segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Diga não à violência: Projeto “Conte até 10” é desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de SFI


O projeto “Conte até 10: Valente mesmo é quem não Briga”, organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público como ação vinculada à ENASP – Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, em parceria com Conselho Nacional da Justiça e Ministério da Justiça, e que foi aderido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana em abril deste ano, entrará na terceira e quarta fases, nesta quarta-feira, dia 05 de novembro, em evento na Praça dos Três Poderes, a partir das 8 horas. Na oportunidade serão expostos para os presentes os resultados da iniciativa e a avaliação de todo o desempenho do projeto.

O Conte até 10 foi dividido em quatro fases.  A primeira fase foi a aplicação dos temas de combate a violência em forma de palestras nas Unidades Escolares. A segunda fase foi a formação e treinamento dos mediadores de conflito.

Ação visa combater a violência

O projeto surgiu devido a necessidade de combate à violência, que vem crescendo nos últimos anos. O objetivo é criar uma cultura de paz, tolerância e reflexão na comunidade escolar, sensibilizando sobre os impactos negativos da violência, de modo que esta cultura se consolide nas escolas e se estenda, através da comunidade escolar, para toda a sociedade.

O público-alvo para implantação do projeto foi estudantes do segundo-segmento ( 7º, 8º e 9º anos) das escolas municipais de São Francisco de Itabapoana.

Desta forma, as escolas que participaram do projeto foram:

E. M. Décio Machado – Barra do Itabapoana
E.M. Manoel Gomes S. Lemos – Morro Alegre
E.M. Aventina Maria Ferreira – Floresta
E.M. João Paes Viana - Aroeira
E.M. de Gargaú - Gargaú
E.M. Dirceu Dias da Silva – Guaxindiba
E.M. João Batista de Almeida – Sossego
E.M. Aníbal de Abreu Viana – Buena
E.M. Miguel Nunes Barbosa - Estreito
E.M. Manoel A. de Carvalho – Praça Imaculada
E.M. Domingos Santos – Ponto de Cacimbas
E.M. Abelino José de Souza - Batelão
E.M. Manoelina de S. Rodrigues – Travessão de Barra
E.M. Estelita de Araújo Crespo – Praça João Pessoa
E.M. Ilda Muylaert de Machado – Brejo Grande

O projeto teve início em 30 de abril deste ano, com uma passeata pelo Centro do município, que culminou no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, onde foi apresentado a operacionalização do projeto para a comunidade.   Várias autoridades estiveram presentes na ocasião, entre eles, o Prefeito Pedrinho Cherene.

Informações enviadas ao Blog pelo Departamento de Cultura da SMEC

Nenhum comentário: