segunda-feira, 26 de maio de 2014

São Francisco participa da 29ª Conferência Distrital do Rotary Internacional em Araruama


Uma comitiva representativa do Rotary Club de São Francisco de Itabapoana participou de 23 a 25 de maio na UCAM – Universidade Cândido Mendes de Araruama (RJ) da 29ª Conferência Distrital do Rotary Internacional com intensa programação de palestras abordando temas importantes como Medicina Esportiva; Brasil rotário na era digital; Educação para o próximo decênio e  Recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

O médico ortopedista Paulo Cesar de Andrade ao proferir palestra sobre o tema  “Medicina Esportiva” foi contundente ao destacar que a saúde pública no Brasil está um caos.

“Dos 202 milhões de brasileiros, apenas quarenta milhões dispõe de plano de saúde. Agora, como ficam os outros brasileiros que dependem do SUS - Sistema Único de Saúde?”, indagou o médico.

Paulo Cesar de Andrade já foi médico da delegação do Vasco e tem opinião abalizada como médico e proprietário de clinica ortopédica, da real situação da saúde pública.

Como médico desportista disse que esta profissão é muito mais abrangente do que se pensa. Enfatizou que a atividade física em qualquer idade melhora a qualidade de vida do ser humano.   

Ao finalizar invocou pensamento do físico alemão Albert Einstein que desenvolveu a teoria da relatividade geral, dizendo que “O universo não teria explicação sem a presença de Deus”. Inverteu a frase do físico e pensador que diz textualmente: “Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente”.

A conferência, presidida pelo governador 2013/2014 do Distrito 4750 do Rotary Internacional, Luiz Oscar Valadão Spitz foi aberta com desfile das bandeiras e saudação de boas vindas pelo ex-prefeito de Niterói Waldenir de Bragança que é rotariano e já foi governador de Rotary no período rotário 2001/2002.

Os rotarianos de São Francisco de Itapapoana participaram com uma comissão representativa formado pelo atual presidente Marcelo Garcia e esposa Ediléia e ainda pelos casais rotarianos Demilton Sales e Amarilsa, Silvino Santos e Leda, Mário Antonio e Mery, Paulo Noel e Rosane e pela rotariana Maria Helena Jorgove.


Segundo o presidente do Rotary São Francisco de Itabapoana Marcelo Garcia, a Conferência Distrital, encontro realizado anualmente, é um dos principais eventos do Rotary. “O objetivo da Convenção  é discutir a programação de Rotary através do companheirismo, discursos inspiradores e debates sobre assuntos de interesse para os clubes e a comunidade”, disse. 

Nenhum comentário: