sábado, 21 de dezembro de 2013

Águas da chuva deste sábado invadem estabelecimentos comerciais no centro de SFI

Comerciantes apelam para EMTRANSF interditar o trânsito. Carros passam pela Avenida fazendo marolas que chegam até o comércio.
Fotos: Dhulhia Santos.

Enquanto as obras de drenagem das águas das chuvas não forem concluídas pela Prefeitura de SFI, na  Avenida vereador Edenites da Silva Viana, os comerciantes terão que enfrentar os dissabores com a água invadindo suas lojas.




Enquanto a obra não sai, os comerciantes solicitam apoio dos agentes de trânsito da EMTRANSF - Empresa Municipal de Trânsito de SFI, para  que pelo menos  desviem o trânsito do trecho mais crítico, próximo à agência da Caixa Econômica Federal no momento das chuvas.

As imagens mostram o desespero dos comerciantes com as águas chegando até as portas de alguns estabelecimentos e, em alguns pontos, até entrando no prédio. Os veículos que passam pela Avenida na hora da chuva ainda complicam mais a vida dos comerciantes. "Os carros passam e provocam marolas nas águas represadas, que invadem o comércio", reclama uma comerciante. 

Pedrinho Cherene presta contas de um ano de governo


Reunião foi no Praia Club Guaxindiba na noite de sexta-feira, 20.
 Fotos: Flori Fernandes.
"Com este evento, apresentamos à população o que muito pode ser feito quando se administra com responsabilidade e com zelo, mesmo quando se trata de um município com poucos recursos, como é o caso de São Francisco de Itabapoana", destacou o prefeito Pedrinho Cherene, na prestação de contas de um ano de governo, na noite de sexta-feira, 20, no Praia Club Guaxindiba.

As ações da prefeitura de São Francisco de Itabapoana foram  apresentadas à população, em uma solenidade com a presença de secretários, políticos e comunidade.

Com início previsto para as 18h, o evento tem como proposta pontuar o trabalho das diversas secretarias e setores da atual administração municipal nesses primeiros 12 meses de atuação começou com atraso mas foi bastante prestigiada.

Das transformações na área da saúde, reestruturando por completo um sistema até então caótico, ao equilíbrio financeiro da máquina pública municipal, passando pelos grandes investimentos em obras que ultrapassaram os 4 milhões de reais, tudo será mostrado à população por meio de vídeo e de material impresso, incluindo uma revista.


A importância da participação da população também e destacada pelo prefeito. “Pensamos nesse evento justamente para que os nossos munícipes possam se inteirar sobre os nossos investimentos e de que forma estamos direcionando a política administrativa. Portanto, é importante a participação de todos”.

Pescadores de Barra do Itabapoana resgatados em alto mar

Cinco homens passaram a noite agarrados a casaria do barco após tempestade.
Onda gigante afundou a embarcação
  Fotos: Carlos Grevi/Ururau.
Cinco pescadores de Barra do Itabapoana litoral de São Francisco de Itabapoana foram resgatados em alto mar por um basco de pesca da Praia de Farol de São Tome. O barco com os pescadores chegou a terra firme  por volta das 14h a embarcação de Farol de São Tomé que resgatou os cinco tripulantes da embarcação Ainoan, que naufragou na noite de quinta-feira (19/12), a 10 milhas de São João da Barra.

Os pescadores estavam no mar há oito dias e contaram que por volta das 19h de quinta-feira (19/12), ocorreu uma tempestade e uma onda gigante afundou a embarcação. Os cinco homens, sendo três deles irmãos, passaram a noite inteira agarrados a casaria do barco, a única parte que ficou de fora.

Segundo o pescador Fábio Rangel, que tem 23 anos de profissão, ele e mais dois pescadores de Farol de São Tomé, estavam navegando quando se depararam com os cinco homens desesperados, por volta das 11h desta sexta-feira (20/12). Os três pescadores de Farol resgataram os cinco de Barra e fizeram contato com o Corpo de Bombeiros Militar, que imediatamente enviou uma equipe de mergulhadores e equipes médicas para o Terminal Pesqueiro de Farol, um helicóptero também foi acionado, mas não foi necessária a utilização da aeronave, pois o barco conseguiu chegar a praia antes.

Inicialmente, os bombeiros foram informados que havia um resgatado em estado grave, mas a informação não se confirmou. Os cinco pescadores tiveram apenas escoriações. Eles foram atendidos no Terminal Pesqueiro pelas equipes do Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Ferreira Machado, em Campos.


Os pescadores do barco que naufragou foram identificados como Jeferson Douglas L. Silva, Gilvan Cordeiro Alves e os irmãos Leonardo Ribeiro Fontão, Altamir Ribeiro Fontão e Rosivaldo da Silva Fontão. (Da redação com Ururau )


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Desrespeito aos clientes

Caixas eletrônicos do Bradesco com falta de dinheiro constantemente em SFI


Falta dinheiro, constantemente,  nos caixas eletrônicos do posto avançado do Banco Bradesco na cidade de São Francisco de Itabapoana que não conta com uma agência da instituição bancária. 

A cliente Lúcia Brito, diretora da instituição do menor Pinokio, em São Francisco de Itabapoana é uma das que estão insatisfeitas.

"Não só eu estou pedindo mas muitas pessoas. Volta e meia o caixa eletrônico  ou está quebrado ou não tem dinheiro. Na  quinta-feira, 20,  tive que sair do centro da cidade para ir até a localidade de  Praça João Pessoa, onde existe a única agência,  para poder tirar dinheiro. Esta já foi a segunda vez esta semana", diz Lúcia revoltada.

Segundo  informa a diretora do Pinokio, na localidade de Praça João Pessoa, zona rural de SFI,  ela encontrou uma senhora de Gargaú que teve que fazer o mesmo trajeto.

" Ela me contou que já teve uma multa de R$100 por ter pago uma conta atrasada por falta de dinheiro.  Este problema já vem acontecendo a cerca de três meses", ressalta.

Lúcia Brito concluiu: "Tenho certeza que se vocês abordarem este problema o telefone não vai parar de tocar como aconteceu com as reclamações da Ampla. A população está indignada com este problema. Vocês imaginam, vésperas de Natal e a população não pode retirar seu dinheiro para fazer as compras".

A gerencia do Bradesco em SFI informa  que em breve vai inaugurar a primeira agência  na sede do município. Porém não informou o dia.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rádio São Francisco FM no celular

Som da emissora passa a ser ouvido nos dispositivos móveis como tablets, iPads, iPhones e smartphones


A partir desta quinta-feira, 19-12, a Rádio São Francisco FM passou a ter o seu som transmitido para celulares e tablets que utilizam os sistemas Android ou IOS. Para que os usuários desses equipamentos consigam ouvir a Rádio basta que o dispositivo tenha acesso à internet para acessar o Blog do Paulo Noel. Aqui no Blog o internauta pode perceber que abaixo do player tradicional, que possibilita ouvir a Rádio pelo computador, existe um link com a imagem de um celular. É só clicar neste celular para ouvir a Rádio São Francisco FM nos dispositivos móveis. Com isso aparelhos como tablets, iPads, iPhones e smartphones já podem ser utilizados para captar o som da Rádio São Francisco. Essa tecnologia possibilita a todos ficarem mais conectados com a Rádio São Francisco. É a Rádio São Francisco cada vez mais perto de você em 2014. Aproveite! 

Prefeitura de São Francisco promove evento de prestação de contas na próxima sexta-feira

As ações da prefeitura de São Francisco de Itabapoana serão apresentadas à população, na noite de sexta-feira (20/12), em uma solenidade de prestação de contas, no Guaxindiba Praia Clube. Com início previsto para as 18h, o evento tem como proposta pontuar o trabalho das diversas secretarias e setores da atual administração municipal nesses primeiros 12 meses de atuação.
Das transformações na área da saúde, reestruturando por completo um sistema até então caótico, ao equilíbrio financeiro da máquina pública municipal, passando pelos grandes investimentos em obras que ultrapassaram os 4 milhões de reais, tudo será mostrado à população por meio de vídeo e de material impresso, incluindo uma revista.
– Pretendemos, com esse evento, mostrar à população que muito pode ser feito quando se administra com responsabilidade e com zelo, mesmo quando se trata de um município com poucos recursos, como é o caso de São Francisco de Itabapoana – destacou o prefeito Pedrinho Cherene, que assumiu a prefeitura em primeiro de janeiro de 2013.
A importância da participação da população também e destacada pelo prefeito. “Pensamos nesse evento justamente para que os nossos munícipes possam se inteirar sobre os nossos investimentos e de que forma estamos direcionando a política administrativa. Portanto, é importante a participação de todos”.



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PM prende em São Francisco de Itabapoana homem acusado de tráfico de drogas em Rio das Ostras

Policiais Militares do Gat da 3ª Cia da Polícia Militar prenderam na manhã desta quarta-feira, 18, no município de São Francisco de Itabapoana, um homem foragido da Justiça. Após receber uma denúncia anônima de que um homem com prisão decretada estava na localidade de Travessão de Barra, a Polícia foi até a residência, localizada na Rua Antenor Moreira, e prendeu por volta das 7 horas D. M. B., 30 anos. Na casa em que estava o elemento a PM encontrou um revólver Taurus calibre 38 com seis munições intactas. Estando com porte ilegal de arma, o homem foi preso em flagrante e levado para a 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco. Na Delegacia foi verificado que contra ele há um mandado de prisão expedido pela Comarca de Rio das Ostras por tráfico de drogas. D. M. B. já esteve preso durante três anos, ganhou a liberdade, sendo que a justiça decretou novamente sua prisão. No comando do Gat da 3ª Cia estiveram os sargentos Pavoni e Queiroz.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Biólogos do projeto TAMAR registram pela primeira vez uma tartaruga de pente desovando no litoral de SFI


"São raras as ocorrências desta espécie utilizando o litoral Norte Fluminense para nidificação", diz TAMAR. 

Na noite de sexta-feira, 13/12,  por volta das 20 horas, foi registrada pela equipe de biólogos da sub base de São Francisco de Itabapoana do Projeto TAMAR, durante o monitoramento noturno, uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) desovando no km 20 da praia de Tatagiba.

O  animal de cerca de 1 metro de comprimento de carapaça por 95 centímetros de largura, após avaliação da equipe técnica, aparentemente apresentava estar em ótimo estado de condição de saúde, sem qualquer ferimentos ou vestígios de interação com artefatos de pesca.

Segundo os biólogos do TAMAR, são raras as ocorrências desta espécie utilizando o litoral norte fluminense para nidificação.

"Nas últimas cinco temporadas reprodutivas, foram registrados apenas cinco  ocorrências: quatro desovas na temporada 2011/2012, sendo uma na praia de Tatagiba e três na praia de Barrinha. Apenas uma ocorrência na temporada 2012/2013, com uma desova na praia do Farol", disse. Em nenhuma dessas ocorrências o animal havia sido flagrado durante o processo de desova.

A tartaruga de pente tem a carapaça formada por escamas marrons e amarelas sobrepostas com as escamas marginais em formato serrilhado. Outra característica marcante é o seu bico pontiagudo. O casco pode medir em média 1 m de comprimento e pesar cerca de 150 kg.

"É uma das espécies mais ameaçadas de extinção, principalmente devido à beleza de seu casco, que era muito utilizado na confecção de pentes, utensílios domésticos e acessórios femininos", informa o TAMAR.

Atualmente esta espécie é classificada como criticamente ameaçada segundo a lista do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

No Brasil suas principais áreas de reprodução estão situadas no litoral norte da Bahia, porém também desova no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. Embora essas sejam as principais áreas de nidificação, ocasionalmente ocorrem desovas esporádicas em outros estados da região norte e nordeste do país.


Para a base da Bacia de Campos RJ este é um registro extremamente importante, que evidencia e fortalece a importância da área para a nidificação das tartarugas marinhas, e ainda a extrema necessidade de se manter estes ambientes o mais intocado e preservado possível.

Associações de Moradores realizam Festa de Natal

Recebemos e-mails da AMPROAB (Associação de Moradores e Produtores de Amontado e Brejo Grande) e AMABI (Associação de Moradores e Amigos de Barra do Itabapoana) com informações sobre a Festa de Natal que as entidades estão organizando. O Papai Noel visita Brejo Grande no sábado, dia 21, enquanto Barra recebe o Bom Velhinho no domingo, dia 22. Confira:




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dona de casa morre após acidente na RJ-196, próximo ao Parque Eólico em Gargaú

Acidente foi neste local próximo ao Parque de Energia
Eólica de Gargaú.
Matéria atualizada às 20h53 - 
Um acidente no início da madrugada desta segunda-feira, 16-12, na RJ-196, próximo ao Parque Eólico na Praia de Gargaú em SFI, resultou na morte da dona de casa Ilma Andrade dos Santos, 44 anos que sofreu traumatismo craniano após colisão envolvendo a moto em que estava e um Gol modelo “caixote”.

Ilma foi socorrida pelo resgate da Secretaria de Saúde de São Francisco, e levada em estado grave para o Hospital Ferreira Machado onde não resistiu aos ferimentos. Ilma faleceu na UTI daquela unidade hospitalar no início da tarde desta segunda. 

Segundo informações de familiares, o motorista do carro teria se evadido do local. Quem pilotava a motocicleta era um homem ainda não identificado, mas que teria sofrido ferimentos leves. O Blog conversou com Carla Abílio, que é casada com o sobrinho de Ilma, o Jonnys.

“Ilma foi para um forró em Gargaú com uma sobrinha, também de moto, mas na volta, quando aconteceu o acidente, ela estava de carona com outra pessoa que ainda não sabemos que é”, disse Carla Abílio.

Ilma morava em São Francisco de Itabapoana, no Bairro da Ponta da Ilha, próximo ao Ciep.

Velório e Sepultamento - O corpo de Ilma Andrade dos Santos está sendo velado na Igreja Evangélica Ressoar da Última Trombeta, na Ponta da Ilha, onde acontecerá um culto, às 10 da manhã desta terça-feira, 17. Logo após, às 11 horas, acontecerá o sepultamento no Cemitério de São Francisco.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Secretaria de Educação de São Francisco realiza aula inaugural do curso técnico de Eletrotécnica


           A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapona realizou na noite desta quarta-feira (11/12) uma aula inaugural do curso técnico em Eletrotécnica que foi implantado recentemente no município por meio de uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Cerca de 60 alunos participaram do evento que aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, localizado no centro da cidade.


Na aula inaugural, metodologia de ensino que será utilizado durante o curso,  foi apresentada para os alunos. Os discentes também puderam interagir com os representantes do IFF e tirar todas as suas dúvidas. Os alunos receberão gratuitamente todo o material didático logo no primeiro dia de aula que será nesta segunda-feira.

As turmas ficarão divididas em dois turnos com quantidade igual de alunos. À tarde, das 12h30 às 17h50, as aulas acontecem na Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra. No período noturno, das 18h às 22h, as aulas acontecerão na Escola Municipal Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas. O curso será ministrado em quatro semestres, com carga horária total de 1440h.

          Da formação - O técnico em Eletrotécnica é um profissional que instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais, industriais e iluminação pública; aplica medidas para o uso eficiente de energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.

Realiza também atividades de supervisão, controle e execução de serviços de manutenção elétrica em máquinas, instrumentos, equipamentos eletro-eletrônicos e sinalização de segurança.

Este profissional poderá atuar em empresas petrolíferas; empresas produtoras e distribuidoras de energia elétrica; empresas de manutenção de equipamentos elétricos; indústrias de máquinas e equipamentos elétricos, de projetos e instalações elétricas; empresas de construção civil, de montagem de instalações elétricas prediais e industriais. Pode ainda estabelecer-se como profissional autônomo no setor.


O encontro contou com a participação do prefeito Pedrinho Cherene e seu vice, Amaro Barros, a secretária de Educação, Kátia Regina Martins, o vereador Renato de Buena, a diretora do IFF- Campus Guarus, Cristiane Meneses e o diretor de ensino e coordenador do Pronatec do polo do Instituto, Jonathan Velasco. (Ascom )

Lions Club chega a São Francisco de Itabapoana

Lions Club

Em solenidade programada para o salão da Primeira Igreja Batista de São Francisco de Itaabapoana, na terça-feira, 17, o Lions Club Campos Tamandaré dará posse a primeira diretoria do Núcleo do Lions Club São Francisco de Itabapoana. O evento começa a 19 horas.

O que é Lions

Lions é uma organização mundial de clubes de serviços que se propõe promover os princípios éticos, o bem estar social e o congraçamento fraterno do ser humano, independente de sua raça, crença religiosa ou de sua condição social.

Segundo o site lcinconfidencia.orgfree.com, a Associação Internacional de Lions Clubes tornou-se a maior prestadora de serviços humanitários do planeta. Haja visto sua presença ativa em 200 países e um contingente de 1,3 milhões de membros, provando assim que indivíduos de crenças  e culturas diferentes podem trabalhar unidos, quando se tem em vista objetivos comuns.

Para os Leões, “Nós Servimos” não é somente um lema, mas sim uma definição de filosofia de vida. O roxo e dourado são as suas cores oficiais, significando a realeza, lealdade, pureza e generosidade de seus membros.
O distintivo usado na lapela dos leões é reconhecido e respeitado em todo o mundo. O leão tem sempre em mente os seus deveres para com Deus e a Pátria, a amizade com um fim e não como um meio, estar sempre pronto a ajudar o próximo, a consolar o aflito, amparar o humilde e a servir sempre de uma forma desinteressada