sábado, 27 de julho de 2013

Francisco pede aos jovens que assumam o papel de "protagonistas da história"

Foto - G1 
A pregação do papa Francisco na Vigilância de Oração, em Copacabana, teve como ponto central a convocação aos jovens para que assumam o papel de “protagonistas” no processo de reconstrução da Igreja e na luta por um mundo melhor e mais fraterno. “Vocês são os construtores de um mundo melhor”, disse Francisco aos milhares de jovens de vários países que se aglomeram desde cedo na Praia de Copacabana. (Ag. Brasil )

Morador denuncia péssimas condições da Creche Municipal de Guaxindiba













Essas imagens enviadas ao Blog por Fabrício Pereira, morador em Guaxindiba, retratam a situação atual da Creche Municipal Rodrigo Barros Gomes. Fabrício é pai de aluno, e, preocupado com as condições da Creche faz um apelo à Prefeitura que promova uma reforma no prédio.

“Esta é a creche onde nossos filhos passam o dia. Promessas foram feitas no inicio do ano para trocar de lugar, mas até agora nada foi feito. O risco é constante, como mostro nas fotos: ventiladores amarrados em cima de onde dormem os bebês, vigas da laje com rachaduras, infiltrações por toda a parte da creche, esgoto aberto ao lado das crianças, rachaduras em toda creche, telhas furadas, enfim vários riscos. As autoridades poderiam dar uma olhada e tomar atitudes, já que nossos filhos estão correndo risco de vida, como relatou um professor”, disse Fabrício.

O assunto foi abordado na Rádio São Francisco FM na manhã desta sexta-feira (27/07). Em resposta à Rádio o Vice-Prefeito Amaro Barros disse estar ciente do problema, e que a Administração Municipal já estaria com uma casa para alugar pertencente a Cláudio Baiano. “Estávamos ciente das condições da creche desde o início do ano, porém a casa que iríamos alugar estava com falta de documentos. Agora essa casa do Cláudio Baiano acredito estar apta para alugarmos”, justificou Amaro Barros.

Segundo Fabrício, no início do ano letivo aconteceu uma reunião entre a secretária de Educação e Cultura, Kátia Regina, o vice-prefeito e os pais dos alunos. “Foi admitido que o local precisava de uma reforma, porém os nossos filhos continuaram estudando ao longo do primeiro semestre neste local impróprio”, disse. Fabrício admitiu que presenciou algumas tentativas da Secretaria de Educação em resolver o problema. “Sou sincero, vi a professora Kátia realizando algumas tentativas para resolver o problema, mas não tive outra escolha a não ser procurar a imprensa, pois as aulas já vão começar, e não podemos mais esperar”, finalizou Fabrício.


O Blog se coloca a disposição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ou da Assessoria de Comunicação para os esclarecimentos.

Atualizado às 09 horas de 30-07-13
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana esclarece que já foi disponibilizado pela prefeitura um novo prédio para funcionar a creche de Guaxindiba. O imóvel fica localizado no bairro Pedregal e passará por reforma a partir desta segunda-feira (29/07). A previsão é que no prazo de 15 dias esteja pronto para receber os alunos. A secretaria informa, ainda, que o espaço irá funcionar até que seja construída uma nova creche em Guaxindiba, já que uma solicitação nesse sentido foi feita ao governo federal pela administração pública municipal.

Mais um sanfranciscano na Jornada Mundial da Juventude


Assim como o Dj Dudu Porto, mais um sanfranciscano de Praça João Pessoa participa da Jornada Mundial da Juventude. O ator e jornalista Jonatan Fernandes fez parte da encenação da 1ª e da 11ª estação da Via Sagra, que contam a condenação e a crucificação de Jesus, respectivamente. O espetáculo foi encenado em plena Avenida Atlântica no Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Confira mais detalhes em reportagem do Site Ururau:

Ator de São Francisco participa de apresentação da Via Sacra na JMJ

Um espetáculo de fé e emoção. Assim foi encenado na noite desta sexta-feira (26/07) a Via Sacra, em plena Avenida Atlântica no Rio de Janeiro. A apresentação foi considerada um dos pontos altos da Jornada Mundial da Juventude (JM) e contou com a participação especial do Papa Francisco.

Um ator e jornalista sanfranciscano teve a honra de participar da encenação. Jonatan Fernandes tem 28 anos, e mora em Niterói há dois anos. Sempre atuou em peças teatrais na época em que ainda morava em sua cidade natal.

“É uma experiência única poder participar, mostrar a palavra de Deus ao pontífice, é um grande prazer. Assim como eu, os demais jovens estamos representando o mundo todo. É uma grande alegria e satisfação como jovem católico e como pessoa”, disse.

Jonatan fez parte da encenação da 1ª e da 11ª estação da Via Sagra, que contam a condenação e a crucificação de Jesus, respectivamente.

Ele conta como foi escolhido para participar da apresentação na JMJ. "No início do ano houve a pré-inscrição para pessoas ligadas ao teatro, música e que gostam de atuar. Há cerca de três meses estamos nos preparando, reunindo todos os finais de semana para ensaiar em uma escola no bairro do Botafogo e em um galpão na Barra da Tijuca, este último apresenta um retrato parecido do que encontraríamos em Copacabana, fizemos um ensaio no palco também”, explicou.

VIA SACRA

Réplicas de marcos das 14 estações que descrevem o sofrimento de Cristo
serviram de cenário para o espetáculo. Ao lado de cada marco, foram instalados pedestais onde foi feita a leitura de mensagens destinadas aos jovens.


Entre os temas a serem tratados, estão: os jovens e as redes sociais; a juventude seminarista; e as condições das mulheres que sofrem por algum motivo. E os cenários foram montados de acordo com os temas.

Sanfranciscano na Jornada Mundial da Juventude

Direto de Copacabana, o Blog recebeu e-mail do Eduardo Porto às 20:43 (12 horas atrás), onde participa da Jornada Mundial da Juventudade representando a Paróquia de São Francisco de Paula.


Boa Noite. Minha apresentação hoje no palco de Copacabana foi perfeita. Nesse Momento estou no Palco assistindo a Via Sacra. Tudo mto bom. Passando para agradecer. Obrigado pelo carinho. Manda um abraço pro Povo São Franciscano. Att: Dj Dudu Port


DJ sanfranciscano presente na Jornada Mundial da Juventude

O DJ sanfranciscano Dudu Porto (foto), conhecido por levar alegria às baladas santas e “cristotecas” na região vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Empolgado em tocar na JMJ 2013, Dudu, que é de Praça João Pessoa, fará duas apresentações, a primeira na tenda dos DJ Católicos na Quinta da Boa Vista, quarta-feira (24), às 14 horas, e nos Atos Centrais da JMJ na Praia de Copacabana, sexta-feira (26), às 14h30.

“Sempre toco nas cristotecas do nosso município e de fora também. No ano passado tive oportunidades de tocar em outros estados como São Paulo e Espírito Santo e em algumas baladas santas no Rio de Janeiro. E com a Graça de Deus e alegria venho dizer que estarei tocando na JMJ”, conta Dudu.

Dudu já está no Rio de Janeiro, hospedado na casa de voluntários da JMJ. Ele integra uma equipe de 20 DJ’s católicos ligados à PEN – Pastoral de Evangelização Noturna, mas conhecida como Pastoral dos DJ’s, criada no Brasil pelo Padre DJ Zeton com o apoio da CNBB.
  Veja mais aqui.

Igreja Presbiteriana convida para Noite dos Talentos


Recebemos e-mail de Luana Ribeiro, secretária da Igreja Presbiteriana de Praça João Pessoa, com informações da 13ª Noite dos Talentos, que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de agosto. Confira:

Bom dia Paulo Noel!

Mais uma vez, sirvo-me do presente para solicitar a postagem do cartaz da Noite dos Talentos no Blog, assim como a divulgação através da Rádio.

Envio dois cartazes:
- Um da programação da 13ª Noite dos Talentos, que segue com o tema "Família, eu Acredito!";
- O outro é específico do prof. Wander Silva, que já esteve em nossa Igreja e muito nos abençoou com instruções, com base bíblica, a respeito da influência dos desenhos, games e TV de forma geral na vida de nossas crianças.  Ele ministrará a palavra nos dias 02 e 03 de agosto (sexta e sábado).

No domingo a palavra será ministrada pelo nosso pastor Wagner Pinheiro, enquanto a adoração será conduzida por Rogério Velasco (I.P. Campos)

Será nos dias 02, 03 e 04 de agosto de 2013, em frente à E. M. Estelita (Praça), sempre às 19h30.

Todos os ouvintes e leitores estão convidados.
Leve sua família, certamente Deus acredita que sua família tem jeito e fará mudanças na mesma.
Você acredita?
Nós acreditamos!
Como de costume, teremos também a tradicional cantina com muitas delícias.

Um forte abraço, grata como sempre pela atenção!!!

Luana Ribeiro (secretária da Igreja Presbiteriana de Praça)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Junta Militar convoca cidadãos para Juramento à Bandeira e retirada de Certificados


Recebemos e-mail e ofício da Junta de Serviço Militar de São Francisco de Itabapoana com informações sobre a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de certificados de dispensa de incorporação, que acontecerá no dia 18/09/2013. Os cidadãos que requereram os certificados de reservistas até a presente data, e que ainda não os receberam, devem comparecer à Junta, na Avenida Edenites da Silva Viana, 179, no Centro de São Francisco de Itabapoana. Confira mais detalhes sobre o Juramento, no e-mail enviado ao Blog. Mais informações, o telefone da Junta de Serviço Militar é 2789-2568.

Bom dia Paulo Noel,

Pedimos que o Sr. publique no Blog a lista em anexo referente aos cidadãos que deverão participar do Juramento à Bandeira e receber os Certificados de Dispensa de Incorporação, que acontecerá no dia 18/09/2013 (Quarta-feira), às 10h30, na Praça dos Três Poderes (em frente à Prefeitura), desde já agradecemos e contamos com a presença de toda a equipe da Rádio São Franciso FM.

Atenciosamente,

Junta de Serviço Militar - SFI
Veja aqui a lista dos convocados

Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural em São Francisco define propostas e elege representantes


Aconteceu na última quarta-feira (24/07), em São Francisco de Itabapoana, a etapa municipal da Conferência de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, que debateu questões estratégicas do segmento. Foram definidas as propostas e também realizada a eleição de 12 delegados que levarão as demandas para os próximos encontros da Conferência.

As propostas irão constar de um documento a ser apresentado nas conferências Territorial, na próxima semana, em Campos dos Goytacazes, Estadual, em agosto, no Rio de Janeiro e, por fim, a Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de outubro.

Eles deverão servir de diretrizes para a implantação de políticas públicas para o setor e estão incluídas, entre outras, educação ambiental, formação de cursos técnicos na área rural, transformar a sede da antiga cooperfrut (hoje desativada) no distrito de Praça João Pessoa, em uma escola agrícola e a prestação de serviços sociais na área agrícola.

O objetivo central foi a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PNDRSS, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), com indicação de metas de curto, médio e longo prazos.

Durante a Conferência, na parte da manhã, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno. Também foi realizada uma palestra com o tema “Os modelos agrícolas brasileiros e a Agroecologia como alternativa para a agricultura familiar”. O assunto foi abordado pelo professor e mestre Laert Guerra Wemeck, do IFF (Instituto Federal Fluminense), de Bom Jesus de Itabapoana.

Na parte da tarde os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos, incluindo mais três transversais comuns a todos os grupos. Em seguida foram apresentadas as propostas, na qual foram aprovadas pela plenária. Depois foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município nas conferências posteriores.

Estiveram presentes toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, representantes do secretariado municipal, da EMATER, lideranças comunitárias e agricultores da região.
           
Segue a relação dos delegados:
1 – Tancredo Cherene
2 – Aluízio Henriques Moreira
3 – Edmar Henriques
4 – Diviane Chagas
5 – Elama Henriques Gomes
6 – Renata Soares Gomes
7 – NuriezeMinguta
8 – Vânia Linhares
9 – Ângela Cruz
10 – José Maria Felizardo
11 – João Gualberto Siqueira
12 – Nelcy Terra Gomes Júnior


Ascom-SFI

Pronatec com mais dois cursos do Senac em SFI


O Pronatec oferece mais 50 vagas em mais dois cursos do Senac no município de São Francisco de Itabapoana. São 25 vagas para Inglês Básico e outras 25 para Camareiro em Meio de Hospedagem.

As pré-inscrições têm início na próxima quinta-feira (25/07) e prosseguem até o dia 30 de julho e os interessados deverão se dirigir à sede da Secretaria Municipal do Trabalho da Assistência e Promoção Social, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176, no centro de São Francisco, das 9h às 17h.

É preciso levar uma foto ¾, original e cópia colorida dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência atualizado, titulo de eleitor, comprovante de escolaridade e cartão do Bolsa Família ou outro benefício do Governo Federal.

Para ser contemplado com a vaga, o candidato deverá estar dentro do perfil exigido pelo Pronatec/MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), que é ter entre 16 e 59 anos, possuir CPF, estar sob seguro-desemprego, possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capta), ter ensino fundamental completo e se ser beneficiário de algum programa social do governo federal.

A divulgação dos nomes dos candidatos contemplados com a vaga acontecerá no dia 31 de julho, a partir das 10h, na Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social. Vale lembrar que terão prioridade os beneficiários dos programas sociais Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cursos serão ministrados na sede do município, duas vezes por semana, no período da noite.


Com informações da Ascom-SFI

Ação odontológica neste sábado em Deserto Feliz

O Departamento Municipal de Odontologia desenvolve, neste sábado (27/07), na comunidade quilombola de Deserto Feliz, uma ação clínica e preventiva extensiva a toda a população local. O início está previsto para as 9h, com uma unidade móvel (odontomóvel) instalada na área central da comunidade.

Rio é o centro da Igreja, diz papa Francisco na Festa da Acolhida



O papa Francisco disse à multidão reunida na Festa da Acolhida, na orla de Copacabana, que o Rio de Janeiro tornou-se o centro da Igreja nesta semana. “Vim aqui ser contagiado com o entusiasmo de vocês. A todos digo: bem-vindos a esta festa da fé”, disse Francisco. O pontífice saudou também os laicos e a todos os que foram assistir à festa. "Bem-vindos à Jornada Mundial da Juventude, a esta cidade maravilhosa do Rio de Janeiro", completou.

Bote fé na vida, diz papa no fim do evento ontem
Rio de Janeiro  – O papa Francisco se despediu do público que compareceu à Festa da Acolhida da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e deixou o palco do evento, na praia de Copacabana.  Antes de encerrar a participação na festa, o papa pediu que os jovens tenham fé. “Bote fé, que a vida terá um novo sabor. Bote fé, bote a esperança e bote amor, tudo junto”.

Com a chuva forte e o frio, grande parte do público começou a deixar a praia de Copacabana, logo após a saída do pontífice. Os organizadores do evento, pelo microfone, procuram estimular a multidão a permanecer no local e ir saindo aos poucos, para evitar tumultos.

No evento, o papa disse que o Rio tornou-se o centro da Igreja nesta semana. Ele agradeceu a presença dos jovens que vieram de longe para vê-lo e aos que queriam ter vindo e não puderam vir para a jornada.

“Vim aqui ser contagiado com o entusiasmo de vocês. A todos digo, bem-vindos a esta festa da fé”, disse Francisco. Ele agradeceu a hospitalidade dos cariocas e o apoio das autoridades federais, estaduais e municipais. "Os cariocas sabem receber bem e dar uma boa acolhida", enfatizou.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mulheres negras serão alvo de homenagens nesta quinta no plenário do Legislativo em SFI

O núcleo do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense  promove , nesta quinta, 25-07,  homenagem as mulheres negras,  no plenário do Legislativo sanfranciscano às 9 horas.  em diferentes segmentos. O evento marca o Dia Internacional da mulher negra.

A presidente do IDANNF, Lucimara Muniz destaca  que serão homenageadas mulheres quilombolas, pescadoras , trabalhadoras rural , professoras , religiosas e dos mais variados seguimentos, todas serão homenageadas. "É importante ressaltar o valor, a identificação e essência da mulher negra neste País", diz.

terça-feira, 23 de julho de 2013

População de SJB ganha Transporte Público Coletivo a R$ 0,90
















__________________________________________________

O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) e a proprietária da empresa de ônibus Campostur, Alcinéia Lima Azevedo, assinaram nesta terça-feira (23), na sede da Prefeitura, o contrato para homologação da Licitação do Transporte Público Coletivo Municipal, que tem validade de 15 anos.

 “Estamos vivendo momento histórico com a implantação deste sistema de transporte que facilitará a circulação da população dentro do município aquecendo a economia local e o turismo”, disse Neco que estipulou o preço da passagem em R$ 0,90. 

 “O transporte público é imprescindível para a vitalidade econômica, a justiça social, a qualidade de vida e a eficiência das cidades modernas, além de uma alternativa de transporte em substituição ao automóvel, visando à redução da poluição ambiental, os congestionamentos, acidentes de trânsito e necessidade de investimento em obras viárias caras”, disse o prefeito informando que logo após a assinatura do contrato a secretaria de Transporte expediu a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação, que tem o prazo de 30 dias para cumprir as exigências.

 Segundo o secretário de Transporte, Mário Rocha, a previsão é de que no dia 24 de agosto os ônibus já estejam operando pelo município. “Um exemplo de que a população será beneficiada com o transporte coletivo municipal é o fato de que os moradores da praia do Açu não pagarão mais o valor de R$ 7,50 para chegar ao Centro da cidade”, comentou Mário acrescentando que a secretaria de Transporte através do departamento municipal de Trânsito ficará responsável pela operacionalização e fiscalização do Transporte Público Coletivo Municipal.

 “Entre as exigências a empresa terá que cumprir o sistema de bilhetagem eletrônica, que permitirá o controle do número de passageiros em tempo real; o sistema de tecnologia embarcada que compreende o uso de GPS e televisões para informações diversas incluindo roteiros. A empresa deverá ter um quantitativo de 15 ônibus circulando pelas oito linhas e dois de reserva sendo que a média dos coletivos deverá ficar com cinco anos de uso. Os ônibus deverão conter a logomarca do município para facilitar a visualização dos usuários. Mais de 70% da frota deverá ser adaptada a portadores de deficiência, entre outras”, disse o secretário ressaltando que a princípio o controle de passageiros será feito através de catraca. De acordo com o subsecretário de Transporte, Leandro Ferreira, o custo do sistema vai ficar em torno de R$ 300 mil por mês, sendo que a prefeitura subsidiará parte dessa quantia. 

“A partir do momento em que a empresa conseguir chegar a esse valor através do número de passageiros mensal a prefeitura não precisará mais subsidiar o Sistema de Transporte Público Coletivo Municipal”, explicou Leandro dando destaque para a previsão de crescimento populacional em função do Super Porto do Açu. A responsável pela empresa Campostur, Alcinéia Lima, declarou que está feliz em dar continuidade à luta de seu pai que atuou durante vários anos a frente da empresa. 

“Esperamos atender aos anseios da população e nos colocamos a disposição de todos para oferecer um serviço de qualidade, porém estamos preparados para receber sugestões e críticas construtivas visando nos adequar ao máximo a demanda de usuários”, explanou Alcinéia que já está se preparando para cumprir o prazo de 30 dias para colocar em prática o funcionamento das linhas. Participaram da solenidade secretários municipais e assinando como testemunhas do contrato o presidente da Câmara de Vereadores Aluízio Siqueira, vereador líder do governo Alex Firme e os vereadores Elízio Motos, Soninha Ferreira e Eziel Pedro da Silva. 

 Recentemente a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 038/13 que autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 1.342.562.88 para subsidiar o transporte público coletivo municipal que será subdividido em cinco setores de atendimento englobando oito linhas de ônibus. Os coletivos vão circular pelos bairros com a finalidade de facilitar a compreensão da população quanto aos deslocamentos de origem e destino das linhas propostas, independentemente, do itinerário e sentido de deslocamento desejado pelo usuário. 


O secretário de Transporte, Mário Rocha, acompanhado de sua equipe participou no início do mês do Seminário Nacional NTU 2013 e da Feira Transpúblico, realizado na cidade de São Paulo voltado para o tema Mobilidade Sustentável para o Brasil Competitivo, com foco no transporte público coletivo urbano, com ideias e sugestões para melhor aplicabilidade deste essencial serviço a população. “Foi importante a nossa presença neste evento para conhecermos os produtos utilizados para fiscalizar o quantitativo de passageiros com o intuito de ter o acesso ao controle real de usuários evitando o desperdiço do dinheiro público, tendo em vista, que o mês que não tiver necessidade de passar o subsídio para a empresa Campostur devido o número de passageiros estiver alcançado à média proposta isso não será feito”, destacou. (Secom SJB)

Festival do Maracujá e Expoagro: festas tradicionais que dão o que falar em SFI


Apesar de a Prefeitura de São Francisco ainda não ter lançado oficialmente a programação da Expoagro 2013, prevista para acontecer entre 22 e 25 de agosto em Praça João Pessoa, em seu site a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius confirma agenda para o dia 24 de agosto em São Francisco de Itabapoana.

Por hora, de oficial, foi divulgada a programação do 27º Festival do Maracujá, que acontece neste fim de semana, de 25 a 28 de julho, em Travessão de Barra. Segundo o presidente da Amoratra – Associação de Moradores de Travessão de Barra, Vidal Viana, a programação de shows, criada pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, foi alvo de críticas por parte da comunidade. “Para nós da Associação não, mas a comunidade está achando a programação do Festival do Maracujá fraca, porque já divulgaram a programação de Praça João Pessoa, e aí deu um 'buchicho'. Mas torcemos que o Festival aconteça na paz e harmonia, e vamos aguardar que para o ano que vem possa sair uma programação melhor”, disse Vidal em entrevista à Rádio São Francisco FM.



Mais de três mil fiéis em São Francisco para a Convenção Batista Fluminense

Pastor Ademir 
Foto:arquivo do blog.

 São Francisco de Itabapoana está recebendo, nesta semana, cerca de 600 pastores e três mil fiéis de todo os Estado do Rio de Janeiro que participam da Convenção Batista Fluminense. 

O evento acontece anualmente em diferentes cidades do Estado e , nesta edição de 2013, em São Francisco, coincide com as celebrações pelo centenário da chegada dos batistas ao município. O evento teve início na última segunda-feira (22/07) e prossegue até sábado (27/07) com cultos, pregações, seminários e shows gospel.

 A realização é da Associação Batista Leste Fluminense que congrega as 28 igrejas batistas do município, em parceria com a Convenção Batista Fluminense e conta com total apoio da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Nos dois primeiros dias, o evento foi restrito aos pastores com a Ordem dos Pastores Batistas do Estado do Rio de Janeiro se reunindo, nesta terça-feira (23/07) na Primeira Igreja Batista de São Francisco de Itabapoana, para a eleição de sua diretoria, que acontece a cada dois anos. O congresso prossegue na quarta-feira (24/07), no Ciep-470 Celso Martins Cordeiro, com a participação de fieis do município e vindos de todo o estado do Rio de Janeiro. Na quinta-feira e na sexta-feira acontecem, na parte da manhã, reuniões deliberativas com grupos separados entre homens, mulheres, jovens e diáconos. 

Nesse encontro, os participantes irão eleger presidente e vice de seus respectivos grupos para os próximos dois anos de trabalho, além do planejamento anual. Também na quinta e sexta-feira, à tarde, serão realizados seminários voltados para a área de liderança e trabalhos de recuperação de dependentes químicos. Os cursos serão abertos à população e os participantes receberão kit contendo material didático. 

No último dia do evento, sábado (27/07), haverá, às 14h30, culto direcionado às mulheres. Às 19h, será realizado o encerramento com culto e posse dos eleitos. Igreja Batista em São Francisco – Há 100 anos um grupo de missionários representantes da Igreja Batista chegou a Barra do Itabapoana, na região norte do hoje município de São Francisco de Itabapoana, com a intenção de evangelizar. Eles reuniam–se nas casas para realizar cultos. Três anos depois foi construído um Templo Batista na localidade. O trabalho não parou por aí. 

Nos anos seguintes, aumentou o número de fiéis batistas e surgiu a necessidade de construir mais igrejas para atuar a favor da evangelização. Hoje São Francisco de Itabapoana possui 28 templos Batistas espalhados em toda região, totalizando aproximadamente oito mil fiéis. (Matéria produzida pela Ascom SFI )

DJ sanfranciscano presente na Jornada Mundial da Juventude


O DJ sanfranciscano Dudu Porto (foto), conhecido por levar alegria às baladas santas e “cristotecas” na região vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Empolgado em tocar na JMJ 2013, Dudu, que é de Praça João Pessoa, fará duas apresentações, a primeira na tenda dos DJ Católicos na Quinta da Boa Vista, quarta-feira (24), às 14 horas, e nos Atos Centrais da JMJ na Praia de Copacabana, sexta-feira (26), às 14h30.

“Sempre toco nas cristotecas do nosso município e de fora também. No ano passado tive oportunidades de tocar em outros estados como São Paulo e Espírito Santo e em algumas baladas santas no Rio de Janeiro. E com a Graça de Deus e alegria venho dizer que estarei tocando na JMJ”, conta Dudu.

Dudu já está no Rio de Janeiro, hospedado na casa de voluntários da JMJ. Ele integra uma equipe de 20 DJ’s católicos ligados à PEN – Pastoral de Evangelização Noturna, mas conhecida como Pastoral dos DJ’s, criada no Brasil pelo Padre DJ Zeton com o apoio da CNBB.

Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável em São Francisco de Itabapoana nesta quarta-feira



A Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de São Francisco de Itabapoana acontecerá nesta quarta-feira (24), de 8h às 17h, no Salão DUJUCA (altos do supermercado DUJUCA), localizada na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, 90, Centro de São Francisco de Itabapoana - RJ. De acordo com a Comissão Organizadora, o objetivo é definir propostas e delegados para representar o município nas próximas edições da conferência — territorial, estadual e nacional — a partir dos pontos levantados pelos agricultores, produtores rurais, assentados, quilombolas e pescadores presentes nesta reunião.

Esta reunião municipal faz parte da 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Para a conferência, estão definidos quatro eixos onde as discussões serão concentradas. O primeiro vai tratar de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia.

O segundo eixo terá como tema a reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais. Já o terceiro eixo irá realizar uma abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida.

O quarto e último eixo tratará do assunto de Gestão e Participação Social. Segundo Eduardo Crespo, os participantes terão acesso a todos os eixos, onde será realizado um esquema de ciranda, anotando todas as reivindicações e propostas que, posteriormente, serão analisadas e levadas à plenária.


O objetivo desta conferência é a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, materializando as concepções, princípios e diretrizes, na avaliação de políticas públicas e seus desafios, onde serão apontadas as metas de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento da nossa região e de todo o Brasil.

Informações enviadas pelo Programa Rio Rural

"JMJ Até Você" neste sábado em São Francisco


Recebemos e-mail de William Cerqueira, coordenador do Grupo Jovem Filhos do Céu, com informações do evento JMJ Até Você, que acontecerá neste sábado, às 16 horas, no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco de Paula. Confira:

Meus caros, venho através deste solicitar o apoio de vocês para o nosso encontro JMJ Até Você! Nome bem sugestivo para os que não vão poder ir à Jornada. Estarmos todos juntos em prol desta grande festa da nossa Igreja. O JMJ Até Você será realizado no sábado, dia 27/07/2013, às 16 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Paula, onde teremos uma vasta programação com muito louvor, apresentação teatral e animação.

Neste encontro vamos colocar um telão onde transmitiremos ao vivo a Vigília Presidida pelo Nosso Santo Papa Francisco na Cidade da Fé.

A entrada é franca e pra todas as idades.

Estamos vendendo camisas do evento no valor de R$18,00. Aos que tiverem interesse, procurar a secretaria da Igreja até a próxima quarta-feira ou entrar em contato com William (98976518), Ludimilla (98576574) ou Ana Cláudia (99554416).

Desde já agradeço pelo o apoio e Deus lhe pague!!! Espero contar com vocês prestigiando esta grande festa em nome do nosso Senhor Jesus!

Organização: Grupo Jovem Filhos do Céu, Setor Jovem - Paróquia São Francisco de Paula.

Atenciosamente,

William Cerqueira - Grupo Jovem Filhos do Céu.

Produtores de leite convidados para reunião hoje em Alegria dos Anjos (SFI)

Recebemos e-mail do produtor rural Luiz Antonio Ramos Martins convidando os produtores de leite para uma importante reunião, hoje, 23-07, às 19 horas em Alegria dos Anjos.

"Caro amigo Paulo Noel ,venho através do seu blog, convidar  os produtores de leite de nossa comunidade e comunidades vizinhas, para uma importante reunião com a empresa Selita, nesta terça dia 23 , as 19 hs ,  na cabana do Israel ,em Alegria dos Anjos. Vamos ouvir as propostas da diretoria da Selita, que mostra grande interesse em se instalar em nosso município. 


Nós,  produtores de leite de Alegria dos Anjos ,através de uma parceria do governo municipal e governo  estadual, conseguimos uma tanque resfriador de leite que atendera aos  pequenos produtores de nossa localidade. Nossa meta e atingir uma média de 850 a 900 litros de leite dia. Desde já agradeço ,um abraço de seu amigo e ouvinte de todos os dias. LULU RAMOS.    

Papa e povo têm encontro fraterno no centro do Rio

"Bota fé nos jovens".

Brasília – O primeiro dia do papa Francisco no Brasil foi marcado por sua simpatia, atenção e seu cuidado com os fiéis. Falando em um português claro, ele abençoou a todos e disse que “bota fé nos jovens”, usando uma expressão informal. Antes, o papa fez questão de estar o mais perto o possível das pessoas que se aglomeraram nas ruas do Rio para vê-lo.

A bordo do avião, no caminho para o Brasil, Francisco, que nasceu na Argentina, brincou indiretamente com a disputa que envolve brasileiros e argentinos. Bem-humorado, ele lembrou que no Brasil dizem que Deus é brasileiro, permitindo assim que o papa seja de outra nacionalidade.

Com o vidro do carro aberto, Francisco se deixou ser visto e muitos que conseguiram vencer o bloqueio dos seguranças chegaram  perto dele. Sorridente, o papa acenou, cumprimentou e beijou crianças, inclusive um bebê  de colo. A emoção dos fiéis foi retribuída por ele com sorrisos e respeito.

No papamóvel, Francisco ficou de pé o tempo todo e sorriu quase todo o tempo. Acostumados com o estilo do papa, os seguranças que o acompanham atendiam quando ele queria que o carro reduzisse a  velocidade  para que pudesse chegar mais perto das pessoas.

Um torcedor do Fluminense conseguiu chegar perto do papa e presenteá-lo com uma camisa do time. Apaixonado por futebol, Francisco, que é torcedor do San Lorenzo e disse com orgulho, em várias ocasiões, que guarda uma foto vestido com a camisa do time argentino, agradeceu o presente.

Os protestos em vários locais próximos de onde o papa passou não ofuscaram a primeira visita do pontífice ao exterior. Francisco não demonstrou cansaço nem mesmo com as longas filas de cumprimentos de autoridades. O papa cumprimentou todos e a presidenta Dilma Rousseff ganhou dois beijinhos no rosto.

Antes de seguir para a residência oficial do Sumaré, na zona oeste do Rio, o papa se reuniu reservadamente com Dilma. A conversa durou em torno de 15 minutos. Foi o segundo encontro privado dos dois. O primeiro ocorreu, em março, quando a presidenta compareceu à cerimônia  que oficializou o início do pontificado de Francisco.

Para hoje (23), a agenda do papa por enquanto é fechada para reuniões internas. Porém, Francisco é pouco afeito a protocolos e gosta de surpreender, portanto, a programação pode ser modificada.(Ag. Brasil )



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco chega ao Brasil

Foto:G1.com
O papa Francisco chegou à Base Aérea do Galeão, para sua primeira visita ao Brasil. Ele participa, a partir de amanhã (23), da Jornada Mundial da Juventude. 

Francisco foi recebido pela presidenta Dilma e pelo vice-presidente Michel Temer. Também integram a comitiva de recepção oito ministros, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes. (Ag. Brasil)

Por falta de segurança, juiz interrompe jogo da decisão da taça "Domingos Guimarães" em Guaxindiba

Foto: Genecy Filho

O que deveria ser a festa do futebol amador do Município, a decisão da taça "Domingos Guimarães", pelo campeonato de futebol amador de SFI, acabou numa confusão generalizada que culminou na interrupção da partida, no segundo tempo,  entre as equipes de Pingo D’água e Amproab. Quando o jogo foi interrompido, o Pingo D'Água vencia por 1 x 0. 

O juiz alegou falta de segurança. Veja cobertura aqui no Blog Alô a Todos. 

Festa de São Cristóvão em Santa Clara terá procissão motorizada na próxima quinta, 25


Seminário sobre Jiu Jitsu traz a SFI um dos poucos faixa coral em atividade no mundo














Seminário de Jiu Jitsu recebeu pela primeira vez em São Francisco de Itabapoana o mestre Fabrício Martins um dos poucos faixa coral em atividade do Mundo.

Depois de ministrar 13 seminários na Europa, este ano, o mestre Fabrício Martins veio fazer uma visita a São Francisco de Itabapoana e ficou encantado com a natureza do lugar. "Aqui ele foi recebido com muito carinho por todos ", disse o mestre Luís Mendes.

O seminário foi nesse último sábado, 20-07,  na academia do mestre Luís Mendes, em Guaxindiba (SFI) e contou com a presença do atleta Onofre Lima, campeão brasileiro de jiu jitsu e lutador de MMA profissional.

O evento contou com a participação de 30 atletas, todos alunos do Mestre Luís Mendes. O Mestre Fabrício Martins administra aulas em sua academia em Copacabana a quase 30 anos.

 Quem quiser fazer parte da equipe Fabrício aqui em São Francisco de Itabapoana, é só entrar em contato com o professor Luís Mendes pelo telefone 9853 8114. 

"Lembrando que no próximo dia 13/08, estaremos iniciando uma nova turma infantil e quem quiser é só entrar em contato que será muito bem vindo, e ainda na semana que vem estaremos abrindo mais uma filial em Guaxindiba", comentou o mestre Luís Mendes.

Idoso atropelado e morto na RJ-224 próximo a Bom Lugar Zona Rural de São Francisco de Itabapoana

O idoso João Caldeira Conceição, de 84 anos, foi atropelado e morto na RJ-224 , por volta das 4 horas da madrugada desta segunda-feira, 22-07, trecho entre Ladeira das Pedras e Bom Lugar, na zona rural de São Francisco de Itabapoana. 

Segundo informações de populares, João Caldeira Conceição caminhava às margens do asfalto quando por volta das 4h30 da madrugada fora atropelado por um caminhão cuja numeração da placa não foi anotada. O motorista do caminhão não parou  para prestar socorro.

O Resgate da Saúde de São Francisco de Itabapoana foi chamado, mas quando os paramédicos chegaram ao local, a vítima já estava sem vida.

O corpo continua no local aguardando a chegada  do rabecão do IML de Campos dos Goytacazes. Mais detalhes em instante. 

domingo, 21 de julho de 2013

Pingo D'Água promove arriá do amarelinho

Ola Paulo Noel. Segue o anúncio do Arraiá do Amarelinho que acontecerá dia 27 de julho em Pingo D'água. A programação inclui a participação de quadrilhas das comunidades do Ponto de Cacimbas e de Valão Seco. Att. Edilma Soares De Alvarenga.

Ponte tem nova data para licitação

13 de agosto, é a nova data para licitação das obras da Ponte que ligará os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, anunciada, no sábado, 20,  no programa Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM, pelo deputado João Peixoto. É aguardar para ver.