sábado, 16 de novembro de 2013

Projeto TAMAR promove soltura de tartaruga verde no litoral de Guaxindiba

 Biólogos fizeram uma palestra para turistas e moradores antes da soltura

Uma tartaruga verde juvenil de aproximadamente 35 kg foi solta na tarde deste sábado, 16, na Praia de Guaxindiba litoral de São Francisco de Itabapoana. Antes a equipe do Projeto Tamar, formada por biólogos, fez um trabalho de conscientização ambiental com presença de moradores , veranistas e turistas que fizeram um circulo ao redor da tartaruga.

Emoção e aplausos
No momento do contato com ás águas do mar, a tartaruga que rastejava lentamente para uma nova vida, recebeu aplausos do público por este gesto de preservação ambiental e da espécie.

Segundo o site Wikipédia, a enciclopédia livre, a tartaruga-verde é uma tartaruga marinha com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, exceto em sua carapaça onde os tons variam do oliva-marrom a preta, no Pacífico Oriental. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas .


Como outras tartarugas marinhas, as tartarugas-verdes migram longas distâncias entre as áreas de alimentação e as suas praias de incubação. Muitas ilhas em todo o mundo são conhecidas como Ilha das Tartarugas por causa da nidificação das tartarugas-verdes em suas praias. As tartarugas fêmeas saem para as praias e põem ovos em ninhos que escavam durante a noite. Mais tarde, filhotes emergem em direção à água. Aqueles que sobrevivem alcançam a maturidade sexual ao fim de vinte a cinquenta anos e vivem até 80 anos em liberdade.



Nenhum comentário: