domingo, 17 de agosto de 2014

Um gesto de gratidão a Deus


Após uma cirurgia cardíaca bem sucedida no filho, casal cumpre promessa no Santuário das Neves. Blog acompanhou essa emocionante história.

Casal caminhou 38 quilômetros da Praia do Sossego até o Santuário das Neves

A Festa de Nossa Senhora das Neves, no Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, ES, realizada este ano de 03 a 05 de agosto, é considerado um dos eventos católicos de maior manifestação de fé da Região. O local é um ponto de encontro de romeiros vindos de diversas partes do Brasil. São pedidos de intercessão feitos à Padroeira de Presidente Kennedy e promessas cumpridas após as graças alcançadas. 

E foi durante a Festa que a nossa equipe acompanhou um casal que pagou uma promessa por uma cirurgia cardíaca bem sucedida no filho. Uma história com um desfecho feliz e emocionante, e que o Blog conta nessa postagem especial de domingo.

Tudo começou em junho de 2012, quando diante de um diagnóstico de Comunicação Interatrial (CIA), uma má formação no coração do pequeno Kauã Manhães, com 3 anos na época, a vida do padrasto dele, Niwmar da Penha Alves, e da mãe Cleudelaine Leonardo Manhães, a Preta, passou a ter momentos angustiantes.

A mãe conta como foi a descoberta. “Levamos ele ao cardiologista, pois se queixava que o coraçãozinho estava batendo muito rápido. E isso já era uma arritmia cardíaca, um sintoma do problema que ele teve”, disse Preta.

Niwmar, que tem uma relação de pai e filho com o Kauã, e a dedicada mãe começavam uma batalha para buscar a cura para o menino. De Itaperuna, cidade onde reside a família, até Campos, Rio de Janeiro e Vitória foram várias viagens.

Curado após a cirurgia de coração,
o pequeno Kauã esteve no Santuário
Depois de uma maratona percorrendo consultórios de diversos especialistas, o consenso médico não deixava dúvida, Kauã tinha de ser submetido a uma cirurgia no coração para corrigir o problema, caso contrário consequências graves, como aumento no tamanho do coração, arritmias e hipertensão pulmonar, poderiam no futuro levar o menino à morte.

Do diagnóstico até a cirurgia foram cerca de 100 dias. Até que em outubro de 2012 chegava o momento da decisiva operação, realizada no Instituto Nacional do Coração, Hospital referência no Rio de Janeiro para cirurgia cardíaca pediátrica.

E foi ali, na porta do centro cirúrgico, que Niwmar e Preta fizeram uma promessa, um pedido a Nossa Senhora das Neves que intercedesse a Deus pela cura para Kauã. Foram seis horas na mesa cirúrgica, uma eternidade para o casal. Ao final a boa notícia, a cirurgia foi um sucesso. Do centro cirúrgico direto para UTI, dois dias depois para a enfermaria, e no 15º dia Kauã chegava a casa, recebendo o carinho da família. Após um ano de acompanhamento, tudo o que o casal queria ouvir, a cirurgia se apresentava 100% consolidada e Kauã estava definitivamente curado.

Segunda-feira, dia 04 de agosto de 2014, 07h20, Praia do Sossego, São Francisco de Itabapoana. O sol já brilhava forte no horizonte do Oceano Atlântico. Começava ali o cumprimento de uma promessa de agradecimento a Deus.

Pelo Litoral de São Francisco de Itabapoana, passando por Barra do Itabapoana, atravessando a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, foram 38 quilômetros de caminhada, quase nove horas, até a chegada ao Santuário das Neves.

“Achei que não fossemos aguentar a caminhada. Em Guriri senti uma fisgada na virilha e Preta sentiu o joelho, mas aí lembramos o que passamos com o Kauã, e pensamos, não podemos desistir, vamos vencer”, disse Niwmar.

“Temos de agradecer primeiramente a Deus, a Nossa Senhora que intercedeu e depois aos médicos que fizeram um trabalho fora de sério. E pensar que poderíamos perder o nosso filho a qualquer momento, se não fosse descoberto o problema”, lembra Niwmar.

A emoção da chegada ao Santuário foi registrada pelo blog em vídeo, que você vê abaixo. Ao entrar no templo sagrado, o casal, de joelhos fez a oração de agradecimento pela graça alcançada.

Padre Rogério: "Não se trata de um comércio
com Deus. O pagamento de uma promessa
é um gesto de gratidão"
O pároco responsável pela Paróquia de Presidente Kennedy, padre Rogério Guimarães, comentou ao Blog a devoção popular a Nossa Senhora das Neves. “O pagamento dessas promessas é um gesto de devoção popular, que no fundo quer ser um gesto de gratidão. Alguns desses gestos são exagerados, mas é o modo como popularmente as pessoas demonstram gratidão a Deus, por ter concedido pela Virgem Maria a graça. Nós orientamos para que não seja uma troca, isto é, dar algo a Deus em troca de outra coisa, isso é abominável. Portanto não se trata de um comércio com Deus. O que o povo faz aqui no Santuário é um gesto de gratidão por um milagre”, comentou o religioso.

O Blog do Paulo Noel parabeniza o Casal Niwmar e Preta pela determinação em cumprir a promessa. Todos os anos milhares de sanfranciscanos comparecem à Festa das Neves para também agradecerem ou realizar um pedido. A vitória do Kauã é uma das tantas histórias de milagres neste santuário, que apesar de estar no Espírito Santo, tem uma eterna ligação com São Francisco de Itabapoana.

Matéria e fotos: Vinícius Berto

Nenhum comentário: