sábado, 5 de outubro de 2013

Implante dentário: da esperança à realidade

 Dentista implantodontista  garante que  tratamento é seguro.

O Blog pautou para este mês de outubro que se comemora o Dia Mundial do Dentista, um assunto que interessa a muitos brasileiros: implante dentário.

 
E, para buscar informações sobre o tema, procuramos um profissional da área,  o dentista implantodondista  Augusto Beliene Vieira, Tenente dentista da Polícia Militar do Estado do Rio  que nos recebeu na Policlínica da Policia Militar, em Campos dos Goytacazes na tarde de sexta-feira, 4-10.

Para Dr. Augusto, o implante dentário é um tratamento seguro desde que feito com uma avaliação conjunta de um dentista com um médico.

"Antigamente, era mais traumática, mas, atualmente o conhecimento sobre o tema proporciona a alegria das pessoas que optam pelo tratamento",diz.

Segundo Dr. Augusto Vieira, desde que o implante com titânio surgiu na década de 60 por meio de pesquisas do professor sueco Per-Ingvar Branemark, o  tratamento evoluiu com técnicas e conhecimento que  é uma realidade.

"O implante de titânio, que revolucionou o tratamento dentário de pacientes com ausência de dentes, hoje, é um tratamento mais que seguro e oferece qualidade de vida ao paciente",diz.

Para Dr. Augusto acabou-se o risco de rejeição. "Hoje a mastigação com total comodidade é a mesma dos dentes naturais e não há rejeição", diz.

Quais são as condições ideais para que o paciente obtenha sucesso no tratamento? Há limite de idade para que o paciente submeta-se ao tratamento?

Para Dr. Augusto,  existe o limite mínimo de idade, a princípio até 18 anos, idade que seria de formação óssea do paciente.

"Limite máximo não existe. O paciente pode fazer este procedimento no momento em que melhor lhe convier, desde  que esteja com a saúde em dia. Se for portador de diabetes, a doença tem que estar controlada. O mesmo com relação  pressão arterial", diz. Geralmente os pacientes que mais procuram os consultórios dentários para o implante, estão na faixa etária de 30 a 95 anos.

Preço do tratamento
Na opinião do implantodontista  a questão financeira, o preço do tratamento não tem sido empecilho para que os pacientes busquem o tratamento, mesmo porque atualmente os preços já estão mais razoáveis.

"Antigamente, o parafuso que utilizávamos para o implante  era importado e de alto custo. Com a evolução do titânio e a evolução das firmas nacionais com custo mais barato do material, possibilitou também que o preço do tratamento ficasse mais  acessível ", diz.

Segundo o implantodontista o tempo de tratamento varia de paciente para paciente, ou seja se o paciente teve um trauma e perdeu apenas um dente, o tempo de tratamento pode levar até 3 meses e, após a cirurgia, a prótese pode se instalada em ate seis meses.

"Se há uma perda muito extensa, ou seja, se o paciente perdeu vários dentes, então há necessidade de uma reabilitação e aí o prazo do tratamento pode chegar a até  dois anos", explica.

Para os pacientes que já perderam a dentição por um longo período, é solicitado pelo profissional, em primeiro lugar, os exames complementes que são a radiografia e tomografia.

"Neste tipo de exame, a gente avalia se o paciente tem ou não osso. Se o paciente não tem osso , antes da cirurgia de implante, fazemos o implante ósseo, ou o enxerto ósseo para que possamos seguir no tratamento",conclui.


O dentista implantodontista Augusto Beliene Vieira  atende em seu consultório na cidade de Campos dos Goytacazes no edifício   Alexander Fleming, na Rua Conselheiro Otaviano, 84. Em São João da Barra, atende no Mello Odonto Center da dentista Natalie Mello, responsável pela instalação das próteses após cirurgia e implantação dos parafusos, numa parceria com Dr. Augusto Viera, aliás uma parceria que deu certo. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Estava procurando sobre implantodontista. Obrigada

Dentista disse...

Parabéns a todos os Dentistas