador em Guaxindiba, confirmou ao Blog que o animal foi parar em cima de pedras, localizadas entre Guaxindiba  e Manguinhos, a cerca de 100 metros da faixa de areia. Ele acredita que durante a madrugada, com a subida da maré a carcaça irá encalhar na areia, próximo a uma enseada conhecida como Recanto das Casuarinas, entre Guaxindiba e Manguinhos.

A equipe do CTA - Serviços em Meio Ambiente, empresa que monitora os animais marinhos na costa de São Francisco de Itabapoana, está de prontidão, aguardando a carcaça chegar até a areia para fazer análises.

Segundo pescadores, o animal mede cerca de 12 metros. Análises serão feitas para saber se é um exemplar macho ou fêmea e de qual espécie. Neste último sábado, 16, um filhote de baleia jubarte encalhou muito debilitado, exatamente em Guaxindiba, e acabou morrendo. 

O CTA colheu material do filhote para analisar a causa da morte. O laudo deverá sair em 30 dias.

Orca encalha no Espírito Santo

Orca encalhou em Anchieta-ES
Na última quinta-feira, 14-08, uma  Orca encalhou em Anchieta, Sul do Espírito Santo. Uma força tarefa foi feita para tentar salvar o mamífero, que não resistiu e morreu no dia seguinte. No início do mês, dia 03-08, apareceu  uma baleia jubarte morta na Praia de Buena, em São Francisco de Itabapoana. Há um esforço grande do CTA para descobrir o que está causando a morte dessas mamíferos.

Começa a segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol de SFI

Confira os resultados dos jogos da primeira rodada da segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco, realizados neste domingo, 17-08:

1ª RODADA     -    17/08/2014  - Categoria Principal
MORRO  DO  BODE 0 x 0 AMPRAJOPE
TRAVESSÃO 2 x 0 SANTO  AMARO
COMERCIAL 0 x 1 NOVA BELÉM
BUENA 2 x 2 GARGAÚ

1ª RODADA     -    17/08/2014  - Categoria Aspirante
MORRO  DO  BODE 0 x 1 AMPRAJOPE
CORÉIA 1 x 0 DESERTO FELIZ
COMERCIAL 0 x 0 NOVA BELÉM
FLORESTA 1 x 1 GARGAÚ

Próximos Jogos:

2ª RODADA     -    24/08/2014  - Categoria Aspirante
DESERTO FELIZ  X  MORRO  DO  BODE
AMPRAJOPE  X CORÉIA
COMERCIAL  X  FLORESTA  
NOVA BELÉM X  GARGAÚ

2ª RODADA     -    24/08/2014  - Categoria Principal
SANTO  AMARO X MORRO  DO  BODE
AMPRAJOPE  X TRAVESSÃO
COMERCIAL  x  BUENA  
NOVA BELÉM x  GARGAÚ

Nesta segunda fase todos os times jogam entre si. Ao final das sete rodadas os quatro primeiros se classificam para as semifinais, com o primeiro encarando o quarto e o segundo jogando contra o terceiro. Serão confrontos em dois jogos, de ida e volta. As equipes que avançarem farão a final em jogo único

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Horário eleitoral no rádio e TV começa nesta terça-feira (19)


Em SFI Rádio São Francisco irá transmitir programas dos candidatos

Começa nesta terça-feira (19) o horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos às Eleições Gerais de 2014. O horário se estenderá até o dia 2 de outubro, em primeiro turno.

Em São Francisco de Itabapoana o horário será transmitido pela Rádio São Francisco FM.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), a propaganda eleitoral dos candidatos deve ocorrer de segunda a sábado das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50 no rádio, e das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20 na televisão. As segundas, quartas e sextas são exibidos os programas para governador, deputado estadual e senador; enquanto as terças, quintas e aos sábados são exibidos os programas para presidente e deputado federal.

Em sessão administrativa do dia 5 de agosto, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a Resolução nº 23.429, que trata do uso do horário eleitoral pelos candidatos a presidente da República e do plano de mídia. No Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral se reuniram  com partidos, coligações e emissoras no dia 8 de agosto.

O tempo da propaganda eleitoral em bloco dos candidatos a presidente, no horário gratuito no rádio e na TV, estão assim divididos: Coligação Com a Força do Povo DILMA ROUSSEFF (PT)  – 11min24s; Coligação Muda Brasil AÉCIO NEVES (PSDB) – 4min35s; Coligação Unidos pelo Brasil (ainda será escolhido o candidato) – 2min03s; PASTOR EVERALDO  (PSC) – 1min10s; EDUARDO JORGE (PV) – 1min04s; LUCIANA GENRO (PSol) – 51s; EYMAEL (PSDC) – 45s; LEVY FIDELIX (PRTB) – 47s; ZÉ MARIA (PSTU) – 45s; MAURO IASI (PCB) – 45s; e RUI COSTA PIMENTA (PCO) – 45s.

Já o tempo dos candidatos ao Governo do Rio de Janeiro ficou assim: O Rio em 1º Lugar LUIZ FERNANDO PEZÃO (PMDB) - 8min57s; Coligação Frente Popular LINDBERG FARIAS (PT) - 4min38s; Aliança Republicana e Trabalhista GAROTINHO (PR) - 2min21s; MARCELO CRIVELLA (PRB) - 1min09s; TARCISIO MOTTA (PSOL) - 1min01s; DAYSE OLIVEIRA (PSTU) - 57s; NEY NUNES (PCB) - 57s.

Nos programas seguintes, será adotado sistema de rodízio, sem prejuízo da ordem estabelecida, devendo o partido político ou a coligação que teve seu programa apresentado em último lugar ser deslocado para o primeiro e assim sucessivamente.

Segundo turno

Em caso de segundo turno, a data-limite para o início do novo horário eleitoral gratuito é 11 de outubro, 15 dias antes do pleito. O horário termina no dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

Na hipótese de ocorrer segundo turno, os blocos de 20 minutos no rádio e na TV serão distribuídos igualitariamente entre os partidos ou as coligações dos candidatos concorrentes, iniciando-se por aquele que teve maior votação e alternando-se essa ordem a cada programa.

Do Blog do Paulo Noel com informações do TSE

Do Blog do Ricardo Noblat

HUMOR. A charge de Amarildo.

DER-RJ cumpre promessa e constrói quebra-molas na RJ-224 em Floresta

Fotos: Bruna Cassiano de Floresta. 

Foi necessária uma manifestação, após um grave acidente que destruiu um trailer às margens do asfalto na RJ-224, deixando inclusive feridos seus ocupantes avó e neta que estavam no trailer para que o DER- RJ finalmente construísse os quebra-molas solicitados pela comunidade. Além dos quebra-molas a Rodovia RJ-224 também recebeu sinalização vertical e horizontal. 

"Vamos prosseguir com este trabalho que objetiva melhorar a visibilidade da Rodovia durante a noite,  com a sinalização dos chamados "olhos de gatos" e das placas na posição vertical que são importantes para informar aos motoristas", disse o engenheiro do DER-RJ, Dr. Ivan do Amaral Figueiredo. 

Na ocasião moradores revoltados interditaram a Rodovia. Veja matéria no link Blog do Paulo Noel: Moradores interditam RJ-224 em São Francisco de Itabapoana na localidade de Floresta. Agora, falta ainda a localidade de Santa Rita, onde os moradores também aguardam a obra.  


Festa da Roça na Assembleia de Deus de Barra


A Igreja Assembléia de Deus (AD Barra) Povo Abençoado do Ingá realizou neste sábado, 16/08, a sua primeira Festa da Roça. O evento contou com barracas de comidas típicas, brincadeiras e muito louvor, com as presenças dos Ministérios Sacerdotes, SPE e Servos de Deus que animaram a noite. Ao fazer a abertura, o pastor Climário Lousan trouxe uma palavra  de  fé e orou  pelos  presente e pelo brilhantismo da festa.

A festa foi realizada em prol da construção do templo da AD Barra, e contou com o envolvimento e a participação de toda a igreja. O comércio local e dezenas de amigos também colaboraram para a festa. Cada detalhe da decoração e os pratos servidos foram feitos com muito carinho pelos membros da igreja, e isso se tra
duziu numa decoração de muito bom gosto e pratos deliciosos.

Para Bruna Lousan, representante do Grupo de Jovens da igreja, o evento alcançou o objetivo, que foi a evangelização e a comunhão entre os irmãos.   “Estamos muito felizes e ficamos surpresos com o bom público que recebemos, foi um sucesso, para a Glória de Deus” disse Bruna.



Mais fotos do evento aqui.
Informações e fotos: Flori Fernandes

Contenção do avanço do mar em Atafona é viável


INPH apresentou projeto que já foi desenvolvido com sucesso em outros pontos do litoral brasileiro

“A recuperação da orla de Atafona é possível e viável”. A declaração é do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), o engenheiro Domenico Accetta. O projeto conceitual foi apresentado no último dia 12, no auditório da prefeitura, e contou com a presença do prefeito José Amaro de Souza Neco e de vereadores e secretários. Segundo Accetta, o projeto final deve ser entregue dentro de cinco meses e a previsão é que a obra seja orçada entre R$ 140 e 180 milhões.

Para referendar a sua ideia, Domenico Accetta mostrou casos similares onde o INPH conseguiu recuperar, como Marataízes e, principalmente, Conceição da Barra, que também é um pontal, ambas no Espírito Santo. O engenheiro também apresentou detalhes do projeto inicial. A princípio seriam recuperados quatro quilômetros de praia, no sentido Atafona -Grussai, e aumentada a faixa de areia em cerca de 100 metros.

“Realizamos um estudo sobre a viabilidade de um projeto que possa conter o processo de avanço do mar em Atafona, na foz do rio Paraíba do Sul. O projeto é complexo devido aos diferentes locais de erosão e assoreamento na foz, mas é totalmente viável. Foram dias de trabalho que vão valer a pena”, ressaltou Domenico.

Segundo o prefeito José Amaro de Souza Neco, esta nova possibilidade renova a esperança dos moradores de Atafona.

“Estamos torcendo muito para que dê certo. Nós sabemos quantas pessoas perderam casas em Atafona. Esse projeto renova a esperança da população. Sempre pedimos ajuda para resolver a situação, mas não tínhamos um projeto para apresentar. Agora, com esse excelente trabalho do INPH vamos buscar os recursos nas esferas estadual e federal para darmos início a esta nova etapa”, ressaltou.

Processo erosivo- As primeiras observações do processo erosivo foram há 40 anos. O mar avança sobre a cidade desde os anos 70 e vem destruindo ruas inteiras. O problema foi intensificado com a falta de pressão do volume de água do rio Paraíba do Sul, que corta a cidade de São João da Barra a caminho do mar.

O técnico em Turismo, André Pinto atuou como colaborador do projeto “Erosão de Atafona”, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo André, o distrito tem características peculiares que fazem com que ali sejam sentidas estas transformações mais drásticas.

“A forte dinâmica das correntes marinhas, a formação geológica e por ser o ponto de tensão dos ventos vindos do nordeste, além da construção irregular nas faixas do rio e do mar, fazem com que Atafona viva este problema com tanta intensidade”, disse.

A ruína mais impactante de Atafona é o “hotel do Julinho”. Construído pelo empresário Júlio Ferreira da Silva em 1973, o empreendimento também foi uma mercearia. O jornalista João Noronha, no livro “Uma Dama Chamada Atafona”, descreve o prédio como “o primeiro supermercado da cidade, dotado de bar, padaria e lanchonete”. Na parte superior, foram construídos 48 apartamentos com suítes em três andares. O prédio veio abaixo em abril de 2008, numa nova aproximação do mar. Ninguém se feriu. Meses antes a Defesa Civil Municipal havia interditado o local.


Segundo os moradores mais antigos, o avanço do mar acontece desde os anos 70. Estima-se que o mar avançou sobre cinco ruas, totalizando cerca de 500 casas. Isso equivale, pelos cálculos da prefeitura, a 40 campos de futebol. “O mar avança cerca de três metros por ano”, diz André Pinto. Tanto que o mar é proibido para o banho devido à presença de vergalhões e restos de construções escondidas sob as águas barrentas. “A cor, aliás, em nada tem a ver com poluição – é pela vizinhança com o rio”, ressaltou.

Secom-SJB

Ponte entre São Francisco e São João da Barra se chamará Ponte da Integração


Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 18, a promulgação da Lei nº 6866, de 15 de agosto de 2014, de autoria do deputado estadual Roberto Henriques, que denomina "Ponte da Integração" a ponte a ser construída sobre o rio Paraíba do Sul, situada entre os municípios de São João da Barra, Campos e São Francisco de Itabapoana.

“O nome 'Ponte da Integração' surgiu durante um debate que participei na Rádio São Francisco com ouvintes. Sou um deputado regionalista e acredito que a construção dessa ponte servirá como uma forma de integração para toda a região. É importante homenagearmos todos os nossos antepassados que lutaram pela a construção dessa ponte que, mais do que nunca, se faz necessária por estarmos em um momento histórico, com a instalação de vários empreendimentos na região”, afirmou Roberto Henriques.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Motociclista ferido após bater em poste em Lagoa dos Paus


Um motociclista foi vítima de um acidente na final da noite deste domingo, 17-08, em Lagoa dos Paus, localidade no entorno do Centro de São Francisco de Itabapoana. Segundo testemunhas, Edemilson Pereira, mais conhecido como "Zé", teria perdido o controle da moto e batido em um poste.

A equipe do Resgate Municipal (Posto de Saúde de São Francisco), socorreu a vítima, que foi levada ao Hospital Manoel Carola, e em seguida, devido à forte pancada que levou na cabeça, teve de ser encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM) para ser submetido a exame de tomografia.

Seu estado de saúde inspira cuidados, e ele segue internado no HFM.

Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio, 20%, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa é 1ª com Marina em cenário como possível substituta de Campos.
No levantamento anterior, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%.


Pesquisa feita pelo Datafolha para o jornal "Folha de S.Paulo" divulgada na edição desta segunda-feira (18) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%.

É a primeira pesquisa que inclui um cenário em que a ex-senadora Marina Silva é o possível nome do PSB no lugar do ex-governador Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13), em um acidente de avião. O PSB ainda não definiu se Marina será a candidata substituta, mas lideranças dão a escolha como certa.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos dias 15 e 16 de julho e divulgado no dia 17, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 8%.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 14% em julho e agora atingiu 9%. Brancos e nulos eram 13%; agora são 8%. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha os mesmos 3%.

A pesquisa mostra que, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno: Dilma teria 36% contra 46% da soma dos demais candidatos. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% contra 36% dos demais, o que indicava uma incerteza sobre a necessidade de segundo turno.

O resultado da atual pesquisa mostra que, se for confirmada candidata do PSB no lugar de Campos, Marina começa a campanha em situação de empate técnico com Aécio Neves, numericamente à frente do tucano: 21% a 20%, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Marina larga também em situação de empate técnico com Dilma na simulação de segundo turno: Marina com 47% e Dilma com 43%. O Datafolha não pesquisou um cenário entre Marina e Aécio. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista tem 47%, e o tucano, 39%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 36%
- Marina Silva (PSB): 21%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

- Marina Silva: 47%
- Dilma Rousseff: 43%
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 39%

O Datafolha não realizou a simulação de uma disputa entre Aécio Neves e Marina Silva.

Rejeição

A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:

- Dilma Roussef: 34%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 17%
- Zé Maria: 16%
- Eymael e Levy Fidelix e Rui Costa: 13%
- Marina Silva, Luciana Genro e Mauro Iasi: 11%
- Eduardo Jorge: 10%

Avaliação da presidente

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 38% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado em 17 de julho, o índice era de 32%. O percentual de aprovação considera os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo". A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideraram o governo "ruim" ou "péssimo", foi de 23% (era 29%). Dos ouvidos, 38% consideram o governo como "regular" (mesmo percentual anterior).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 38%
- Regular: 38%
- Ruim/péssimo: 23%


Fonte: G1

domingo, 17 de agosto de 2014

Um gesto de gratidão a Deus


Após uma cirurgia cardíaca bem sucedida no filho, casal cumpre promessa no Santuário das Neves. Blog acompanhou essa emocionante história.

Casal caminhou 38 quilômetros da Praia do Sossego até o Santuário das Neves

A Festa de Nossa Senhora das Neves, no Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, ES, realizada este ano de 03 a 05 de agosto, é considerado um dos eventos católicos de maior manifestação de fé da Região. O local é um ponto de encontro de romeiros vindos de diversas partes do Brasil. São pedidos de intercessão feitos à Padroeira de Presidente Kennedy e promessas cumpridas após as graças alcançadas. 

E foi durante a Festa que a nossa equipe acompanhou um casal que pagou uma promessa por uma cirurgia cardíaca bem sucedida no filho. Uma história com um desfecho feliz e emocionante, e que o Blog conta nessa postagem especial de domingo.

Tudo começou em junho de 2012, quando diante de um diagnóstico de Comunicação Interatrial (CIA), uma má formação no coração do pequeno Kauã Manhães, com 3 anos na época, a vida do padrasto dele, Niwmar da Penha Alves, e da mãe Cleudelaine Leonardo Manhães, a Preta, passou a ter momentos angustiantes.

A mãe conta como foi a descoberta. “Levamos ele ao cardiologista, pois se queixava que o coraçãozinho estava batendo muito rápido. E isso já era uma arritmia cardíaca, um sintoma do problema que ele teve”, disse Preta.

Niwmar, que tem uma relação de pai e filho com o Kauã, e a dedicada mãe começavam uma batalha para buscar a cura para o menino. De Itaperuna, cidade onde reside a família, até Campos, Rio de Janeiro e Vitória foram várias viagens.

Curado após a cirurgia de coração,
o pequeno Kauã esteve no Santuário
Depois de uma maratona percorrendo consultórios de diversos especialistas, o consenso médico não deixava dúvida, Kauã tinha de ser submetido a uma cirurgia no coração para corrigir o problema, caso contrário consequências graves, como aumento no tamanho do coração, arritmias e hipertensão pulmonar, poderiam no futuro levar o menino à morte.

Do diagnóstico até a cirurgia foram cerca de 100 dias. Até que em outubro de 2012 chegava o momento da decisiva operação, realizada no Instituto Nacional do Coração, Hospital referência no Rio de Janeiro para cirurgia cardíaca pediátrica.

E foi ali, na porta do centro cirúrgico, que Niwmar e Preta fizeram uma promessa, um pedido a Nossa Senhora das Neves que intercedesse a Deus pela cura para Kauã. Foram seis horas na mesa cirúrgica, uma eternidade para o casal. Ao final a boa notícia, a cirurgia foi um sucesso. Do centro cirúrgico direto para UTI, dois dias depois para a enfermaria, e no 15º dia Kauã chegava a casa, recebendo o carinho da família. Após um ano de acompanhamento, tudo o que o casal queria ouvir, a cirurgia se apresentava 100% consolidada e Kauã estava definitivamente curado.

Segunda-feira, dia 04 de agosto de 2014, 07h20, Praia do Sossego, São Francisco de Itabapoana. O sol já brilhava forte no horizonte do Oceano Atlântico. Começava ali o cumprimento de uma promessa de agradecimento a Deus.

Pelo Litoral de São Francisco de Itabapoana, passando por Barra do Itabapoana, atravessando a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, foram 38 quilômetros de caminhada, quase nove horas, até a chegada ao Santuário das Neves.

“Achei que não fossemos aguentar a caminhada. Em Guriri senti uma fisgada na virilha e Preta sentiu o joelho, mas aí lembramos o que passamos com o Kauã, e pensamos, não podemos desistir, vamos vencer”, disse Niwmar.

“Temos de agradecer primeiramente a Deus, a Nossa Senhora que intercedeu e depois aos médicos que fizeram um trabalho fora de sério. E pensar que poderíamos perder o nosso filho a qualquer momento, se não fosse descoberto o problema”, lembra Niwmar.

A emoção da chegada ao Santuário foi registrada pelo blog em vídeo, que você vê abaixo. Ao entrar no templo sagrado, o casal, de joelhos fez a oração de agradecimento pela graça alcançada.

Padre Rogério: "Não se trata de um comércio
com Deus. O pagamento de uma promessa
é um gesto de gratidão"
O pároco responsável pela Paróquia de Presidente Kennedy, padre Rogério Guimarães, comentou ao Blog a devoção popular a Nossa Senhora das Neves. “O pagamento dessas promessas é um gesto de devoção popular, que no fundo quer ser um gesto de gratidão. Alguns desses gestos são exagerados, mas é o modo como popularmente as pessoas demonstram gratidão a Deus, por ter concedido pela Virgem Maria a graça. Nós orientamos para que não seja uma troca, isto é, dar algo a Deus em troca de outra coisa, isso é abominável. Portanto não se trata de um comércio com Deus. O que o povo faz aqui no Santuário é um gesto de gratidão por um milagre”, comentou o religioso.

O Blog do Paulo Noel parabeniza o Casal Niwmar e Preta pela determinação em cumprir a promessa. Todos os anos milhares de sanfranciscanos comparecem à Festa das Neves para também agradecerem ou realizar um pedido. A vitória do Kauã é uma das tantas histórias de milagres neste santuário, que apesar de estar no Espírito Santo, tem uma eterna ligação com São Francisco de Itabapoana.

Matéria e fotos: Vinícius Berto