sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prefeito Pedrinho Cherene toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar em SFI


Após cerimônia Pedrinho Cherene falou sobre o início das obras da Ponte João Figueiredo em entrevista a Rádio São Francisco FM 
Fotos: Floriano Fernandes.
Após cerimônia em frente a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, na Praça dos Três Poderes, em que o prefeito Pedrinho Cherene foi empossado como presidente da Junta de Serviço Militar de São Francisco de Itabapoana, a
Rádio São Francisco FM e o Blog do Paulo Noel, estiveram com o chefe do Executivo Municipal sanfrancisco  que repercutiu a notícia divulgada pela imprensa regional de que até junho começam as obras da Ponte João Figueiredo ligando São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, pelo Rio Paraíba.  

A informação passada a imprensa pelo prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco, é de que na próxima semana seja publicado o edital de licitação, de acordo com o presidente da Fundação DER – Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ribeiro, durante reunião com o prefeito de São João da Barra.  Com 1,1 quilômetros, a ponte está orçada em R$ 110 milhões será construída com recursos de um empréstimo junto ao Banco Mundial.

Repercussão da notícia

O prefeito de São Francisco de Itabapoana Pedrinho Cherene disse que ao assumir a prefeitura, havia mantido contato com o governo do Estado, por meio do vice-governador Pezão, quando fui comunicado que a princípio a obra seria licitada em dezembro.

"Houve uma mudança no cronograma para março e as nossas expectativas são as melhores possíveis. Essa obra tem uma grande importância para São Francisco no que diz respeito à integração regional e ao desenvolvimento, principalmente, em decorrência do Complexo Portuário do Açu. De nossa parte, é importante fazermos um planejamento para absorvermos esse desenvolvimento e buscarmos sempre aperfeiçoar e expandir os serviços públicos para atender à demanda, pois com a construção da ponte é provável que empresas venham se instalar em nosso município, atraindo um maior número de pessoas", destacou o prefeito Pedrinho Cherene.  


Suspeito de ser o mandante de crime do radialista de São João da Barra preso em frente a prefeitura



João Roberto da silva,
 conhecido como “João Pampinha”
Policiais Civis da 145ª Delegacia de polícia de São João da Barra detiveram na manhã desta sexta-feira (25/01), o homem suspeito de contratar Gilmar, o “Cachaça”, para executar a tiros o radialista Renato Machado. Homem foi detido pela manhã em frente à sede da prefeitura do município
  

De acordo com a delegada titular da 145ª DP, Madeleine Farias, João Roberto da silva, conhecido como “João Pampinha” foi detido na parte da manhã, em frente à sede da prefeitura do município. Madeleine revelou ainda que apesar de Gilmar não ter confirmado a participação no crime, as provas indicam que ele foi o executor do crime, “Pampinha” teria sido o contratante do crime. (Com informações do Site Ururau ) 

Mais informações colhidas pelo Ururau direto na 145ª DP Legal de São João da Barra. 
As investigações levaram a polícia a “Pampinha”, que segundo uma das testemunhas ouvidas pela delegada, conversou com “Cachaça” pelo menos três vezes antes do crime, em frente ao clube em Atafona e depois do crime, eles foram vistos novamente.

O suspeito disse em seu depoimento, que estava se encontrando com “Cachaça” para acertar uma dívida do ano de 2011, relativa a uma cobrança feita por Cachaça de um terreno que havia sido vendido por João Pampinha, mas segundo a delegada, não há terreno nenhum.

“Nós falamos com Gilmar Barreira na Casa de custódia e ele nega ser o autor do crime, mas não consegue explicar o motivo dos encontros com João, não há terreno nenhum”, afirma Madeleine.

Ela também afirma que Pampinha não tem motivo nenhum para ter encomendado a morte de Renato, por isso ele só pode ser um intermediário. A Polícia agora continua as investigações para chegar ao mandante do crime. Quanto a Gilmar, a delegada diz não ter dúvidas que seja realmente o executor. “Temos indícios suficientes, a semelhança com a imagem da câmera, a postura, a envergadura da coluna e a reconstituição do crime, que apesar dele não contribuir para não produzir provas contra ele, foi um passo importante também”. Conclui.
Renato Machado foi morto no portão da casa onde morava, no dia 08 de janeiro. Na ocasião, ele chegava de uma festa, com sua esposa e uma sobrinha do casal. A menina foi ferida no pé.  

Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente realiza neste domingo processo seletivo


O encontro será das 9h às 17h, no Colégio Estadual de São Francisco de Paula, localizado no centro da cidade.
 
O Conselho de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDA) de São Francisco de Itabapoana vai realizar, neste domingo (27/01), a primeira etapa do processo seletivo para os candidatos a conselheiros.

O encontro será das 9h às 17h, no Colégio Estadual de São Francisco de Paula, localizado no centro da cidade.

Os candidatos irão concorrer a cinco vagas para o biênio 2013 a 2016. Na parte da manhã será realizado um estudo dirigido sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pelo comissário de Justiça da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de São Francisco, Marcos Moulin. 

Todos os participantes poderão interagir com o palestrante e esclarecer suas dúvidas. À tarde as provas serão aplicadas para os candidatos. Quem for aprovado nesta primeira fase participará da eleição, que é a segunda etapa do processo. A previsão é que a seleção aconteça no dia 03 de fevereiro, também no Colégio Estadual. 

A última fase do processo seletivo será a posse. “O Conselho da Criança está cumprindo o seu papel legal para inserir os novos candidatos a conselheiros. A lei diz que, após eleição, temos 30 dias para realizar a posse dos novos conselheiros”, disse o presidente do CMPDA, Alaildo Gomes Barreto.

Obras da ponte sore o Rio Paraíba começam até junho



Até junho o governo do Estado pretende iniciar a construção da ponte sobre o rio Paraíba do Sul, ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. A previsão é que na próxima semana seja publicado o edital de licitação, segundo o presidente da Fundação DER – Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ribeiro, durante reunião com o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco. Com 1,1 quilômetros, a ponte está orçada em R$ 110 milhões e será construída com recursos de um empréstimo junto ao Banco Mundial.

A ponte é um sonho antigo, tanto dos moradores de São João da Barra, quanto de São Francisco do Itabapoana e foi objeto de diversas ações da prefeita Carla Machado, em seus oito anos de mandato e do próprio Neco, em 16 anos com mandato de vereador, sendo quatro, como presidente da Câmara. Entretanto, o traçado original será modificado e os antigos pilares não serão utilizados. De acordo com o presidente do DER, no local onde foi iniciada a construção, a ponte é inviável.

Na reunião com o presidente do DER, o prefeito salientou a importância da continuidade do convênio entre o estado e a prefeitura, para conclusão de estradas no 5º Distrito. Aliás, as parcerias com o estado foram a tônica dos compromissos do prefeito, em sua viagem ao Rio, nesta quarta-feira (23). Na parte da manhã, ele assinou o convênio com a secretária de Estado de Agricultura, que garante a transferência das máquinas do programa Estradas da Produção, para o município. O objetivo é manter a conservação das estradas vicinais e ampliar ainda mais o apoio ao pequeno agricultor. 

Ao encontrar-se com o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, juntamente com o secretário de Agricultura do município, Pedro Nilson Berto, Neco defendeu a importância de se aumentar a produtividade do setor agrícola local.

Christino antecipou que o estado pretende ampliar a parceria com a prefeitura no sentido de incentivar o cultivo protegido, ampliando dos atuais seis núcleos, para 150. Com isso, diz o secretário, o setor agrícola dará um salto na produtividade. A preocupação do secretário é com o crescimento populacional na região e a necessidade de importação de alimentos. “Nós podemos ampliar a participação da agricultura na economia local, gerando mais emprego e renda, e melhor, dando ao agricultor condições dele ter um plantio mais rentável e mais saudável para o consumidor”, afirmou.

O prefeito destacou que tanto a reunião com Christino Áureo, quanto com o presidente do DER, Henrique Ribeiro, foram extremamente produtivas. “Estamos dando continuidade ao trabalho iniciado pela prefeita Carla Machado, mas também queremos que o estado amplie sua presença na nossa região e especialmente em São João da Barra, que está vivendo um momento único na sua história. É necessário que tenhamos parcerias fortalecidas, que vão construir a sustentabilidade que precisamos”, afirmou Neco.

Secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, o prefeito Neco o Cristino .
No Rio, o prefeito esteve ainda com o professor Arnaldo Niskier, do CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, ex-ministro e ex-secretário de Estado de Educação e Cultura. Na pauta, a implantação de uma unidade do CIEE em São João da Barra, dentro do programa Primeiro Emprego, que a prefeitura pretende implantar. 

O prefeito defende a importância de gerar oportunidades para os jovens, mas não apenas com a capacitação profissional, seja em nível técnico ou universitário, mas também é necessário que ele tenha oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.




- Várias empresas estão chegando a nosso município e precisando de estagiários e muitas vezes não são os nossos estudantes os escolhidos porque ainda não temos uma ferramenta eficaz para a seleção destes jovens. Nós queremos que todos tenham oportunidades, mas os nossos jovens têm que ser priorizados, porque é aqui que estão os investimentos. É necessário que esse processo de desenvolvimento chegue a todos os segmentos da sociedade e valorizar a juventude, proporcionando mais oportunidades foi um compromisso que eu assumi durante a campanha e vou cumprir, sentenciou.

Começa Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba

Começou nesta quinta-feira (24) a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Guaxindiba. Confira a programação:


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pólo Cederj de SFI com inscrições abertas para curso de pós graduação em Gestão Pública


O Blog recebeu e-mail da diretora do Pólo CEDERJ/UAB de São Francisco de Itabapoana, Marta de Fátima Silva, que comunica a abertura das inscrições para o curso de pós-graduação em Gestão Pública Municipal. As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de fevereiro. Serão oferecidas 50 vagas para São Francisco de Itabapoana. O curso é voltado para quem já tem diploma de nível superior. Informações e inscrições nos links abaixo:


Toma posse hoje nova diretoria da Associação de Moradores de Macuco


A  AMPAMAC – Associação de Moradores e Produtores Agrícola de Macuco, fundada em 04/12/2010,  promove nesta quinta-feira, 24,  a cerimônia de posse da nova diretoria, às 20 horas, no  Salão do Edmário  na  Praça do Macuco. A Associação enviou convite ao Blog, extensivo a toda comunidade e autoridades. O atual Presidente, Elias Ângelo Barreto, passará o bastão para o presidente eleito Carlos Cruz da Silva.

Ministério Público Federal realiza audiência pública para debater impacto ambiental das obras do Porto do Açu



O Ministério Público Federal em Campos dos Goytacazes (RJ) realizará audiência pública na segunda quinzena de março para discutir os danos ambientais relacionadas às obras do Complexo Portuário do Açu, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense. A audiência pública foi convocada pelo procurador da República em Campos dos Goytacazes, Eduardo Santos de Oliveira, em local e data ainda a serem divulgados.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Darcy Ribeiro elaborou um parecer técnico alertando sobre o aumento da salinidade na localidade do Açu, que evidências indicam ser resultado da intervenção ambiental ocorrida a partir de obras realizadas pelo grupo EBX/LLX para instalação do Complexo Portuário. Em dezembro de 2012, o MPF em Campos instaurou inquérito para apurar a salinização do canal do Quitingute, em São João da Barra. O processo de concentração progressiva de sais estaria ocorrendo por causa do aterro feito com areia retirada do mar, objetivando elevar a área para erguer o Distrito Industrial do Açu.

O MPF expediu ofício ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e ao Grupo EBX/LLX para que informem as medidas adotas em relação às informações contidas nos pareceres técnicos emitidos pela UENF no prazo de dez dias.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

LLX e OSX realizam soltura de tartarugas no Superporto do Açu




A LLX e a OSX, empresas do Grupo EBX, promoveram ontem (22), a soltura de 30 filhotes de tartarugas marinhas na praia do Açu, onde fica localizado o Superporto do Açu, em parceria com o Projeto Tamar. As tartarugas nasceram no cercado do Projeto Tamar na praia do Farol de São Tomé, em Campos. Este é o segundo ano que a soltura de tartarugas acontece no empreendimento. A primeira ação ocorreu em 2010.

Desde 2008, a companhia realiza o programa de monitoramento da desova de tartarugas marinhas, ao longo de 62 km de praia, com atendimento a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar. O monitoramento cumpre uma condicionante ambiental do licenciamento do porto e tem o objetivo de comparar os resultados obtidos antes, durante e após a conclusão da obra. Na última temporada reprodutiva das tartarugas marinhas, que se estendeu de setembro de 2011 a março de 2012, foram registradas 894 desovas na área de influência do Superporto do Açu.

De acordo com o gerente geral de integração e sustentabilidade da LLX, Guilherme Quentel, a soltura de tartarugas acontece com a supervisão do projeto Tamar e é executada de forma integrada entre as empresas do Grupo EBX que estão se instalando no Superporto do Açu. “Essa é uma iniciativa de conscientização e proteção às tartarugas que desovam na região”, disse.

Diariamente, 11 monitores, moradores locais treinados pelo Tamar, percorrem 62 km de praia, entre Atafona e Barra do Furado, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas marinhas. As ocorrências reprodutivas (como desovas) são georreferenciadas e marcadas com estacas numeradas para identificar sua localização. Nas ocorrências não reprodutivas, são coletados dados como o tamanho, a espécie e sexo das tartarugas. O local da ocorrência também é registrado por meio de GPS.

Ainda dentro do programa de acompanhamento das tartarugas marinhas, a LLX instalou um centro para reabilitação e recuperação dos animais. Todos os animais debilitados localizados nas áreas monitoradas são levados para o centro para tratamento, recuperação e acompanhamento até seu completo restabelecimento. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por veterinários, biólogos, técnicos e monitores, que atuam 24 horas por dia.

Polícia Civil usa cães para encontrar arma de crime de radialista

Fotos: Paulo Sérgio Pinheiro: Matéria site Ururau

Buscas foram feitas no entorno de casa de suspeito, mas nada foi encontrado
 Paulo Sérgio Pinheiro

Buscas foram feitas no entorno de casa de suspeito, mas nada foi encontrado

A Polícia Civil da 145ª Delegacia em São João da Barra continua investigando a morte do radialista Renato Machado, crime este ocorrido na noite do dia oito de janeiro. Na manhã desta terça-feira (22/01) cães farejadores e agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) estiveram no município e realizaram novas buscas na tentativa de localizar a arma usada no crime. 
A ação dos policiais e dos cães farejadores se concentrou no entorno do Atafona Praia Clube, local onde fica a residência de um dos suspeitos de ter participado do crime, o Ricardo de Souza Santos, de 31 anos, conhecido como Ricardinho, que ainda está foragido da Justiça. 
A delegada titular da 145ª DP, Madeleine Farias, solicitou a atuação da Core e dos cães para novas buscas, uma vez que, no dia 10 de janeiro, quando a Polícia Civil esteve no local para cumprir o mandado de busca e apreensão foi observado muito lixo e entulho, podendo servir de esconderijo à arma, mas nada foi encontrado.
No dia 14 de janeiro G. B. R. J, de 32 anos, o "Cachaça" foi preso suspeito de participar do crime do radialista. Ele já tem passagem por homicídio e foi preso durante a Operação Petisco, realizada em 2005 na Comunidade Tira Gosto, em Campos. 
Segundo a delegada foi expedida a prisão temporária de 30 dias, podendo ser prorrogável por mais 30, até que seja concluído o inquérito policial.
SUSPEITAS— A Polícia Civil trabalha com três hipóteses para o assassinatodo radialista Renato Machado. Segundo Madeleine, a primeira seria de crime passional, pois em agosto do ano passado, a vítima e a esposa se separaram e ela começou um relacionamento com outra pessoa. Quando o casal reatou o relacionamento, o ex-namorado da mulher ficou muito mal e continuou enviando mensagens e seguindo os dois por um tempo.
A segunda hipótese seria de crime político, já que Renato tinha envolvimento com a política local. E a última é que a vítima tinha dois inquéritos contra ele por lesão corporal, depois de uma confusão em que se envolveu com um ex-vereador da cidade.
O CRIME— O homicídio aconteceu na noite do dia oito deste mês, na frente da casa da vítima, na Rua Manoel de Souza Braga, ao lado da rádio, no Bairro de Água Santa, quando voltava com a esposa e uma sobrinha de uma festa. A sobrinha da vítima, uma menina de seis anos, foi atingida com um tiro de raspão no pé.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Celina Borges abre shows religiosos da festa do Padroeiro de Barra do Itabapoana

Sobre a música "Tudo Posso": "Este hino tem um poder de ressurreição muito grande, ressuscitando pessoas, famílias em nome de Jesus no mundo inteiro".

Próximo  DVD de Celina Borges terá participação de 12 padres cantando "Tudo Posso". 

 Na Praça de São Sebastião, em frente à Igreja do padroeiro de Barra do Itabapoana, um show com a cantora católica Celina Borges abriu a programação de eventos das festividades de São Sebastião. Antes do show, o padre Fagner celebrou missa na Igreja que está muito bem decorada com lindos arranjos de flores.
 
Em entrevista ao Blog e à Rádio São Francisco FM, Celina Borges disse que é uma honra muito grande ser missionária e cantora representando a Igreja Católica.

"Sempre nos meus shows eu levo os jovens a entenderem a importância da fé e da razão, a fé que nos leva nestes momentos de encontro, para uma confraternização das famílias. Por isso que, com muita alegria, dou continuidade a este meu trabalho quando sou convidada. Agradeço a comunidade e ao padre Fagner", disse.

Terminado o show de ontem, a agenda de Celina Borges dá uma parada. "Nós voltamos para casa, é tempo de gravação de um novo DVD, da preparação do CD novo, mas com muita alegria esperando um novo chamado", diz.

Sobre a  música "Tudo Posso" a mais solicitada, e que não pode deixar de ser cantada em seus shows, Celina Borges  disse que vai gravá-la novamente em seu novo CD com participação de 12 padres,  dentre eles  Reginaldo Manzott, Fábio de Melo e Padre Zezinho. "Esta música tem um poder de ressurreição muito grande, ressuscitando pessoas, famílias em nome de Jesus no mundo inteiro", diz.

Ao final Celina deixou uma mensagem para os internautas: "Obrigado pelo carinho. Povo maravilhoso, Deus vos abençoe e receba um abraço da Celina Borges"

Hoje a programação segue com show especial   de Eugênio Jorge no palco em frente à Igreja do padroeiro São Sebastião.

Na programação esportiva do padroeiro, destaque para o Primeiro Rema São Francisco, competição de barco a remo no Rio Itabapoana com início previsto para as 11h de domingo.

O evento tem apoio da prefeitura de São Francisco e visa estimular a prática da modalidade na região.

"Rema Campos" é um projeto voltado para a inclusão social e desenvolvimento com crianças e adolescentes que recebem atendimento ao longo de dois anos. A equipe é a quarta melhor do estado e disputa, ainda, os campeonatos Estadual e Campista.




Homem assassinado em Praça João Pessoa, SFI com um tiro no rosto

Lavrador morreu em frente ao "Bar da Amizade"
Fotos: Bira Mendes do Blog "Alô a Todos"
Sábado, 19, por volta das 20 horas, segundo informações da Polícia Militar, um homem foi morto com um tiro no rosto, com a bala atingindo a face, abaixo dos olhos, quando estava sentado em uma cadeira em um bar na localidade de Praça João Pessoa na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. 

Segundo a polícia, o assassinou fugiu em uma motocicleta de modelo e placa não identificada.

Segundo apurou o Blog , a pessoa baleada e morta é Pedro da Silva Martins, 47 anos, que trabalhava na lavoura. 

O corpo permaneceu em frente ao bar em Praça João Pessoa até por volta da 1 hora da madrugada deste domingo, quando foi possível o rabecão da Defesa Civil fazer a remoção para o IML.