domingo, 6 de abril de 2014

Jamil Acruche: o locutor que para a cidade quando fala





Cheio de vida, o Pastor Jamil Acruche é o locutor que para a cidade quando fala. Em seu carro de som, Seu Jamil noticia os falecimentos.  

Pastor da Igreja Batista de Florestinha, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana,  com vida dedicada a evangelização, o pastor Jamil Acruche além de outras qualidades é dono de uma voz poderosa com timbre grave e forte, muito conhecida na cidade, principalmente quando  tem a missão "dolorosa" de anunciar a morte de alguém.

Em São Francisco de Itabapoana, um tipo de serviço muito solicitado pelas famílias é a divulgação da nota de falecimento. Aqui, ainda temos esta tradição. Prática pouco comum nos grandes centros.  É neste momento de dor para muitas famílias que a voz de Jamil Acruche ressoa pela cidade, e todos param para ouvir.

Quando o carro de som do seu Jamil entra em ação, um funcionário de uma loja da Avenida principal da cidade indaga: "Quem morreu?. E depois comenta: "Fico todo arrepiado só de ouvir o seu Jamil avisando que alguém veio a óbito", diz.

É verdade, na Avenida todos param por alguns segundos para capturar a mensagem. E lá vem seu Jamil Acruche com a voz empostada: "Atenção para esta nota de falecimento..." E aí segue pelos bairros da cidade.

Mas, não só de locução fúnebre vive o seu Jamil. Aposentado como inspetor de alunos no Colégio São Francisco de Paula, ele exerce a função de Pastor fundador da primeira Igreja Batista de São Francisco com missão evangelizadora  numa comunidade do interior a conhecida Florestinha.

Atuando na profissão de locutor desde 1954, durante anos fez campanhas para candidatos a cargos políticos na cidade. Hoje, com 76 anos, Jamil que nasceu e vive em São Francisco de Itabapoana, diz que não aceita mais fazer campanhas. "Muitos não cumprem o que combinam  e a gente acaba perdendo tempo", diz.

 Ele lembra com saudosismo os bons tempos: "Fiz a primeira campanha política do então prefeito Ernesto Barreto Ribeiro que, inclusive, ganhou as eleições com uma diferença de 37 votos para o seu opositor Laerte Sá", diz. 

Lembra também que já foi locutor correspondente em São Francisco de Paula, quando ainda não era emancipada de São João da Barra, para as rádios AM em Campos dos Goytacazes.

"Foi uma fase boa, mas quando você abordava um assunto de interesse dos moradores e desagradava o diretor da rádio era chamado atenção. Resolvi parar também", diz

De bom humor, apesar de sério, seu Jamil tem uma resposta inusitada para a última pergunta do Blog. E quando chegar a sua vez como vai ser? "Deus proverá. O dia que for chamado, deixo gravada a mensagem dizendo eu fui e se, alguém tiver a coragem para dirigir meu carro, vai ficar a disposição", diz brincando seu Jamil.


Como dissemos,  Jamil Acruche é pastor da Igreja Batista em Florestinha - distrito de Floresta Zona Rural  de São Francisco de Itabapoana que completa 6 anos de fundação neste domingo, 6. Quem desejar ouvir uma palavra de fé é só contactar  9.9899.2687.  O Blog se despede desejando muita saúde para Jamil Acruche, uma personalidade querida pela população e um excelente locutor que também atua no período de Natal divulgando as mensagens de Boas Festas do comércio. 

Enquanto trabalho divulga a palavra de Deus: "Como ter a vida eterna". 

Nenhum comentário: