sábado, 9 de agosto de 2014

São João Barra conquista 8 medalhas em Estadual de Judô



O município de São João da Barra apresentou resultado positivo no Campeonato Estadual de Judô do Estado do Rio de Janeiro, realizado neste sábado, dia 9, no Sporte Club Mackenzier, no Méier, Rio de Janeiro.

Promovido pela Liga Estadual de Judô, o campeonato reuniu centenas de atletas de vários municípios do estado. Dos oito judocas de São João da Barra que participaram da competição todos voltaram pra casa com medalha no peito.

O sensei Raul foi quem comandou a comitiva composta por atletas da Academia do Professor Sergio Miranda e da Associação Sanjoanense de Judô.


Entre os vencedores estavam: medalha de ouro – Felipe Machado, Jorge Junior, Jonathan Mauro e Giovanny Motta; medalha de prata – Gabriel Berto e Lázaro Raposo e medalha de bronze – Larissa Melo e Rodrigo Maciel.

Inaugurada escola modelo em São Francisco de Itabapoana

Escola ganhou nome em homenagem ao saudoso vereador e professor Herval Luiz.

O governo municipal de São Francisco de Itabapoana inaugurou nesta sexta-feira, 08/08, às 19 horas, a Escola Municipal da sede do município. A Escola recebeu o nome do saudoso professor e vereador Herval Luiz dos Santos Batista. Muito aguardada por pais, professores e alunos, a Escola é um marco para a educação de São Francisco, sobretudo para a sede do município, já que será a primeira escola municipal do Centro da cidade.

O prédio, localizado na Rua Júlio Gomes Marinheiro, na entrada da Estrada do Espiador, irá atender a uma demanda grande de alunos do Centro que lotam os ônibus escolares, já que têm de ser deslocados para escolas de outras localidades.

Iniciada na gestão do ex-prefeito Beto Azevedo, a escola foi construída em parceria do Governo Municipal com recursos do programa Somando Forças do Governo Estadual. A obra ficou praticamente parada em 2012, um ano turbulento para a política de São Francisco. Coube à gestão do Prefeito Pedrinho Cherene concluí-la.


Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Regina, como está sendo inaugurada no meio do ano letivo, o prédio será usado neste segundo semestre como apoio a diversos cursos de qualificação profissional e Educação de Jovens e Adultos em andamento no município. A partir de 2015 é que as crianças do Ensino Fundamental serão remanejadas para a nova unidade de ensino.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ainda a eleição da mesa diretora da Câmara


Quem esperava uma sessão tensa e novos debates acalorados se surpreendeu com a tranquilidade que reinou durante a eleição por unanimidade da nova mesa diretora da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Em meio às eleições presidenciais, a eleição do novo presidente da Câmara para o Biênio 2015/2016 deu a tônica nas conversas políticas desses últimos dias .

Todavia, quando tudo caminhava para um desfecho morno, uma palavra, apenas uma palavra foi o suficiente para trazer um calor a mais na calmaria que se viu dois dias após os embates que aqueceram a política local. A palavra em questão foi “safados”, dita por uma pessoa da plateia, que acompanhava a sessão, e saiu após disparar tal adjetivo. Liberdade de expressão ou desrespeito com os nobres edis?

O vereador Fabinho do Estaleiro falava que há na Câmara um grupo de apoio ao Governo do prefeito Pedrinho Cherene, foi no meio da fala de Fabilnho que foi dita a palavra. “Aqui tem um grupo de vereadores ...” “safado (disse uma expectadora)” “...que é situação ao Executivo”, completou Fabinho. Na sequência alguns vereadores se sentiram ofendidos e deram respostas duras, como foi o caso dos vereadores Patrícia Cherene, Raliston Souza, Marcelo Garcia e Marquinho de Santo Amaro.

Assista abaixo ao vídeo do discurso do presidente eleito Renato de Buena.

Agenda cultural: dia dos pais em Nova Belém dia 11/08


Escola Municipal do Centro de SFI será inaugurada hoje


A administração municipal de São Francisco de Itabapoana inaugura nesta sexta-feira, 08/08, às 19 horas, a Escola Municipal da sede do município. A Escola levará o nome do saudoso professor e vereador Herval Luiz dos Santos Batista. Muito aguardada por pais, professores e alunos, a Escola será um marco para a educação de São Francisco, sobretudo para a sede do município, já que será a primeira escola municipal do Centro da cidade.

O prédio, localizado na Rua Júlio Gomes Marinheiro, na entrada da Estrada do Espiador, irá atender a uma demanda grande de alunos do Centro que lotam os ônibus escolares, já que têm de ser deslocados para escolas de outras localidades.

Iniciada na gestão do ex-prefeito Beto Azevedo, a escola foi construída em parceria do Governo Municipal com recursos do programa Somando Forças do Governo Estadual. A obra ficou praticamente parada em 2012, um ano turbulento para a política de São Francisco. Coube à gestão do Prefeito Pedrinho Cherene concluí-la.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Regina, como está sendo inaugurada no meio do ano letivo, o prédio será usado neste segundo semestre como apoio a diversos cursos de qualificação profissional e Educação de Jovens e Adultos em andamento no município. A partir de 2015 é as crianças do Ensino Fundamental serão remanejadas para a nova unidade de ensino.



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Vídeo da eleição de Renato de Buena

Por unanimidade, Renato de Buena é eleito presidente da Câmara de SFI para o biênio 2015/2016


Confira abaixo como foi, passo a passo, a sessão que elegeu por unanimidade Renato de Buena presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana para o biênio 2015/2016. Os demais cargos também foram escolhidos por unanimidade. Na vice-presidência foi reeleito Raliston Souza. Como primeiro Secretário foi escolhido Marcelo Garcia e Alexandre Barrão foi eleito segundo secretário. Até dezembro deste ano segue na presidência do Legislativo Sanfranciscano o vereador Claudinho Viana.


17h37 - Marcada para as 17 horas, a sessão da Câmara de São Francisco de Itabapoana ainda não começou.

17h39 - Começa a sessão.


Câmara lotada em sessão importante que pode eleger a nova mesa diretora da Câmara para o biênio 2015/2016

17h41-Leitura da Ata da última sessão.

17h47 - A Ata ainda está sendo lida e ainda será discutida. A última sessão foi polêmica, sendo assim a discussão da Ata poderá ter algum debate.


Todos os 13 vereadores presentes à sessão
17h59 - Todos os debates acalorados da última sessão constam na Ata, que ainda será aprovada. Por isso a demora na leitura.

18h21 - Ata longa - segue leitura.


Foto panorâmica mostra plenário lotado. O corredor da Câmara também está cheio. São correligionários, políticos, funcionários públicos, secretários municipais e a população em geral presente. Agentes da Guarda Municipal dão apoio à reunião. Inclusive está na pauta da Câmara um projeto para criação do adicional de periculosidade para os guardas municipais.

18h28 - Ata em discussão. Evitando mais polêmicas, nenhum vereador se manifestou e a Ata foi aprovada.

18h35 - Estão sendo lidas as correspondências chegadas. Dentre elas comunicados dos Ministérios da Saúde e da Educação informando a chegada de verbas federais para o município.

18h37 - Vereador Alexandre Barrão solicita prorrogamento da sessão, já que se aproxima das 19 horas, e para que a sessão seja estendida se faz necessário o pedido. O presidente Claudinho Viana autorizou a prorrogação. Portanto, segue a sessão.

18h39 - Até o momento não foi falado nada com relação à eleição da nova mesa diretora. Seguem sendo lidas as correspondências recebidas.

18h40 - Presidente Claudinho Viana anuncia que dará início a eleição da nova mesa diretora. 

18h42 - Começa a votação para o cargo de presidente. Claudinho Viana é o primeiro a votar.

18h44 - Claudinho Viana se retira do plenário para votar. É que o voto é preenchido em uma mesa do lado de fora do plenário. Todos estão aguardando. 

18h45 - Ele retorna com o seu voto e deposita na urna. Portanto a votação é fechada.

18h46 - Pachola e Fabinho votam.

18h48 - Jamilton Chaô e Zé Cherene votam.

18h49 - Eles estão votando para o cargo de presidente. O voto é preenchido em uma mesa do lado de fora do plenário e depositado na urna em plenário.

18h50 - Marcelo Garcia e Caboclo votam.

18h51 - Marcelo Garcia declarou o seu voto a Renato de Buena. Zé Cherene e Pachola mostraram a cédula, mas não deu para notar pra quem foi o voto.

18h52 - Marquinho de Santo Amaro e Patrícia Cherene declararam os seus votos a Renato de Buena.

18h53 - Raliston Souza votou e mostrou também o seu voto declarando que escolheu também Renato de Buena.

18h54 - Renato de Buena sorriu no momento do seu voto, já que votou nele mesmo.


18h55 - Alexandre vota e amostra a sua cédula.

18h56- Yara vota e declara o seu voto em Renato de Buena

18h57 - Começa a contagem dos votos.

18h59 - Eleito por unanimidade Renato de Buena.

19h10 - Também por unanimidade Raliston Souza, atual vice-presidente, segue no cargo a partir de janeiro de 2015.

19h21 - Encerrada a cobertura em tempo real. Mais detalhes em instantes.

Conselho de Segurança se reúne dia 13 de agosto em Praça João Pessoa


O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública em São Francisco de Itabapoana se prepara para mais uma reunião itinerante. Desta vez o encontro será na Associação de Moradores de Praça João Pessoa (Amprajope), na próxima quarta-feira, 13 de agosto, às 10 horas da manhã.


“Conforme é do conhecimento de todos, o município atravessa uma onda de insegurança com um crescente número de ocorrências criminais, onde somente a união das autoridades civis e militares e a população fará com que esse número diminua”, disse o presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo, que estendeu o convite à população para que participe da reunião.

Agenda cultural: eventos religiosos em SFI


Clique nos cartazes para ampliá-los







Em plena campanha eleitoral, outra eleição ganha destaque na política sanfranciscana


Daqui a pouco, às 17 horas, começa a sessão ordinária da Câmara de São Francisco de Itabapoana que poderá eleger o novo presidente e a mesa diretora para o próximo biênio 2015/2016.

O Blog apurou que numa reunião ocorrida entre os vereadores nesta quarta-feira, 06-08, ficou acordado que haveria a eleição. Entretanto o presidente da Câmara, Claudinho Viana, que esteve reunido com a Procuradoria da Câmara na manhã desta quinta-feira, disse ao Blog que não participou da reunião e, caso haja alguma possibilidade legal, não vai incluir na pauta a eleição. “No que depender de mim, obviamente havendo possibilidade na lei, não haverá eleição da mesa diretora”, disse Claudinho.

A reunião foi proposta para tentar uma saída após os impasses criados na última sessão e que geraram debates acalorados, como o Blog noticiou aqui.

Entretanto, o que era para ser um almoço virou um chá da tarde, e o vereador Claudinho Viana, alegando demora para começar a reunião, teve de sair e não teria participado.

Entenda a questão

Alteração no regimento interno feita
em 2010 permite antecipar eleição
da mesa diretora da Câmara de SFI
Realizada tradicionalmente na última sessão do segundo ano da legislatura, desde 2010 a eleição da nova mesa diretora da Câmara pode ser feita a qualquer momento do segundo ano da legislatura. Isso foi possível após mudança do regimento interno na legislatura passada, como noticiou aqui o Blog. Naquela ocasião foi reeleito presidente do Legislativo o vereador licenciado Tininho, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Planejamento e Desenvolvimento.

Em plena campanha das eleições presidenciais, é outra eleição que ganha destaque local, a eleição da nova mesa diretora da Câmara de SFI, se tornando um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política sanfranciscana. O Blog vai acompanhar todos os detalhes da sessão desta quinta-feira.

Divulgada eleição para suplentes do Conselho Tutelar de SFI

ERRATA: Atenção, a prova será realizada no dia 28 de setembro, e não dia 29 como chegou a ser divulgado.


O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) torna público o processo seletivo para SUPLENTES do Conselho Tutelar de São Francisco de Itabapoana/RJ. O edital já está publicado no Diário Oficial do Município e as inscrições iniciam dia 08/08/2014 das 8h às 16h na Secretaria de Trabalho, da Assistência e Promoção Social. A prova de aferição dos conhecimentos será dia 28 de setembro de 2014.

São requisitos para candidatar-se e exercer as funções de membro do Conselho Tutelar:

•             I - Reconhecida idoneidade moral;
•             II - Idade superior a 21 (vinte e um) anos;
•             III - Residir no Município de São Francisco de Itabapoana há pelo menos 2 (dois) anos;
•             IV - Experiência mínima de 2 (dois) anos na área de defesa dos direitos ou de atendimento a criança e adolescente;
•             V - Conclusão do Ensino médio (2º grau);
•             VI – Aprovação no exame de aferição de conhecimentos específicos acerca do ECA;
•             VII - Está em gozo dos seus direitos civis e políticos (Lei Municipal nº 347/2011, Artigo 24).Documentos necessários para Inscrição no Concurso do Conselho Tutelar.

Documentos necessários para a inscrição:

•             Xerox da Carteira de Identidade
•             Xerox do CPF
•             Xerox do Título de Eleitor com comprovante de votação na última eleição
•             Xerox do certificado de conclusão do ensino médio
•             Certidão negativa de feitos criminais
•             Comprovante de residência
•             Atestado de idoneidade moral (Uma carta de apresentação de uma pessoa pública e/ou entidade cadastrada no CMPDCA, bem como, autoridades: Juiz, Promotor, Defensor, Delegado de Polícia, etc.)


Ascom-SFI/CMPDCA/Blog do Paulo Noel

Ciclistas de São Francisco conseguem bons resultados na 70ª Prova do Santíssimo Salvador


Marlon foi 1º na Juvenil

Mais uma vez os ciclistas de São Francisco de Itabapoana fizeram bonito na tradicional Prova Ciclística do Santíssimo Salvador. Foi uma manhã histórica para o ciclismo regional, já que a badalada prova completou nesta edição 70 anos. Uma das mais tradicionais competições do país, a corrida contou pontos para o ranking nacional das categorias elite masculino e feminino.

Os sanfranciscanos subiram ao pódio em sete das dez categorias disputadas, com destaque para Marlon Dias, campeão na categoria Juvenil, e Isael Nunes que levou o título na Mountain Bike e ainda teve fôlego para disputar a Open Regional, chegando em segundo lugar.

Na Elite Masculina a vitória ficou com o paranaense Maurício Bielinsk Knapp. O melhor sanfranciscano nesta prova foi Fabiele Mota que chegou em quinto e subiu ao pódio. Também teve representante de São Francisco no pódio da Elite Feminino. Mesmo com idade juvenil, Luisa Sousa competiu contra gente grande e chegou em quarto lugar.

Outras boas surpresas foram as segundas posições de Rafael Corrêa Cerqueira, na categoria Estreante, e de Vitor Nunes na Categoria Júnior. O Blog parabeniza os ciclistas de São Francisco de Itabapoana. Confira o resultado geral:

MOUNTAIN BIKE
1º) Isael Nunes da Silva (São Francisco de Itabapoana)
2º) João Marcos da Silva Almeida
3º) David Leite Silva
4º) Leandro Magno Falcão
5º) Sidnei dos Santos

ESTREANTE
1º) Marcio Costa Rangel
2º) Rafael Corrêa Cerqueira (São Francisco de Itabapoana)
3º) Igor Ribeiro Duarte
4º) Lucas Mota Caetano
5º) Vinícius Dutra

JUNIOR
1º) Jackson Bruno Paulino
2º) Vitor Nunes de Almeida (São Francisco de Itabapoana)
3º) Arlon Alves Vasconcelos
4º) Vitor Demian da Fonseca Farina e Silva
5º) Fabrício Corrêa Gomes

JUVENIL
1º) Marlon Dias Mota (São Francisco de Itabapoana)
2º) Humberto Nascimento Antônio
3º) Lucas Ramos da Cunha, de Saquarema
4º) Igor Haase Pimentel, Vitória
5º) William Silva Patrício

MASTER C
1º) Afonso Celso Pacheco da Silva
2º) Álvaro da Costa Ferreira
3º) Alexandre dos Santos
4º) Cléber Guedes
5º) Juraci José de Almeida

MASTER B
1º) André Luís Nunes Cândido
2º) Fábio Lemos Bensi
3º) Jocimar Augusto Radael
4º) Douglas Moreira
5º) Welington Ribeiro Azevedo

MASTER A
1º) Erick Rogério Dias de Oliveira
2º) Denisval Alves de Souza
3º) Fábio Barbosa de Souza
4º) Rodrigo Miranda da Rocha
5º) André Luiz Pessoa de Melo

OPEN REGIONAL
1º) João Carlos França
2º) Isael Nunes da Silva (São Francisco de Itabapoana)
3º) Carlos Vinícius Vasconcelos
4º) Marcos Coutinho Ladislaw
5º) Fábio Lemos Bensi

ELITE FEMININO
1º) Sumaia Santos Ribeiro
2º) Rebeca do Nascimento
3º) Maria José Azevedo
4º) Luisa Sousa (São Francisco de Itabapoana)

ELITE MASCULINO
1º) Maurício Bielinski Knapp
2º) Roberto Pinheiro da Silva
3º) Cleber Ramos da Silva
4º) Michael Fernandes Garcia
5º) Fabiele Motta (São Francisco de Itabapoana)

Blog do Paulo Noel
Fotos: Blog do Paulo Noel e Carlos Grevi/Ururau





Os namorados Marlon e Luisa se destacaram em suas categorias


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Homem é encontrado morto na Praia de Lagoa Doce, em SFI




Foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira, 06-08, na Praia de Lagoa Doce, litoral de São Francisco de Itabapoana, o corpo de Regiomar Mota da Silva, 38 anos, o “Lorinho” (foto). Segundo a Polícia Militar, Lorinho foi assassinado com um tiro na cabeça.

A vítima deste homicídio morava na localidade de Santa Terrinha. Segundo uma prima da vítima, a família estava procurando o homem desde a última segunda-feira, 04-08, após ele sair para trabalhar na localidade de Amontado, por volta das 9 horas da manhã. Desde então ele não retornou, o que deixou a família apreensiva. Ele foi visto por populares passando de moto pela Praia de Guriri, por volta das 17 horas do dia em que desapareceu.

Lorinho era de família conhecida na localidade de Santa Terrinha, filho de Bete Eres, mais conhecida por Dona Cote. 

Provavelmente Lorinho foi assassinado no alto de um precipício que há na Praia de Lagoa Doce, e em seguida jogado despenhadeiro abaixo, já que a Polícia percebeu um lastro no meio do mato por onde o corpo passou.

O crime foi registrado na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana para investigação. O exame cadavérico irá indicar quando aconteceu o homicídio. O rabecão do Corpo de Bombeiros já removeu o corpo para o Instituto Médico Legal.





Sepultados pai e filho, vítimas de acidente de trânsito em SFI


Foram sepultados no Cemitério de São Francisco, no fim da tarde desta quarta-feira, os corpos de Vidal de Oliveira Martins, 65 anos,  e o filho Rodrigo César da Vitória Martins, 27. Pai e filho que morreram em grave acidente ocorrido nesta terça-feira, na RJ-224, próximo à Rua da Jaca. Durante o velório e o sepultamento o clima era de profunda consternação e lamentação pela morte repentina de duas pessoas tão queridas de uma mesma família. Sabemos o quanto será difícil superar a dor. O Blog se solidariza com parentes e amigos. Este acidente abalou a sociedade sanfranciscana. Estejamos irmanados nas orações pelos familiares, e que Deus esteja no controle das vidas dos que choram por essa tragédia.

Manifestação fecha BR-101 em protesto por falta de energia


Matéria atualizada às 15h30

Moradores do Jardim Boa Vista, no entorno do Aeroporto Bartolomeu Lisandro realizaram uma manifestação neste quarta-feira, 06-08, devido à falta de energia elétrica. Segundos os moradores, o bairro está às escuras há dois dias. A reportagem do Blog flagrou o início dos protestos, que provocou um longo congestionamento nos dois sentidos da rodovia.

Ambulâncias não conseguiram passar, inclusive o Blog registrou em imagem a baldeação de um paciente de uma ambulância para a outra.

A pista já foi liberada. O protesto teve início às 10h40 e terminou às 14 horas.

Em abril deste ano foi feita uma manifestação no mesmo local. Na ocasião moradores do Jardim Aeroporto também protestaram contra a concessionária de energia Ampla.







terça-feira, 5 de agosto de 2014

Debates acalorados marcam primeira sessão da Câmara de São Francisco após recesso


A primeira sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana após o recesso parlamentar foi marcada por debates acalorados. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 05-08, e o tema principal foi a eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016, que acabou não acontecendo.

Após mudança do regimento interno na legislatura passada, acompanhando uma tendência das Câmaras de Vereadores de se eleger a qualquer momento do ano a diretoria da Câmara, rolou nos bastidores da política sanfranciscana que a eleição iria acontecer nesta terça. 

Está claro que na câmara há dois grupos políticos, um com tendência de situação e outro com tendência de oposição. O grupo de vereadores formado por Renato de Buena, Raliston Souza, Jamilton Chaô, Alexandre Barrão, Marquinho de Santo Amaro, Caboclo, Fabinho do Estaleiro, Patrícia Cherene, Zé Cherene e Marcelo Garcia apresentou requerimento propondo a eleição da mesa diretora, mas o presidente da Câmara Claudinho Viana, alegou que a proposição foi apresentada tarde, e que não haveria tempo para preparar a eleição, como confecção de cédula e preparação de urna. O grupo alegou que sendo uma eleição aberta não necessitaria desta preparação. Há também uma tendência para que as Câmaras façam votações abertas, visando dar mais transparência em todas as ações do Poder Legislativo.

A partir daí começou um debate com relação à eleição. Ambos os grupos se acusaram em querer fazer a eleição "a toque de caixa". Outro ponto que gerou polêmica foi a questão do voto ser aberto ou fechado. Confira abaixo os momentos mais acalorados da sessão da Câmara registrado em vídeo pelo Blog.


Rabecão do Corpo de Bombeiros removeu corpos de pai e filho para o IML


O rabecão do Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes chegou por volta das 21 horas ao local do acidente, em que foram vítimas pai e filho no final da tarde desta terça-feira, por volta das 17h30, em São Francisco de Itabapoana. 

Os corpos de Vidal de Oliveira Martins, 65 anos,  e o filho Rodrigo César da Vitória Martins, 27, foram levados para o Instituto Médico Legal, apos serem retirados das ferragens do veículo Toyota Etios.

A pista foi liberada pela Polícia Rodoviária Estadual, Posto de Imburi e a ocorrência do acidente registrada na 147ª Delegacia Legal do município.

O clima na cidade é de luto por conta desta tragédia em que morreram pai e filho, a cinco dias das comemorações do Dia dos Pais. Vidal estava aposentado, após muito tempo trabalhar na extinta Sucam, chegando a atuar como agente de combate a endemia em São Francisco de Itabapoana.

Vidal deixa viúva Núbia Regina Vitória e a filha Cássia Martins. O casal tem familiares em São Francisco de Itabapoana, começaram a vida juntos no Rio de Janeiro, e moravam em São Francisco há cerca de 17 anos. O jovem Rodrigo era funcionário da Pousada Canaã, onde trabalhava há três meses.

Um dia muito triste para toda a população, principalmente para os familiares. Rogamos a Deus  em sua infinita bondade que esteja no controle de tudo, como realmente Ele está. O Blog envia os sinceros pêsames aos familiares. Nesta quarta, assim que chegar a informação do horário do sepultamento e local do velório estaremos divulgando. Que Deus dê força aos familiares. 

Pai e filho morrem em grave acidente em São Francisco de Itabapoana

Ônibus de estudantes de Presidente Kennedy colidiu com veículo Toyota Etios.


  
Pai e filho morreram em um grave acidente ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 5, por volta das 17h30 , na RJ-224, altura da Rua da Jaca 2, próximo a chegada de São Francisco de Itabapoana (RJ).

Vidal (Foto: Facebook)
Rodrigo (Foto: Facebook)
Vidal de Oliveira Martins, 65 anos,  e o filho Rodrigo César da Vitória Martins, 27 anos morreram na hora. O acidente envolveu um ônibus da empresa Costa Sul (ES) e um veículo Etios Toyota. Segundo informações de populares, o ônibus seguia sentido a Campos dos Goytacazes e colidiu na lateral do Etios, cujo motorista estava com o veículo no acostamento e resolveu fazer uma manobra na pista para retornar ao Centro de São Francisco, sendo surpreendido pelo ônibus que atingiu a lateral do veículo. As vítimas do acidente moravam na Rua Amélia Buechem, centro de São Francisco de Itabapoana.

O motorista do ônibus, Jorge Luiz da Silva, disse ao Blog que não tinha muito o que fazer. "Buzinei, vim freando, mas infelizmente não deu para evitar a colisão", disse.

No ônibus estavam, além do motorista, duas estudantes da cidade de Presidente Kennedy (ES) que iriam para Campos, onde estudam em faculdades. As duas passageiras e o motorista não sofreram nenhuma lesão, mas o motorista ficou em estado de choque e foi atendido por uma viatura resgate de São Francisco de Itabapoana.

O Corpo de Bombeiros está no local aguardando o rabecão do IML, para retirada dos corpos.


Ventania provoca transtornos na "capital dos ventos"


Em Gargaú a cobertura de uma quadra sofreu abalos. Ventos fortes deixaram localidades de São Francisco sem luz. O plantão da 147ª Delegacia Legal ficou prejudicado com a falta de energia elétrica. 

A frente fria que chegou à Região Norte Fluminense trazendo fortes ventos provocou estragos nesta terça-feira, em São Francisco de Itabapoana. Algumas localidades do município ficaram sem energia elétrica, segundo relatos por telefone de ouvintes da Rádio São Francisco. É o caso das comunidades de Santa Rita, Morro Alegre, Nova Belém e Praça João Pessoa.


Também ficou sem energia em parte da Rodovia Afonso Celso, na chegada de São Francisco de Itabapoana. Na 147ª Delegacia Legal o plantão foi prejudicado durante a tarde desta terça-feira. Não é possível realizar o registro de ocorrência sem energia, já que todo o sistema é informatizado. Por sorte não houve nenhum registro de ocorrência durante a tarde.

Segundo um ouvinte de Nova Belém, a comunidade ficou cerca de oito horas sem energia elétrica. O que demonstra a fragilidade da rede elétrica da Ampla em São Francisco de Itabapoana, que não suporta e rompe ao primeiro sinal de vento mais forte. Logo em São Francisco de Itabapoana, que é considerada a capital dos Ventos, tendo o primeiro parque gerador de energia eólica do Sudeste Brasileiro. É ou não é um contrassenso?

Cobertura de quadra sofre abalos


Em Gargaú um outro problema ficou mais aparente com os ventos. Metade da cobertura de uma quadra poliesportiva, já interditada por problemas estruturais, caiu. O problema é antigo, como se pode conferir aqui em postagem do ano de 2009 no Blog do Paulo Noel.  A situação representa um perigo para quem se arrisca em se aproximar da quadra, que fica localizada nos fundos da Escola Municipal. Já havia uma parte da cobertura com problemas, mas agora o estrago foi maior. É dinheiro público jogado pelo ralo. Lamentável!

Vivo sem sinal

E para completar os problemas dos sanfranciscanos, na tarde desta terça-feira a operadora de celular vivo ficou fora do ar por 90 minutos. O Blog não tem uma confirmação, mas é provável que os fortes ventos também tenham afetado o sinal da Vivo.