sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Árvore de Natal na entrada da cidade de SFI convida turistas e moradores a entrarem no clima natalino

Celebração ao natal com sustentabilidade.

 Centenas de pessoas participaram, na noite desta terça-feira (10/12), do lançamento do projeto “Natal Sustentável 2013” em São Francisco de Itabapoana. A festa aconteceu na Praça dos Três Poderes, dando inicio às celebrações natalinas no município. 

 Um coral de 150 crianças formado por alunos de 5 escolas do município e o grupo Art Lata emocionaram todos com canções de natal. 

O símbolo maior do projeto, elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura, é uma árvore de Natal com 15 metros de altura por oito de diâmetro confeccionada com garrafas pet, copos plásticos e lâmpadas de led. Completam a decoração anjos com três metros de altura, colocados no Portal da Cidade. 

O diretor de Cultura Edinho Martins agradeceu às equipes que se empenharam por meses para que o evento obtivesse êxito e informou ainda que o coral continuará atuando em 2014 nas escolas para incentivar a cultura e a arte musical nos alunos. O prefeito Pedrinho Cherene congratulou todos os envolvidos neste projeto que deixou a cidade receptiva para o natal e ao mesmo tempo ecologicamente sustentável. Ao final, uma grande queima de fogos abrilhantou a festa. Outras cinco comunidades vão receber a árvore natalina - Travessão de Barra, Barra do Itabapoana, Gargaú, Ponto de cacimbas e Praça João Pessoa. As inaugurações sempre serão às 20h e com apresentação de Cantata de Natal. 11/12 – Travessão de Barra 13/12 – Barra do Itabapoana 16/12 – Gargaú (na Praça de São Pedro) 17/12 – Ponto de Cacimbas (em frente ao hospital Manoel Carola) 18/12 – Praça João Pessoa Nas comunidades, as árvores terão quatro metros de altura por dois de diâmetro. Para montar os arranjos natalinos, foram utilizadas mais de 15 mil garrafas Pet recolhidas nas escolas municipais, milhares de copos descartáveis e lâmpadas de led que possuem baixo custo de energia.


O Prefeito Pedrinho Cherene, vereadores, assessores e secretários participaram do evento que ainda contou com a presença do Padre Lucas e do Pastor Ademir Ramos. (Matéria e fotos da Ascom) 

Colisão frontal deixa feridos em Santa Clara

Uma colisão frontal em Santa Clara envolvendo um Gol branco e um Corola preto deixou três feridos que foram socorridos pelo resgate da Secretaria de Saúde de SFI e levados para o Hospital Manoel Carola.

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13-12, por volta das 11 horas,  próximo ao posto de combustível, na RJ-196, bem na entrada da Avenida Alair Ferreira, a Rua da Associação de moradores.

Chovia muito no momento do acidente, e, segundo populares, o Gol seguia sentido Santa Clara, cujo motorista pretendia entrar na Avenida Alair Ferreira. Em sentido contrário vinha o Corola com destino a São Francisco de Itabapoana. A colisão foi no ponto de acesso à Avenida Alair Ferreira. Segundo informações os motorista e acompanhante estão bem.
  

O proprietário do posto de combustível, em entrevista à Rádio São Francisco FM disse que já requereu dois quebra-molas para o local.

 "Além de solicitar os quebra-molas, também já entrei em contato com a concessionária de energia elétrica para retirada de um poste de madeira com a base podre, que sustenta uma rede de alta tensão que passa por cima do posto. Venho alertando às autoridades. A qualquer momento vai acontecer um acidente, porque o poste está bem na ponta, no acesso à Avenida", reclama o empresário.


A Ampla disse ao empresário que troca o poste, mas o custo está em torno de R$7 mil. "Acho um absurdo ter que pagar. O poste está atrapalhando o posto e o trânsito. Fica o meu alerta", disse. 

Rio Genética promove 1ª Feira de Animais de Corte neste sábado em Campos


A secretaria estadual de Agricultura promove no próximo sábado (14), a partir das 9 horas, a 1ª Feira de Animais Rio Genética - Corte, em Campos dos Goytacazes. O evento, no parque de exposições da Fundação Rural de Campos, vai disponibilizar mil matrizes e reprodutores de raças para produção de carne. O Rio Genética Carne pretende provocar o melhoramento do rebanho fluminense.

