quinta-feira, 10 de abril de 2014

Shell faz exercício simulado operacional na foz do rio Itabapoana nesta sexta-feira


Foto de um simulado ocorrido em 2011 em Atafona
Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 7h, acontecerá, na foz do rio Itabapoana, o Exercício Simulado da Shell. O evento demonstra práticas em situações de derramamento de óleo, através da mobilização de recursos (pessoas e equipamentos) e da aplicação de técnicas de limpeza e proteção da costa.

O objetivo é testar a estratégia de proteção a uma área sensível, verificar se os equipamentos são suficientes e se as pessoas estão devidamente treinadas.

Como uma das formas de envolver a comunidade local, a Shell contratou moradores da região para a atuação de mão de obra para a limpeza dos locais onde ocorrerá o simulado.

No total, cerca de 120 pessoas, em sua maior parte da classe pesqueira, e 12 embarcações locais foram selecionadas. Um dos critérios da pré-seleção foi que o candidato seja maior de 18 anos e, de preferência, faça parte da classe pesqueira - pois terão mais conhecimento das tarefas que serão realizadas.

Entre os dias 07 e 10 de abril os participantes estão participando de treinamentos teórico e prático visando se preparar para o dia do Simulado.

O Exercício Simulado não gera nenhum tipo de contaminação, trata-se de uma simulação. Será realizado apenas como exercício e não será lançado nenhum tipo de material poluente no ambiente como óleo, isopor ou outros.

Todos que tiverem interesse poderão assistir ao evento, tendo a recomendação de que banhistas mantenham distância segura do local, já que haverá grande movimentação das equipes e equipamentos durante a atividade, podendo ainda provocar alteração nas rotas de embarcações no rio e gerar um aumento do tráfego de veículos na região.

Para colaborar com a realização da atividade, a Shell conta com duas empresas: a SOMA - Desenvolvimento & Meio Ambiente, responsável pela mobilização de recursos locais e comunicação do evento e a Hidroclean, consultora técnica e que fará a operação do exercício.

Juntas, elas vêm atuando na região, entrando em contato com diversas lideranças e  instituições locais, como Prefeitura, Bombeiros e Colônias de Pescadores, além da comunidade, para envolvê-los diretamente no Simulado.

Nos dias 10 e 11 de abril serão montadas duas tendas de informações para o público, uma na ponta da Praia das Neves e outra no Coreto da Praça de Barra do Itabapoana, em frente à Igreja de São Sebastião, para tirar dúvidas da população.

Informações também podem ser obtidas através do Fale Shell, pelo 0800 727 5270 e pelo e-mail fale@shell.com.


Informações da Assessoria

Nenhum comentário: