sábado, 18 de maio de 2013

Jovem morre em acidente com moto em Ponto de Cacimbas


"LUTO, brother!!! O céu ganha mais uma estrela", disse um amigo da vítima no Facebook.

 Foto: Facebook

Postagem atualizada às 15 horas

Gleison Guimarães Miranda, 17 anos, que morava na Rua do Dil, Centro de São Francisco de Itabapoana, foi mais uma vítima do trânsito violento. O adolescente faleceu na noite desta sexta-feira, 17,  por volta das 21 horas, em acidente com moto no KM 38 da RJ-224, em Ponto de Cacimbas.  

Gleison Miranda foi levado para o Hospital Manoel Carola, mas não resistiu aos ferimentos. O rabecão do IML esteve no Hospital para remover o corpo para Campos dos Goytacazes.

A moto envolvida no acidente, uma Honda Titan, placa MQF-3708 do Espírito Santo, era conduzida por outro menor, L.M.B., de 17 anos, primo de Gleison. L.M.B teve escoriações pelo corpo e está fora de perigo de morte. Ele teria perdido o controle da motocicleta após fazer uma curva. Quando os policiais do Posto 15 do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) chegaram ao local,  por volta das 22h30m, a cena do acidente já havia sido desfeita.

Logo após a notícia da morte do jovem Gleison,  os amigos, nas redes sociais, prestaram muitas homenagem ao jovem. 

Rafaela Miranda, a irmã, confirmou pelo Facebook do Paulo Noel a morte do irmão. Rafaela comentou num primeiro momento ao saber da notícia. "Gente que isso. Porque esse luto. O que aconteceu com você, meu irmão, responda por favor. Minha mãe também não me liga", disse.

Outros comentários no Facebook:

Rafaela Miranda: "te amo e sempre te amarei meu irmão. Saudades!"

Jhonatan Barros da Silva: "Morremos um pouco cada vez que perdemos um ente querido".

Davi Da Silva Conceição: "Pow meu amigo, vc nos deixou. Que isso. Você vai deixar saudades... luto..."

Rayanne Campos: "Amigo vc sempre vai estar no meu coração. Te amo muito amigo".

"Gleison Miranda, um grande AMIGO daqui da RUA DO DIL, parceirão, não era de puxar briga com ninguém, quase não bebia álcool, tinha um monte de amigo. Eu só quero dizer que DEUS cuide bem da sua ALMA AMIGO."


Suellen Flor: "Vai com Deus, Gleison. Sentirei muitas saudades de ti..."

Mateus Barrerto: "LUTO, brother!!! O céu ganha mais uma estrela. A ficha ñ caiu vey."

Evento em São Francisco marca Dia Nacional de Combate Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes



Com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre integrantes da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e membros dos conselhos Tutelar e de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi realizado na manhã deste sábado (18/05), no centro de São Francisco de Itabapoana, um movimento contra a pedofilia.

O evento marcou no município a celebração pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e contou, ainda, com a presença do vice-prefeito Amaro Barros, e de secretários municipais. Em clima de muita animação, os participantes, vestidos com camisas amarelas, distribuíram panfletos e colaram adesivos em carros e motocicletas. Pelos cálculos da organização, três mil adesivos com mensagens de prevenção à pedofilia foram distribuídos.

- O saldo positivo, pois a população aderiu à campanha e os turistas que chegavam ao nosso município gostaram e parabenizaram a iniciativa. São Francisco não poderia ficar de fora de uma campanha nacional e cumprimos nosso objetivo de conscientizar e prevenir contra esse mal que é a pedofilia – destacou a secretária do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, Dayse Teixeira, lembrando que a manifestação teve início na última quarta-feira, com panfletagem no comércio do centro da cidade.

Com informações da Ascom-SFI

TCE-RJ mantém adiada concorrência da construção da Ponte ligando São João da Barra a São Francisco

O Blog esteve no local exato onde será construída a Ponte.
Dr. Ivan do DER exibe o mapa para o Blog e representantes
da Marinha do Brasil e da prefeitura de SJB

 O processo sobre o edital de licitação para construção da ponte do Rio Paraíba do Sul, ligando os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra voltou a ser analisado na sessão plenária de quinta-feira (16/5) do TCE-RJ.

Segundo Fernanda Pedrosa coordenadora geral de Comunicação Social do TCE-RJ, o Departamento de Estradas de Rodagem apresentou respostas aos questionamentos feitos na sessão de 21 de março deste ano. Algumas respostas foram consideradas satisfatórias, outras não foram contempladas.

Fernanda Pedrosa disse, ainda, que o relator do processo, conselheiro José Maurício de Lima Nolasco, votou pela comunicação ao presidente do DER, Henrique Alberto Santos Ribeiro,  para que este adote providências em relação às propostas do corpo técnico da Casa.

Entre as solicitações feitas pelo TCE-RJ, estão:

Manter adiada a presente concorrência pelo prazo necessário ao cumprimento da diligência, aguardando a decisão definitiva a ser adotada pela Corte de Contas;

Encaminhar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa à elaboração do projeto básico e do orçamento estimativo, acompanhada do respectivo comprovante de quitação;

Apresentar cópia da documentação dando ciência ao Inea do presente objeto (ofícios, protocolos e/ou licenças ambientais obtidas junto ao referido órgão) ou a sua dispensa.

Por último, revisar custos unitários de itens, apresentar detalhamento de serviços e alterar itens da planilha orçamentária.

A ponte sera construída neste trecho do Rio Paraíba do Sul.



Conselho de Saúde se reúne para definir eleição e conferência

Está programado para  segunda-feira, dia 20 de maio,  na sede da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, a reunião objetivando a definição de uma outra data para a composição do novo Conselho Municipal de saúde de São Francisco do Itabapoana, e, consequentemente, a realização da Conferência Municipal de Saúde.  

Estão convidados para participar da reunião profissionais de todas as áreas da saúde pública e privada e usuários do sistema de saúde. 

Durante a reunião serão elaboradas propostas para a 11ª Conferência Municipal de Saúde. A informação é do médico Jayme Tinoco, secretário municipal de Saúde de SFI, que prevê a realização da eleição no dia 13 de junho e a Conferência no dia seguinte, na Câmara Municipal.

Segundo Jayme Tinoco, o prazo para realização desses eventos esgota-se no mês de junho de 2013,   conforme normas do SUS. A programação foi pensada para oferecer oportunidades aos prestadores e usuários dos serviços de saúde pública, espaços democráticos de construção da política de Saúde.

“A participação da população é essencial, pois vai apontar a direção que devemos caminhar na área da saúde e possibilitar a formulação e controle da política pública de saúde pela sociedade”, destacou o secretário municipal de saúde, Jayme Tinoco.

As instituições devem providenciar com urgência se inscreverem  na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Ponto de Cacimbas, com Danielle ou Natália.

A eleição estava marcada para esta segunda-feira, como foi divulgado aqui no Blog, mas teve de ser adiada devido a pouca procura das entidades.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Panfletagem em prol do Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Panfletagem em prol do Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, em parceria com o Conselho Tutelar do município, realizará uma panfletagem, neste sábado, dia 18 maio, das 8h às 12h, no centro de São Francisco (no trevo em frente à Praça da Igreja Matriz) em prol  do Dia Nacional de Combate ao abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O evento é parte de uma ação nacional de uma convocação do Ministério do Desenvolvimento Social para enfrentamento a esta prática e teve início na quarta-feira (15/05), quando houve panfletagem no comércio da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos - o Disque 100 - serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e Conselho Tutelar..

Prefeito Pedrinho Cherene participa de lançamento de programas do governo do Estado voltados para a área da Saúde

Secretário Estadual Sérgio Côrtes e Pedrinho Cherene
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, participou na última quinta-feira (16/05), no Palácio Guanabara, do ato de assinatura de resoluções de Programas voltados para a saúde nos municípios fluminenses. Estão incluídos o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), Programa de Apoio aos Hospitais do Interior Regional (PAHI-R), além dos programas de Apoio à Unidade de Terapia Intensiva e de Apoio às Salas de Estabilização.

O prefeito, que esteve acompanhado no evento do Secretário Municipal de Saúde, Jayme Tinoco, afirmou que é interesse do município aderir aos programas.  “É uma forma de buscarmos mais recursos para o município na área específica da saúde. Vale lembrar que no ano de 2012, São Francisco não fez a adesão e, em 2011, não realizou a prestação de contas para a viabilização de recursos”, destacou.

Os programas foram criados para fomentar, em parceria com as prefeituras, a atenção hospitalar e básica nas unidades de saúde. Os municípios e hospitais recebem parcelas fixas e variáveis vinculadas ao cumprimento de metas previstas, que variam de acordo com o programa e se referem à qualidade dos serviços prestados e do ambiente das unidades de saúde.

 Em 2013, os investimentos nas unidades de saúde nos municípios inseridos nesses quatro programas serão, de acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, de R$ 95,5 milhões. “A adesão é voluntária e a contrapartida do município é a prestação de serviços nas unidades de saúde”, destacou Côrtes, que participou do evento juntamente com o governador Sérgio Cabral e com o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Obras de pavimentação - Ainda no Palácio Guanabara, o prefeito Pedrinho Cherene participou de audiências com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e Com o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga. Na pauta, a obtenção de recursos, a curto prazo, para o recapeamento de vias em diferentes pontos do município.


Drogas apreendidas em São João da Barra nesta madrugada


Foto: Arquivo do Blog do Paulo Noel
Policiais Militares do 8° BPM prenderam um elemento e apreenderam um menor nesta madrugada (17/05) por tráfico ilícito de drogas na Rua Barão Barcelos, no Centro de São João da Barra. A apreensão aconteceu durante patrulhamento de rotina, na localidade. Em poder de Nicolas França dos Santos, de 19 anos e H.B.C, de 14 anos, que tentaram fugir dos Policiais em uma motocicleta TRAXX, de cor preta, placa LQP 5250, foram encontradas 45 gramas de maconha, dois cheques, sendo um no valor de R$ 575 e outro no valor de de R$ 550, além de um celular.um celular. A ocorrência foi registrada na 145ª DP, onde após prestarem depoimento à autoridade policial o maior de idade foi conduzido para a Casa de Custódia e o menor entregue sob a guarda de sua genitora.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em São Francisco do Itabapoana



No município de São Francisco do Itabapoana, mais um elemento foi preso por porte ilegal de arma de fogo nesta madrugada. L.S.M., de 25 anos, foi preso por Policiais Militares na Rua Drº Júlio Barcelos, em Guaxindiba, após o recebimento de uma denúncia dando conta de que o mesmo estava armado em um ar local. Após revista, foi encontrado com o mesmo um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. A ocorrência foi registrada na 147ª DP.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

TRE mantém Branca prefeita em Bom Jesus até julgamento do colegiado


Cassação foi por prática de conduta vedada a agente público e abuso de poder.

O desembargador federal Abel Gomes Fernandes concedeu, em caráter liminar, efeito suspensivo aos recursos da prefeita reeleita de Bom Jesus de Itabapoana, Maria das Graças Ferreira Motta, a Branca Motta (PMDB), e do vice-prefeito, Jarbas Teixeira Borges Junior (PRP). Com isso, eles permanecem no cargo até o julgamento do mérito dos recursos contra a sentença que os havia cassado.

Uma eventual transmissão do cargo ao segundo colocado na eleição, Roberto Elias Figueiredo Salim Filho (PR), 'Tatu', somente ocorrerá no caso de o Colegiado do TRE-RJ confirmar a cassação dos mandatos.

No dia 7 de maio, Branca Motta e Jarbas Junior haviam sido condenados pela prática de conduta vedada a agente público e por abuso de poder. Além da cassação do diploma, a sentença prevê a inelegibilidade por oito anos, a perda do mandato eletivo e multa de 10 mil UFIRs (R$ 24 mil).

Durante a campanha eleitoral, em 2012, a então prefeita autorizara a execução de obras no valor de R$129.226,50 para a pavimentação de diversas ruas dos bairros Pimentel Marques, Centro e Santa Terezinha, o que seria vedado pela legislação.

Na última terça-feira (14/05) a juíza da 95ª Zona Eleitoral, Fabíola Costalonga, decidiu que Branca Motta (PMDB), e seu vice deveriam deixar imediatamente os cargos. A juíza ressalvou, entretanto, que a transmissão do cargo ao segundo colocado, poderia ser suspensa por uma futura decisão liminar da instância superior, no caso, o Colegiado do TRE-RJ. (Matéria do site Ururau )

Fiat Estrada tomba na RJ-224 em São Francisco: ocupantes salvos por milagre



Acidente aconteceu por volta das 4 horas da madrugada nesta quinta-feira, 16-05.
 Fotos: Vinícius Berto/ Blog do Paulo Noel. 
Fiat Estrada foi parar no mato após acidente
.

Um Fiat Estrada cor branca, placa ODN - 0162 de Marataizes (ES), que trafegava na RJ-224 no sentido Travessão de Campos a São Francisco de Itabapoana,  tombou por volta das 4 horas da madrugada, desta quinta-feira, 16. O veículo ao tombar,  passou por uma ribanceira às margens da pista e foi parar no mato, em uma propriedade da localidade de Morre Alegre em São Francisco de Itabapoana.

Segundo o BPRv - Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual com sede em Imburi, o motorista do veículo Jorge Fábio de Souza Nogueira, 33 anos, residente na Rua Alfredo Chacar Filho, 19, em São Francisco de Itabapoana,  teria perdido o controle da direção e tombado em seguida. No carona, estava Jovana Crizanto Coutinho, 22, que reside na Rua da Jaca 1, nº 9 no centro de São Francisco de Itabapoana.

Segundo populares o casal, com ferimentos leves, foi socorrido pela viatura resgate da saúde de São Francisco  para o Hospital Ferreira Machado.

"Eles foram salvos por milagre", disse o policial do BPRv de Imburi.

O boletim de registro de acidente de trânsito foi feito pelos policiais do BPRv ao serem informados do ocorrido. O veículo, que ficou bastante avariado,  pertence a uma empresa agrícola no município sanfranciscano e já foi rebocado para  Campos dos Goytacazes pela seguradora.

Atualizado às 16 horas: Quem ligou agora para o Blog do Paulo Noel, foi Josiele Crizanto, irmã da jovem que estava no Fiat Estrada a Jovana Crizanto Coutinho, 22. Ele disse que o rosto da Jovana está com graves ferimentos. "Ela ficou das 4 horas da madrugada até às 7 horas,  presa ao veículo , desmaiada", conta. Quem ajudou a socorrer o casal foi uma lavrador que passava pelo local de nome Messias, até a chegada do resgate da saúde. 

Segundo Josiele, que esteve no Ferreira Machado, o namorado de Jovana, o Jorge Fábio de Souza Nogueira, 33 anos, que conduzia o Fiat,  está apenas com suspeita de fratura em algumas costelas. "O caso mais grave é o  da minha irmã. Ela teve vários cortes no rosto, eu nem a reconheci, no corredor do Ferreira Machado aguardando atendimento em uma maca", disse. Aliás, Josiane voltou do Hospital Ferreira Machado decepcionada com o atendimento. 

"O que vi naquele corredor é chocante. Varias pessoas aguardando vagas e médicos para serem atendidas. Tivemos que comprar água oxigenada e algodão para limpar os ferimentos no rosto da minha irmã", diz. Ela conta ainda que até os pedaços de cacos de vidro,  não teve sequer uma enfermeira para retirar. "Foi a minha mãe que, com  algodão foi retirando bem com cuidado. Isso é muito triste, o descaso com o ser humano  com a saúde", disse. 

O Blog fez contato com a assessoria de imprensa do Hospital Ferreira Machado que ficou de apurar os fatos e dar um retorno, um contra ponto sobre a assunto. 

Atualizado às 17h00: O Hospital Ferreira Machado, através da assessoria de imprensa, conversou agora com o Blog ,inclusive colocou pelo telefone a mãe da Jovana, Dona Vera para falar com a gente.

Segundo Dona Vera, o atendimento do Hospital Ferreira Machado foi rápido, logo que sua filha chegou aquele unidade hospitalar. "Fomos bem atendidos aqui. Acho que minha filha Josiele ela está nervosa e ficou apavorada quando viu a irmã ferida com cortes no rosto. Jovana está razoavelmente bem, conversando, aguardando uma vaga para sair da maca", disse. 

Com relação ao algodão e a água oxigenada Dona Vera disse que comprou com autorização da enfermeira. "Pedi se poderia limpar com algodão o sangue no rosto da Jovana. Ela autorizou. Mas não foi porque não fora atendida. Ela está com a cabeça enfaixada, lúcida, conversando com a gente e fora de perigo de morte. Agora vamos aguardar o médico para saber se Jovana será liberada ou ainda se permanecerá aqui por alguns dias", conta. 

Segundo ainda Dona Vera, é intenso o movimento no Hospital Ferreira Machado. "A todo momento chegam pacientes graves, acidentados ou com outro problema de saúde, mas todos estão sendo atendidos", diz. 

A jornalista Rose Davi , da assessoria de imprensa do Ferreira Machado atendeu o Blog muito bem, foi atenciosa e rápida num contra-ponto da matéria. Rose foi pessoalmente até a Jovana e conversou com ela, inclusive, falando sobre a entrevista da irmã. 

TCE-RJ analisa licitação da Ponte João Figueiredo nesta quinta-feira


Antigos pilares não serão aproveitados (Foto: Paulo Pinheiro)
Projeto da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

Vinícius Berto - da redação do Blog

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) analisam nesta quinta-feira, 16-05, em plenário, o processo licitatório da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. A abertura dos envelopes com as propostas das firmas interessadas, antes marcada para o dia 25 de março, foi adiada sem uma data definida, devido a um pedido de vistas do TCE-RJ.

O Blog do Paulo Noel teve acesso às exigências que o órgão fiscalizador está fazendo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). Segundo a Assessoria de Comunicação do TCE-RJ, entre os itens que precisam ser atendidos, estão: apresentar justificativa ou promover a inclusão, na planilha orçamentária, de serviços de pavimentação; encaminhar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa à elaboração do Projeto Básico e do Orçamento Estimativo, acompanhada do respectivo comprovante de quitação; além de apresentar cópia da documentação dando ciência ao Inea do presente objeto (ofícios, protocolos e/ou licenças ambientais obtidas junto ao referido órgão) ou sua dispensa.

O DER já mandou resposta corrigindo o que foi determinado pelo TCE-RJ, mas segundo Fernanda Pedrosa, Coordenadora de Comunicação Social do Tribunal de Contas, o conteúdo da resposta só se tornará público após a votação em plenário, prevista para esta quinta-feira.

O engenheiro superintendente do DER-RJ na Região, Ivan do Amaral, disse durante audiência pública realizada no início desta semana na Câmara de São Francisco, que o órgão aguarda o retorno do processo. “Estamos aguardando o Tribunal de Contas devolver o processo. Agora vamos ter de marcar uma nova visita técnica ao local”. Essa nova visita deve prolongar o término do processo licitatório, conseqüentemente o início das obras. Em fevereiro de 2013, durante uma visita ao local onde será construída a nova ponte, o DER previu o início das obras para abril de 2013, obviamente imaginando que a licitação para a escolha da empresa fosse feita em final de março.

Localidade de Alegria dos Anjos será a primeira a receber o projeto Turismo até Você



A localidade de Alegria dos Anjos, em São Francisco de Itabapoana, será a primeira a receber, no próximo domingo, dia 19 de maio, o projeto Turismo até Você. A programação inclui diversão para todas as idades e está com início previsto para as 13h, se estendendo por toda tarde. O evento, organizado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio terá seu lançamento nesta quinta-feira, às 10h, na sala de reuniões da prefeitura. 

A programação está bastante diversificada e visa a atender toda a família. As crianças vão poder se alegrar com a recreação de Lindroso do Recife, brincar no pula-pula e ainda se divertir com a distribuição de brinquedos, saboreando uma gostosa pipoca. Ao mesmo tempo, os adultos vão poder curtir samba de roda com Grupo Duetus e show com Tony Brasil.

Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo, esta iniciativa tem o principal objetivo de levar entretenimento a várias localidades do município. “O Turismo até Você é um projeto que desenvolvemos pensando, sobretudo, em oferecer entretenimento às localidades mais distantes. Inicialmente planejamos executá-lo em quatro comunidades: Alegria dos Anjos, Coréia, Quatro Bocas e Praça Imaculada, mas futuramente também realizaremos em outras localidades,” completou o secretário.

O Cronograma inclui outras comunidades e todas as circunvizinhanças também podem participar da festa.

19/05- Alegria dos Anjos
02/06 – Coréia
16/06 – Quatro Bocas
30/06 – Praça Imaculada

Ascom-SFI

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cavalgada dos Amigos em Pingo D'Água


Promoção Social realiza cadastro de profission​ais para atuar em plataforma​s de petróleo


A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realiza, até a próxima sexta-feira (17/05), das 8h às 17h, o cadastro de profissionais para atuar em plataformas de petróleo. As prioridades são para camareiro ou taifeiro, auxiliar administrativo, garçom ou saloneiro, ajudante de cozinha ou açougueiro, cozinheiro, padeiro e reparador ou eletricista. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria, localizada na Av. Vereador Edenites da Silva Viana, 176, no centro da cidade, apresentando currículo.

Os requisitos necessários são: Ensino Fundamental completo, curso comprobatório na função e ter no mínimo 06 meses de experiência em carteira. Os currículos serão encaminhados às empresas que já mantiveram contato com a Secretaria, por meio do Departamento do Trabalho, para o preenchimento inicial de 60 vagas nas áreas já mencionadas.

Ascom-SFI

Chamada Pública para agricultores familiares fornecerem alimentos para colégio de Gargaú


Atenção agricultores familiares, recebemos e-mail da professora Rosaura do Amaral com informações da Chamada Pública para os interessados em vender gêneros alimentícios ao Colégio Estadual  Ercília Muylaert de Menezes, em Gargaú. Confira:

MINUTA CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2013

A Associação de Apoio à Escola (AAE) da Unidade Escolar C. E. Ercília Muylaert de Menezes – Endereço: Rua Capitão de Almeida,s/nº - Bairro: Gargaú – Município de São Francisco de Itabapoana/RJ - CNPJ: 01.347.917/0001-20. Os produtores de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural interessados em fornecer seus produtos para a rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro devem se apresentar nas escolas da rede para a Chamada Pública que vai até o dia 24 de maio. A aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar vem atender ao Programa de Alimentação Escolar/PNAE – RJ, de acordo com a Lei n.º 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE Nº 38 de 16/07/2009.

Interessados devem procurar as unidades escolares até o dia 24 de maio de 2013.

Para mais informações: C.E.Ercília Muylaert de Menezes (22) 2789-7038 -  Diretoria Regional Norte Fluminense (22) 2731-6286

Atenciosamente,
Rosaura Maria Cardoso do Amaral
Diretora Geral

Praça Imaculada promove coroação de Nossa Senhora de Fátima


 A comunidade de Praça Imaculada, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, realizou uma programação religiosa com missa, procissão e coroação em homenagem a Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio, Dia dedicado a Santa. O evento foi bastante concorrido e contou com a participação de católicos de varias comunidades de São Francisco de Itabapoana.



Inscrições prorrogadas para o Vestibular Cederj até domingo, 19



Foi prorrogado, até o próximo domingo (19/05) o prazo de inscrições para o Vestibular Cederj 2013.2/Universidade Aberta do Brasil. É mais uma oportunidade de estudar em uma das melhores universidades do país. Nesta edição, são oferecidas 6.328 vagas em 13 opções de cursos gratuitos nas instituições públicas de Ensino Superior que integram o Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Cecierj. Fazem parte: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Cederj e o valor da taxa é R$ 55. No ato, deverá ser escolhido um dos 32 polos de ensino que o interessado deseja estudar, além de ser indicado o curso. Veja como estão sendo distribuídas as vagas: Administração (659 vagas); Administração Pública (437); licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790) e Pedagogia (786). Também estão incluídos os cursos de: Química (276), Turismo (285); Tecnologia em Sistemas de Computação (799) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250).

São Francisco de Itabapoana

O Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro, oferece agora cinco cursos de graduação, com a vinda do curso de Licenciatura em Química. Confira os cursos:

-Licenciatura em Ciências Biológicas - UENF
-Licenciatura em Letras - UFF
-Licenciatura em Matemática-UFF
-Licenciatura em Pedagogia- UNIRIO
-Licenciatura em Química – UENF

Como é o aprendizado

Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um Ambiente Virtual de Aprendizagem (pela internet), mas conhecido como AVA, e acesso aos tutores para apoio direto sobre o conteúdo das matérias. Os universitários realizam as atividades propostas e são orientados para a metodologia da educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia nesta aprendizagem.

O aluno recebe gratuitamente o material didático do curso seja online ou impresso. Quanto às avaliações presenciais, elas ocorrem em datas e horários pré-determinados. Em caso de dúvidas, os universitários podem tirá-las por telefone (0800), presencialmente nos polos ou pela internet.

Sobre o Cederj

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, conta com mais de 30 mil alunos matriculados nos cursos universitários a distância. O Consórcio disponibiliza 32 polos regionais, localizados em: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flôres, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Serviço:

Vestibular Cederj/UAB 2013 – 2º semestre
Período: 6 de abril a 19 de maio de 2013
Inscrições pelo site: www.vestibular.cederj.edu.br
Valor da taxa: R$ 55,00

Imprensa/RJ

terça-feira, 14 de maio de 2013

Continuam as buscas por pescador desaparecido no litoral de SFI

Pescador "Alemão" está desaparecido (Na foto o
pescador se diverte durante o Carnaval - imagem
enviada ao Blog do Paulo Noel pela
internauta Indiana Nunes)

A Capitania dos Portos informou na tarde desta terça-feira (14/05) que não há previsão para término das buscas pelo pescador de Barra do Itabapoana.  Além da equipe de Inspeção Naval, uma aeronave e um navio-patrulha foram designados para a operação de busca e salvamento, mas até o momento não foi encontrado.

Reginaldo Bastos Coimbra, de 47 anos, também conhecido como Alemão, teria caído no mar na manhã do último domingo (12/05) depois que a corda da âncora prendeu na perna dele. O acidente aconteceu a 50 milhas, cerca de 80km da costa.

A embarcação “Rainha da Paz” estava em alto mar há 11 dias com cinco tripulantes, e retornou com apenas quatro na noite de domingo.

Familiares e amigos de Alemão não tem mais esperanças de encontrá-lo com vida.

A Capitania dos Portos comunicou ainda que o desaparecimento do pescador continua sendo divulgado para as embarcações que trafegam na região, solicitando que fiquem atentas e relatem qualquer nova informação. E que a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra permanecerá em constante alerta durante as ações que desempenha diariamente no mar da região.

Um inquérito administrativo sobre o acidente e fatos foi instaurado, para apurar as causas e circunstâncias do acidente. A previsão de conclusão é de 90 dias.

Fonte: Ururau

Natureza agredida


 Fotos:Oseias dos Santos

Olha onde foi parar um computador?
.

          Por esta propriedade, às margens da Estrada que liga as localidades de Espiador e Nova Belém, no município de São Francisco de Itabapoana, passa um canal com água límpida, que vem de uma nascente distante, mas no território sanfranciscano.

Alguém, não se sabe ainda quem, passou pelo local e despejou grande quantidade de lixo, inclusive uma CPU de computador e outros componentes eletrônicos.

Quem faz isso, já se sabe, não tem outra denominação a não ser um "sem noção" ou um irresponsável com suas atitudes em relação ao nosso planeta terra.

Será que este indivíduo nunca foi a escola? Seu gesto em agredir a natureza revela um perfil de um elemento sem a menor consciência ambiental.

Com as cheias, as fortes chuvas, este lixo com certeza ira contaminar outras fontes de água natural.

 O internauta Oseias dos Santos, que mora em Nova Belém, passa diariamente por esta Estrada com destino ao trabalho. Ontem, ele parou a moto, desceu e fez estas imagens que publicamos. Esperamos que o gesto de Oseias seja exemplo para outros internautas. Ao ver uma ação deste tipo, agredindo a natureza, que documente em imagens e divulgue na imprensa.

Quem sabe assim, o "sugismundo" não pense duas vezes na próxima vez que desejar despejar lixo em local impróprio. Estamos de olho.

Câmara de São Francisco promove Audiência Pública sobre Ponte João Figueiredo


Superintendente do DER apresentou oficialmente o projeto da nova ponte

Fotos e Reportagem: Vinícius Berto

A Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana promoveu na noite desta segunda-feira (13) a audiência pública que tratou das obras da Ponte João Figueiredo, que irá ligar São Francisco a São João da Barra. Estiveram presentes o engenheiro superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) na Região, Ivan do Amaral, o economista Ranulfo Vidigal, vereadores, representantes de associações de moradores, empresários, secretários municipais e o público em geral.

O evento começou com a apresentação feita pelo representante do DER do projeto da nova ponte, que será construída entre São João da Barra, próximo ao trevo de acesso ao Porto do Açu, na BR-356, e o limite entre Campos e São Francisco de Itabapoana, na RJ-194, próximo a localidade de Campo Novo. Mostrando os mapas, o engenheiro justificou a necessidade de realizar uma nova obra, visto que para aproveitar os antigos pilares as despesas seriam maiores. “Para se ter uma ideia, seria necessário construir um viaduto de acesso à cabeceira da antiga ponte, já que o local alaga muito na cheia do Rio Paraíba. Com isso a ponte teria, somada ao viaduto, uma extensão de cinco quilômetros. Uma obra mais cara e que resultaria em mais problemas para o licenciamento ambiental”, disse Ivan do Amaral. A nova ponte terá 1.344 metros de extensão, largura de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e uma área para pedestres e bicicletas.

Sobre a retomada do processo licitatório, o engenheiro disse que depende do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O órgão pediu vistas ao processo e ainda não o devolveu ao DER. A concorrência pública, antes marcada para dia 25 de março, foi adiada sem uma data definida, o que pode atrasar o início da obra. “Estamos aguardando o Tribunal de Contas devolver o processo. Havia uma expectativa para isso acontecer essa semana. Agora vamos ter de marcar uma nova visita técnica ao local”, disse o representante do DER.

A reportagem do Blog falou com a Assessoria de Comunicação do TCE-RJ, que pediu mais tempo para informar os detalhes, mas adiantou que a licitação da ponte está em análise, e que o processo pode ir a plenário ainda esta semana. O Blog voltará a falar sobre a licitação, pois aguarda uma resposta da Assessoria do TCE-RJ sobre quais foram os questionamentos do Tribunal de Contas a cerca da licitação e se já há uma data prevista para o processo licitatório retornar ao DER-RJ.

Ivan do Amaral também falou sobre as estradas de acesso à ponte. Segundo ele, o DER irá pavimentar a RJ-194 desde a Usina São João, passando pela cabeceira da Ponte, em território campista. Quando entra em território sanfranciscano, apesar de a estrada ser a mesma, porém a nomenclatura  muda para RJ-196, passando pela localidade de Campo Novo em direção a Gargaú. Porém antes de chegar a Gargaú haverá um trevo, em uma localidade conhecida como “Cova da Onça”. Nesse ponto a estrada tomará um novo rumo, seguindo pela antiga estrada da linha, margeando o Canal do Engenheiro, saído ao lado do DPO de Santa Clara. A partir daí não há uma definição de onde passará a nova rodovia. Mas a hipótese mais provável é que a estrada siga margeando o Canal do Engenheiro até a localidade do Sossego.

Outra ponte – O engenheiro do DER confirmou que haverá a necessidade de construção de uma outra ponte sobre o Canal do Engenheiro. “O nosso entendimento é que essa nova ponte fique localizada próximo a curva  da antiga pinguela de Sossego. Porém isso vai depender do estudo de impacto ambiental”, disse.

Convidado a participar da Audiência Pública, o economista Ranulfo Vidigal falou sobre a Rodovia Translitorânea. O ex-prefeito de São João da Barra conhece o projeto, já que em sua dissertação de mestrado analisou os impactos econômicos que a obra trará para a Região, de Macaé até o Sul do Espírito Santo. Ligará o Pólo de Petróleo e Gás em Macaé, passando pelo complexo Farol-Barra do Furado, Superporto do Açu, e entrando em São Francisco de Itabapoana pela Ponte que irá ligar SJB a SFI. A rodovia terminará na região do Futuro Porto de Presidente Kennedy. A obra é uma parceria público privada (PPP), prevista para começar em 2014, e a previsão é que circulem por ela 60 mil veículos por ano.

Ranulfo Vidigal falou sobre a Translitorânea
Ranulfo falou também sobre uma das preocupações levantadas em São Francisco de Itabapoana, o ônus de ter uma praça de pedágio. “Primeiro que se houver pedágio, a previsão é apenas de cobrar dos caminhões. E depois não está certo de que a estrada será financiada por uma empresa privada, que depois teria a concessão para administrá-la. É possível que o próprio Estado financie o projeto, e a rodovia se torne 100% pública. Além do que, para se construir uma praça de pedágio será feito um estudo econômico para saber se aquela região têm capacidade de pagar o pedágio”, esclareceu Ranulfo.

O Economista também falou sobre as perspectivas para São Francisco de Itabapoana com o desenvolvimento da região. Ranulfo apresentou números nada animadores, que demonstram que São Francisco não progrediu na geração de emprego formal, renda per capita e Produto Interno Bruto (riquezas produzidas), porém acredita no grande potencial do município.

“Muitos moradores de São Francisco saíram de sua terra em busca de emprego em Macaé e Rio das Ostras. E agora com a ponte e com esse ciclo expansivo em Barra do Furado, no Açu e em Presidente Kennedy, São Francisco pode se tornar um importante aliado na oferta de mão de obra, turismo qualificado e principalmente numa maior circulação de renda na cidade”, disse.  Na opinião do economista, para acompanhar o desenvolvimento, São Francisco tem de buscar entendimento com o Governo do Estado para criar um núcleo industrial, pois “a indústria que é o setor que mais emprega com renda mais alta”. 

Lei para micro e pequena empresa é pauta de reunião entre prefeitura de São Francisco e Sebrae


                
Do total das empresas instaladas no município de São Francisco de Itabapoana, 99% é micro ou pequena empresa. Pensando nesta demanda foi realizada na manhã desta segunda-feira (13/05) uma reunião, na sede do executivo, com o vice-prefeito, Amaro Barros, secretários e os representantes do Sebrae. A proposta foi discutir a lei geral municipal nº 330/10 que regulamenta o tratamento jurídico diferenciado para os Empreendedores Individuais (EI) e as micro e pequenas empresas.
               
O gerente regional do Sebrae do Norte Fluminense, Gilberto Reis falou da importância da lei para o município e a necessidade de implementar ações legais de incentivo e desenvolvimento às micro e pequenas empresas. Em sua apresentação, Gilberto também sugeriu levar o empreendedorismo para dentro das salas de aula.

- Muitas pessoas, hoje, são empresárias sem conhecimentos específicos sobre o assunto. Por isso é necessário orientar sobre o empreendedorismo desde criança e quando ele estiver na fase adulta poderá colocar em prática os conhecimentos recebidos. A intenção seria o Sebrae capacitar os professores para que sejam multiplicadores nas escolas”, sugeriu o gerente.
               
Durante o encontro a consultora do Sebrae Adriana Barreto falou sobre a desburocratização, empreendedorismo e a adequação da lei a benefícios não mencionados como exclusividade de compra para micro e pequenas empresas e a regularidade fiscal tardia.

Na ocasião também foi abordado sobre a compra da merenda escolar com percentual de pelo menos 30% sendo comprados da agricultura familiar do município. Em atenção ao assunto a secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins disse que o processo para efetivar essa regulamentação já está em andamento, pois a secretaria aguarda a finalização de alguns trâmites legais.

Com informações da Ascom-SFI

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Violência: bandidos armados invadem propriedade rural em Praça João Pessoa e aterrorizam família


Uma família passou por maus momentos na noite de sábado, 11-05, em mais uma ação da criminalidade em São Francisco de Itabapoana. No distrito de Praça João Pessoa, quatro elementos armados e encapuzados invadiram uma propriedade rural, roubaram um veículo, além de R$ 100 em dinheiro, Jóias, celulares, vídeo game, tablet e notebook. As vítimas são Ronaldo Barreto Paes, 40 anos, Ana Paula Barros, 36, Armando Gomes de Barros, 55 e Daniele Rodrigues, 36. O carro roubado foi um Ford Ecosport 2012 de propriedade de Ana Paula. Horas depois o veículo foi encontrado abandonado na Localidade de Boa Sorte, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, e a Polícia já fez a devolução à proprietária. O fato foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco.

É mais um caso de violência no município, que nos faz refletir a necessidade de se cobrar mais das autoridades da Segurança Pública. É preciso mais aparato policial, tanto na Polícia Civil, quanto na Militar. Os dpos precisam de mais policiais e viaturas. E os setores estratégicos e de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro precisam dar uma resposta à sociedade sanfranciscana sobre essa onde de violência. Começando pela polícia na divisa. É inadmissível manter a divisa com o Espírito Santo totalmente desguarnecida. Quem será a próxima vítima da criminalidade?

Carro capota e dois saem feridos em acidente na RJ-224



Um acidente na RJ-224, próximo à localidade de Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana, deixou duas pessoas feridas na manhã de sábado (11-05). Ubiratam da Hora Campos, 48, perdeu o controle do Gol verde, placa LAZ-6469, saindo da pista e capotando três vezes. Ele estava na companhia da esposa Carolina Oliveira de Carvalho, 44, e do irmão Claudiovel da Hora Campos, 47. Eles seguiam sentido a Valão Seco, e após passarem por Ponto de Cacimbas, o motorista perdeu o controle do carro numa decida. Com o acidente o Gol caiu numa ribanceira. Claudiovel saiu ileso do acidente, já Ubiratam teve fratura de fêmur na perna direita e aguarda cirurgia internado no Hospital Ferreira Machado. Carolina teve uma fratura no pé, mas já teve alta, porém permanece no Hospital fazendo companhia ao marido. Claudiovel é morador em Amontado, já o casal reside em Guarixima, comunidades da Zona Rural de São Francisco de Itabapoana.

Fotos: Jocivando Cardoso de Oliveira