sábado, 20 de julho de 2013

São Francisco poderá ganhar UBS Unidade Básica de Saúde

Em entrevista concedida, neste sábado, 20-07, ao Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM, o deputado João Peixoto do PSDC , disse que o governo do Estado do Rio de Janeiro vai implantar uma UBS - Unidade Básica de Saúde em São Francisco de Itabapoana ainda este ano.

O local da UBS será ao lado do prédio em construção da rodoviária , próximo ao portal da cidade.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Sobre Barra do Itabapoana, cujo Posto de Saúde foi semi depredado, durante manifestação de protesto dos moradores, no  sábado, 13-07, o Blog foi informado pelo vereador Marcelo Garcia do PSDB que o governo municipal irá construir um novo posto no local que passará a dar atendimento 24 horas.  A manifestação foi em função do posto estar fechado no final de semana, justamente quando duas pessoas do lugar foram vítima de acidente e permaneceram por mais de 1 hora aguardando socorro. Veja como foi.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Paróquia de Presidente Kennedy divulga programação da festa das Neves

Olá, boa tarde. A pedido do Padre Frei Levy, segue a programação da Festa de Nossa Senhora das Neves - Presidente Kennedy. Atenciosamente, Lucimar.

Bandidos entram pelo basculante e assaltam drogaria em Santa Clara


Foto: Magnum Silva.
Bandidos ainda não identificados pela polícia de São Francisco de Itabapoana, entraram , durante a madrugada desta sexta-feira, 19, no interior de uma drogaria localizada na Avenida Osvaldo Rezende em Santa Clara e roubaram dois tablets, algumas caixas de remédio, além da importância em dinheiro de cerca de R$200 reais que estava no caixa mais algumas moedas.

Segundo o proprietário da drogaria, o comerciante Eliel Pereira, quando chegou por volta das 7 horas, para abrir a drogaria, encontrou tudo revirado. 

"O bandido é magro, porque conseguiu passar pelo basculante que é pequeno, sem arrombar nada. Meu prejuízo está em torno de R$1,500 reais", disse o comerciante. O ocorrência foi registrada na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana.

Disputa da Taça Domingos Guimarães nesse domingo em Guaxindiba

O Estádio Cenilton Guedes, na praia de Guaxindiba, será o palco, no próximo domingo (21/07), a partir das 13h, da final da Taça Domingos Guimarães, antiga Taça Cidade de São Francisco. Disputam o título na categoria Principal as equipes de Pingo D’água e Amproab.

 Na preliminar Santa Rita e Palmeirinha decidem a Taça na categoria Aspirante. A escolha de Guaxindiba para sediar a final da Taça Domingos Guimarães deve-se, de acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, organizadora do Campeonato Municipal, ao fato do campo do complexo esportivo, na sede do município, anda não se encontrar em condições de jogo.

 - Levamos em consideração a questão do gramado, sendo do Estádio Cenilton Guedes um dos melhores do município, e a segurança que será proporcionada aos atletas e também ao público. Também teve peso o fato de Guaxindiba ser um campo neutro, até porque a equipe da localidade não disputa o campeonato nesse ano – destacou Noel Junior, Secretário Municipal de Esporte e Lazer. 

A disputa da Taça Domingos Guimarães (antiga Taça Cidade de São Francisco) acontece dentro do Campeonato Municipal de Futebol Amador de São Francisco de Itabapoana, reunindo o primeiro colocado de cada uma das duas chaves ao término da primeira fase. 

O nome Domingos Guimarães é uma homenagem ao ex-presidente e um dos fundadores do XV de Novembro, equipe da localidade Batelão de Barra. (Ascom SFI. Imagem internet )

Comunidade quilombola de Barrinha (SFI) em Festa nesse final de semana

A comunidade Quilombola de Barrinha está em festa nesse final de semana. A programação, que tem início nesta sexta-feira (19/07), com o grupo Amigos do Forró, às 20h, prossegue até domingo com outras atrações musicais, danças folclóricas, carnaval fora de época e partida de futebol. 

No sábado (20/07), a partir das 19h, haverá uma feijoada e apresentação de jongo de raiz. Na sequência, participação de grupos folclóricos da cidade de Campos dos Goytacazes com dança da peneira, boi pintadinho, mulinha sem cabeça e dança de fita. Também no sábado, as 20h30, tem carnaval fora de época, com carro alegórico coordenado pelos carnavalescos Sidinho Ramos e Júlio Velasco. Fechando a noite, forró com Mazinho e Banda. 

Domingo as atrações têm início às 10h, com partida de futebol entre Barrinha e Praça Quente, seguida de churrasco e forró com o cantor Tony Brasil. Outras festas – No sábado, dia 20, será realizada, a partir das 20h, em Guaxindiba, a Festa Caipira da Igreja Católica, com apresentação do cantor Edvane Santos. 

Outros eventos
No Parque de Exposição de Praça João Pessoa, haverá a festa do Laço do Clube dos Laçadores, com show do grupo Amigos do Forró a partir das 21h. O final de semana será de animação, também, na praia de Santa Clara, com a 27ª Festa da AMPRASC. Na programação, show com Felix Oliveira e Swing Muleke, na sexta-feira, e as bandas Vô Custódia e Me Puxa, no sábado. No domingo, a dupla Júlio e Maycon fecham os festejos, que terão ainda como atrações torneios esportivos, festival de prêmios e danças de quadrilha. (Da redação com Ascom SFI )

Jornada Mundial da Juventude: Peregrinos estrangeiros são recebidos em São João da Barra

                

Cumprindo itinerário de programação da Semana Missionária, iniciada no último dia 15 com encerramento previsto 21, o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) e o pároco da igreja São João Batista, padre Gustavo Ribeiro dos Santos receberam na manhã desta quinta feira (18), na Praça São João Batista, aproximadamente, 300 peregrinos estrangeiros vindos da República do Congo, Suíça, Espanha, Costa Rica, México, Itália, Filipinas, Índia, Alemanha e Venezuela.
                O 2º dia da Semana Missionária foi reservado, exclusivamente, para São João da Barra e, pela manhã, a comitiva participou de catequese e missa dividida por grupo linguístico: Na igreja matriz São João Batista, língua espanhola; na Boa Morte, língua francesa e na igreja do Educandário Santa Cecília, língua inglesa. Em seguida, o prefeito e as autoridades civis e eclesiásticas acompanharam os peregrinos em almoço no Grussaí Praia Clube.
             O bispo da Diocese de Campos Dom Roberto Francisco celebrou a missa em espanhol concelebrada pelos padres Gustavo Ribeiro dos Santos, Alexandre Mothé da Paróquia São João Batista da cidade de São João do Paraíso, espanhóis Francisco Javier, Cláudio Garcia e Arturo Dias. O canto ficou por conta do Coral do Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos. “Antecedendo a missa realizamos a catequese onde fizemos uma explanação sobre os ensinamentos da doutrina da Igreja Católica”, disse Dom Roberto.

O peregrino residente em Madri Victor Lópes, estudante do último ano de direito na Universidade de Madri veio para a Semana Missionária, através do movimento católico que participa denominado Reino de Cristo. “Vim com um grupo de jovens da Suíça, Alemanha e Itália e fomos acolhidos em São João Barra como se estivéssemos em nossa casa”, ressaltou  detalhando que foi muito satisfatória a visita nesta cidade onde a impressão é a de que todos fazem parte de uma só família.
Na parte da tarde os peregrinos conheceram os pontos turísticos e os prédios históricos.  O Cine Teatro São João, o Palácio Cultural Carlos Martins, a Casa de Câmara e Cadeia Pública e o Centro Cultural Narcisa Amália foram atrativos de arrancar suspiro por conta das apresentações de dança, música e exposição, além da beleza dos prédios sanjoanense. Na Barca da Ciência o passeio pelo Rio Paraíba do Sul até a Igreja de Nossa Senhora da Penha garantiu um tour pra lá de convidativo. Para festejar a noite aulão de dança de forró no coreto, festa julina, show de forró com banda, apresentação da quadrilha  Carruagem Nordestina, do Grupo Sonho, Amor e Fantasia, além de queima de fogos.
De acordo com padre Gustavo a programação da Semana Missionária proporcionou aos jovens momentos de oração e reflexão, aprofundando o encontro pessoal com Deus e sua proposta de amor. “Esse evento trouxe a motivação da fé para os jovens sanjoanense mostrando, através da união dos jovens de várias nacionalidades, que a Igreja Católica é uma só possuindo um único pensamento de fé cristã voltada para Deus”, comentou o padre.
                Segundo Dom Roberto a participação de São João da Barra na Semana Missionária é muito importante por mostrar aos jovens de outros países o patrimônio histórico, cultural e religioso do município que possui diversas Irmandades e igrejas no estilo colonial e também mostrar as tradicionais festas religiosas. “A Semana Missionária vai além da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença ilustre da Sua Santidade o Papa Francisco. Ela visa promover a integração entre os jovens, abrir espaço para uma cultura de paz e convivência com diferentes culturas, além da criação da chamada civilização do amor onde todos os povos possam compartilhar seus bens culturais”, completou.

Programação Semana Missionária – Amanhã, sexta-feira (19), os peregrinos participarão da manhã universitária na UENF com o tema “Razão e fé” e logo após missa na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. À tarde atividade missionária percorrendo vários lugares de Campos em missão de evangelização, distribuição de anúncios de paz, folhetos e escapulários. Para a noite a programação reserva concerto no Teatro Trianon. Já no sábado (20), às 9h, tem missa pontifical solene na Igreja Principal da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, tarde de missão de caridade social com visitas a centros sociais e comunidades carentes, e às 20h, adoração eucarística na Catedral Diocesana, seguida de show de evangelização com a Banda Adoração e Vida, na Praça São Salvador. Domingo (21), às 10h, encerramento da Semana Missionária com missa de envio para Jornada Mundial da Juventude na Catedral Diocesana e Administração Apostólica, na Igreja Principal.




quinta-feira, 18 de julho de 2013

Balcão de Emprego com vagas para professores

 O Balcão de Empregos da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana está com oferta de vagas para professores atuarem nos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Logística, Eletrotécnica e Edificações. 

 O requisito mínimo, além do curso técnico, é ser licenciado em, pelo menos, uma das seguintes áreas: Física, Química, Geografia, Português, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia de Segurança e Elétrica. Vale lembra que 10 anos comprovados de atuação como docente substitui a necessidade de licenciatura. 

 Os interessados poderão procurar o Balcão de Empregos, que funciona na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176, no centro de São Francisco de Itabapoana, ou entrar em contato pelos seguintes telefones: (22) 9823-0630 / (22)2722-2114 / (22) 2789-1166.

Mais Médicos atrai mais de 11 mil profissionais em uma semana

 De acordo com o Ministério da Saúde, do total de profissionais que deram início ao cadastro, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior. As inscrições podem ser feitas pelos municípios e pelos médicos até o dia 25, na página do programa.

PM de São Francisco de Itabapoana detém quatro suspeitos de participar de assalto em Travessão de Barra

Material e presos foram localizados na Rua Rio Bonito, no Parque Lebret em Campos dos Goytacazes

Mauro de Souza
 

Policiais Militares de São Francisco de Itabapoana e do Serviço Reservado (P2) do 8º Batalhão de Polícia Militar detiveram na noite de ontem,  quarta-feira (17/07) quatro suspeitos de participação no assalto a uma residência na localidade de Travessão de Barra, no município de São Francisco de Itabapoana, onde fizeram um casal refém, durante a madrugada da quarta, 17-07.

Em uma casa abandonada na Rua Rio Bonito, no Parque Lebret, ao lado da residência de um quinto suspeito que esta foragido, foram apreendidas malas, uma TV LCD de 51 polegadas, duas espingardas, sendo uma de calibre 22 e outra 36, capacete, tênis, aparelho de som, pneus, rodas, notebook, karaokê, garrafas de bebidas e a quantia de R$ 500, em espécie. Todo material é produto de roubo.


De acordo com informações, a Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana iniciou uma investigação logo após ser comunicada do assalto e chegou até um jovem de nome Bruno, que é morador de Praça João Pessoa. Após ser detido, ele teria confessado o crime e disse estar sendo coagido pela quadrilha para repassar informações de casas de fazendas que não tinham segurança para que o bando realizasse assaltos. Ainda segundo a polícia, Bruno teria entrado para a quadrilha por ter uma dívida de droga com os criminosos.

Depois de deter Bruno, a polícia chegou a Maxwel, que foi detido na comunidade Cantinho do Céu, no Parque Guarus. Após checar ligações do celular de Bruno e Maxwel e confrontar com o horário do assalto, policiais marcaram um encontro com Deivinho, que também foi detido no Cantinho do Céu, próximo da lagoa.

Ainda usando o telefone dos suspeitos a polícia conseguiu chegar até Vitor, mais conhecido como Vitinho, que recebeu voz de prisão próximo a 1ª passarela, na BR-101. Com Vitinho foi apreendido um Celta de cor vermelha, com placa de Campos, que teria sido usado no assalto.

A polícia não conseguiu localizar ainda o revólver calibre 32 e as duas pistolas, uma de calibre 765 e outra 380, que teriam sido usadas durante o assalto.

Postado por: VALQUÍRIA AZEVEDO

Fonte: URURAU



quarta-feira, 17 de julho de 2013

“Manifestações, Redes Sociais e Cidadania” em debate no ETE JBM no próximo sábado

 A Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETE JBM), uma das unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Campos, irá promover um amplo debate sobre o momento histórico atual do país no seminário “Olhar Multidisciplinar sobre Manifestações, Redes Sociais e Cidadania”. 

O evento contará com a participação de representações sociais locais e de professores ligados a área de Ciências Sociais da própria unidade de ensino. De acordo com diretor geral da ETE JBM, Alcenir Bueno Freire, a proposta do encontro é inserir os alunos nesse processo social e promover o entendimento sobre como estes movimentos sociais surgiram e as suas propostas.

 “Obviamente, trata-se de uma discussão não pode ficar “atrás dos muros das escolas”, por isso, estamos envolvendo profissionais das mais diversas áreas ligadas a política social que a escola possui e de representações sociais, como os Cabruncos Livres e o Anonymous, para darem a sua contribuição na formação de um entendimento sobre as origens e consequências desses movimentos em todo país através de debates abertos. Unir a visão teórica dos nossos palestrantes com a visão prática das pessoas que ajudaram a formar estes movimentos na cidade de Campos é o nosso objetivo e estas manifestações partiram deste princípio”. 

Esperamos cerca de 400 alunos participando do evento e interagindo com os debatedores” explica o diretor, ressaltando que o papel da escola é formar cidadãos e que a formação da cidadania passa por este processo de compreender o papel de cada indivíduo dentro da sociedade. 

 O seminário “Olhar Multidisciplinar sobre Manifestações, Redes Sociais e Cidadania” acontece no próximo sábado (20/07), às 08h30, no auditório da ETE JBM, que fica na Av. Alberto Lamego, 712 – Horto. Ascom Polo Faetec Norte/Noroeste Fluminense

Beneficiário do Bolsa Família terá de informar número do celular

 O Ministério do Desenvolvimento Social informou que as famílias inscritas no programa devem atualizar o número de telefone celular no Cadastro Único (CadÚnico). A medida, segundo o ministério, visa a alertar de forma rápida e direta os beneficiários.

Dilma garante inflação dentro da meta

 Em discurso durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), a presidenta Dilma destacou que a inflação tem diminuído ao longo dos meses.

 A meta para 2013 é 4,5%, podendo variar 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, de 2,5% a 6,5%. “Temos certeza de que vamos fechar o ano com a inflação dentro da meta"

Terror em Travessão de Barra - SFI

Bandidos violentos invadem residência em Travessão de Barra, fazem casal refém, assaltam e ameaçam disparar contra jovem.  
 
.......................................................................

"Se descer uma lágrima de seu olhos eu mato você", foram as palavras ameaçadoras de um dos quatro bandidos que apontando um revólver na testa de Mayla Carvalho Ornelas de 18, assaltaram e fizeram refém o casal, numa residência da localidade de  Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana,  durante a madrugada desta quarta-feira, 17.


Pânico
Foram cerca de 2 horas de terror  psicológico e agressão física vividas pelo casal Ezequiel Linhares de Barros, 25 e Mayla Carvalho Ornelas de 18, durante o assalto que começou por volta da meia noite e meia.

Quatro bandidos armados, sendo um encapuzado, subiram pela frente da residência até o segundo andar onde quebram as portas de vidro e adentraram a residência, fazendo o casal refém.

A casa pertence ao casal  Hercules Abreu Ornelas e Mirian Aires Carvalhos que estava viajando. Segundo  Hercules,  que é  pai da jovem Mayla, foram momentos de pânico.

O casal foi amordaçado  com requintes de crueldade jamais visto no município e levado para o banheiro onde permaneceu todo o tempo da ação. O jovem Ezequiel teve um dente quebrado após levar um soco no rosto. 


Segundo Hercules, os bandidos fizeram uma limpeza em sua residência. "Levaram duas tevês, uma de 50 polegadas e outra de 29, além de joias, dinheiro, um cofre, fogão, geladeira e ainda o veículo da nossa firma. uma Fiat Estrada que já soube, jogaram  nas águas do Rio Paraíba do Sul , às margens da BR-356, KM-134,   em direção a Itaperuna", disse.

Indignado Hercule disse que o município carece, urgentemente, de mais investimentos  em segurança pública. Na semana passada, um latrocínio na comunidade de Batelão de Barra ceifou a vida de um gerente de uma Fazenda. (Veja aqui)

Depois que os bandidos foram embora, o casal ainda permaneceu por cerca de uma hora e meia trancados no banheiro gritando por socorro. Foram os vizinhos que, ouvindo os gritos,  libertaram o casal.


A ocorrência foi registrada na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana. (Mais informações em instantes)

Bebê morre e hospital orienta pai a guardá-lo em geladeira, diz família


Família diz que parto foi prematuro e que o bebê ficou 8 horas na geladeira.
Hospital informou que comissão vai averiguar o caso.

O marido de uma grávida que perdeu os filhos gêmeos foi orientado por funcionários do Hospital Menino Jesus, em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, a guardar um dos corpos dentro da geladeira de casa até o sepultamento das crianças. O caso foi registrado no sábado (13). A família contou que o parto foi prematuro e que o bebê ficou por oito horas no refrigerador até ser sepultado. O hospital informou que a direção formou uma comissão para investigar o ocorrido. Já a Prefeitura de Itapemirim esclareceu que a unidade não acionou a assistência social após a morte da criança.
A mãe das crianças, Sueli Cardoso, contou que estava grávida de um casal e que o parto foi prematuro. O menino não resistiu e faleceu dez minutos após o nascimento. Ela foi transferida, então, para outro hospital, para tentar dar à luz a menina, que também não resistiu. “Eu fui transferida e o menino ficou lá. Mais tarde ele foi entregue para o pai em uma caixa de papelão, para ser trazido para casa e colocado na geladeira como um objeto qualquer”, relatou Sueli.
Família disse que foi orientada por hospital a guardar bebê morto em geladeira.

“A sensação é de muita indignação, muita revolta, muita tristeza. Isso não se faz. Se eu tivesse feito isso, estaria presa. Não consegui dormir até agora”, desabafou.
A assessoria do Hospital Evangélico, responsável pelo Hospital Menino Jesus, informou que a direção formou uma comissão para averiguar o que aconteceu. Todas as pessoas envolvidas no caso serão ouvidas e o prontuário será analisado. O prazo para que a investigação seja realizada é de dez dias. Depois da conclusão, o hospital tomará as medidas cabíveis.

A Prefeitura de Itapemirim informou que o hospital não acionou a assistência social após a morte da criança. O procedimento, segundo o órgão, é necessário para que o município ajude quando a família não tem condições de arcar com os custos do enterro. (Do G1 ES, com informações da TV Gazeta )




terça-feira, 16 de julho de 2013

Travessão Esporte Clube realiza "esquenta" para o Festival do Maracujá

O Travessão Esporte Clube realiza nos dias 19 e 20 de julho de 2013 um Aquecimento para o Festival do Maracujá. O evento acontecerá em Travessão de Barra, no Estádio Municipal. Já o Festival do Maracujá ainda não teve a programação divulgada. Confira:

Arte: Uellington Designer

Vale a pena ver mais uma vez

História: imagens de avião que caiu no litoral de São Francisco de Itabapoana Praia de  Lagoa Doce.

Fato ocorreu em 18 de outubro de 2000 ou 2001. Vale a conferida.


Imagens capturadas pelo internauta Uellington Soares.


Reunião em SFI mostrará ações realizadas pelo Grupamento Ambiental

Durante a reunião será distribuído um relatório com as ações dos 90 dias de atuação


A secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana irão promover, nesta terça-feira (16/07) uma reunião de divulgação dos trabalhos do Grupamento Ambiental Municipal (GAM) nos três primeiros meses de atuação. O evento acontecerá às 14h, na Sala de Reuniões da sede da prefeitura.

Fundado no dia 11 de abril de 2013 com o objetivo de prevenir e combater crimes ambientais, o GAM conta com 17 agentes que passaram por um curso de formação elaborado pelo Grupamento Ambiental de Campos dos Goytacazes e ministrado por professores com mestrado e doutorado na área ambiental.

“O Gam vem exercendo função importante na defesa dos ecossistemas na região, seja através de ações preventivas, como educação ambiental, ou por meio de ações de fiscalização no município, como crimes ambientais”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer.

Durante a reunião será distribuído um relatório com as ações dos 90 dias de atuação do GAM, cuja criação cumpre, também, uma das etapas para que São Francisco de Itabapoana seja incluído no ICMS Verde. (Ascom SFI)


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude: São João da Barra se prepara para a chegada dos peregrinos












Durante esta segunda-feira (15), professores de língua inglesa e espanhola da rede pública de São João da Barra participaram de uma visita guiada no centro histórico da cidade com o coordenador de cultura, André Pinto. Os professores vão atuar como monitores na visita dos 500 peregrinos que passarão o dia no município na próxima quinta-feira (18).
O circuito de visitação abrangeu a Casa de Cultura João Oscar, o Palácio Cultural Carlos Martins, a Igreja Matriz São João Batista e o Cine Teatro, com o objetivo de apresentar aos professores as principais características e dados históricos dos prédios.

Segundo André Pinto, o encontro de hoje que reuniu um grupo de 23 voluntários, entre professores e jovens foi pautado pela necessidade de atualizar as informações históricas do município.


“Temos moradores recentes que ainda desconhecem boa parte da nossa história e o momento de levar informação é esse, quando a Jornada Mundial da Juventude cumpre a etapa de semana missionária no nosso município.

 Teremos quatro professores de inglês e quatro de espanhol, que estão aptos a realizar o trabalho junto aos grupos. Vale ressaltar que esses professores serão auxiliados por jovens, também voluntários na acolhida”, disse.

Prefeitura de SFI antecipa primeira parcela do Décimo Terceiro nesta terça-feira

Os servidores públicos municipais concursados e efetivos de São Francisco de Itabapoana recebem nesta terça-feira (16/07) a primeira parcela do Décimo Terceiro Salário. A antecipação do pagamento dos 1.888 funcionários é mais uma iniciativa englobando a política de valorização do funcionalismo adotada pela nova administração municipal. Desde fevereiro, os vencimentos vêm sendo liberados dentro do mês vigente, e a Secretaria Municipal de Administração pretende elaborar um calendário com todas as datas de pagamento para o decorrer do ano. 

 – O calendário permitirá ao servidor um melhor planejamento de se seu orçamento e interfere de forma positiva até mesmo no comércio local, que também pode se planejar para atender à demanda. Independente da divulgação do calendário, estamos cumprindo uma de nossas metas, que é pagar aos funcionários sempre no penúltimo dia útil do mês e conseguindo a antecipação do Décimo Terceiro – destacou o prefeito Pedrinho Cherene. 

Colocar em ordem o salário dos servidores foi, ainda de acordo com prefeito, uma dos primeiros desafios de sua gestão, pois os salários de dezembro de 2012 não haviam sido pagos pela administração anterior, que não deixou dinheiro em caixa, descumprindo, inclusive, determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

 O trabalho para a nova administração regularizar a situação dos servidores e realizar o pagamento de dezembro no dia 17 de janeiro implicou o fechamento contábil de 2012 e troca de titularidade dos ordenadores das três unidades gestoras – Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Promoção Social - junto a quatro agências bancárias do município e parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo ao não empenho da folha de pagamento dos servidores efetivos.(Ascom SFI )

Pedalada Ecológica em SFI movimenta atletas no final de semana

 Um público diversificado participou da 1ª Pedalada Ecológica realizada em São Francisco de Itabapoana no domingo (14/07). A ação mobilizou amantes da modalidade esportiva do município, além de caravanas vindas do Rio de Janeiro, São João da Barra, Guarapari e Campos dos Goytacazes. 

A concentração foi às 10h, no Portal da Cidade. O trajeto foi pelas praias de Guaxindiba, Manguinhos, com destino a Lagoa Doce. A Pedalada Ecológica foi uma iniciativa das secretarias de Esporte e Lazer e de Meio Ambiente e teve por objetivo despertar nas pessoas o cuidado com o ecossistema e incentivar as práticas esportivas.

 Na ocasião foi distribuído protetor solar e oferecido um café da manhã e distribuição de frutas a todos os participantes. Também foi premiado com troféu o participante com menor idade e o mais idoso. Segundo informações da secretaria de Esporte e Lazer foram arrecadados cerca de 70 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades do município. Durante o percurso um carro de som transmitia informações sobre os benefícios das práticas esportivas e da importância de se preservar o meio ambiente. 

Também foram plantadas à beira-mar 15 mudas de oiti (espécies que mais se adaptam a faixa litorânea), nas praias de Guaxindiba, Manguinhos e Lagoa doce. - A Pedalada Ecológica superou nossas expectativas. O sucesso foi tão grande que já estamos pretendendo fazer outro evento como este até novembro, sendo que pretendemos fazer o percurso inverso - antecipou o secretário de Esporte e Lazer, Noel Júnior, lembrado que foi sorteada uma bicicleta e diversos outros brindes. (Fotos da Ascom SFI )


Santa Clara em festa neste final de semana


Sindicato dos Servidores convoca para assembleia


Recebemos e-mail do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana, Cirábio Ramos, com convocação de uma  Assembleia Geral  no próximo sábado, dia 20. Confira os detalhes:

O sindicato dos servidores convoca todos os seus filiados e não filiados para uma assembleia geral neste próximo sábado, dia 20 de julho, às 9 horas na sede do sindicato, onde na ocasião estaremos discutindo a seguinte ordem do dia:

1- Escolha e indicação dos servidores que vão compor as três comissões de estudo e discussão do plano geral de cargo e salário, caixa de previdência e do piso nacional do magistério;
2- Discussão sobre os três dias de paralisação;
3- Discussão sobre o resultado da reunião com o Executivo;
4- Assuntos gerais.

Atenciosamente,


Diretoria Sindical

Oportunidade de emprego para montador de andaimes em plataforma


O Balcão de Empregos da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana informa a oportunidade de empregos para montador de andaimes em plataformas de petróleo. Os interessados devem procurar a sede da Secretaria, até o dia 26 de julho, para agendamento de teste prático na cidade de Macaé e informações relacionadas à empresa contratante. Maiores informações pelo telefone (22) 2789-1166. Ascom-SFI

Inscrições abertas para cursos de GTR a partir dessa segunda-feira

A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Socialabriu inscrições para cursos de qualificação que serão ministrados no próprio município. Os interessados deverão se dirigir àsede da Secretaria, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176,entre os dias 15 e 26 de julho, das 9h às 17h com original e cópia dos seguintes documentos: CPF, Identidade, Comprovante de Residência (atualizado) e caso tenha o cartão Bolsa Família.

Os cursos acontecem por meio do Programa de Geração de Trabalho e Renda e terão início a partir do mês de agosto. São oferecidos Biscuit, Bordado de Fita, Bordado Estilismo, Bordado Geral, Concha, Corte/Cabelo, Corte/Costura, Decoupage, EVA, Manicure, Pintura em Tecido e Taboa.

Cada curso oferecerá entre 25 e 50 vagas e serão ministrados em diferentes pontos do município. Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social (tel.: 2789-1166).       


Ascom-SFI

Plenária da Saúde elege novos conselheiros em SFI


O Conselho Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou na última sexta-feira (12/07) a eleição dos novos conselheiros e suplentes. A votação foi realizada em plenária que aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no centro da cidade. O mandato é de quatro anos (2013 / 2017).

A eleição cumpre a legislação e, segundo informações do presidente da mesa diretora do Conselho de Saúde, Jorge Lúcio Ferreira, não acontecia desde o ano de 2006. Os candidatos passaram por um processo de inscrição, participando instituições e/ou entidades da sociedade civil organizada.

Foi realizada uma palestra com a médica Elizabeth Tudesco com o tema “Saúde e Cidadania”. Em suas palavras Elizabeth destacou o trabalho corporativo e normas da constituição. “É preciso que trabalhemos em conjunto para promover a saúde, mas que nossas atitudes sejam de acordo com as normas da lei que rege nossas ações em favor do município”, disse.

Logo em seguida os candidatos receberam instruções do Conselheiro Estadual de Saúde, Ely Martins, e posteriormente foi aberta a votação que elegeu os seis novos conselheiros de Saúde.Ficou confirmado que nos próximos dias será feito a posse e a eleição da mesa diretora composta por presidente, vice, 1º e 2º secretários.

- Esse momento só foi possível porque anteriormente recebemos apoio dos representantes do Conselho Estadual e incentivo da Secretaria Municipal de Saúde. Estamos cumprindo nosso dever - disse Lúcio.

O secretário de Saúde, Jayme Tinoco falou sobre o resultado da iniciativa dos conselheiros. “O trabalho do Conselho vai auxiliar na gestão municipal no sentido de alcançar as políticas públicas necessárias para resgatar e trazer para a população mais saúde e cidadania”.

A plenária contou com a presença da Chefe do Gabinete Silvana Sales, que na ocasião esteve representando o prefeito Pedrinho Cherene, do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcelo Garcia, e de secretários municipais.

Segue a relação dos eleitos:
Titulares
AMORATRA (Associação de Moradores de Travessão de Barra)
AMPALAP (Associação de Moradores de Ladeira das Pedras)
AMPRASC (Associação de Moradores de Santa Clara)
TEC (Travessão Esporte Clube)
AMPRAJOP (Associação de Moradores de Praça João Pessoa)
IDANNF (Instituição de São Francisco)
Suplentes
APAE (São Francisco)
AMPAMAC (Associação de Moradores de Macuco)
Colônia de Pescadores Z1
AMASS (Associação de Moradores de Sossego e Sonhos)
AADSFI (Associação dos Diabéticos)

Arco Íris de Luz (Associação de São Francisco)

Ascom-SFI

domingo, 14 de julho de 2013

Gerente de fazenda em Batelão de Barra assassinado após latrocínio

Assaltantes invadiram casa de casal na zona Rural de São Francisco de Itabapoana e mataram o gerente da fazenda 

O gerente da Fazenda do Zuza, em Batelão de Barra, zona rural de São Francisco de Itabapoana,  Jorge Silva de Almeida, 48 anos, foi assassinado com um tiro no rosto durante um latrocínio ocorrido por volta das 20 horas deste sábado, 13-07, na casa da fazenda onde morava com a esposa e três filhos.

Segundo a esposa de Jorge Silva, Andreis Alves Faria, em depoimento a 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, dois elementos invadiram a casa do casal anunciando o assalto na noite de sábado por volta das 20 horas. "Eles estavam encapuzados e um deles chegou pedindo o dinheiro e a arma do meu marido uma espingarda", disse.

Após entregar o dinheiro, cerca de R$600 reais e a arma de fogo, o marido foi abordado por outro elemento, também encapuzado e levado para o quarto onde foi amarrado na cama do casal. Após amarrado os bandidos ainda levaram seus cordões.

Andreis disse que o marido havia bebido em um dos bares do centro de Batelão de Barra, como fazia todo final de semana. Amarrado na cama, ele começou a xingar os bandidos quando estes já estavam indo embora. "Neste momento, um deles retorno, apontou a arma em direção ao meu marido e disparou em seu rosto, tendo morte imediata", conta Andreis esposa de Jorge.

Os elementos fugiram em uma moto, enquanto ela pedia ajuda a amigos, através do celular. A Polícia Militar, DPO de Barra do Itabapoana foi informada e  compareceu ao local, encontrando o gerente da fazenda morto.

A Fazenda Zuza é de propriedade de José Zuze Henrique, que é irmão do Secretário Municipal de Agricultura do município sanfranciscano, Edmar Henrique.  

O Polícia Civil já está investigando o crime. O sepultamento ocorreu na manhã deste domingo no cemitério de Barra do Itabapoana.