sábado, 23 de fevereiro de 2013

Inusitado: barco estacionado na Rua em Barra do Itabapoana em SFI

Fotos: Maria Luíza. 
Se não bastasse ser hilário, para o Blog o caso é inusitado: em Barra do Itabapoana, localidade de São Francisco de Itabapoana RJ, um barco está há três meses estacionado na Rua,  em frente À residência de uma senhora de 82 anos. Ao abrir a janela todos os dias, ao invés de ver o caudaloso Rio Itabapoana e suas belíssimas ilhas, o que ela constata é o barco de pesca abandonado e estacionado na Rua.

Segundo Maria Luiza Loyola, a filha, já se vão três meses que o barco ali foi deixado. "Soube que o dono é conhecido por Cirinho, irmão de um vereador de uma cidade no Espírito Santo", diz.  

Em apelo ao Blog, Maria Luiza desabafa: ninguém merece ser tão desrespeitada.  Minha mãe tem 82 anos e agora é obrigada a ter a visão do barco de pesca ao invés do lindo Rio, além da feiura. E o pior, agora pessoas  estão  utilizando o interior da embarcação para consumir drogas", conta.

Como não se trata de um veículo, o caso deve ser vistoriado pela Capitania dos Portos de São João da Barra. Esperamos.

Maria Paula em Campos por Campanha de Doação de Leite Humano

 A prefeita Rosinha Garotinho recepcionou nesta sexta-feira (22) a atriz e apresentadora global, Maria Paula. Ela gravou um vídeo para a Campanha Municipal de Doação de Leite Humano, que tem como finalidade, sensibilizar e mobilizar as mulheres campistas. Em seguida, acompanhada da prefeita, Maria Paula conheceu o Banco de Leite Humano de Campos, no Hospital dos Plantadores de Cana (HPC). Em 2012, o banco foi reformado e ampliado pela Secretaria de Saúde e recebe investimentos do governo municipal na ordem de R$ 40 mil por mês.

Segundo a atriz, poucas mulheres sabem que quanto mais se produz leite, mais leite elas terão. “A doação de leite materno é fundamental, pois, além de reforçar o processo de amamentação dos filhos por mais tempo, essas mulheres estarão salvando vidas. As campanhas, tanto de aleitamento quando de doação do leite materno, reduziram o índice de mortalidade infantil no país. Participar deste movimento é uma honra. Vim a Campos como ativista”, ressaltou.

Maria Paula é madrinha da campanha nacional por ter doado leite materno enquanto amamentava o filho Felipe, que hoje tem cinco anos.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, destacou que a campanha tem como princípios a consolidação do estoque do Banco de Leite Humano e incentivar a doação, para que os bebês prematuros possam se alimentar de leite materno nos primeiros meses da vida. “O Banco é uma das principais armas para garantir a sobrevida dos bebês prematuros”, disse.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Samyra Paes Salomão, o Banco tem recebido 500 ml de leite materno por dia, número considerado insuficiente.

- Nós temos hoje, Hospital dos Plantadores de Cana, uma média de 20 bebês internados e necessitaríamos de uma média de 10 litros por dia. Nós também recebemos doações externas. Um carro de coleta que vai à casa da doadora cadastrada e apta a doar. Ela recebe todo o material esterilizado, luvas e toucas, para que possa fazer o procedimento na própria residência, com base nas orientações. Estando com os frascos cheios de leite, aciona o Banco, que um equipe vai até ela, buscar o material - disse Samyra, acrescentando que o Banco atende apenas aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal do HPC.



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Carnaval das igreja teve retiro, arrastão com trio e até um vídeoclipe


O Carnaval já passou faz 10 dias, e ainda em tempo o blog volta a falar sobre a data, mas não para abordar a folia tradicional, e sim para comentar o sucesso das programações religiosas. Entre as igrejas evangélicas e católicas do município são grandes os comentários sobre suas programações, organizadas com muita criatividade, alegria e oração. Destaque para os retiros de carnaval que o blog tomou conhecimento: um organizado pelo CONJUBALEF, que levou centenas de jovens evangélicos até o Colégio Estadual São Francisco de Paula e outro que teve a iniciativa da Paróquia Imaculada Imaculada Conceição e São Sebastião em Barra do Itabapoana, que juntou mais de 400 jovens católicos no CIEP de São Francisco de Itabapoana.

Até um videoclipe foi feito para marcar o retiro católico. O vídeo “Na Fé Eu Vou Lutar” foi produzido pelos jovens Felício Porto, Gabriela Câmara e Daniela Câmara, e já tem mais de duas mil visualizações no You Tube. Trata-se de uma paródia da música Gangnam Style do cantor sul coreano Psy.

Esse Carnaval contou também com o tradicional Bloco do Cordeiro que arrastou a massa evangélica à Avenida Oswaldo Resende, em Santa Clara, no último dia de carnaval.

Confira algumas imagens:

Bloco do Cordeiro em Santa Clara:



Retiro de Carnaval Combatentes na Fé




Escola de Travessão de Barra com inscrições para curso supletivo


Recebemos e-mail da professora Elma Lima Cindra com informações sobre cursos supletivos na Escola Manoelina de Souza Rodrigues em Travessão de Barra. Confira:

A Escola Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra, comunica que estão abertas as inscrições para o ensino supletivo de I a VII fases (EJA) noturno.

Aproveite esta oportunidade duas séries em um ano. Matricule-se já!!!

Elma Lima Cindra

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Agência da Capitania dos Portos divulga balanço de ações de fiscalização em SJB, Campos e SFI



Desde o dia 15 de dezembro, a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra) vem realizando a Operação Verão, cujo objetivo é garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir de navios, durante o verão, período do ano em que acontece o maior fluxo de embarcações de esporte e recreio, e turismo náutico. Os principais aspectos verificados são: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e bóias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação.

Durante o carnaval, a AgSJBarra intensificou em especial suas ações de fiscalização em São Francisco do Itabapoana (Gargaú), Campos dos Goytacazes (Farol de São Thomé e Lagoa de Cima) e em São João da Barra (Cais do Imperador, Pontal de Atafona, Orla de Atafona, Orla de Grussaí, Lagoa de Graussaí e Lagoa de Iquipari).

Como parte da campanha nacional de conscientização, lançada este ano pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), a Agência divulgou através de cartazes e panfletos, mensagens contendo avisos e recomendações de segurança a quem vai navegar, além de ter distribuído folhetos de orientação nas praias de jurisdição da unidade.

Segue abaixo planilha detalhando quantidade de embarcações abordadas, notificadas e apreendidas, durante a Operação Verão (15 de dezembro a 13 de fevereiro):

ACUMULADO DA OPERAÇÃO VERÃO 



Quantidade de Embarcações
Local / Região
Abordadas
Notificadas
Apreendidas
Agência em São João da Barra
104
25
4

Com informações da Assessoria da Capitania dos Portos em São João da Barra

Empresa que atua na área de petróleo e gás recebe licença para se instalar no Superporto do Açu



Ilustração dá a real dimensão de como ficará o Terminal Multicarga do Superporto do Açu
A LLX informou hoje (21) ao mercado que o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) concedeu Licença de Instalação para a construção de uma unidade a Intermoor, empresa integrante do Grupo Acteon, no Complexo Industrial do Superporto do Açu.

A unidade, que oferecerá apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás, estará localizada na margem direita do canal do TX2 (terminal onshore do empreendimento) e ocupará uma área total de 52.302 m2. No local, a Intermoor irá fornecer um conjunto seleto de serviços para atender às necessidades específicas de seus clientes, entre eles Petrobras, Shell e OGX, assim como todas as demais grandes companhias de petróleo que operam no Brasil.

“A concessão de mais uma licença de instalação no TX2 é um importante marco na proeminente consolidação do Superporto do Açu como base para a cadeia do óleo e gás no Brasil e evidencia as vantagens oferecidas pelo terminal onshore para as empresas que prestam serviços para a indústria de petróleo e gás. Com inicio de suas operações previsto para este ano, o Superporto do Açu se qualifica como o hub brasileiro para o setor de O&G e como excelente alternativa para a instalação de empresas que operam no Brasil neste setor”, comentou Marcus Berto, Diretor Presidente da LLX.

Conheça o Superporto do Açu

O Superporto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento terá capacidade de movimentar até 350 milhões de toneladas de carga por ano, posicionando-se entre os maiores portos do mundo e configurando-se como maior empreendimento porto-indústria multimodal da América Latina. O Superporto conta com um terminal offshore (TX1) e um terminal onshore (TX2), que juntos poderão receber até 47 embarcações em seus 17 km de píer.

O TX1 é uma estrutura offshore formada por ponte de acesso de 3 km, canal de acesso com 21 metros de profundidade, e posterior expansão para até 26 metros, quebra-mar e até nove berços de atracação. O terminal poderá movimentar até 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia (bpd), e poderá realizar transbordo, tancagem e blending, entre outros. A ponte e dois píeres para movimentação de minério de ferro, com profundidade de 21 metros, já estão concluídos.

O TX2 atenderá às demandas de carga e descarga das diversas indústrias do Complexo Industrial, com destaque para apoio offshore, indústrias flexíveis, ferro-gusa, escória e granito. O canal já conta com quase 5 km de extensão, 300 metros de largura e 12,5 metros de profundidade, chegando a 16 metros. Para a construção do quebra-mar serão utilizados 42 blocos de concreto construídos pelo Kugira, maior dique flutuante da Europa que está pela primeira vez no Brasil (seis já estão prontos e o restante começará a ser produzido em março no Superporto do Açu).

O TX2 possuirá ainda uma área de 2 milhões de m² para a instalação de indústrias de apoio offshore e está qualificado para se tornar o mais importante polo de apoio para a indústria de petróleo e gás e apoio às operações offshore de E&P, sobretudo em função da localização próxima às bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.

Na retroárea do Superporto do Açu, está em andamento a instalação de um Complexo Industrial com 90 km2 que irá receber indústrias offshore, unidade de armazenamento e tratamento de petróleo, usinas siderúrgicas, polo metalmecânico, o maior estaleiro das Américas - em implantação pela OSX, o maior complexo de geração termoelétrica do Brasil - com 5.400MW da MPX, plantas de pelotização, cimenteiras, entre outros. A previsão é que o Complexo Industrial seja responsável pela atração de cerca de R$ 100 bilhões em investimentos para a região.

Assessoria de Imprensa - LLX

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Representantes da Marinha do Brasil, do DER e da prefeitura de SJB visitam local onde será construída a ponte SJB a SFI

A cabeceira do lado de São Francisco de Itabapoana ficará em território de Campos, porém próximo ao limite dos dois municípios e a poucos quilômetros do antigo projeto.

 Uma  comitiva técnica  formada por engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, representantes da Marinha do Brasil e de engenheiro do DER Departamento de Estradas de Rodagens esteve nesta terça-feira, 20, pela manhã visitando os locais onde serão construídas as cabeceiras do ponte que ligará SFI a SJB.  


A visita teve por objetivo , segundo o Cabo Emerson da Capitania dos Portos de São João da Barra  a emissão, por parte da Marinha do Brasil, de um parecer para liberação das obras da ponte.

A vistoria de acordo com o Cabo Neto tem o propósito de se elaborar  um documento no que concerne ao ordenamento do espaçamento acroviário e a segurança da navegação sem prejuízo das obrigações dos interessados perante aos demais órgãos responsáveis.

"Tudo será avaliado e posteriormente será dado o parecer final, com verificação do  local  se há um fluxo constante de navegação", disse.

"Estamos tirando fotos para posteriormente ser dado o parecer final. Compete a  Marinha só este aspecto  porque diz respeito a jurisdição sobre as águas", acrescentou.


O engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo disse que a  largura da ponte será de 16m20 com duas pistas de rolamento, dois acostamentos e uma área de pedestre.

Segundo Dr. Ivan a previsão de início das obras é para abril de 2013.

Participaram da visita os representantes da Capitania dos Portos, Sargento Neto e Cabo Emerson, além do engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo, do Sub secretário Transportes da prefeitura de SJB Felipe Quintanilha. do Adriano Martins Coordenador da Defesa Civil de SJB e dos engenheiros da Secretaria de Planejamento da prefeitura de SJB, Luiz Fernandes e  Carlos Augusto.

Outras informações obtidas com o engenheiro do DER Norte Fluminense  Ivan do Amaral Figueiredo: a Estrada de acesso da ponte pelo lado de São Francisco de Itabapoana a RJ-196, terá uma largura de 12 metros. Este será o acesso da ponte para quem vem de Gargaú ou Santa Clara. Será construída também uma Estrada de acesso a Santa Clara pela antiga Estrada da Linha. 


Dr. Ivan garantiu que tão logo seja concluída a licitação dia 25 de março é bem provável que as obras comecem em abril.


As empreiteiras interessadas em participar da licitação serão obrigadas a conhecerem todo o trajeto da ponte e seus acessos. "Ninguém pode participar de uma licitação sem conhecer o que vai construir", comentou. Assim, antes do dia 24 de março, muitas visitas ainda serão feitas aos locais onde serão construídas as cabeceiras da ponte e as Estradas.


O prefeito Neco de São João da Barra colocou à disposição da comitiva, veículos e barcos  da Defesa Civil de São João da Barra. Antes da saída da comitiva conversamos pelo telefone com o prefeito Neco que disse ser esta obra uma das mais importantes para a geração do desenvolvimento Regional no que concerne ao isentivo ao  turismo, a indústria e a geração de mão de obras. "Ficou feliz de poder inaugurar esta importante obra junto com o Governador Sergio Cabral e demais autoridades de nossa região.", disse.


Nova ponte encurtará a distância para o Porto do Açu


Como o Blog já divulgou, os antigos pilares não serão aproveitados. A nova ponte será construída cinco quilômetros rio acima, e a cabeceira do lado norte ficará em território campista, porém próximo ao limite com o município de São Francisco de Itabapoana. Essa mudança vai aumentar um pouco a distância entre São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, entretanto, com o novo projeto, a distância para os sanfranciscanos chegarem ao porto do Açu será encurtada, já que a cabeceira do lado de São João da Barra ficará próximo ao trevo de acesso ao empreendimento do Grupo EBX.

“É importante ressaltar que o projeto antigo da ponte é de 7 km de viaduto, passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para substituir determinados trechos seria inviável na questão ambiental”, disse Ivan. O engenheiro ressalta que o projeto atual da ponte é de 1344 metros e não vai interferir em nada na questão do meio ambiente, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que será aumentada em apenas 4,5 KM. 




Representantes da Marinha do Brasil - Capitania dos Portos conversam com a imprensa.
Neste trecho, é onde surgirá a ponte de 1 km e trezentos metros.
Seta indica a demarcação do local exato onde será construída a cabeceira da ponte.


Engenheiro Dr. Ivan exibe parte do projeto de construção da ponte.

“Parecia um papel laminado muito longo cortando o Céu, refletindo a luz do sol”, conta internauta que viu passagem de meteoro



A internauta Luana Ribeiro enviou e-mail ao Blog agora à noite, e conta com detalhes o que viu no céu. Ela disse que estava em Guarapari (ES) no momento da passagem do meteoro pela Região. Confira:

Boa noite!
Meu nome é Luana Ribeiro e também vi o "rastro no céu".

Estava em Guarapari (ES), acabei de chegar. Na hora estava na Praia do Morro. O rastro passou exatamente em frente à praia. Eu estava sentada de frente para o mar olhando para minha filha na água quando passou. Desceu no sentido esquerda para direita e sumiu antes de chegar na direção do mar. Ficamos até assustados, porque logo em seguida algumas nuvens cobriram a luz do sol.

A imagem foi muito nítida e super interessante. Como se fosse um papel laminado muito longo cortando o céu, refletindo a luz do sol.

Att, Luana.

INPE explica que fenômeno é comum

Priscilla Alves
do G1 Norte Fluminense

O especialista José Williams dos Santos Vilas Boas, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE explicou, por email, o porquê da ocorrência desses fenômenos. Segundo ele, todos os dias milhares de meteoros podem ser vistos caindo no planeta, mas a maioria não pode ser vista a olho nu devido ao pouco brilho que produzem.

Ao longo do ano, a Terra passa por várias regiões no Sistema Solar, que podem concentrar grandes quantidades de partículas, conhecidas como 'meteoroides'. Durantes essas passagens, podem ocorrer chuvas de meteoros, vistas em alguns lugares do planeta. De acordo com Vilas Boas, no momento a Terra está cruzando duas regiões que podem gerar mais meteoros do que o normal e mais brilhantes.

Ele explica que essas regiões se chamam alfa-Centauride e gama-Normides. A primeira fica ativa entre 28 janeiro a 21 de fevereiro, gerando meteoros bastante brilhantes. A segunda região está ativa entre 25 fevereiro a 22 de março e produz meteoros de brilho fraco.

De acordo com o especialista, os rastros vistos nos últimos dias podem estar associados com a chuva de meteoros da região alfa-Centauride, que é vista preferencialmente do hemisfério Sul.

Ele lembra que os meteoros têm tempo de vida muito curto, podendo durar até alguns segundos nos casos de meteoros muito brilhantes ou envolvendo meteoroides de massas grandes, na escala de dezenas ou centenas de quilos.

Câmara dá início aos trabalhos em SFI





A primeira sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, em que o Blog acompanhou nesta terça-feira (19), foi marcada pela participação do prefeito Pedrinho Cherene e formação das Comissões Permanentes. O presidente Claudinho Viana (PSC), em seu pronunciamento, falou que está nos planos iniciar a obra de construção da sede própria, ainda em sua gestão, que é de dois anos.

Pregando a harmonia entre Prefeitura e Câmara, o prefeito Pedrinho Cherene (PSC) enalteceu a parceria entre Executivo e Legislativo em prol do município, mas fez questão de pontuar a independência de cada Poder.  "Fui convidado por todos os vereadores e fiz questão de vir para reforçar o compromisso dessa parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. Apesar de serem poderes independentes; estamos trabalhando de maneira harmônica. É lógico que em um Estado democrático há divergência de ideias. Ninguém pensa igual ao outro, mas sempre colocando o interesse da população acima de qualquer interesse particular", disse o prefeito. Pedrinho estava acompanhado de seu vice Amaro Barros.

A formação das Comissões aconteceu sem grandes rachas aparentes entre os vereadores, demonstrando unidade, pelo menos nesse início. A exceção ficou em relação a alguns indicados, que foram eleitos com doze ou onze votos, contra votos nulos ou brancos, configurando a insatisfação de um ou outro vereador. O detalhe ficaria nos bastidores, não fosse a interpelação do vereador Alexandre Barrão (PSDC), que chamou a atenção para a questão, criticando os parlamentares que votaram ou em nulo ou em branco. Na opinião de Barrão, o vereador que não concorda com a indicação da maioria deveria votar e si próprio.

Após a sessão, em entrevista à Rádio São Francisco, Claudinho Viana falou da responsabilidade em presidir o Legislativo. “Além de honrar os votos dos meus eleitores, também tenho a responsabilidade em honrar os votos dos vereadores, que me escolheram por unanimidade”, disse o presidente. Sobre a vontade de dar início a obra da sede própria, ao lado da Prefeitura, e fechar o projeto da Praça dos Três Poderes, Claudinho assumiu um compromisso. “Esse sonho não é só meu, e sim de todos os vereadores. A planta do prédio já está pronta. Apanhamos o projeto existente e readequamos com o atual número de vereadores, e o engenheiro já vai confeccionar a tabela de orçamento. Se não der para entregar o prédio pronto nos dois anos de minha gestão, pelo menos vamos começar a obra”, concluiu Claudinho.

A Câmara Municipal volta a se reunir nesta quinta-feira (21), às 17 horas.

As Comissões Permanentes ficaram assim constituídas:

Constituição e Justiça
Presidente – Kdemar Cordeiro (Caboclo) - PMDB
Relator – Ricardo Alexandre da Silva Santos (Barrão) - PSDC
Membro – Raliston Souza da Conceição – PSC

Fiança e Orçamento
Presidente – Domires Júnior de Azevedo Elias Gomes (Pachola) - PSC
Relator –  Renato da Silva Fernandes (Renato de Buena) - PP
Membro – Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho) – DEM

Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente
Presidente – Marcelo Garcia Macedo - PSDB
Relator –  Raliston Souza da Conceição – PSC
Membro – Marcos Antônio Oliveira Santos (Marquinhos de Santo Amaro) – PR

Cultura e Assistência Social
Presidente – Fábio das Neves Moreira (Fabinho do Estaleiro) - PSDB
Relator – Ricardo Alexandre da Silva Santos (Barrão) - PSDC
Membro – Patrícia Miranda Cherene – PTB

Defesa do Consumidor e dos Direitos Humanos
Presidente – Jamilton Marcelino da Silva (Jamilton Chaô) - PSB
Relator – Domires Júnior de Azevedo Elias Gomes (Pachola) - PSC
Membro – Renato da Silva Fernandes (Renato de Buena) - PP

Meteoro que passou na região foi visto no céu de São Francisco de Itabapoana

Foto: reprodução
A Rádio São Francisco FM recebeu no final da manhã desta quarta-feira (20) telefonemas de vários moradores de São Francisco de Itabapoana, que disseram ter visto no céu do município um rastro de fogo. O Clube da Astronomia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou a passagem de um meteoro pela Região na manhã de hoje. Segundo o professor e astrônomo Marcelo de Oliveira, do Clube da Astronomia de Campos, as chances de fragmentos do meteoro terem caído na Região são grandes. O fenômeno também foi visto no estado do Espírito Santo. Há relatos de moradores de outros municípios, como Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Cabo Frio e outras cidades da Região dos Lagos.

Jeferson de Souza, morador na localidade de Bom Jardim, Zona Rural de SFI, viu quando por volta das 10 horas da manhã uma bola de fogo passou no céu. Davi de Souza, morador no Centro, também viu o fenômeno. Moradores da localidade de Estreito, também na Zona Rural, viram o mesmo rastro de fogo. O assunto ganhou força rapidamente nas redes sociais.

 “Nós temos registros de 11h e 11h40, mas como o sol estava muito forte as imagens não são boas. Ainda estou checando para saber o que temos, mas o certo é que é, sim, um rastro de meteoro no céu da nossa cidade. Ele ficou visível por alguns segundos”, disse Marcelo de Oliveira.

Ainda segundo o professor, um grupo de pesquisadores internacionais, do qual ele é integrante, já havia feito um alerta sobre a possibilidade de rastros no céu após a queda de um meteorito na Rússia. Segundo ele, o mesmo grupo registrou imagens de objetos nos céus de outros países. Agora, o objetivo é identificar e localizar o meteoro.

“Nós ainda não sabemos se foi o mesmo meteoro que passou no Espírito Santo e na Região dos Lagos. Pode ser um grande meteoro ou mais de um com pequenas dimensões.Vamos começar a investigar e ouvir relatos de pessoas para identificar o local exato. Isso é algo muito raro de acontecer, sabemos que alguma coisa de incomum está acontecendo mas ainda não sabemos o que é˜, disse o astrônomo.

Por causa do alarde do fenômeno visto hoje, o Clube de Astronomia descobriu, após verificar os arquivos de imagens registrados pelos equipamentos, a passagem de um outro meteoro, no último dia 15 de fevereiro. As imagens do meteoro desta quarta-feira (20) ainda estão sob a análise do clube.

Com informações do G1 Serra, Lagos e Norte

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Começa a primeira sessão do ano na Câmara de SFI

O Blog ao vivo do Legislativo

17h30- Presidente Claudinho abre a sessão.

17h32- Prefeito Pedrinho Cherene comparece e faz pronunciamento na primeira sessão ordinária de 2013.

17h40- começa a eleição das comissões

18h- Formada primeira Comissão, a de Constituição e Justiça. Presidente-Caboclo
Relator-Alexandre Barrão
Membro-Raliston

18h05- Começa a votação da Comissão de Finanças e Orçamento. Vale destacar que a composição da primeira comissão foi quase uma unanimidade com 12 votos e um em branco.

18h20 - Unanimidade. Finanças e orçamento ficou assim:
Presidente-Pachola
Relator-Renato de Buena
Membro-Tininho

18h30- começa a eleição para a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente (COSPMA)

18h44- A COSPMA ficou assim:
Presidente-Marcelo Garcia
Relator-Raliston
Membro-Marquinho de Santo Amaro.

19h05- A Comissão de Cultura e Assistência Social ficou dessa forma:
Presidente-Fabinho do Estaleiro
Relator- Alexandre Barrão
Membro-Patrícia Cherene

19h09- "Fui convidado por todos os vereadores e fiz questão de vir para reforçar o compromisso dessa parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. Apesar de serem poderes independentes; estamos trabalhando de maneira harmônica. É logico que em um Estado democrático há divergência de ideias. Ninguém pensa igual ao outro, mas sempre colocando o interesse da população acima de qualquer interesse particular", disse o prefeito.

19h18- Em votação a última Comissão, do Direito do Consumidor e dos Direitos Humanos

19h25 - ficou assim a última comissão:
Presidente- Jamilton Chaô
Relator-Pachola
Membro-Renato de Buena

19h35- Vereadores fazem uso da palavra.

19h40- Vereadores Marcelo Garcia, Alexandre Barrão, Patricia Cherene, Renato de Buena, Jamilton Chaô, Marquinho de Santo Amaro, Tinhinho, Fabinho do Estaleiro, Pachola e Claudinho Viana fizeram discursos marcantes nessa abertura dos trabalhos do Legislativo sanfranciscanos.

19h50- Presidente Claudinho Viana encerra essa primeira sessão do ano.

O Blog encerra o acompanhamento em tempo real.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Câmara de SFI retoma suas atividades nesta terça após recesso



Mobiliário foi reestruturado para comportar os 13 vereadores
A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana retorna do recesso parlamentar nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, às 17 horas. O presidente Cláudio Ferreira Viana comanda a primeira sessão ordinária de 2013, que marca o início dos trabalhos desta nova Câmara. E a pergunta que não quer calar: como irá se comportar o legislativo sanfranciscano, principalmente na relação com o novo governo de Pedrinho Cherene? O que se sabe tradicionalmente é que nesse início quase tudo são flores, com algumas insatisfações e arestas que geralmente são resolvidas e aparadas com o diálogo, afinal a arte de fazer política não é dialogar? Mas que esse dialogo só tenha um único interesse, o bem da população.

É tempo de renovar as esperanças, por mais que a classe política esteja desgastada em nosso país. A nova cara do legislativo mescla juventude e experiência. E nessa mistura será interessante, por exemplo, ver a reação dos vereadores reeleitos diante da vontade dos novatos em mostrar serviço. Que essa vontade dos marinheiros de primeira viagem e a experiência dos veteranos rendam bons frutos no desempenho da nova Câmara. É o que a população espera.

Durante o recesso, foi providenciada a reestruturação do mobiliário, já que o município conta agora com 13 vereadores. Ou seja, está tudo pronto para o início. O Blog deseja sabedoria ao vereador Claudinho Viana na condução da presidência do Legislativo.

Foto enviada por Fátima Marques

Prefeitura de SFI divulga datas para entrega de cartões dos novos concursados



A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana divulgou nesta segunda-feira (18/02) o período de entrega de cartões-alimentação para os novos concursados, convocados no ano passado.

A entrega dos cartões vai do dia 26/02 até o dia 01/03, sempre das 9h às 16h, e será realizada na sede da Prefeitura.

A Secretaria de Administração destaca a importância do servidor retirar o seu cartão o quanto antes, evitando filas, já que são esperados mais de 600 novos concursados.

Ascom-SFI

Aconteceu novamente: joalheria é assaltada no Centro de SFI

Foto: Vinícius Berto
Aconteceu novamente. Dois homens armados invadiram a  Joalheria  Jóia Básica no Centro de São Francisco de Itabapoana, e praticaram assalto no final da manhã desta segunda-feira (18). Eles anunciaram o assalto e levaram uma das funcionárias para o estoque da loja. Lá, sob a mira de uma arma, a funcionaria foi obrigada a abrir o cofre. O valor das jóias levadas pelos criminosos ainda está sendo avaliado. A Polícia Militar está analisando as imagens capturadas pelo circuito interno de TV.

Em conversa com algumas pessoas que trabalham em estabelecimentos próximos e viram a movimentação dos criminosos, a Polícia disse que os elementos não são conhecidos, o que reforça a possibilidade de os bandidos serem de fora do município. Quem estava do lado de fora da joalheria não desconfiou de nada. Um policial assistiu às imagens e disse que ao passar pelo local, por volta das 7h30min, viu esses elementos quase em frente ao local.

Os dois assaltantes, um branco e outro moreno, aparentavam ter entre 25 e 30 anos e estavam bem vestidos. No momento do assalto apenas duas funcionárias estavam na joalheria, e ao que parece os bandidos aguardaram os demais funcionários saírem da loja. Além das jóias foram levados celulares e dinheiro das funcionárias.

É a segunda vez que a Joalheria  foi assaltada. Em agosto do ano passado dois homens armados invadiram o estabelecimento.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Motociclista de Floresta - São Francisco de Itabapoana morre após colidir violentamente com carro na RJ-224


Jovem de 25 anos vinha transitando pelo acostamento e não percebeu o veículo parado
 Fotos: Mauro de Souza/Jornal Ururau
O motociclista Leonardo Pereira da Silva, 25 anos, (foto do 
Leonardo em foto do Facebook
Facebook) que morava na localidade de Floresta , SãoFrancisco de Itabapoana, morreu após a motocicleta em que pilotava colidir com um carro, na tarde deste domingo (17/02), no trecho da RJ-224, próximo a localidade de São Diogo, em São Francisco de Itabapoana.


De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Leonardo Pereira da Silva, vinha sentido São Francisco/Campos, quando, na altura do KM 11, após uma ultrapassagem, bateu na traseira do Gol branco de placa LIQ-6101, que estava parado no acostamento.


Ainda segundo a polícia, a vítima, que pilotava a moto Honda Titan preta, sem placa, vinha transitando na pista pelo acostamento, e não percebeu o veículo parado.

O carro pertence a A.P.S.S., 42 anos e estava quebrado no acostamento da Rodovia. Com a colisão Leonardo morreu na hora. A motorista do carro nada sofreu.


O movimento no fim da tarde deste domingo (17/02) foi intenso na estrada que dá acesso as praias de São Francisco. Segundo a polícia devido o retorno dos veranistas das praias e o fim da temporada de férias. (Da redação com informações do Jornal Ururau)



Sindicato convoca servidores municipais

Recebemos e-mail do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de SFI com EDITAL DE CONVOCAÇÃO .
Pelo presente ficam todos os filiados convocados para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA que acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz Centro de São Francisco de Itabapoana –RJ, neste próximo sábado dia (23/02/2013) às 8:00h em primeira convocação com metade mais um dos sindicalizados; e às 9:00h em segunda e última convocação com qualquer número de sindicalizados para que na ocasião possam estar discutindo, deliberando e aprovando a seguinte ordem do dia:
1- Apreciação, discussão e aprovação do exercício financeiro do SSEPSFI 2012;
2- Reajuste geral de salário de todos os cargos dos servidores municipais, inclusive dos da Câmara Municipal;
3- Cumprimento do piso mínimo nacional do magistério;
4- Regulamentação da Lei do vale transporte, (Lei Orgânica Art.: 24 e § das Disposições Transitórias);
5- Plano de saúde;
6- Atualização do Plano de Cargo do Magistério com a criação do cargo de professor de creche;
7- Plano de Cargos e Salários geral dos demais servidores;
8- Continuação das discussões da Caixa de Própria de Previdência;
9- Proposta de alteração na Lei do Vale alimentação por outro índice de correção;
10- Assuntos Gerais.

Obs.: a sessão ordinária será instalada com no máximo 20 minutos de tolerância.
Atenciosamente,
Cirábio da Silva Ramos
PRESIDENTE

São Francisco de Itabapoana,17 de fevereiro de 2013.

João Peixoto: "Edital para licitação da ponte SJB a SFI foi o melhor presente de aniversário que recebi"


O deputado estadual João Peixoto chegou ao salão do Grussaí Praia Clube em São João da Barra por volta das 13 horas de domingo,17,  onde centenas de amigos e correligionários o aguardavam para comemoração do aniversário do deputado.

Depois de cumprimentar a todos, de mesa em mesa, João Peixoto acompanhado do deputado federal Paulo Feijó, do prefeito de Guapimirim, de vereadores e outras autoridades foi ao palco de show do Grussai e disse que o maior presente de seu aniversário foi a publicação em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro,  do edital para licitação da ponte ligando os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.

"Sei que foi uma luta de muitos, prefeitos e vereadores, mas quero deixar registrado que fui incansável em mostrar ao Governador Sergio Cabral a importância desta obra para a Região", disse.

Segundo João Peixoto que compartilhou o palco do Club com vários pastores evangélicos outra mudança importante em sua vida foi seu batismo na igreja evangélica. "Quero agradecer a presença dos pastores e reafirmar meu compromisso coma Igreja e com Deus", disse. Citou também seus 47 anos vem vividos com sua esposa.

Ao final, após discursos de varias autoridades o Deputado pediu uma palavra de oração dos pastores presentes o que foi feito, com todos de pé gradecendo a Deus, pelo momento de comemoração e de saúde para todos.

O Blog esteve presente e registrou através de imagens os momentos de confraternização da festa do Deputado Estadual João Peixoto



Obras adia início do ano letivo no EIC

O Externato Imaculada Conceição (EIC) enviou comunicado ao blog sobre adiamento do início do ano letivo. Confira:

"A todos vocês que fazem parte da nossa instituição de ensino Externato Imaculada Conceição informamos que o início das aulas foi adiado para o dia 25/02 (segunda-feira) por motivo de obras na escola."

Atenciosamente Direção / Coordenação

Prefeitos têm desafio de universalizar a pré-escola até 2016

(Foto: Divulgação)
Brasília – Os prefeitos que assumiram o cargo no início deste ano terão um desafio a cumprir até o fim do mandato, em 2016: universalizar a pré-escola. A matrícula de todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos tornou-se obrigatória em 2009. O prazo final foi fixado para 2016 e a responsabilidade recai sobre os municípios aos quais cabe a educação infantil.

O desafio dos prefeitos será garantir vagas para as crianças na rede pública. Alguns municípios, entretanto, não têm unidades suficientes e precisarão construir novos prédios. Além disso, virão mais gastos com os profissionais contratados e a manutenção das novas instalações.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2010, havia 1.154.572 crianças na faixa de 4 a 5 anos fora da escola. A matrícula na pré-escola, no entanto,  avançou na última década. Em 2000, 51,4% das crianças nessa faixa etária tinham acesso à educação, patamar que saltou para 80,1% em 2010.

As prefeituras recebem apoio federal por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância). O objetivo é financiar a construção de unidades de educação infantil para atender a crianças de até 5 anos, faixa etária da creche à pré-escola.

Pelo programa, a prefeitura providencia o terreno e o Ministério da Educação (MEC) financia a construção, os equipamentos e o mobiliário. A meta do atual governo é construir 6 mil novas creches e pré-escolas até 2016. Dados do MEC indicam que 742 unidades de educação infantil foram entregues nos dois primeiros anos de gestão da presidenta Dilma Rousseff e cerca de 5,6 mil estão em construção.

Mesmo assim, alguns gestores se preocupam com o custo da manutenção. É o caso do prefeito de Cachoeira Grande, no Maranhão, Francivaldo Souza. “Estamos construindo uma creche, mas, para fazer funcionar, temos que ter a ajuda do governo federal. Não falo só nos equipamentos, mas também da manutenção”, disse ele.

A secretária municipal de Educação de Colinas, no Tocantins, Odaléa Sarmento, considera a meta ambiciosa e acredita que uma alternativa seria apoiar a ampliação dos prédios municipais. “Os municípios têm prédios com infraestrutura de escola de ensino fundamental. Temos que adaptar esses ambientes para a educação infantil, para essa faixa etária”. Ela também defende que o governo do estado assuma a responsabilidade pela etapa final do ensino fundamental, para que os municípios concentrem esforços na educação infantil.


A inclusão do pré-escolar ocorreu por emenda à Constituição. Antes da mudança, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Desde então, o ensino passou a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, abrangendo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio.

Edição: Davi Oliveira (Ag. BR)