sábado, 16 de março de 2013

São Francisco presente em manifestação em defesa dos Royalties





Liderada pelo vice-prefeito Amaro Barros, já que o prefeito Pedrinho Cherene se encontrava no Rio de Janeiro cumprido agenda junto ao INEA, uma comitiva de São Francisco de Itabapoana participou do evento na última sexta-feira (15/03) em defesa os royalties do petróleo, na cidade de Campos. Mesmo não sendo ainda reconhecido como produtor, o município desenvolve várias ações com a verba que recebe na condição de limítrofe, hoje em torno de 8 milhões de reais/ano, mas que poderá cair bruscamente caso passe a vigorar a nova lei de redistribuição.

A preocupação em relação a essa queda na receita dos royalties já havia sido tema de uma reunião no decorrer da semana entre o prefeito Pedrinho Cherene e seu secretariado. Na oportunidade a equipe técnica do estafe administrativo sanfranciscano informou sobre a necessidade de corte nos gastos, pois sendo mantida a decisão pela nova partilha haverá a necessidade de cobrir com recursos próprios gastos que hoje são feitos com a verba dos royalties.

- Hoje o município mantém com recursos dos royalties, entre outras ações, o transporte universitário para a cidade de Campos, a coleta de lixo e o cartão alimentação do servidor. Mesmo acreditando que o Supremo Tribunal Federal vá reverter essa situação nós temos que trabalhar dentro da realidade. Então eu vejo com pessimismo o futuro caso realmente haja essa mudança da lei de repasse dos royalties – afirmou o secretário municipal de Fazenda, Marcelo Tadeu dos Santos.

Mesmo não tendo em mãos números oficiais relacionados ao prejuízo a partir da redistribuição, a expectativa de São Francisco é que a perda seja de pelo menos 50% no montante. Isso, deve-se ao fato do município, mesmo sendo limítrofe, ser incluído na condição de produtor nessa nova condição de partilha. “Essa nova lei da redistribuição não leva em consideração a condição de limítrofe, então os cálculos para São Francisco são os mesmos feitos para os municípios produtores”, finalizou Marcelo Tadeu.

Ascom-SFI

Igreja Batista em Praça da Fé comemora aniversário


Recebemos e-mail do Pastor Julio Cezar Cindra, com informações das comemorações do 26° Aniversário da Igreja Batista em Praça da Fé, zona rural de São Francisco de Itabapoana. O Blog parabeniza a todos os membros da Igreja. Confira:

Olá, eu sou o Pastor Julio Cezar Cindra da Igreja Batista em Praça da Fé, e estou entrando em contato com o Blog para comunicar a realização do 26° Aniversário da Igreja Batista em Praça da Fé, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de Março de 2013, na Igreja Batista em Praça da Fé. E como sei que o Blog do Paulo Noel é um importante meio de comunicação em nossa cidade, venho por meio deste, pedir, se possível, que o blog divulgue pra nós da Igreja Batista em Praça da Fé o referido evento. Desde já agradeço. E que Deus abençoe grandemente a todos do Blog.

Segue em anexo o cartaz do evento, e abaixo a programação:

Dia 15 (Sexta): Louvor - Igreja Evangélica Rei dos Reis - Marataízes/ES, Palavra - irmão Stephano Hernandes (IERR Marataízes/ES)

Dia 16 (Sábado): Louvor - Ministério Ana Maura, Palavra - Pr. Humberto (Igreja Batista Renovada de Nova Palestina)

Dia 17 (Domingo): Louvor - Ministério de Louvor Álamo (IB Praça da Fé), Palavra - Pr. Bóris Souza (Igreja Batista Memorial de Mussorepe)

Obs.: As programações terão inicio sempre às 19:00h.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Royalties: Fux diz que Supremo pode conceder liminar em até 24 horas

O Globo
RIO, SÃO PAULO E BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux afirmou, na manhã desta quinta-feira no Rio, que as ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) de Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo contra a nova regra de distribuição dos royalties do petróleo podem ser julgadas em conjunto. Fux disse que, caso o Supremo entenda que a nova lei dos royalties é um perigo para o pacto federativo, pode agilizar o processo. O ministro admitiu que, em tese, é possível que uma liminar seja concedida em até 24 horas, como já ocorreu outras vezes no Supremo. No entanto, evitou precisar prazos para uma possível decisão de urgência.

Nesse caso específico, se nós verificarmos que é um problema que gera um abalo institucional muito grande, no pacto federativo, é dever de ofício do ministro tomar as providências. Onde há perigo, o juiz tem que agir imediatamente disse Fux.

Os governos do Rio e do Espírito Santo entraram na manhã desta sexta-feira com duas Adins no STF. O governo de São Paulo protocolou à tarde. Os vetos feitos pela presidente Dilma Rousseff às regras foram derrubados pelo Congresso e a promulgação da lei foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial. A ministra Cármen Lúcia foi sorteada para relatar as ações.

Curso de noivos com inscrições abertas na Paróquia de São Francisco



A Pastoral da Família da Paróquia de São Francisco de Paula informa que estão abertas as inscrições para o curso de noivos, que será ministrado domingo, dia 24 de março. Ao final do curso, que é obrigatório para todos os casais que pretendem se casar na Igreja Católica, os noivos recebem um certificado válido por um ano. Ou seja, quem pretende se casar até 24 de março de 2014 pode aproveitar essa oportunidade e se inscrever na Paróquia. Informações pelos telefones 2789-1972 e 9862-1825. 

Pedrinho Cherene escolhe Marcelo Garcia para líder do Governo

O vereador Marcelo Garcia (PSDB) é o líder do governo Pedrinho Cherene (PSC) na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. O anúncio oficial aconteceu no início da noite da última quina-feira (14/03), durante reunião em que participaram, também, o vice-prefeito Amaro Barros, secretários e subsecretários municipais. Na oportunidade o prefeito Pedrinho Cherene falou das qualidades do vereador do ponto de vista político e ressaltou a importância da função. 

A afinidade entre o líder e os setores do governo também foi ressaltada pelo prefeito durante a apresentação. Natural da praia de Gargaú, onde mantém sua base eleitoral, o vereador Marcelo Garcia foi eleito em outubro de 2012 para se primeiro mandato no Legislativo sanfranciscano. Ele disse se sentir honrado com função a ser exercida por designação do prefeito. - Tenho consciência da responsabilidade do cargo, mas é uma grande honra poder ser o líder de um governo que ajudei a construir. Meu papel é contribuir para a harmonia entre os dois poderes, sempre em prol da população – disse Marcelo Garcia, destacando o bom relacionamento existente hoje entre a Câmara e o Executivo no município.

LLX e Wärtsilä assinam contrato para instalação de unidade industrial no Superporto do Açu



A LLX assinou ontem (14) contrato com a Wärtsilä Brasil Ltda. para instalação de uma planta de montagem e produção de Grupos Geradores e Propulsores Azimutal no Superporto do Açu. A unidade, que ocupará uma área de 29.300 m² no canal do TX2 (terminal onshore), também irá oferecer soluções e serviços nas áreas de energia e propulsão marítima. O contrato terá a duração de 30 anos, renováveis por mais 30 anos.

“A decisão da Wärtsilä de instalar sua primeira unidade industrial brasileira no Superporto do Açu, após décadas de atuação no Brasil, demonstra a atratividade do Superporto para grandes grupos lideres globais em seus segmentos. Esta escolha pelo Açu traduz a geração de valor criada entre suas vantagens competitivas e as sinergias de empresas do mesmo cluster para o desenvolvimento dos seus negócios no Brasil”, comentou Marcus Berto, Diretor Presidente da LLX.

Para o Presidente da Wärtsilä Brasil Ltda, Robson Campos, “a estratégia global da Wärtsilä é estar próxima do seu cliente. Este investimento fortalece nossa presença no Brasil para atender a crescente demanda pelos produtos e serviços da Wärtsilä, além de cumprir com a lei de conteúdo local”, afirma.

A Wärtsilä é uma empresa finlandesa, líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas. Além disso, oferece equipamentos e soluções de energia para diversos tipos de embarcações e aplicações offshore. Com 18.887 funcionários, € 4,7 bilhões em vendas em 2012 e plantas industriais em mais de 70 países a Wärtsilä pretende investir € 20 milhões na unidade do Açu, com previsão de gerar aproximadamente 100 novos empregos. (Ascom LLX)


Sobre o Superporto do Açu
O Superporto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento terá capacidade de movimentar até 350 milhões de toneladas de carga por ano, posicionando-se entre os maiores portos do mundo e configurando-se como maior empreendimento porto-indústria multimodal da América Latina. O Superporto conta com um terminal offshore (TX1) e um terminal onshore (TX2), que juntos poderão receber até 47 embarcações em seus 17 km de píer.

O TX1, estrutura offshore formada por ponte de acesso de 3 km, canal de acesso com 21 metros de profundidade, e posterior expansão para até 26 metros, quebra-mar e até nove berços de atracação. O terminal poderá movimentar até 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), e poderá realizar transbordo, tancagem e blending, entre outros. A ponte e dois píeres para movimentação de minério de ferro, com profundidade de 21 metros, já estão concluídos.

O TX2 atenderá às demandas de carga e descarga das diversas indústrias do Complexo Industrial, com destaque para apoio offshore, indústrias flexíveis, ferro-gusa, escória e granito. O canal já conta com quase 5 km de extensão, 300 metros de largura e 12,5 metros de profundidade, chegando a 16 metros. Para a construção do quebra-mar serão utilizados 42 blocos de concreto construídos pelo Kugira, maior dique flutuante da Europa que está pela primeira vez no Brasil (seis já estão prontos e o restante já começou a ser produzido no Superporto do Açu).

O TX2 possuirá ainda uma área de 2 milhões de m² para a instalação de indústrias de apoio offshore e está qualificado para se tornar o mais importante polo de apoio para a indústria de petróleo e gás e apoio às operações offshore de E&P, sobretudo em função da localização próxima às bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.

Na retroárea do Superporto do Açu, está em andamento a instalação de um Complexo Industrial com 90 km2 que irá receber indústrias offshore, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, usinas siderúrgicas, polo metalmecânico, o maior estaleiro das Américas - em implantação pela OSX, o maior complexo de geração termoelétrica do Brasil - com 5.400MW da MPX, plantas de pelotização, cimenteiras, entre outros. A previsão é que o Complexo Industrial seja responsável pela atração de cerca de R$ 100 bilhões em investimentos para a região.


No Dia do Rim, médicos dão dicas de prevenção de doença renal


Brasília – Com atividades de prevenção, palestras e exames, foi comemorado ontem (14) o Dia Mundial do Rim.

O médico Daniel Rinaldi dos Santos diz que "oito regras de ouro" ajudam a evitar a doença: beber muita água; cuidar da pressão arterial; controlar o açúcar no sangue; manter dieta adequada; perder peso; evitar excesso de sal; fazer exercícios regularmente; não fumar e não tomar remédios sem orientação médica. (Ag BR)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Amoratra elege nova diretoria e discute projeto de uma praça para Travessão de Barra

Clique nas imagens para ampliá-las
   
Associados da Amoratra, Associação dos Moradores de Travessão de Barra estiveram reunidos na terça-feira, 12 de março, para eleição da diretoria para gestão 2013-2015. Vidal Viana, atual presidente, encabeçou a chapa única e foi reeleito, com Welington Soares como vice.


Segundo informações enviadas ao blog pela Amoratra, o encontro aconteceu em clima de paz e harmonia, sendo acatada por aclamação a proposta de recondução da diretoria por mais um período, haja vista a não apresentação de registro de nenhuma chapa no período previsto no edital, entre 02/03 e 10/03. Segundo a Associação, o edital 01/2013 foi publicado e afixado na sede da entidade, no dia 02 de março.

O presidente Vidal Viana não escondeu sua insatisfação frente à esvaziada participação popular nos trabalhos desenvolvidos pela associação, "É muito desanimador ver o descaso e o desinteresse da população diante de uma causa de tamanha importância, deveríamos ter em uma reunião como essa no mínimo uns 100 associados, mas só compareceram pouco mais de 20. Os nomes cotados para assumir os trabalhos da associação também declinaram nos últimos dias, alegando problemas particulares. Ficamos na iminência de não ter uma nova diretoria completa, sendo que na última gestão já poucos foram os que cooperaram", disse.

Leandro Luíz Couto Lemos, secretário da entidade, citou ainda que nas eleições municipais de 2012, Travessão de Barra teve diversas candidaturas ao Legislativo, mas que nenhum dos candidatos milita com a Associação, o que julga ser preocupante. Para ele a resposta veio nas urnas, nenhum se elegeu, e os candidatos chamados “de fora” obtiveram a maioria dos quase 3.000 votos do colégio eleitoral local.  “É necessário haver uma maior conscientização de que os problemas relacionados à localidade é responsabilidade de todos, e que sem representação na bancada da Câmara, a necessidade de uma Amoratra mais forte se torna ainda maior”, disse.

Local ideal para a praça, diz Amoratra
PRAÇA DO ASSOCIATIVISMO

Em 2014 completará 30 anos que o associativismo chegou a São Francisco de Itabapoana. Em 10 de março do ano de 1984 era fundada a Amoratra. Para comemorar a chegada da data a entidade elaborará um abaixo assinado e o encaminhará ao Executivo Municipal, propondo que a Prefeitura adquira uma área de aproximadamente 3.500 metros quadrados, situada na Rua Manoel Ferreira, em frente ao Estádio do Travessão Esporte Clube, para construção da "Praça do Associativismo", exatamente no mesmo local onde ocorreu a Assembléia Geral de constituição da Amoratra, há 30 anos.

Leandro Luíz destacou que Travessão de Barra não possui uma área pública de lazer. A pequena Praça “S-kinão” Caldeira, situada no Centro da localidade, possui apenas 250 metros quadrados. "Ali não há espaço para nada, havia brinquedos infantis que tivemos de pedir para retirar em virtude do grande risco que representavam, já que o local é margem da rodovia RJ 224", pondera Leandro.

Vidal e Welington
A nova área a ser adquirida é quinze vezes maior, sendo contornada por ruas que não recebem grande fluxo de veículos. Para a Amoratra o local é o único capaz de atender todas as necessidades de infra-estrutura que o Centro de Travessão de Barra ainda precisa: construção de banheiros públicos, área de lazer para as crianças, terminal de táxi e praça de alimentação com quiosques e super postes. Há ainda a possibilidade de expansão da área da vizinha Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues (que não possui pátio) e enlarguecimento da Rua Manoel Ferreira da Silva em quase toda sua Expansão (atualmente uma via estreita e precária), no entorno do Estádio do Travessão.

A praça receberia ainda um monumento ao associativismo, uma das idéias, é a edificação de um obelisco de 30 metros de altura em torno do qual seriam fixadas placas fazendo referência a cada uma das diversas Associações de moradores hoje espalhadas por São Francisco. Tudo isso num local onde hoje só existe um terreno cheio de mato e sujeira, onde pessoas jogam lixo e entulho, transformando o local num imenso criadouro de ratos, baratas e mosquitos, e justamente no coração da localidade.

"Há muitos anos temos batido nessa tecla, e já enumeramos diversas razões aqui para classificar essa obra como sendo uma prioridade para Travessão, uma vez que resolverá inúmeros problemas de uma só vez, além é claro, da vitalização que trará ao centro do nosso bairro '', pontuou Leandro durante a assembleia.

Leandro Luíz
Segundo Leandro, o prefeito Pedrinho Cherene demonstrou interesse em dialogar com a Amoratra sobre a sonhada obra. “Já conversei informalmente com o prefeito Pedrinho Cherene a respeito do assunto, o qual demonstrou boa vontade e interesse. A partir de agora iremos apresentar uma proposta formal”, disse o secretário da Amoratra.

Já o Presidente Vidal Viana vê na praça, a possibilidade de reascender na população a chama do movimento associativista, com o despertar para o interesse das causas de bem estar comum e o surgimento de novos simpatizantes.

O Blog percebe a vontade dos membros da Amoratra em ver a materialização deste sonho e receber a Praça como presente nos 30 anos da Associação. Viemos de um passado difícil, quando éramos Sertão de São João da Barra. E com todas as dificuldades as coisas aconteciam. Por isso os nossos parabéns e incentivo para projetos e propostas que emanem do povo e dos movimentos associativistas.

Da Redação com matéria enviada pela Assessoria da Amoratra através de e-mail assinado por Max Rodrigues

Valor de produção de lavouras deve aumentar 13% este ano sobre 2012


           
Brasília (14/03/2013) - A estimativa para o Valor Bruto de Produção (VBP) das principais lavouras do país em fevereiro de 2013 foi de R$ 277,2 bilhões, 13% superior em valores reais ao valor obtido em 2012. Os cálculos – feitos pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – são elaborados a partir dos levantamentos de grãos apresentados em janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do cálculo sobre o preço dos produtos no mercado.

A maior parte dos produtos analisados apresenta aumento do valor da produção em 2013. Os maiores destaques até o momento são a batata inglesa, com alta de 27,1 %; feijão, 19,5 %; laranja, 31,3 %; milho, 19 %; soja, 27% e tomate, 49,8 %. Também devem apresentar aumento arroz, banana, cana de açúcar, fumo e trigo. Poucas culturas apontam para a redução de valor até o momento, como algodão, café e mandioca.

“Esse resultado ainda pode aumentar em 2013. Como a estimativa leva em conta a produção e os preços no mês, é possível que ocorram reajustes durante a safra”, afirmou o coordenador de Planejamento Estratégico de AGE do Mapa, José Garcia Gasques, lembrando que o valor previsto em fevereiro ainda é o maior da série histórica do VBP iniciada em 1997.

Assessoria Mapa

O retrato da modernidade


'Batalhão' de câmeras de fiéis clica sucessão papal; compare com 2005

Uma comparação de imagens das sucessões dos papas João Paulo II, em 2005, e de Bento XVI, ocorrida nas últimas semanas, deixa bem clara a diferença ocorrida com a popularização das câmeras fotográficas em aparelhos celulares, tablets e similares.

O blog de fotos da MSNBC buscou a imagem de arquivo abaixo para evidenciar essa "diferença de eras", como a página descreve. O site lembra que, em 2005, a sucessão ocorreu cerca de dois anos antes do lançamento do primeiro iPhone. Na imagem antiga, apenas um aparelho celular é visto sendo usado para fotografar a cena, no canto inferior direito.

Multidão lota a Via Della Conciliazione, em frente à Basílica de São Pedro, esperando para ver a passagem do corpo do Papa João Paulo II, em 4 de abril de 2005 (Foto: Luca Bruno/AP/Arquivo)
Multidão registra a primeira aparição do Papa Francisco, no balcão da Basílica de São Pedro na noite de quarta-feira (13) (Foto: Michael Sohn/AP)
Fonte: G1

PM estoura fábrica de munição clandestina em Praça João Pessoa


A Seção de Comunicação Social do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) informou agora pela manhã que policiais militares da 3ª Cia (SFI) do 8° BPM estouraram na tarde de ontem (14/03) uma fábrica clandestina de munição em Praça João Pessoa, distrito de São Francisco de Itabapoana. No total, foram apreendidas uma máquina de recarregar cartuchos, 210 munições de calibre 12, 3 mil cartuchos deflagrados, 2 mil buchas para recarga de calibre 12, 2 caixas de espoleta com 100 unidades cada e um tubo de pólvora de 100 gramas. A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia de Polícia.

Atualização às 19h40 - Com informações do site da Folha da Manhã:


Segundo informações do Comandante do 8° BPM, tenente-coronel Jonei Sardenberg Pestana, tudo começou com uma briga de casal. “Recebemos a ligação de que uma mulher estava sendo agredida pelo marido e fomos até o local, mas quando chegamos à residência o agressor não estava mais e a mulher nos apontou os cartuchos”, contou. A mulher foi encaminhada para delegacia de São Francisco de Itabapoana onde prestou depoimento e foi liberada, já o homem encontra-se foragido.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Acidente entre carro e moto deixa vendedora ferida no Centro de SFI



Fotos e postagem: Vinícius Berto

Chamou a atenção, no início da noite desta quarta-feira, 13-03, mais um pequeno acidente dos tantos que acontecem no movimentado trânsito de uma só avenida do Centro de São Francisco. A colisão na esquina da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana com Rua Lions Clube, por volta das 18h15, envolveu o Peugeot preto, placa JQT-1748, conduzido por Teodoro Nascimento de Souza, 50 anos e a motocicleta Honda azul placa KRM-1606, conduzida por Juliana Nunes Paes, 21 anos.



A motociclista é vendedora, e saía do trabalho, na Loja Terezinha Magazine. Ela seguia no sentido à Praça de São Francisco. Já o motorista, morador em Imburi, vinha no sentido oposto, e, ao entrar na Rua Lions Clube, não teria percebido a vinda da motociclista.

Juliana, que reside na Rua da Jaca 1, em São Francisco, foi socorrida pelo Resgate Municipal e levada para o Hospital Manoel Carola. Com o impacto da colisão, Juliana foi projetada por cima do veículo, caindo no asfalto. O uso do capacete foi fundamental. A vendedora teve escoriações pelo corpo, e está fora de perigo.


É argentino o novo papa

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa e adota o nome de Francisco I. Papa Francisco tem 76 anos.


Jorge Mario Bergoglio é um religioso da Companhia de Jesus, papa, bispo católico, cardeal, é o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.

Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.

Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Foi escolhido Papa no dia 13 de março de 2013.1
Foto : G1
É o primeiro Papa latino americano.

Fumaça branca indica que nome de papa já foi escolhido

“Habemus Papam”.
Em São Francisco de Itabapoana sinos das Igrejas de São Francisco de Paula e São Sebastião em Barra do Itabapoana tocam em comemoração. 

Na cidade de São Francisco o padre Lucas Mendes diz que recebe a notícia como um presente de aniversário. É que Padre Lucas, responsável pela paróquia de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana, faz aniversário,hoje, 13-03, completando 33 anos. 

 Os fieis que aguardavam ansiosos o resultado da reunião do início da tarde durante o Conclave que começou nesta quarta (14) foram surpreendidos com uma fumaça branca no alto da Capela Sistina. Ou seja, o nome do Papa que vai substituir Joseph Ratzinger (Bento XVI) já foi escolhido e o cardeal aceitou a missão de conduzir o Missionário de Pedro. O nome do escolhido deve ser anunciado nos próximos instantes. A fumaça foi avistada às 19h05, horário do Vaticano, e 15h05 (horário de Brasília).

Os 115 cardeais eleitores voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira na Capela Sistina do Vaticano para decidir sobre a escolha do novo papa. As duas votações realizadas durante a manhã foram inconclusivas. O debate foi retomado às 16h50 (12h50 pelo horário de Brasília).


Fumaça branca trouxe felicidade à Praça São Pedro, onde fieis aguardavam resultado de reunião
No Conclave que elegeu Joseph Ratzinger, há oito anos, o consenso foi obtido na primeira votação da tarde do segundo dia. A fumaça branca indicando sua escolha apareceu pouco depois das 17h (13h) do dia 19 de abril de 2005.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse nesta quarta-feira que os cardeais estavam “com boa disposição” e que “o clima era muito sério e religioso”. “O ambiente da Sistina, com sua solenidade, contribui para isso. Os cardeais estavam extremamente conscientes da importância e do dever a que são chamados, pois vivemos um momento muito importante”, afirmou.Com Portal Terra e JB On Line.

Foto Site Último Segundo. (AP)


Procissão do Fogaréu será resgatada em SJB

Um dos maiores resgates culturais de São João da Barra vai ocorrer durante a programação da Semana Santa. A Procissão do Fogaréu – que já tinha registro no jornal sanjoanense ‘O Progressista’, de 26 de março de 1879 – acontecerá este ano, coincidentemente, na mesma data, pelas principais ruas, praças e igrejas do centro histórico da cidade. A publicação do referido jornal citava: “Nesse mesmo dia, pelas 7 horas da tarde, haverá as solemnes Matinas de Trevas, e findas estas, terá lugar o Mandato, ou Lava-pés, seguindo-se, depois de tudo isto, a Procissão do Fogaréu”.

O projeto faz parte das diretrizes da política de ‘Memória Cultural’ desenvolvida pela coordenação geral de Cultura do município que, na procissão, tem a importante parceria da Irmandade de São João Batista. No Brasil, a Procissão do Fogaréu mais conhecida é realizada em Goiás Velho que levou ano passado cerca de dez mil turistas ao evento.

A Procissão do Fogaréu de São João da Barra começará às 20h30, do dia 26 de março (terça-feira), com concentração na porta da Igreja de São Pedro. A procissão encena a perseguição dos soldados romanos a Jesus. Com as luzes do trajeto apagadas, 50 farricocos sairão descalços com indumentárias de cetim e conduzindo tochas durante o percurso até a Igreja Matriz de São João Batista, que representa o Monte das Oliveiras. No meio do caminho é feita a parada na "Última Ceia", já dispersa, em frente à Igreja de São Benedito, local onde haverá o diálogo entre o Hospedeiro e a Guarda Romana que procura Cristo. Os interessados em participar como farricocos já podem se inscrever na secretaria paroquial da Igreja São João Batista. As vagas são limitadas e voluntárias.

A procissão segue seu caminho tendo como música a batida dos surdos, caixas e matracas, que marcam o ritmo de caminhada dos farricocos que, às vezes, parecem mesmo correr, lembrando uma verdadeira perseguição. Na Igreja Matriz (Monte das Oliveiras) acontece o diálogo do Horto, narrado por São João Evangelista. Quando termina, os tambores silenciam e um toque de clarim anuncia a prisão de Cristo que será representado por um estandarte de tecido cuja efígie é estampada nas duas faces. Na porta da igreja haverá uma homilia feita pelo pároco Gustavo Ribeiro sobre o ocorrido. Posteriormente, a procissão segue em silêncio pela Rua do Rosário até a Igreja da Boa Morte, onde as tochas são apagadas e recolhidas, bem como, é deposto o estandarte.

Segundo Bruno Costa, coordenador geral de Cultura, o aval do prefeito Neco nesta proposta de resgate foi de suma importância para sua viabilidade. “Continuamos vislumbrando uma política cultural séria e comprometida com a identidade e costumes do município. Este processo de ressignificação da Procissão do Fogaréu, um evento ocorrido em São João da Barra no passado, vai mobilizar atores locais e também será um importante mecanismo de desenvolvimento econômico a partir do turismo, isso sem contar com as vertentes socioculturais”, ressalta. 

Definidos os shows da Festa do Padroeiro de São Francisco

Ministério Frutos do Espírito abre a festa no sábado (30)
Péricles se apresenta no domingo (31)
Anjos de Resgate faz o show de encerramento, no feriado do dia do Padroeiro, 02 de abril

Em entrevista à Rádio São Francisco, na manhã desta quarta-feira (13), o padre Lucas Mendes anunciou os shows da Festa do Padroeiro dos católicos de São Francisco de Itabapoana, São Francisco de Paula. Péricles e Anjos de Resgate serão as atrações nacionais. A festa acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º e 2 abril, e terá o apoio da Prefeitura. Segundo o padre Lucas, pároco da paróquia de São Francisco de Paula, as atrações foram definidas após reuniões com o prefeito Pedrinho Cherene e o secretário municipal de Turismo, André Ricardo. A programação inclui missas todos os dias, leilão no domingo (31), procissão no dia do Padroeiro (02) e shows. A festa coincidiu com a Páscoa, e por isso será mais curta, em respeito à Semana Santa, não havendo novena, e sim um tríduo sábado, domingo e segunda, além das comemorações no dia do Padroeiro, 2 de abril, que é feriado municipal.

Programação de shows:

Sábado (30) –  Frutos do Espírito (show católico)
Domingo (31) – Péricles (ex vocalista do Grupo Exaltasamba)
Segunda (1º) – Nicolas e Adriano (sertanejo)
Terça (2) – Anjos de Resgate (show católico)

Fumaça preta sobe, e votações da manhã não elegem novo Papa


Os cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram eleger o novo Papa nas duas eleições da manhã desta quarta-feira (13), segundo dia do conclave, na Capela Sistina. Outras duas votações estão marcadas para o período da tarde, após o almoço dos 115 cardeais eleitores na Casa de Santa Marta.

A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, por volta das 11h40 locais (7h40 de Brasília), indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.

Na única votação da véspera, também não houve nenhum cardeal com mais de 77 dos 115 votos possíveis.

Mais duas votações devem ocorrer à tarde, após o almoço, e a expectativa é que nova "fumaça" se erga por volta das 19h locais (15h de Brasília).

Fonte: G1

terça-feira, 12 de março de 2013

Tininho vai para o Planejamento e Zé Cherene assume cadeira na Câmara de SFI



Uma mudança muito comentada e aguardada nas últimas semanas na política de São Francisco de Itabapoana se efetivou nesta terça-feira (12). O vereador Florentino Cerqueira de Azevedo, o Tininho (DEM), se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento. A pasta estava sendo conduzida de forma interina, sem um nome escolhido como definitivo pelo prefeito Pedrinho Cherene.

Zé Cherene em sua diplomação
No lugar de Tininho, tomou posse na Sessão da Câmara desta terça o primeiro suplente José Jorge Cherene, o Zé Cherene. Zé Cherene, que é tio do prefeito, já foi vereador por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Na eleição de 2012 ele obteve 463 votos.

Planejamento tem papel vital

A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento tem um papel vital dentro de uma administração municipal. Sobretudo no momento em que os municípios brasileiros vivem uma necessidade grande de recursos estaduais e federais, cabendo ao Planejamento a criação de projetos para apresentá-los ao Estado e à União.

Há muitos recursos em Brasília, mas sem projetos que atendam às necessidades da população, esses recursos não chegam. As obras e programas com verbas estaduais e federais são oriundos dos convênios firmados com os municípios, mas antes dos convênios são precisos bons projetos. Todavia não é só isso; para que nasça esses convênios é preciso muita articulação política. E como 2014 é ano de eleição, é esperada uma enxurrada de recursos para os municípios, sem falar nas emendas parlamentares para os municípios, destinação que deputados estaduais, federais e senadores incluem nos orçamentos do Executivo.

Leia o comunicado de licenciamento feito pelo Vereador Tininho ao Presidente da Câmara Claudinho Viana e a convocação feita por Claudinho a Zé Cherene:
 






















Primeira votação tem fumaça preta, e conclave ainda não elege novo Papa



Os cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram escolher o novo Papa na primeira votação, realizada nesta terça-feira (12). A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, às 19h41 locais (15h41 de Brasília), segundo o Vaticano, durante vários minutos, indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.

O público que estava na Praça de São Pedro, sob chuva e frio, e que esperava a fumaça branca e os sinos que indicariam a escolha de um novo Papa recebeu a fumaça preta produzida pela queima dos votos dos cardeais com decepção. Logo depois, a praça ficou vazia.

Com o fim da primeira votação, os cardeais seguem confinados na Casa de Santa Marta, e o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI continua nesta quarta-feira, com duas votações pela manhã e outras duas à tarde, ou até que um dos participantes obtenha os 77 votos necessários ou mais para ser escolhido o novo Papa.

Fonte: G1

Suspeito de mandar matar Renato Machado se apresenta na delegacia


Eloy chegou à delegacia, acompanhado de um advogado, na madrugada desta terça.
 Vagner Basilio / Estagiário
O empresário Eloy Barcelos de Almeida Lopes, acusado de mandar matar o radialista Renato Machado, em São João da Barra, se apresentou na 134ª Delegacia Legal (Centro) na madrugada desta terça-feira (12/03).

Eloy teve a prisão preventiva decretada no ultimo sábado (09/03), quando a delegada titular da 145ª Delegacia Legal (São João da Barra), chegou a fazer várias diligências, em Campos e São João da Barra, em busca do empresário que ficou foragido por três dias. Ele se apresentou voluntariamente, acompanhado do advogado, Frederico Jorge Kieffer, por volta de 1h30 e deve ser transferido ainda hoje para a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro. (Do site Ururau)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sanfranciscanos começam bem Copa Rio de Ciclismo


Marlon Dias e Gustavo Araújo conseguiram patrocínio às vésperas da competição

Marlon Dias no lugar mais alto do pódio da Categoria Juvenil
Gustavo Araújo (de short azul) obteve a terceira colocação na Categoria Júnior

Vinícius Berto – da redação do Blog
Os atletas juvenis de São Francisco de Itabapoana começaram bem a Copa Rio de Ciclismo, competição que teve a sua primeira etapa disputada neste domingo (10), no Sul do Estado. A largada foi na cidade de Angra dos Reis com chegada no município de Mangaratiba em percurso de 90 quilômetros, com um trecho de serra que exigiu muito dos atletas.

Destaque para as promessas do ciclismo sanfranciscano Marlon Dias, 14 anos, e Gustavo Araújo, 17. Marlon, que compete na Categoria Juvenil, foi o campão da prova. Gustavo também subiu ao pódio, obtendo a terceira colocação na Categoria Júnior. A categoria de Marlon teve a largada do meio do circuito, em percurso de 28 quilômetros, enquanto Gustavo teve de percorrer os mesmos 90 quilômetros da Categoria Elite. Por falar na Elite, os experientes Fabiano e Fabiele Mota também disputaram a etapa. O Blog tentou falar com os irmãos Mota para confirmar a colocação dos dois ciclistas nesta competição, mas não conseguimos contato. Ambos estão concentrados em Juiz de Fora, MG, sede dos treinamentos da Equipe FW Engenharia. “Acho que eles chegaram em sétimo e oitavo”, disse Gustavo Araújo.

O evento é dividido em 11 categorias, e soma pontos para os rankings estadual e nacional. Serão cinco etapas, disputadas até julho, em média uma por mês, mas em março serão duas, e a segunda acontece já no próximo domingo (17), em Três Rios, também na Região Sul Fluminense. A Copa ainda serve como aquecimento para a maior prova de ciclismo de estrada da América Latina, o Tour do Rio, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Por poucos ciclistas não participam da primeira etapa

Marlon Dias e Gustavo Araújo dependem de apoio para participar dessas competições. Eles integravam a delegação de Campos nas viagens, mas na quarta-feira (06-03) receberam a notícia que só poderiam continuar na equipe de Campos caso assinassem contrato para representar Campos. Os jovens recusaram a proposta, e, não contentes em desistir, e ainda com esperanças de seguirem competindo por São Francisco de Itabapoana, procuraram a Rádio São Francisco FM. Na última sexta-feira (08), no Jornal São Francisco é Notícia, eles foram entrevistados, e a Rádio começou uma campanha para arrecadar cerca de 750 reais para custear as despesas para a viagem.

Quando a campanha começou a receber as primeiras ligações de pessoas dispostas a ajudar, eis que ligou o Vereador Pachola e posteriormente o Vereador Alexandre Barrão. Ambos falaram em nome de todos os vereadores que compõe o Legislativo. Estava resolvida a viagem: os parlamentares assumiram o patrocínio. A ida também contou com o apoio do Empresário “Breguesso”, proprietário do Pesque Pague Rancho do Peixe, que emprestou seu carro para a viagem.

Prossegue atendimento no tomógrafo móvel em SFI


Em São Francisco de Itabapoana mais de 130 pessoas já foram atendidas pela Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada do governo do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Pedrinho Cherene esteve no local para acompanhar o andamento do serviço de saúde.    

A unidade móvel está instalada nas imediações do centro de fisioterapia e ficará somente esta semana na cidade. O atendimento acontece até sexta-feira das 7h30 às 18h30. Sábado será das 7h30 às 15h.

Quem desejar atendimento ainda há oportunidade para agendamentos. O paciente deverá se dirigir ao serviço social do Hospital Manoel Carola portando o encaminhamento e cópias do CPF, RG, comprovante de residência e do cartão do SUS. Para atender toda população serão aceitos pedidos tanto do serviço do SUS como particular. Os resultados dos exames serão encaminhados pela secretaria do Estado para o serviço de Saúde do município para serem entregues aos pacientes.

- Os serviços de tomografia mais solicitados são para crânio, abdômen ou coluna, mas o médico poderá solicitar para qualquer área do corpo humano. O paciente é que vai sair ganhando, pois um serviço de tomografia gira em torno de 250 a 500 reias. Que a população aproveite essa oportunidade oferecida, gratuitamente, graças à parceria entre governo municipal e estadual - salientou o coordenador do Serviço Móvel de Imagem, Jorge Ataualpa.

Ascom-SFI

Por pouco trator não passa por cima de trabalhador


  Fotos: Alonso Cordeiro
José Augusto Rosa, 44 anos, residente em Coreia, zona rural de SFI,  ajudante de limpeza pública da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, e que trabalha recolhendo entulhos e galhos em um trator,  foi salvo por milagre de um acidente de trabalho na Rua José Luiz de Freitas, próximo do prédio da Rádio São Francisco FM. 

O tratorista seguia rua acima com os funcionários recolhendo lixos de entulhos e galhos pela Rua na manhã desta segunda feira, 11-03,  por volta das 10 horas. De repente o motor do trator parou de funcionar. Foi quando o José Augusto teve a ideia de empurrar o trator pela roda traseira, se posicionando entre os pneus dianteiro e traseiro. 

Após começar a movimentar o trator, o pé direito acabou alcançado pelo roda dianteira, jogando-o ao chão. Se não fosse a ação rápida do tratorista em frear o trator, a roda passaria  por cima do ajudante, que poderia ter sido vítima de uma tragédia. Felizmente, o trator parou e ele conseguiu tirar o pé do calçado, que ficou embaixo da roda. Socorrido pelo resgate, José Augusto foi levado para o Hospital Manoel Carola para avaliação médica. "Escapei por milagre", disse.    

Escola Estelita comemora o Dia Internacional da Mulher


 



Na última sexta-feira (08), o Dia Internacional da Mulher foi de festa na Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, de Praça João Pessoa. Direção, funcionários e alunos homenagearam as mulheres e comemoraram também o aniversário dos novos diretores da Unidade de Ensino, o Professor Cícero Gomes de Lemos Neto e a Professora Valéria  Ferreira Manhães.

A comemoração teve início com um café da manhã organizado pelos funcionários. Em seguida aconteceu o hasteamento da bandeira, e, posteriormente, as apresentações dos alunos. Um jogral apresentado pelo 5º ano B, da professora Manuelle e Silva; um hap de autoria do aluno Wanyllo Ronald do 9º ano B; uma encenação musical com a música “Nós não vive sem muié”, com alunos do 7º A e 8º A  organizada pelos responsáveis pelo setor de projetos da Escola, o professor  Ubiratan Mendes e a professora Angélica Lemos.

Um momento de grande emoção no evento, onde muitos dos presentes não conseguiram conter as lágrimas, foi quando o professor Cícero Lemos convidou as funcionárias da Escola, Professora Manuele e Silva e sua mãe Sra. Elma Ribeiro, para a inauguração da placa com o nome da saudosa professora Cândida Cristina Ribeiro e Silva Henriques dando nome ao Laboratório de Informática II, que passa a ser chamado Telecentro Professora Cândida Cristina Ribeiro e Silva Henriques. A professora morreu tragicamente, em um acidente em frente à escola no ano de 2009, um fato considerado por muitos uma fatalidade. Relembre aqui (link 1 e link 2) a tragédia que chocou o município de SFI.

Da Redação com informações do Blog Alô a Todos