segunda-feira, 17 de março de 2014

Seca na região de Amontado e Brejo Grande será tema de reunião em SFI


Após o Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco debater a seca nas comunidades de Brejo Grande, Amontado e Santa Terrinha, ouvindo a comunidade, ficou acordado que uma reunião vai aprofundar o assunto que vem atormentando os produtores daquelas localidades. A reunião acontecerá na quinta-feira (20-03), às 17 horas, na Escola Municipal Ilda Muylaert Machado, em Brejo Grande, e conta com o apoio da Amproab - Associação de Moradores e Produtores de Amontado e Brejo Grande.

A produtora rural Maria Aparecida, moradora em Amontado, falou que a situação da seca vem preocupando a todos. “Os brejos estão secando e o lençol freático está muito baixo. Isso tem nos prejudicado muito, tanto na irrigação das lavouras quanto nas próprias residências. Basta que a bomba fique dez minutos ligada que o poço seca”, conta Maria Aparecida.

Outra produtora rural que falou com a reportagem da Rádio foi Renata Lúcia Pereira Henrique. Segundo ela a situação está impraticável. “Precisamos de uma solução urgente, caso contrário teremos lavouras perdidas devido à seca”, alerta Renata.

Canal de Tatagiba é apontado como vilão

Tatajiba - S F de Itabapoana
Canal de Tatagiba (Foto: Renato Rodrigues)
Ambas as produtoras alegam que um desvio das águas dos brejos daquela região, feito há cerca de 15 anos, aumentou a seca. O curso d’água em questão foi desviado para o mar da Praia de Tatagiba, provavelmente para baixar o nível das águas nas propriedades em épocas de cheia, mas nunca foi fechado. O local acabou virando um atrativo turístico, com opção para o turista banhar-se de um lado na água doce e do outro no mar. “Os nossos brejos estão secos e aquela água toda é desperdiçada para o mar”, reclama Aparecida.

Durante a entrevista, em que a rádio ajudou a construir a ideia da reunião, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e autoridades municipais, o jornalista e apresentador do Jornal São Francisco é Notícia, Vinícius Berto, sugeriu que fosse enviado convite para a Emater-Rio (escritório de Praça João Pessoa), Superintendência do Inea na Região Norte Fluminense e à Estação Ecológica de Guaxindiba.

No caso da Emater-Rio os técnicos já acompanham vários produtores do município de São Francisco de Itabapoana que foram inseridos no Projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Programa Rio Rural. A iniciativa de plantar árvores frutíferas e nativas nas margens de rios, brejos, córregos e nascentes melhora consideravelmente os recursos hídricos. Seria uma ótima oportunidade para levar o projeto para a região de Amontado e Brejo Grande. Fica a sugestão do Blog. (Veja nos links 1 e 2 postagens antigas do Blog do Paulo Noel sobre o projeto de recuperação da mata ciliar).

Associação de moradores convida para reunião

A Amproab está apoiando o evento. Estão sendo enviados ofícios convidando autoridades, entidades e pessoas que possam ajudar a resolver a problemática. Segue abaixo texto do ofício enviado ao blog pelo presidente da Amproab, Mailson dos Santos Campos, mais conhecido como "Coco".

Venho por meio deste, solicitar a vossa presença para participar da reunião da AMPROAB que será realizada dia 20/03/2014 a partir das 17 horas na E.M. Ilda Muylaert Machado na localidade de Brejo Grande, onde será discutido a respeito da água na localidade de Tatagiba, que está sendo jogada no mar desnecessariamente, visto que foi aberto por pessoas em particular sem autorização dos órgãos competentes, e está causando escassez de água nos poços e secando as pequenas lagoas da região. Os moradores precisam de uma solução com urgência, pois estão sendo prejudicados com a falta de água, tanto em seus lares quanto na produção agrícola.

Certos de podermos contar com a vossa presença para juntos solucionarmos este problema, desde já agradecemos.

Brejo Grande, 14 de março de 2014.

Mailson dos Santos Campos

Nenhum comentário: