sábado, 8 de junho de 2013

Grave acidente na RJ-224: Picape S-10 capota próximo a Usina Cana Brava

 Motorista foi socorrido lúcido e levado para o Hospital Ferreira Machado.
Fotos: Blog do Paulo Noel.

Um grave acidente aconteceu neste sábado, 08-06, por volta das 15 horas, numa curva da RJ-224, no limite entre os municípios de Campos dos Goytacazes com São Francisco de Itabapoana, próximo a Usina Cana Brava na localidade de São Diogo.

Segundo populares, o motorista da picape S10 da Chevrolet - placa ODQ- 8723 Guarapari, Cesar Henrique Gomes Trindade , 37,  teria perdido o controle de direção do veículo capotando seguidas vezes após bater em um mourão e romper a cerca de arame farpado às margens da Rodovia, indo parar dentro da propriedade.

César Henrique que é filho do conhecido empresário César Veceba, dono da Fazenda Canaã, no litoral de SFI,  estava justamente na fazenda do pai. Ele seguia com destino a Campos dos Goytacazes, quando após fazer a curva depois da Usina Cana Brava acabou capotando. Segundo um amigo chamado Ramos que estava no local aguardando o veículo ser rebocado, Cesar Henrique é bom motorista. "Ele deve ter passado mal ao volante", disse.

No local compareceram varias equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, Samu e Resgate da Saúde de São Francisco de Itabapoana. Segundo ainda o amigo Ramos, Cesar Henrique teria dado muita sorte. "O carro dele após sair da pista, passou entre duas árvores da espécie casuarina. No local existe uma plantação de casuarinas ao longo da cerca de arame farpado. Foi mesmo um milagre", conta.



Cesar Henrique foi socorrido para o Hospital Ferreira Machado e seu estado é regular. Há suspeita de que tenha fraturado uma das pernas, já que teria ficado com as duas pernas presas entre os bancos do motorista e do carona. 

Atualizado às 17h44m: A vereadora de SFI, Patrícia Cherene que é amiga da família de César Veceba, está neste momento no Hospital Ferreira Machado. Ela  disse que César Henrique será submetido a uma cirurgia de uma da pernas, mas que a família considera o caso um milagre. César também teve escoriações pelo braço.


Com o impacto o veículo arrancou o mourão da cerca de arame farpado.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

São Francisco promove Dia D contra a paralisia infantil neste sábado

Neste sábado (08/06) São Francisco de Itabapoana realiza o Dia D contra a paralisia infantil com vacinação  em todos os postos de saúde do município a partir das   8h até às 16h. Esta é a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e irá se estender até o dia 21 deste mês. A vacina é destinada a crianças com faixa etária entre 6 meses e menores de 5 anos. A aplicação é feita pela via intramuscular. 

A meta do governo municipal é imunizar cerca de 2 mil e 300 crianças. Para ampliar o atendimento será instalada na praça principal da cidade uma estrutura toda equipada com profissionais disponíveis para aplicação das vacinas.

 O coordenador municipal de imunização, Cristiano Ribeiro, alerta aos responsáveis que não deixem de levar o cartão de vacina do menor. O secretário de Saúde, Jayme Tinoco, deu algumas orientações. “A contraindicação da vacina é caso a criança apresente sinais de febre ou tenha alergia a ovo e seus derivados. Sugerimos que os pais encaminhe o menor para um especialista o quanto antes”, disse o secretário. Ricos - A poliomielite é uma doença causada por um vírus e é altamente contagiosa. 

A transmissão do vírus pode ser de pessoa para pessoa e através de contato com fezes contaminadas. Vale ressaltar que a transmissão também pode ser feita por contaminação fecal presente na água e em alimentos. Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é, obviamente, vacinando seu filho nas épocas recomendadas.

Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em SFI


Durante a última quarta-feira (05/06), a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SEMASFI) em parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba-INEA, Projeto Tamar, Grupamento Ambiental (GAM), UENF e Espaço Cultural Tabernarte promoveu evento de conscientização, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente Entre 9 e 17h, o público em geral e os alunos das escolas das redes de ensino do município visitaram uma estrutura montada com estandes dos organizadores, no Praia Clube Guaxindiba. 

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, assessores e vereadores. No estande do INEA foi possível aprender sobre os equipamentos que devem ser utilizados pelos guarda-parques, atualmente são oito em atividade, em caso de incêndios ambientais. O Tabernarte trouxe várias peças confeccionadas com materiais reciclados, sobretudo pneus velhos. 

Já o Projeto Tamar explicou sobre o ciclo de vida da tartaruga e a importância da preservação delas para o equilíbrio marinho. Ainda pela manhã, os participantes puderam presenciar a soltura de 60 filhotes da tartaruga da espécie Cabeçuda, que tinham acabado de nascer.

 O responsável pelo projeto, Rodrigo Bramili, explicou que a cada 1000 filhotes que são conduzidos para a água, até chegar à vida adulta com 30 anos, a média de sobrevivência é de apenas 1. Ele informou ainda que tem feito um trabalho de conscientização com os pescadores que tem surtido bastante efeito, com a diminuição de cerca de 20% ao mês na taxa de mortalidade. 

 Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo em 3D falando sobre o meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente ainda distribuiu mudas ornamentais e frutíferas de espécies como pinha, acerola, begônea, oiti e flor-de-maio. As alunas Ana Carolina e Mariane, ambas do 6º ano da rede municipal de ensino, acharam esta oportunidade bastante educativa. “É importante cada um fazer sua parte, não jogar lixo nas ruas é uma delas.” Segundo dados da SEMASFI, dentre os 92 municípios fluminenses, São Francisco está na 84ª posição no ranking de preservação do Estado do Rio de Janeiro. 

Esta estatística levou o órgão a adotar novas posturas já para o 2º semestre de 2013. Entre as metas para reverter esse quadro estão a implantação de Conselho, Fundo, Grupamento Ambiental-GAM, protejo de arborização urbana, educação ambiental. Além disso, no mês de Junho será celebrado o 1º convênio da secretaria com o Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) que possibilitará, entre outros, a gestão ambiental compartilhada, capacitação, recursos materiais, veículo para uso da SEMASFI, coleta seletiva, participação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba, entre outros. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, eventos como estes oportunizam a aproximação entre população e SEMASFI. “Precisamos selar um pacto a favor dos nossos ecossistemas. Este é um dia de reflexão que cada um deve pensar o que efetivamente tem feito pelo meio ambiente. Este evento tem a finalidade precípua de conscientização. É preciso que a população tenha atitude proativa na defesa dos ecossistemas, seja com atitude simples como plantar uma árvore, não jogar lixo em corpos hídricos, mangue etc..” (Matéria e fotos - Ascom - SFI)


Caminhão da Sorte da Caixa visita SJB durante o Circuito Junino


A sorte pode sorrir para qualquer pessoa durante o Circuito Junino 2013 em São João da Barra. Isso porque o Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal vai realizar sorteios entre os dias 17 e 22, na Praça São João Batista, a partir das 18h.

Os detalhes finais foram acertados nesta quinta-feira (06), em reunião entre o subchefe de gabinete, José Vitor da Silva, o subsecretário de Comunicação, Max Weber e representantes do banco.
        
Confira a programação dos sorteios:

Segunda-feira (17) – 20h – Lotofácil

Terça-feira (18) – 20h – Dupla sena e Timemania

Quarta-feira (19) – 19h – Federal

Quarta-feira (19) – 20h – Lotofácil e Lotomania

Quinta-feira (20) – 20h – Timemania

Sexta-feira (21) – 20h Lotofácil e Dupla Sena

Sábado (22) – 19h Federal

Sábado (22) – 20 – Lotomania, Timemania, Mega-Sena


Secom-SJB
Foto: Rafael Medeiros

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Começa nesta sexta-feira Festa de Santo Antônio em Praça João Pessoa


Clique no programa para ampliá-lo
Começam neste final de semana, tendo como um dos pontos altos a apresentação da cantora católica Olívia Ferreira, as celebrações em homenagem ao padroeiro Santo Antônio, da comunidade de Praça João Pessoa. A programação tem início na sexta-feira (07/06), às 18h, com Santa Missa celebrada pelo administrador paroquial, padre Alexandre e, em seguida, início da quermesse com apresentação de danças, quadrilhas e barracas variadas.

No sábado (08/06), às 19h30, haverá missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco, seguida de apresentação teatral do Grupo Jovem de Praça João Pessoa (JUPC) e o esperado showcom Olívia Ferreira. Fechando a programação do final de semana, no domingo (09/06), missa às 10h30 e gincana, às 14h, organizada pelo Grupo Jovem de Praça João Pessoa.

Ás 19h, ainda no domingo, encerramento da quermesse com apresentação de danças organizadas pela catequese e quadrilhas. Fechando a noite, show com o grupo Mensagem Nova, da localidade de Travessão de Campos.

Na quinta-feira (13/06), dia do padroeiro, às 10h, missa de encerramento da Trezena, celebrada pelo padre Renato, de Campos dos Goytacazes e apresentação da banda da Polícia Militar, com a presença de autoridades do município. Às 19h, procissão percorrendo as principais ruas da comunidade e missa campal celebrada pelo padre Alexandre. Terminando os festejos, cristoteca animada pelo DJ Dudu Porto.

Olívia Ferreira– A carioca Olívia Ferreira começou a cantar e tocar teclado na igreja próxima à sua casa aos oito anos. Durante 13 anos ministrou junto com a banda Bom Pastor por todo o Brasil e gravou alguns álbuns como “Sentido da vida”, “Vem comigo” e “Basta uma palavra”.

Também participou de outros projetos bem conhecidos na música cristã católica, emprestando seu talento e carisma ao trabalho de nomes como os padres Zeca, Fábio de Melo, e os cantores Roberto Carlos, Celina Borges, entre outros. Hoje Olívia dá continuidade em seu ministério como cantora solo.


Ascom

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Procurador diz que Executivo está aberto ao diálogo com servidores de São Francisco


Mariano Amorim justificou o percentual de 4%, alegando que o município atravessa um entrave no gasto com pessoal

Em passeata servidores protestam por melhores salários
O procurador geral do município de São Francisco de Itabapoana, Mariano Amorim, disse nesta quarta-feira (05), em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM, que o Executivo Municipal está aberto ao diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O reajuste salarial de 4% desagradou os sindicalizados, que decidiram em assembleia pela paralisação de 72 horas. O procurador justificou o percentual, alegando que o município atravessa um entrave no gasto com pessoal.

 “A legislação não permite gastar com pessoal mais de 54 % do que se arrecada. Mas a lei também diz que o cálculo para gastar com pessoal é feito levando em conta os índices dos últimos 12 meses da folha de pagamento. Como os índices vinham lá em cima, entre 60% e 84% em 2012, nós agora temos que frear os gastos para equilibrar, caindo isso na conta dos servidores, impossibilitando o Executivo de dar o aumento que os funcionários merecem. É lamentável”, disse.

Sobre a verba do Fundeb que está em caixa, Dr. Mariano disse que entre agosto e setembro a administração irá usá-la para pagar os professores, possivelmente com adiantamento de férias. E afirmou que a não utilização ainda também esbarra no entrave com gastos com a folha de pagamento.

Apesar das dificuldades apresentadas, o procurador disse da flexibilidade do Executivo. “Não é uma posição radical. Nós estamos flexíveis e sensíveis às questões apresentadas, como é o caso do Fundo de Previdência e o Plano de Cargos e Salários. São coisas que precisam ser resolvidas e que nós vamos lutar para resolver. Mas neste momento nós não podemos ceder àquilo que vai gerar uma irresponsabilidade no final”, ponderou.


Outra reivindicação é o cumprimento do Piso do Magistério. O procurador tomou conhecimento, em conversa com a secretária municipal de Educação, Kátia Regina, que participou de uma reunião em Brasília, de que o Estado do Rio de Janeiro não se enquadraria nas possibilidades de o Governo Federal complementar o salário dos professores. “Nós vamos cumprir, mas precisamos que o Governo Federal complemente o salário, mas não sabemos se vamos conseguir isso de imediato. Talvez tenhamos que entrar na Justiça para tentarmos essa complementação”, prevê Mariano.

Passeata marca início de paralisação de servidores municipais em SFI

 Fotos: Vinícius Berto

Começou às 7 horas da manhã desta terça-feira, (04/06), a paralisação de 72 horas por parte dos servidores municipais de São Francisco de Itabapoana. Como forma de marcar o início do movimento, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realizou na tarde de ontem uma passeata na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana. Segundo o presidente Cirábio Ramos, a passeata teve como objetivo sensibilizar o Executivo para iniciar uma nova rodada de negociação.

Os pontos principais da pauta de reivindicações são: aumento salarial de 30% e cumprimento do Piso Nacional do Magistério. Durante a passeata, ontem, o presidente do sindicato disse que o sindicato já aceita a redução do reajuste para 15%, além do cumprimento do piso nacional do magistério. O reajuste oferecido pelo Executivo foi de 4%, o que desagradou o sindicato, que em assembleia decidiu pela paralisação.

A passeata se estendeu da sede do Sindicato até as dependências da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Em apoio ao movimento de paralisação, os vereadores receberam os servidores e se colocaram a disposição para ajudar.


Um porta-voz do Governo Municipal concede entrevista à Rádio São Francisco FM na manhã desta quarta-feira (05-06) sobre o assunto. 

Leia mais: Assembleia Geral decidiu pela paralisação de 72 horas. 

Evento nesta quarta-feira marca Dia Mundial do Meio Ambiente em São Francisco

Nesta quarta-feira (05/06) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, em parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba-INEA, Projeto Tamar, Grupamento Ambiental, entre outros, promove um evento comemorativo pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. 

A programação tem início às 9h, no Praia Clube Guaxindiba.
Para o secretário de Meio Ambiente  de São Francisco, Cláudio Heringer, eventos como esse são importantes para difundir a necessidade da preservação de nossos ecossistemas. “Em nosso município há muito o  que fazer na defesa do nosso patrimônio ambiental. No ranking de preservação no Estado em  2013 estamos na 84ª posição entre 92 municípios fluminenses

 Em tese ocupamos a última colocação, não fosse a EEE de Guaxindiba que é de iniciativa do Governo do Estado”, destacou.

Entre as metas para reverter esse quadro estão, ainda de acordo com o secretário, a implantação de Conselho, Fundo, Grupamento Ambiental-GAM, protejo de arborização urbana e educação ambiental.
- Além disso,  estaremos no mês de Junho celebrando o 1º convênio da Secretaria com o Governo do Estado  através da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) que possibilitará, entre outros, a gestão ambiental compartilhada, capacitação, recursos materiais, veículo para uso da SEMASFI, coleta seletiva, participação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba,  etc. – ressaltou, lembrando que o município já começou a pontuar na tabela do ICMS Verde para, já em 2014, receber o recurso.

Para o secretario, o que antes era apenas um setor de parques e jardins, quando assumiu a gestão da SEMASFI há cinco meses, hoje passa a se transformar numa secretaria de fato. “É preciso que a população tenha atitude proativa na defesa dos nossos ecossistemas, seja com atitude simples como plantar uma árvore, não jogar lixo em corpos  hídricos, mangues etc.. Enfim, é preciso todos nós governo, população, entidades, celebrarmos um pacto pelo meio ambiente em nossa cidade”, finalizou. (Ascom )



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Prefeita de Bom Jesus tem mandato cassado novamente


Procuradoria informou que a Branca vai tentar recorrer no cargo

A prefeita de Bom Jesus do Itabapoana , Norte Fluminense, teve o mandato cassado pela segunda vez em menos de um mês. Branca Motta é acusada de cometer irregularidades durante a campanha eleitoral.

Segundo o site G1, a decisão da juiza Fabiola Costalonga foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (03/06). Entre os motivos são citadas obras de terraplanagem executadas durante o período eleitoral, distribuição de brindes na campanha à reeleição e propaganda eleitoral irregular.

A medida do Tribunal Regional Eleitoral do Rio também atinge o vice-prefeito Jarbas Borges e torna os dois inelegíveis por oito anos, além de serem multados em R$ 50 mil. Em maio deste ano, a mesma juíza já havia cassado o mandato da prefeita, que conseguiu uma liminar para continuar no cargo até que os recursos apresentados fossem avaliados.

A procuradoria do município informou que vai recorrer da decisão e que deve entrar com um recurso para que a prefeita aguarde a avaliação do Tribunal no cargo, a exemplo do que foi feito em maio. O prazo para entrar com a liminar é de três dias.


Fonte: Ururau

Veículo é encontrado incendiado próximo ao Centro de São Francisco


Carro com placa de Itaperuna não consta no cadastro de furto ou roubo de veículos (Fotos: Vinícius Berto)

Um veículo foi encontrado incendiado na tarde desta segunda-feira (03), às margens de um canavial, na estrada vicinal que liga as localidades da Rua da Jaca 1 e Volta Redonda, próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana. A Polícia Militar foi chamada por populares às 15h20, e, ao chegar ao local, encontrou um veículo completamente destruído pelo fogo. Foi possível ler a placa do carro. Os policiais consultaram o sistema da Secretaria de Segurança Pública e não havia nenhum registro de furto ou roubo até aquele momento. Trata-se de um Fiat Tipo, cinza, ano 1995, placa KMU-6254 de Itaperuna. Na consulta pública no site do Detran consta que está alienado a uma instituição financeira e pertence a Valdeir (no sistema não aparece o sobrenome do proprietário).

Os policiais militares foram à 147ª Delegacia de Polícia, mas o caso não foi registrado, já que o fato não tem comunicante ou alguém que reclame sobre o incêndio, e como o carro não consta como furtado ou roubado ainda não há um crime, apesar de todas as evidências apontarem para uma prática criminosa.


Algumas hipóteses são investigadas. O carro pode ter sido furtado e o proprietário ainda não ter tomado conhecimento do furto. Um incêndio ocasionado por um curto-circuito está praticamente descartado, já que o carro foi encontrado abandonado. Apesar de pouco movimentada, a estrada é muito usada por moradores de Volta Redonda e Rua da Jaca, ou motoristas e motociclistas que preferem a estrada para desviarem do Centro da cidade. A PM se coloca a disposição da população através do telefone 190 para qualquer informação que leve ao esclarecimento deste incêndio. Outro detalhe que chama a atenção é que o carro foi incendiado durante o dia. Então a possibilidade de alguma pessoa ter visto algo suspeito é grande.

Recapeamento de ruas é iniciado em São Francisco de Itabapoana


Uma reivindicação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro viabilizou o recapeamento asfáltico de três ruas em diferentes pontos do município. As obras foram iniciadas nesta segunda-feira (03/06) na João Barros Carneiro, no trecho entre a sede do município e a área central da comunidade do Macuco, com 2.550 metros de extensão.

Na sequência, serão recapeados dois mil metros da Osvaldo Resende, principal avenida da praia de Santa Clara, e 877 metros da Rua Dionízio Tavares, no trecho entre a igreja de São Pedro e o bairro do Buraco Fundo, na praia de Gargaú. O prazo para conclusão das três obras, que totalizam 5.427 metros de extensão, é de 20 dias, no máximo.

A parceria para a realização do recapeamento dessas três ruas foi sacramentada no dia 16 de maio, durante audiência do prefeito Pedrinho Cherene com o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e com o Secretário de Estado de Obras, Hudson Braga.

O chefe do Executivo sanfranciscano informou que a busca por investimentos para o município junto às esferas federal e estadual é um dos caminhos para suprir às dificuldades orçamentárias e que as três vias são de grande importância, não só para a mobilidade, mas também do ponto de vista da valorização do turismo.

- A Rua João Barros Carneiro possui um grande número de moradores em toda a sua extensão e é um dos principais acessos de parte da área rural à sede do município. Já a Osvaldo Resende, em Santa Clara, e a Dionizío Tavares, em Gargaú, além de grande quantidade de residências e estabelecimentos comercias, estão situadas em duas das mais importantes referências turísticas do nosso município – destacou.


Ascom