segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Exposição em São Francisco mostra degradação do Rio Paraíba


A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana está realizando de 10 a 14 de novembro, das 9h às 17h, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Paula, no centro da cidade, a exposição fotográfica "Assoreamento do Rio Paraíba do Sul - de São Fidélis, Ernesto Machado, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Foz de Atafona à São Francisco de Itabapoana". 

Estão sendo expostas 100 fotografias em cavaletes no tamanho de 35 X 45 do fotógrafo aéreo campista, Carlos Alves. A exposição já percorreu várias cidades do Norte e Noroeste do Estado.

Segundo o secretário de meio ambiente, Cláudio Heringer, o trabalho do fotógrafo além de revelador, visa estimular o debate e a reflexão acerca da crise hídrica na região e a necessidade de maior integração entre governos e população na defesa dos rios e mananciais.


“O Paraíba do Sul é o rio mais importante do Estado, responsável pelo abastecimento de milhares de pessoas e vem, ao longo de décadas, sofrendo do tipo de degradação. Com a seca nos Estados do Sudeste o nível do Paraíba do Sul em Campos chegou a 4.40m, tal cota é a mais baixa de toda a história. Não bastasse, a baixa vazão do rio contribui para o avanço da intrusão salina como vem ocorrendo em São João da Barra cujo os prejuízos para o meio ambiente são incalculáveis”, ressaltou. (Ascom-SFI)

Nenhum comentário: