terça-feira, 11 de março de 2014

Delegada admite alto índice de violência em Barra do Itabapoana e diz que dará resposta à comunidade

Conselho levará relatório ao prefeito Pedrinho Cherene em reunião com a delegada e conselheiros. Decisão foi após reunião com presença maciça da comunidade de Barra do Itabapoana, na sede da Associação de Moradores, nesta terça, 11-03.



A delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado,  disse durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública, realizada nesta terça-feira, 11, em Barra do Itabapona que ficou surpreendida com o índice de violência em Barra do Itabapoana  e com os crimes, mas que a Polícia Civil está investigando e com certeza a comunidade terá uma resposta. "Estamos trabalhando firme para solucionar os crimes e dar uma resposta à população. Toda vez que acontece um homicídio ou roubo tomamos as providências imediatamente. As diligências são  feitas  de imediato", diz.

Segundo a delegada, o crime de homicídio é prioridade para ela, assim como tráfego de drogas e outros crimes como roubo a estabelecimentos comerciais, que tem aumentado no município. "Em determinados crimes conseguimos o mandado de prisão em até 24 horas", disse.

Prefeito será convidado para reunião
Como primeira providência após a reunião, foi elaborado um ofício convidando o prefeito Pedrinho Cherene para uma reunião com a Delegada Ivana Morgado e diretores do Conselho de Segurança Pública na sede da delegacia de São Francisco de Itabapoana, cuja principal finalidade será a criação de um projeto em  apoio aos jovens envolvidos com drogas, projeto que contemplasse o esporte e a educação. A data da reunião dependerá de agenda do prefeito.

"Vamos marcar uma reunião com o prefeito justamente para repassar o que foi discutido neste encontro com a comunidade de Barra do Itabapoana, e, ainda,  sugerir a criação de  um projeto em favor de jovens da comunidade, principalmente os envolvidos com drogas", disse.

A delegada disse ao Blog que ficou muito satisfeita com a reunião. "Foi uma reunião emblemática com a participação maciça da comunidade e de jovens estudantes e observei que a população realmente está muito preocupada com a segurança pública", disse.

O presidente do Conselho de Segurança Pública de SFI, Romário Teixeira Bernardo disse que a Ata da reunião transforma-se em documento que já foi enviado ao comando da Polícia Militar e à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

"Temos a plena certeza de que com a disposição da delegada e apoio da Polícia Militar conseguiremos  virar esta página", disse.  Segundo Romário Bernardo a reunião foi positiva e foi uma das mais concorridas desde que o Conselho foi criado.

Dentre os assuntos levados pela comunidade à reunião destacamos: 1) Policiamento com guarita da PM na divisa do município sanfranciscano com o Espírito Santo; 2) Iluminação pública; 3) Patrulhamento da PM pelas ruas da comunidade durante a noite, principalmente na saída dos estudantes das escolas; 4) Criação de um projeto de apoio aos jovens envolvidos com drogas; 5) Falta de sinal das operadoras de celular na comunidade, que dificulta a comunicação da população com a PM; 6) E mais presença das viaturas da Polícia Militar pelas ruas da comunidade.

Durante a reunião, o pronunciamento que mais chamou a atenção, inclusive com aplausos dos presentes, foi da professora Adriana Alves, que ministra aulas de língua portuguesa nas Escolas Décio Machado (municipal) e Ana Nunes Viana (estadual). Moradora de Barra do Itabapoana, a professora Adriana levou vinte e cinco alunos para a reunião. "Fiz questão de trazer estes jovens para que eles comecem a vivenciar os problemas da comunidade e serem multiplicadores do que aqui foi tratado", disse.

Para a professora Adriana é importante que a comunidade tenha uma resposta imediata para a questão da violência. Demonstrando preocupação com as drogas desabafou dizendo que as autoridades tem conhecimento da situação de Barra que segundo ela está esquecida e  abandonada.

"De que adianta encontros e reuniões se não temos projetos sociais para nossos jovens. O trafego trabalha com agilidade junto aos nossos jovens. Peço que tenham um olhar diferente para Barra do Itabapoana, uma comunidade lindíssima que merece tudo de bom", concluiu.

Participaram da reunião, na mesa principal dentre outras autoridades, os vereadores  Raliston Souza, Fabinho do Estaleiro e Alexandre Barrão. Representando a Associação de Moradores local, o presidente Efraim Luiz e ainda representantes da Guarda Municipal e o secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer. A reunião foi presidida por Romário Teixeira Bernardo. Confira nas imagens outras autoridades.

Reportagem: Paulo Noel. 
Fotos: Rosane Berto. 



3 comentários:

Lina disse...

Até agora a única coisa que a polícia de Barra do Itabapoana sabe prender é moto.Enquanto isso a população fica prisioneira em suas casas e bandidos na rua...Parabéns autoridades Sanfranciscana pelo "Ótimo" policiamento.

Lina disse...

Até agora a única coisa que os a Policia de Barra do Itabapoana prende é motocicleta.Enquanto isso nós,a população,ficamos presos em casa para bandidos circularem livremente pelas ruas.Parabens autoridades e Policiais!

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa e vejo que esta é a melhor maneira de resolver os problemas de criminalidade. Aproximação da comunidade é a melhor maneira de uma autoridade policial tem para conhecer as pessoas e a cultura local que é de suma importância para resolver os problemas locais. Ao Romario quero parabenizá-lo por demonstrar o interesse permanente pelas questões comunitárias.
À delegada sucesso na sua misão, pois a demonstração de interesse é um fator positivo de encarar os problemas e resolvê-los.
Quanto ao cidadão acima, respeito as suas colocações, mas é fundamental a repressão as motos irregulares, porque muitas delas servem para o cometimento de crimes contra as pessoas, devido a sua facilidade de locomoção.
O município de São Francisco é muito bonito para ser alvo de notícias sobre criminalidade e sim que seja conhecido pelo turismo que acho que deva ser uma vocação deste belíssimo lugar.