Os animais poderão ser adquiridos com financiamento do programa Rio Genética, com recursos do Tesouro do Estado. Os juros de 2%, com o primeiro pagamento dois anos após a compra e mais quatro para quitação, são incentivos para que o produtor rural retenha suas matrizes e se torne um produtor de bezerros.

O programa Rio Genética, que já financiou a aquisição de mais de 10 mil animais de qualidade para melhoramento do rebanho leiteiro, com investimentos de R$ 20 milhões do Tesouro Estadual, beneficiando mais de mil pequenos e médios produtores, se tornou referência no país.

A visitação aos animais  para comercialização poderá ser feita a partir das 8 horas, no parque de exposições. Somente pecuaristas do estado do Rio, identificados pela Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, poderão participar e adquirir animais.

Assunto: 1ª Feira de Animais Rio Genética - Corte
Dia: 14/12/2013
Hora: 09 horas
Visitação aos animais: a partir das 8 horas

Local : Parque de Exposições - Fundação Rural de Campos

Projeto Botinho com vagas em Campos, São João da Barra e São Francisco


O Projeto Botinho 2014 está com inscrições abertas. Crianças e jovens de sete a 17 anos podem se inscrever no projeto do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. As atividades acontecem nas praias de Farol de São Thomé, em Campos, Atafona, no município de São João da Barra e em Santa Clara, na cidade de São Francisco de Itabapoana.



O prazo de inscrição é de 16 a 27 de dezembro, das 8h às 17h. Os interessados em participar das atividades na Praia de Farol de São Thomé devem preencher o formulário no quartel do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), no Centro de Campos.

O cadastro para o projeto em Atafona só poderão ser realizadas na unidade do Corpo de Bombeiros da praia Sanjoanense. Já em Santa Clara devem se dirigir a sede da Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana.

Para a inscrição é necessário que os pais ou responsáveis legais levem duas fotos 3x4 da criança, cópia da certidão de nascimento, atestado médico liberando a criança ou adolescente para a atividade física e comprovante de residência. São 50 vagas para Campos e Atafona e 40 para Santa Clara.

Durante quatro semanas, os participantes recebem noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar, além da prática de atividades físicas na areia. Para que a programação aconteça de forma organizada, os alunos são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 11 anos, Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos. As atividades começam no dia seis de janeiro de 2014.


O Projeto Botinho acontece desde 1963 e é considerado a maior colônia de férias do mundo.

Fonte: Ururau

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Encontrado corpo de pescador que desapareceu no Rio da Draga em Lagoa Feia SFI

Foto arquivo do Blog.
Populares encontraram boiando, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 12-12, o corpo do pescador identificado por Vinícius, que havia desaparecido nas águas do Rio da Draga, afluente do Rio Itabapoana em Lagoa Feia.

Segundo informações da PM o pescador caiu nas águas após a canoa virar na noite de terça-feira, 10-12.   Buscas foram feitas ontem a noite, 11-12, pelo Corpo de Bombeiros Militar que teve que interromper os trabalhos por causa do mau tempo. 

Agora pela manhã, no entanto, o corpo do pescador apareceu boiando. Os soldados bombeiros já estão no local para resgate do corpo que será removido para o IML.



SJB: pânico no Posto de gasolina após explosão de bomba de combustível

Fusca atingiu a bomba após motorista perder controle do veículo.
Imagens do site SJB Online.

Era uma quarta-feira (11-12) com movimento normal no posto de combustíveis na entrada da cidade de São João da Barra, quando por volta das 18 horas, os trabalhadores foram surpreendidos por um fusca que surgiu em velocidade e atingiu uma das bombas de combustível. Ninguém se feriu.

O motorista de 18 anos identificado por F.R.O, disse ao Corpo de Bombeiros Militar que pretendia abastecer o veículo mas quando se aproximava do posto o veículo teve uma falha nos freios. "Não conseguir controlar o carro que foi em direção a bomba que explodiu. Graças a Deus deu tempo sair", disse.


 A princípio foi feito o isolamento da área, pois o combustível estava evaporando. Com a confusão muitos motoristas abandonaram seus veículos e saíram correndo. Apesar do pânico, todos saíram ilesos




Com a explosão, o teto do estabelecimento também foi atingido. O carro teve a roda direita frontal atingida pelas chamas.  No local, havia outras pessoas que estavam abastecendo seus veículos, e entraram em pânico. Ninguém ficou ferido.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

LLX muda de nome e passa a se chamar Prumo

Empresa de logística é controlada pelo Grupo EIG
  
A LLX divulgou hoje (11) ao mercado a alteração do nome da companhia para Prumo. O nome, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem, marca a nova fase da empresa, que desde outubro é controlada pelo Grupo EIG.

O nome Prumo remete a uma base sólida, correta, planejada e calculada com eficiência e disciplina. Ele foi escolhido por representar este novo momento da empresa, com uma gestão mais pragmática e transparente, que une busca por excelência e visão de longo prazo para integrar mercados.

“A nova marca reforça as nossas características e demonstra a solidez do nosso empreendimento, que irá funcionar como um vetor para o crescimento do Brasil”, afirma Eugênio Figueiredo, CEO da Prumo.

Desenvolvendo um dos principais empreendimentos portuários do país, o Porto do Açu, a empresa oferece uma solução logística competitiva e integrada, do Brasil para o mundo e do mundo para o Brasil.

Operação - O Grupo EIG assumiu o controle da Prumo por meio da participação em operação de aumento de capital privado, no valor de R$ 1,3 bilhão. Na operação, iniciada em outubro e concluída neste mês, o acionista Eike Batista cedeu gratuitamente seu direito de preferência ao Grupo EIG.

Atualmente, o Grupo EIG detém 53% do capital da companhia. Eike Batista, que já deixou o Conselho de Administração da empresa, continua um acionista relevante, com aproximadamente 21%.

O Grupo EIG é um fundo de infraestrutura que já investiu, em seus 31 anos de história, cerca de US$ 15 bilhões no setor através de mais de 280 projetos ou companhias, em mais de 33 países em 6 continentes.

Porto do Açu - Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 4,7 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 será composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro, o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o segundo semestre do ano que vem.

O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que contará com 6,5 km de extensão e 300 metros de largura. No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de Petróleo e Gás.

O início de operação do Porto do Açu está previsto para este ano, com a operação de uma das unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2 (Terminal Offshore). (Assessoria de Imprensa)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Projeto “Natal Sustentável 2013” será inaugurado nesta terça em SFI

Uma Cantata de Natal, com início às 20h desta terça-feira (10/12), na Praça dos Três Poderes, marca a inauguração do projeto de decoração “Natal Sustentável 2013” em São Francisco de Itabapoana. Irão se apresentar para o público um coral de 150 vozes formado por cinco escolas do município e o grupo art-lata. No repertório, canções natalinas.

O símbolo maior do projeto, elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura, é uma árvore de Natal com 15 metros de altura por oito de diâmetro confeccionada em frente à prefeitura com garrafas pet, copos plásticos e lâmpadas de led. Outras cinco comunidades - Travessão de Barra, Barra do Itabapoana, Gargaú, Ponto de cacimbas e Praça João Pessoa – também receberão árvores de Natal, com inauguração sempre às 20h e apresentação de Cantata de Natal.

Nas comunidades as árvores terão quatro metros de altura por dois de diâmetro. Para montar os arranjos natalinos foram utilizadas mais de 15 mil garrafas Pet recolhidas nas escolas municipais, milhares copos descartáveis e lâmpadas led, que possuem baixo custo de energia. Completam a decoração anjos com três metros de altura, colocados no Portal da Cidade.

O diretor de Cultura, Edinho Martins, parabenizou o empenho da equipe que há dois meses prepara as decorações de natal. Ele ressaltou que o coral de 150 vozes continuará atuando durante o ano de 2014 na rede de ensino como forma de incentivo à cultura e à arte musical.

           O prefeito Pedrinho Cherene falou sobre a iniciativa. “A utilização desse tipo de decoração, além de representar um gasto menor, estimula o uso de materiais recicláveis e contribui para a conservação do meio ambiente”, disse.
          

O projeto conta com participação do professor de música Jeffinho Siqueira. Além disso, haverá também apresentação do grupo Art-Lata, que tocará músicas com temas natalinos. Para o encerramento haverá uma grande queima de fogos.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Brasil Alfabetizado encerra ano com solenidade em SFI

Matéria atualizada às 23h - Aconteceu na noite desta segunda-feira (09-12) a solenidade de encerramento das turmas do Projeto Brasil Alfabetizado-2013 em São Francisco de Itabapoana. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, reunindo os 130 alunos dos 18 polos espalhados pelo município.


O Brasil Alfabetizado é um programa desenvolvido pelo MEC e iniciado no ano de 2003, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, sendo uma porta de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O objetivo é promover a superação do analfabetismo e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. (Ascom-SFI)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Obras da ponte: sentimento é de desilusão

Estamos em dezembro, próximo do final do ano e a obra da ponte ligando SJB a SFI não tem previsão de início . E o pior: nenhuma autoridade sabe informar quando as obras começam? 

Há um sentimento de desilusão. Muitos continuam céticos. 

E você, caro internauta, qual a sua opinião? A obra começa ainda este ano ou vai ficar para depois da copa de 2014? Dê sua opinião no facebook do Paulo Noel ou aqui no Blog.

Mais de 37 mil visualizações por semana


A natureza agredida

Mata da Benta vira lixeira. Até uma caixa d'água e um sofá foram descartados no local.

Fotos: Vinícius Berto



Essas imagens são da Mata da Benta, entre as localidades de Morro Alegre e Pingo D’Água, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, de um jeito lamentável. No local, o trevo da Mata da Benta, a lente do blog flagrou todo esse lixo. Como alguém tem a coragem de descartar o seu lixo dessa forma, agredindo o meio ambiente? Até uma caixa d'água e um sofá foram deixados por lá. É preciso mais conscientização ambiental e mais cuidado com a natureza. A Mata da Benta é um local de mata fechada que ocupa uma área aproximadamente de 740 mil m2. Se você testemunhar alguém despejando lixo no meio ambiente denuncie.

Correios começam a oferecer serviços digitais em 2014

Brasília – Até abril do ano que vem deverá estar concluída uma parceria dos Correios com a empresa Valid para a criação de uma empresa que irá prestar serviços como certificação digital, impressão descentralizada e emissão eletrônica de documentos. O memorando de entendimento já foi firmado entre a estatal e a empresa, escolhida em processo de seleção que iniciou com cerca de 360 concorrentes.

Com a parceria, os clientes poderão receber, por exemplo, extratos bancários ou contas telefônicas por e-mail. A ideia é que no futuro, quem quiser poderá  receber a maioria das correspondências de forma eletrônica. “A opção final sempre será do consumidor. Esta nova geração vai ser natural a opção neste sentido”, avalia a vice-presidenta de negócios dos Correios, Morgana Santos.

Ela explica que os Correios querem começar a se equiparar aos grandes players postais do mundo, que têm esse tipo de diversificação de negócios. Ela também destaca a necessidade de redução de mensagens impressas, uma tendência mundial. “Isto vem para dar resposta ao movimento que está acontecendo no mundo, e ainda não está acontecendo de forma relevante no Brasil, porque ainda temos uma demanda crescente por impressões”, diz.

O vice-presidente econômico-financeiro dos Correios, Luís Mário Lepka disse que os Correios terão participação de cerca de 49% na empresa que será criada. Ela será uma prestadora de serviços e a associação deve ser concluída em abril do ano que vem.

O valor previsto para o investimento, tanto dos Correios como da Valid será objeto de estudos, assim como o plano de negócios dos serviços a serem ofertados. A transação ainda depende da finalização das negociações entre as partes e de providências administrativas, entre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Agência Brasil