sábado, 17 de maio de 2014

Animal na pista provoca acidente na RJ-224 em SFI


Fotos: Blog do Paulo Noel

Animais soltos na pista, uma armadilha para todos. Desta vez a vítima foi um casal em um Ômega, cor vinho, da cidade de Campos dos Goytacazes, que seguia sentido às praias do litoral de São Francisco de Itabapoana, quando por volta da 00h15, ou seja, no início da madrugada de sexta para sábado (17-05), na RJ-224, em Morro Alegre, uma vaca atravessou a pista e provocou um grave acidente.

O motorista, o advogado Carlos Roberto Werneck, 63 anos, teve um corte no supercílio e escoriações pelo corpo. Ele foi atendido no local pelo resgate da Saúde de São Francisco, e não quis ser levado para o Hospital. Carlos é maçom, integrante da Loja Fraternidade Campista. Ele iria participar da reunião mensal da Loja Luz de Itabapoana, neste sábado, em Santa Clara. Felizmente o advogado está bem e se recupera em sua casa de veraneio em Guaxindiba.

Carlos estava na companhia da esposa, Margarida Maria Manhães, 64, que foi socorrida para o Hospital Manoel Carola com um hematoma no rosto e suspeita de fratura no braço.

O animal morreu com o forte impacto inclusive perdendo um dos chifres que ficou na pista. E a pergunta que o Blog faz: de quem é o animal? Ninguém sabe, ninguém viu. Ninguém está livre de se envolver em acidentes como esse, devido à irresponsabilidade dos donos dos animais. A vaca, que deveria estar pastando na propriedade, estava no asfalto.

 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prosseguem as buscas da menina desaparecida após assassinato da mãe no Zumbi dos Palmares

Polícia já deteve dois homens para averiguação. O principal suspeito continua foragido.

Polícia divulga  foto do suspeito
 do assassinato da Gilcilene.






Isabelle continua desparecida, para desespero dos familiares. Quem souber  de alguma informação, favor entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou Polícia Civil ou ainda o Blog e a Rádio São Francisco FM.

Viaturas da PM e do Corpo de Bombeiros dão apoio aos policiais civis da 146ª Delegacia de Guarus,  que estão investigando o bárbaro crime em que foi vítima, Gilcilene Paes Pereira, 44 anos, foi espancada até morte, por volta das 19 horas, no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Cajueiro na noite de quinta-feira, 15.

O principal suspeito do crime que chocou a cidade continua sumido. Entretanto, a polícia deteve, para averiguação, o pai do principal suspeito e um outro elemento vizinho da casa onde morava Gilcilene. Na casa do pai do suspeito, a polícia encontrou vestígios de sangue em uma corda e num cavalo que teria sido usado pelo suspeito para tentar fugir. Já na casa de um vizinho a polícia identificou marcas de sangue na porta. Os dois homens estão detidos dentro da viatura.

Soldados do Corpo de Bombeiro estão verificando os poços artesianos das casas do Assentamento, enquanto uma força tarefa com ajuda de moradores continua procurando pela menina Isabelle Paes Laurindo, 10 anos, mas até agora não foi encontrada.

Próximo ao local onde foi encontrado o corpo, a Polícia achou um chinelo. Esse chinelo foi levado até a casa do suspeito, ocasião em que a Polícia perguntou ao pai do acusado se o chinelo era do filho. O pai disse que sim, e também contou que filho está fora de casa desde ontem à noite.

Policiais civis e militares estão a caça do suspeito. Um grande aparato policial foi mobilizado para dar uma resposta rápida ao caso, na esperança de encontrar a menina Isabelle Paes Laurindo.

Gilcilene era de família de Santa Rita, em São Francisco de Itabapoana, filha do senhor João Pereira e morava há 10 anos no assentamento.  Seu marido Ubirajara, o Bira, motorista do transporte escolar de São Francisco, é de família da localidade de Lagoa dos Paus. Ele se desesperou quando chegou ao local e viu a mulher morta e a filha desaparecida.

Não há vizinhos muito próximos à casa de vítima. As casas ficam uma distância de 500 metros uma da outra. Quando da divisão das terras no local, o Incra indicou um local para construção das casas, o que seria uma vila de moradores, entretanto a maioria dos produtores rurais optou em construir dentro dos lotes, sendo assim as casas ficaram distantes.



Fluminense de Cacimbas e Imburi decidem título do Campeonato Independente em Praça João Pessoa

Neste domingo, 18/05, acontece a decisão do Campeonato Independente de Futebol Amador no Município de São Francisco de Itabapoana, entre as equipes do Fluminense de Cacimbas e Imburi de Campos. A competição, que levou o nome “Taça Salvador de Souza Batista”, uma justíssima homenagem ao saudoso “Dodô do Palmeirinha” que tanto fez pelo esporte do município, foi organizada por Gilberto Gil Coutinho com o auxilio de Bira Mendes e Reginaldo Pereira. A grande final será no campo do Amprajope, em Praça João Pessoa, às 15 horas. Após o jogo haverá grande show de forró.

Fluminense de Cacimbas
Imburi de Campos

Prefeitura de SJB divulga nota oficial

NOTA OFICIAL 

A Prefeitura de São João da Barra informa a todos os interessados que o Prefeito Neco - logo que assumiu o mandato - determinou a realização de estudos para diagnosticar a real situação funcional do Município, com destaque para eventuais carências, bem como para analisar a viabilidade de realização de concurso público, a fim de melhorar a prestação dos serviços públicos.

Os estudos apontaram que há cerca de 16 anos, inúmeros trabalhadores vinham desempenhando funções sem que houvesse a real necessidade, além de estarem contratados de forma irregular, sem direitos trabalhistas, enquanto outros setores estavam carentes de servidores. Diante disso, está sendo feita uma programação para a realização de concurso público, que deverá ocorrer até o dia 30/9/2014.

O quantitativo de vagas e a nomenclatura de cargos ainda estão sendo elaborados de acordo com a disponibilidade orçamentária, e serão divulgados oportunamente, sendo tudo acompanhado pelo Ministério Público. A Prefeitura Informa ainda que - para viabilizar a disponibilidade orçamentária e não violar a Lei de Responsabilidade Fiscal - foi necessário o desligamento de alguns servidores contratados temporariamente.

O Município está contratando empresas especializadas em prestação de serviços para as funções terceirizáveis e manterá o processo de seleção simplificado para algumas funções essenciais, até a conclusão do concurso público e convocação dos aprovados. 

Todo este esforço vem sendo feito para regularizar de uma vez por todas a situação funcional do Município, além de abrir novas oportunidades para que a população em geral possa conseguir - por mérito próprio e sem necessidade de apadrinhamentos políticos - um cargo público, nos termos do que dispõe a Constituição Federal de 1988. São João da Barra, 16 de maio de 2014. José Amaro Martins de Souza Prefeito

Polícia já tem um suspeito do crime no Assentamento Zumbi dos Palmares

A Polícia Civil já tem um suspeito para o crime que chocou toda a Região na noite desta quinta-feira. Gilcilene Paes Pereira, 44 anos, foi morta a pauladas por volta das 19 horas, no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Cajueiro. A filha de Gilcilene segue desaparecida. O suspeito é um homem que mora no local. Próximo ao local onde foi encontrado o corpo, a Polícia achou um chinelo. Esse chinelo foi levado até a casa do suspeito, ocasião em que a Polícia perguntou ao pai do acusado se o chinelo era do filho. O pai disse que sim, e também contou que filho está fora de casa desde ontem à noite. 

Policiais civis da 146ª Delegacia Legal de Guarus, onde a ocorrência foi registrada, e policiais militares estão a caça do suspeito. Um grande aparato policial foi mobilizado para dar uma resposta rápida ao caso, na esperança de encontrar a menina Isabelle Paes Laurindo, 10 anos, mas até agora não há novas informações.

Gilcilene era de família de Santa Rita, em São Francisco de Itabapoana, filha do senhor João Pereira e morava com o marido, Ubirajara, há 10 anos no assentamento. Seu marido é de família de Lagoa dos Paus, também em São Francisco. Ele se desesperou quando chegou ao local e viu a mulher morta e a filha desaparecida.

Não há vizinhos muito próximos. Os vizinhos estão há cerca de 500 metros da residência da vítima.  Quando da divisão das terras no local, o Incra determinou um local para construção das casas, o que seria uma vila de moradores, entretanto a maioria dos produtores rurais optaram em construir dentro dos lotes, sendo assim as casas ficaram distantes umas das outras.

Criança de 10 anos continua desaparecida no Assentamento Zumbi dos Palmares

Ela foi levada após a mãe ter sido espancada até a morte. Todos da comunidade e PM estão mobilizados nas buscas a Isabelle.

Toda a comunidade do Assentamento Zumbi dos Palmares, em Campelo, município de Campos dos Goytacazes,  está mobilizada na busca  da menina de 10 anos, Isabelle Paes Laurindo, que desapareceu após a mãe ter sido espancada até a morte na noite de quinta-feira, 15, no quintal da casa onde morava no assentamento.

A menor teria sido levada após o assassinato. A Polícia já tem um suspeito. A Polícia Militar durante toda a manhã fez buscas ao suspeito do crime, que teria sido indicado por moradores como sendo um vizinho. Toda a área está cercada por oito viaturas da PM. A esperança é que a menina ainda esteja viva em poder de quem praticou o crime. Ainda ontem à noite, o pai da criança e moradores saíram caminhando pelos canaviais gritando o nome de Isabelle, na esperança de encontrá-la. As buscas continuam. 

Entenda o que aconteceu

Foto: Carlos Grevi - Ururau
Gilcilene Paes Pereira, 44 anos (foto), foi morta a pauladas  na noite de quinta-feira, 15, por volta das 19 horas, no assentamento Zumbi dos Palmares do MST em Cajueiro, localidade que faz limite com Florestinha, em São Francisco de Itabapoana, mas que pertence a Campos dos Goytacazes.

Segundo a PM, DPO de Travessão de Campos, que esteve no local, após o crime, a filha de Gilcilene, Isabelle Paes Laurindo de 10 anos, teria sido sequestrada. A menina está desaparecida.

O marido de Gilcilene, Ubirajara, de apelido Bira, que é motorista de ônibus escolar em São Francisco de Itabapoana, quando chegou ao  acampamento Zumbi dos Palmares, já encontrou a mulher morta a pauladas no quintal da casa (foto), e não encontrou a filha de 10 anos que esta desaparecida.


O caso repercutiu nas redes sociais. Através do Facebook, a prima de Isabelle, Michelle Azevedo Silva Araújo,  faz um apelo para encontrar a criança: "Gente, ajuda ai... Vamos compartilhar pois essa menina foi sequestrada agora à noite no Sem Terra! Só a misericórdia! Precisamos encontrá-la, por favor compartilhe. Se encontrar a encaminhe ao DPO da PM mas próximo... Obrigada".

Mais um ano de distribuição de peixes com a comunidade em SFI


Pela terceira ano seguido, Cacaio, empresário do ramo de pescado e Rádio São Francisco promovem campanha.

Mais um ano em que Deus nos abençoou e nos permitiu dar sequência à campanha de doação de peixes em São Francisco de Itabapoana, uma iniciativa do  empresário do Comércio de Pescado,  Antônio Carlos Ferreira de Andrade, conhecido por Cacaio, em parceira com a Rádio São Francisco.

Já é o terceiro ano da campanha, e a distribuição foi em frente ao prédio da Rádio São Francisco FM,  nesta sexta-feira, 16, às 10 horas. Foram distribuídos com a comunidade trezentos quilos de sardinha (rica em ômega 3).

O caminhão frigorífico com 15 caixas de sardinhas, acondicionadas em gelo, parou na porta da Rádio São Francisco FM, onde já se formavam filas dos ouvintes.

Segundo Cacaio, o objetivo da campanha é atender as famílias carentes, entretanto qualquer pessoa que entrava na fila levava uma sacola plástica com o pescado.


O radialista Paulo Noel disse que este critério de não escolher a quem ofertar  o peixe evita constrangimento. "Quem entra na fila é porque está precisando. Não nos interessa saber qual a sua situação financeira", disse.

"Só a satisfação de ver as pessoas sorrindo agradecidas por levar para o almoço uma sacola de peixes, sem pagar nada, já é gratificante", diz.

A distribuição foi rápida, já que logo que a Rádio São Francisco FM anunciou, por volta das 9h45 horas, começou a se formar fila em frente à emissora.

Para Cacaio é tudo muito simples: "Deus nos ajuda o ano inteiro. Esta é uma forma de agradecer por tudo de bom que acontece em nossas vidas. Creio que fazendo isso, Deus nos abençoa cada vez mais", diz.


Cacaio foi entrevistado antes da distribuição

Mulher assassinada a pauladas no assentamento Zumbi dos Palmares

Filha de 10 anos teria sido sequestrada pelos bandidos após o crime.


Uma mulher de nome Gilcilene Paes Pereira, 44 anos, foi morta a pauladas  na noite de quinta-feira, 15, por volta das 19 horas no assentamento Zumbi dos Palmares do MST em Cajueiro, localidade que faz limite com Florestinha em São Francisco de Itabapoana mas que pertence a Campos dos Goytacazes.

Foto:  Mayara Fernandes (Ururau )
Segundo a PM, DPO de Travessão de Campos, que esteve no local, após o crime, a filha de Gilcilene, Isabelle Paes Laurindo de 10 anos, teria sido sequestrada pelos bandidos. A menina está desaparecida.

O marido de Gilcilene, Ubirajara, de apelido Bira, que é motorista de ônibus escolar em São Francisco de Itabapoana, quando chegou ao  acampamento Zumbi dos Palmares, já encontrou a mulher morta a pauladas no quintal da casa (foto) e não encontrou a filha de 10 anos que esta desaparecida. 



Informação do desaparecimento está no Face da Michelle Azevedo Silva Araújo.

No Facebook, a prima de Isabela faz um apelo para encontrar a criança: "Gente, ajuda ai... Vamos compartilhar pois essa menina foi sequestrada agora a noite no Sem Terra! Só a misericórdia!", diz a internauta.


"Precisamos encontrá-la, por favor compartilhe. Se encontrar a encaminhe ao DPO da PM mas próximo... Obrigada". 

Ação no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Acontece, em São Francisco de Itabapoana, na manhã desta sexta-feira (15/05) em virtude do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma ação com foco na conscientização. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, será  na praça da Igreja Católica Matriz e terá início às 9h.

Organizado pela equipe do CAPS I Marcos Antônio Arantes de Oliveira (Centro de Atenção Psicossocial), a ação busca conscientizar a população sobre as reformas que o setor psiquiátrico vem sofrendo nas últimas décadas. O foco é mostrar a maior eficácia do tratamento humanizado, sem necessidade de internação.

Durante o evento, será feita panfletagem e uma homenagem a uma das fundadoras do CAPS, a psicóloga Maria Célia Ornelas.

Segue abaixo o cronograma do evento
9h - Abertura coma assistente social Hélia Vargas,
9h30min - Palestra “O que é CAPS”, com a enfermeira Larissa Dias,
10h - Trabalho de conscientização da população com a psicóloga Eliana Neves,
10h30min - Trabalho Lúdicocom a psicóloga Suanny Valadares,
13h - Dinâmica com o prof. Renan Ramos,
13h30min - Conscientização da população com a psicóloga Eliana Neves
14h - Encerramento.

Ascom-SFI

quinta-feira, 15 de maio de 2014

TCE-RJ condena ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi

O ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi Ramos foi condenado a devolver aos cofres públicos o valor de R$ 945.872,86 (equivalente a 371.323,70 Ufir-RJ). O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) identificou, em Tomada de Contas Ex Officio, a ilegitimidade das contas referente ao Termo de Reconhecimento de Dívida celebrado entre a prefeitura e 7 Construtora & Transportadora Ltda, datado de 7 de junho de 2011. O Termo foi assinado para o pagamento e parcelamento de obra de recuperação emergencial e desobstrução do canal de Macaé X Campos, no trecho entre o Batalhão Militar de Carapebus, no período de janeiro a março de 2007, no valor de R$ 792.850,37.

Pelo ato irregular que causou dano ao erário, o ex-prefeito Riverton Mussi também terá que pagar multa fixada em R$ 189.174,57 (74.264,74 Ufir-RJ). A decisão foi tomada em sessão plenária, nesta quinta-feira (15/5), seguindo voto do conselheiro-relator José Maurício de Lima Nolasco.

A ilegalidade da despesa e do Termo de Reconhecimento de Dívida se deve a realização de despesa sem prévio empenho e sem regular liquidação. Além disso, o Tribunal expediu ofício ao atual procurador-chefe da Procuradoria da Dívida Ativa, para que encaminhe no prazo de 30 dias, contados da ciência da decisão plenária, a Certidão de Inscrição na Dívida Ativa Estadual, da multa aplicada ao ex-prefeito Riverton Mussi, de R$ 12.736,50 (5 mil Ufir-RJ), conforme decisão plenária de 11/6/2013, valor não recolhido aos cofres públicos no prazo. (Ascom TCE RJ)

Reunião no DETRO-RJ discute transporte intermunicipal na linha São Francisco a Campos




Uma comitiva representada por motoristas de vans  de São Francisco de Itabapoana, EMTRANSFI (Empresa Municipal de Trânsito), e do  Legislativo sanfransciscano,   foi recebida pelo DETRO RJ, nesta quinta-feira, 15, no Rio de Janeiro.

O assunto, transporte público, foi tema do jornal São Francisco é Notícia da quarta-feira, 14, ocasião em que o deputado Roberto Henrique ao participar, pelo telefone no "ar" foi cobrado pelos ouvintes para que agendasse uma reunião com a diretoria do  DETRO-RJ para se discutir a legalização das Vans que fazem o transporte no município.

Assim, aconteceu uma reunião na manhã desta quinta-feira, 15-05, na sede do DETRO no Rio de Janeiro para discutir a questão.

O assunto sempre vem a toda quando é intensificada a fiscalização do DETRO na Rodovia RJ-224 por onde circulam as lotadas sem a legalização para transporte de passageiros.

Cabe ao DETRO-RJ planejar, conceder, regulamentar e fiscalizar todas as ações que envolvem o transporte intermunicipal, mas, infelizmente, este órgão  apenas fiscaliza em São Francisco de Itabapoana. Não há ações de planejamento, nem tão pouco concessão de novas linhas para o transporte alternativo.

Portanto que fiscalizem, mas também que promovam políticas públicas e abram mais concessões para disciplinar e melhorar o transporte público intermunicipal entre São Francisco e Campos.

A reunião

Após a reivindicação feita pela rádio ao deputado Roberto Henriques e a sugestão apresentada pelo jornalista Vinícius Berto para que fosse montada uma comissão que representasse o município para discutir o assunto, o parlamentar agendou a reunião no DETRO. Participaram, além do deputado, os proprietários de vans e lotadas, o vereador do PSDB da Câmara Municipal de SFI, Marcelo Garcia e o presidente da Emtransfi, Coronel José Amiltom Barreto.


Segundo Marcelo Garcia, foi dado o pontapé inicial para resolver o problema, a conversa foi boa, mas depende ainda de algumas ações que já estão sendo providenciadas. "O próximo passo é envolver o Ministério Público para se encontrar uma solução", disse.


O que se pretende é que  de uma vez por todas, amplie as concessões intermunicipais. Atualmente apenas a Viação 1001 e duas vans operam de forma legal na linha, o que é considerado muito pouco para atender a demanda da população. Em dias de fiscalização do DETRO os pontos dos ônibus ficam lotados, os coletivos vão abarrotados de passageiros e muitos usuários do transporte ficam impossibilitados de chegarem ou saírem de São Francisco. (Fotos: Facebook Marcelo Garcia)

Ônibus sai da pista e cai em ribanceira após direção quebrar na Volta do Cipó em SFI


Um ônibus que transporta trabalhadores rurais se envolveu em um acidente no início da manhã desta quinta-feira, 15-05, na RJ-196, na chamada Curva da Volta do Cipó, próximo a Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana. No momento do acidente estavam no coletivo o motorista e mais quatro pessoas.

Segundo o motorista que dirigia o ônibus, Jair Camacho, ele seguia no sentido a Guaxindiba, quando ao entrar na curva a direção quebrou e o veículo saiu da pista caindo em uma ribanceira de cerca de dois metros de altura, indo parar em uma plantação de abacaxi. “A direção ficou solta e o ônibus saiu da pista. Foi um livramento de Deus, pois quando saímos da pista eu só olhava para o poste, por pouco não bati nele”, contou emocionado o motorista.


O motorista do ônibus saiu ileso, já as passageiras, parentes dos trabalhadores rurais, foram socorridas para o Hospital Manoel Carola. Valdicéia Fernandes Souza, 43, Alice de Souza, 18, Denilcinéia Pires de Azeredo, 53 e Sara Cristina dos Santos, 17 anos tiveram escoriações leves e ficaram em observação médica.  Todas passam bem.


Inscrições para cursos no IFF com prazo final


As inscrições para os Cursos Técnicos e Superiores do IFFluminense terminam na próxima sexta-feira, 16 de maio de 2014. São oferecidas 689 vagas.

Estudantes matriculados no Ensino Médio em escolas públicas estaduais ou municipais podem inscrever-se no Processo Seletivo de Concomitância Externa - 2º semestre, que oferece 480 vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio dos campi Campos-Centro, Cabo Frio e Itaperuna.

As inscrições, gratuitas, estarão abertas até o dia 16 de maio de 2014, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico www.inscricoes.iff.edu.br . A prova está marcada para o dia 08 de junho.

Já os interessados nos Cursos Superiores, poderão inscrever-se no Concurso Vestibular 2014 – 2º semestre, que oferece 209 vagas para os Cursos de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Itaperuna.

As inscrições seguem até o dia 16 de maio, no endereço eletrônico www.inscricoes.iff.edu.br . A taxa de inscrição é no valor de R$50,00, a ser paga através de Guia de Recolhimento da União (GRU). A prova da 1ª Fase está marcada para 08 de junho de 2014.

Seleção para Mestrado - O IFFluminense também está com inscrições abertas para o Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental, com oferta de 22 vagas na modalidade Profissional, Área de Concentração em Sustentabilidade Regional, estruturado em torno de duas Linhas de Pesquisa interligadas: (1) Avaliação e Gestão Ambiental; (2) Desenvolvimento e Sustentabilidade.

As inscrições serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico www.inscricoes.iff.edu.br , no período de 15 a 30 de maio de 2014. É cobrada uma taxa de inscrição no valor de  R$ 60,00, a ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).


O Processo Seletivo será realizado em duas etapas obrigatórias: (1) Prova de conhecimentos específicos (objetiva e discursiva) e (2) Análise de curriculum vitae e Entrevista. A prova de conhecimentos específicos será realizada no dia 29 de junho de 2014, no campus Macaé. O Resultado Final está previsto para o dia 08 de agosto.

Ascom-Reitoria

Gracie Barra representa São Francisco na III Copa do Mundo de Jiu-jitsu em Belo Horizonte

Trabalho social da Gracie Barra foi tema de palestra no Rotary Club São Francisco de Itabapoana.


São Francisco de Itabapoana participa de  31 de maio a 1º de junho de 2014 da III Copa do Mundo de Interclubes de Jiu-jitsu no Colégio Militar de Belo Horizonte (CPOR) em  Belo Horizonte - Minas Gerais.  A informação é do mestre Wagner Barroso que ministrou uma palestra na noite de quarta-feira, 14, no Rotary Club São Francisco de Itabapoana.


O município sanfranciscano participa com atletas da Academia Gracie Barra que leva uma equipe formada por Fabrício Braga , Thiago Costa , Anderson Henriques e o Mestre Wagner Barroso. A Equipe Gracie Barra de Jiu-jitsu e MMA.

Na palestra proferida para os rotarianos em Santa Clara, o mestre Wagner Barroso, falou sobre o trabalho social desenvolvido pela Academia Gracie Barra na localidades de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra.

 "Pretendo estender este projeto para todas as comunidades de São Francisco de Itabapoana. Começamos sem apoio, mas hoje já começam a surgir pessoas, empresários e clubes de serviço que estão entendendo a importância do esporte nas comunidades carentes", diz.

Durante a palestra Wagner Barroso disse que é oriundo de família humilde. "Meus pai mesmo com dificuldades conseguiram vencer e criar todos os filhos", disse.  


O presidente do Rotary Club São Francisco de Itabapoana Marcelo Garcia agradeceu a presença do palestrante e disse que o Rotary dará todo apoio ao projeto social da Gracie Barra. 


A Academia Gracie Barra conta hoje, com 35 alunos e está localizada no bairro do Ingá em Barra do Itabapoana. Em setembro foi inaugurada  a  Gracie em Travessão de Barra.

O Blog exibe algumas das imagens da competição, na final da Copa do Mundo de Jiu-jítsu em BH no Mineirinho. Dois alunos, da Academia Gracie Barra também participaram, conquistando excelentes posições: Álvaro Belonia e Anderson Henriques ficaram em 3° lugar em suas categorias meio pesado e gato. Wagner Barroso participou de seis lutas até conquistar o vice-campeonato.


Wagner já ostenta dois importantes títulos pela Copa do Mundo de Jiu-jitsu "Sou bicampeão nesta competição na categoria até 86 quilos, realizada  nos anos de 2009 e 2010", disse Wagner.


Palestra no Rotary Club São Francisco de Itabapoana.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Acidente entre carro e moto deixa jovem motociclista ferido em Floresta


No início da noite desta terça-feira, 13-05, o servente de pedreiro Eduardo Terra Ribeiro, 18 anos, ficou ferido após um acidente envolvendo a moto em que ele pilotava e um carro de passeio na RJ-224, em Floresta, São Francisco de Itabapoana.

Segundo informações apuradas pelo Blog, o servente é morador na localidade de Imburizinho, próximo a Arroz Dourado, e voltava pra casa após trabalho. Ele trabalha há 15 dias como servente de pedreiro na Usina Cana Brava. A colisão aconteceu às 18h30, na entrada da estrada de Arroz Dourado, e provavelmente ocorreu enquanto o motociclista fazia a conversão para acessar a estrada vicinal. No carro de passeio estava uma mulher que ficou em estado de choque.

Populares acionaram as ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Resgate Municipal de São Francisco. Foi a ambulância de São Francisco que levou a vítima para o Hospital Ferreira Machado. Eduardo teve traumatismo craniano, escoriações pelo corpo e está internado na UTI do Hospital Ferreira Machado. Seu quadro é estável e inspira cuidados.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Encontro de produtores atingiu objetivos, diz diretor da Canabrava

O diretor da Usina Canabrava, Luiz Henrique Sanches disse, após o encontro  de produtores realizado em São Francisco de Itabapoana, sábado, 10 de maio, que a reunião atingiu plenamente os objetivos. "Até  porque, comparada com a reunião que a gente fez no ano passado, quando estávamos desacreditados pedindo um voto de confiança aos produtores, esse encontro de 2014  foi muito mais prazeroso e conseguimos atingir nossos objetivos. Graças a Deus a safra de 2013 foi um sucesso e a gente pode apresentar um plano para a safra 2014 que com certeza será um sucesso também", disse.


Segundo Luiz Henrique, os planos era atingir pelo menos cem fornecedores. 

"Conseguimos reunir aqui no Salão Ana Festas, cento e trinta produtores e ainda contamos com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, o seu vice Amarinho Barro, o deputado estadual  João Peixoto e do  ex-prefeito de São João da Barra Ranulfo Vidigal", disse.

A integração dos pequenos com os grandes produtores chamou a atenção do ex-prefeito e economista Ranulfo Vidigal. "A nossa São Francisco tem uma característica muito importante. Tem na presença do pequeno produtor um importante agente de geração de renda na cidade de São Francisco de Itabapoana", disse Ranulfo.

Segundo ainda o ex-prefeito Ranulfo Vidigal, a ideia foi essa mesmo de  congregar, neste encontro, o conjunto dos pequenos produtores para fortalecer uma grande corrente de produção e produtividade para São Francisco.

"Quero traduzir o que falei em números. A Cana Brava gera 1800 empregos com carteira assinada e uma parcela expressiva desses empregos é em São Francisco", disse.

Ranulfo lembrou que viu nascer a Cana Brava. "O projeto inicial que não saia do papel estava abandonado e que agora é a  alternativa de fortalecimento da economia agrícola da Região", complementou.


Ao final foi sorteada uma TV LCD que saiu para um produtor da localidade de Funil na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana.

Toffoli toma posse na presidência do TSE

O ministro Dias Toffoli tomou posse hoje (13) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o ministro Marco Aurélio, que deixa a presidência por completar quatro anos no tribunal, prazo de permanência no TSE. Toffoli vai comandar as eleições presidenciais de outubro. O vice-presidente será o ministro Gilmar Mendes. A cerimônia de posse foi acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff, pelo vice-presidente da Republica, Michel Temer, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, além de autoridades do Judiciário.

Em seu discurso de posse, Toffoli afirmou que é fundamental que a Justiça Eleitoral tenha cadastro único para evitar fraudes. Segundo o presidente, o trabalho de biometria vai continuar como uma das prioridades da Justiça Eleitoral. Nas eleições de outubro, mais de 22 milhões de eleitores serão identificados por meio das digitais. "A partir da identificação do cidadão eleitor, desde o seu nascimento, a nação, além de maior segurança na identificação única de seu cidadão, poderá colocar fim às múltiplas carteiras de identidade hoje existentes", afirmou o novo presidente.

A presidência do TSE é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que também compõem o tribunal eleitoral.  Além de Toffoli, Mendes e Luiz Fux, atualmente ministro substituto, também pertencem ao Supremo. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.


Toffoli foi empossado como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral em maio de 2012.  Ele nasceu em Marília (SP), no dia 15 de novembro de 1967. Formou-se em direito, em 1990, na Universidade de São Paulo (USP), e especializou-se em direito eleitoral. Em 1995, ele começou a atuar como assessor parlamentar do PT. Também foi advogado do PT nas campanhas eleitorais do ex-presidente Lula em 1998, 2002 e 2006. Entre 2007 e 2009, também ocupou o cargo de advogado-geral da União. (Fonte: Agencia EBC de Notícias)

Sindicato dos produtores convoca para composição de comissão provisória


O Blog do Paulo Noel recebeu solicitação do Sindicato dos Produtores Rurais e Pescadores de São Francisco de Itabapoanba para publicação de edital de convocação com a finalidade de convocar os produtores e pescadoras para assembleia nesta sexta-feira, 16/05. Na pauta a prestação de contas financeiras do Exercício de 2013 e do primeiro quadriênio de 2014 e a composição de uma comissão provisória para realizar a próxima eleição sindical. Confira:

SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS E PESCADORES DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANBA-RJ
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente ficam todos os produtores e pescadores em condições de votar convocados para uma Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá na próxima sexta-feira (16/05) do corrente às 16 h em segunda e última convocação, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais localizado na Rua Esmeralda Buechem nº 10 Centro de S.F. de Itabapoana, para na oportunidade discutir e aprovar a seguinte ordem do dia:

1.  Prestação de contas financeiras do Exercício de 2013 e do primeiro quadriênio de 2014;
2.  Composição de uma comissão provisória para realizar a próxima eleição sindical;
3.  Assuntos gerais.

Atenciosamente, 
Joanísio Pessanha Machado
VICE-PRESIDENTE  REMANESCENTE

Chapa única nas eleições da Associação de Quatro Bocas


A AMPRUQB – Associação de Moradores e Produtores Rurais de Quatro Bocas está prestes a voltar à ativa em São Francisco de Itabapoana. O Blog recebeu um pedido do presidente da comissão provisória, Amilton de Souza Gomes, para publicação da única chapa inscrita para as eleições que ocorrerão em 24 de maio, como divulgou aqui o Blog do Paulo Noel. Confira:


AMPRUQB – Associação de Moradores e Produtores Rurais de Quatro Bocas
COMUNICADO

O presidente da Comissão da respectiva Associação vem por meio deste comunicar a todos os interessados e principalmente os sócios da AMPRUQB a ÚNICA chapa inscrita com seus respectivos membros que participarão das eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal no próximo dia 24 de maio na E.M. Hervé Linhares Machado em Quatro Bocas. São eles:

• PRESIDENTE –Paulo Cesar Monteiro
• VICE-PRESIDENTE – Amilton de Souza Gomes
• 1ª SECRETÁRIA – Erica Gomes de Souza Fernandes
• 2ª SECRETÁRIA – Edmária R. da S. Almeida
• 1º TESOUREIRO – Graziane Henriques Rangel
• 2º TESOUREIRO –Antônio Marcos  Henriques Rangel
• CONSELHEIROS FISCAIS EFETIVOS  – Valdeci Pereira Alvarenga, Cristiane Crisostomo Justos e Shirley Cardoso
• CONSELHEIROS FISCAIS SUPLENTES – Poliana Costa Resende,Claudineis Siloveira e Izaura Almeida Minguta

Quatro Bocas, 12 de maio de 2014.

Amilton de Souza Gomes

PRESIDENTE DA COMISSÃO

segunda-feira, 12 de maio de 2014

São Francisco estreia com empate na Copa InterTV de Futsal

Foto: Reprodução Inter TV
A equipe de São Francisco de Itabapoana estreou com um empate em 5 a 5 na Copa InterTV de Futsal, diante do forte time de Campos. O jogo aconteceu na tarde do último sábado, 10-05, em Cardoso Moreira, que sedia ao lado da Cidade de Miracema os jogos da primeira fase da competição. O resultado foi considerado satisfatório, já que Campos é uma das equipes consideradas favoritas ao título.

Com o empate, São Francisco e Campos estão empatados em número de pontos, um cada, e têm saldo de gols e número de gols marcados idênticos, entretanto São Francisco leva a melhor no critério disciplinar, com menor número de cartões amarelos.

São Francisco de Itabapoana está na Chave C do Núcleo Planície, ao lado de Campos e Miracema. O time vai folgar na próxima rodada, domingo, dia 25/05, na cidade de Miracema. Campos e Miracema vão se enfrentar, e o técnico do São Francisco Alex Gome, o Chicão, estará presente para conhecer e estudar o time do Miracema. Ele pretende filmar a partida e passar o vídeo para os jogadores. São Francisco volta a jogar pela terceira e última rodada da fase de classificação no dia 31 de maio, contra o Miracema em Cardoso Moreira.

É a primeira vez que o município participa do torneio, que virou uma tradição no esporte do Estado do Rio de Janeiro. Em sua 6ª edição, a copa reúne 50 cidades fluminenses.

O Núcleo Planície ainda tem no Grupo A: São João da Barra, Aperibé, Itaocara e Cardoso Moreira, enquanto no Grupo B estão: Italva, São José de Uba, Laje do Muriaé e Quissamã. O primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para as semifinais.

A final do núcleo está prevista para acontecer no final de junho. Em todo o estado do Rio são três núcleos: Planície, Serramar e Alto Litoral. O Campeão de cada núcleo disputa a Supercopa em novembro, em torneio que irá decidir o supercampeão da Copa InterTV de Futsal.


Veja aqui os resultados da primeira rodada e a tabela da competição.

Mulher atropelada por moto no Centro de São Francisco


Uma mulher foi atropelada por uma moto no Centro de São Francisco de Itabapoana, em frente à Praça de São Francisco, às 16h15 desta segunda-feira, 12/05. A vítima, Maria Aparecida Amorim, 45 anos, conhecida com Lora de Praça João Pessoa, foi socorrida para o Hospital Municipal Manoel Carola.

Segundo populares, que presenciaram o atropelamento, o motociclista C.C.L., 19 anos, que ia no sentido ao Colégio Estadual, não teve culpa, já que Lora teria atravessado a Avenida tendo olhado apenas para um dos lados, e não percebeu a moto. Com o impacto Lora foi ao chão e bateu com a cabeça no asfalto, provocando um corte. Ela chegou a desmaiar, mas ao ser socorrida recuperou os sentidos.

Segundo Anderson da Hora Silva, o Lelei, genro de Lora, a sogra será submetida a exames, mas aparentemente ela está fora de perigo. Ele acompanha Lora no Hospital. “Nossa preocupação é com a cabeça, já que ela levou uma pancada tão forte que não se lembra de nada. Ela nem se lembrou que esteve em São Francisco na tarde de hoje”, disse Lelei.

Com o atropelamento o motociclista também foi ao chão. Ele chegou a ficar tonto, quase desmaiou, mas foi se recuperando aos poucos. “Também levei uma pancada na cabeça. Minha sorte é que estava de capacete. E a sorte dela é que eu vinha devagar. Não tive culpa, e ainda tentei tirar, mas não deu tempo”, contou o jovem motociclista que teve escoriações no braço, perna e pé.

Atualização às 19h18 - Segundo informações de Anderson da Hora Silva, o Lelei, sua sogra será transferida para o Hospital Ferreira Machado para realização de exames. Ela está vomitando sangue e com muitas dores e será submetida a exame de tomografia computadorizada para saber se houve uma lesão mais grave na cabeça.