sexta-feira, 7 de março de 2014

Ação conjunta de combate à degradação ambiental em Barra do Itabapoana



Na última sexta-feira (28 de fevereiro) agentes da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, GAM (Grupamento Ambiental) e policiais militares da UPAM (Unidade de Policiamento Ambiental) realizaram ações de combate à degradação ambiental em Barra do  Itabapoana.

Os agentes removeram dezenas de piquetes em áreas de preservação permanente (manguezais) que indicavam a comercialização de lotes no local, além de proceder a notificação de ocupantes de imóveis nessas áreas para que se abstenham de promover novas construções que afetam o meio ambiente.

Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, que acompanhou as ações, “é fundamental a colaboração dos moradores na preservação daqueles ecossistemas. Todavia não podemos tolerar atos de degradação que comprometem a qualidade de vida de todos”.


Ainda segundo Cláudio, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando um mapeamento das moradias, sobretudo em áreas de preservação, com a finalidade de priorização de atendimento de políticas públicas setoriais como moradia e saneamento.

Ele explicou que, infelizmente, ainda é um hábito entre muitos moradores promover construções desobedecendo as leis ambientais. “A lei 9.605/98 é clara ao estabelecer pena de detenção de até um ano além de multa, embargo e demolição em relação as construções  irregulares nessas áreas. A fiscalização conjunta irá continuar.”


As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 153 ou via e-mail, ambiente.pmsfi@yahoo.com.br. (Ascom-SFI)

Nenhum comentário: