quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Caminhada em prol da prevenção do câncer de mama e colo de útero em SFI

O IEC (Informação, Educação e Comunicação) e o programa Saúde da Mulher, ambos ligados à secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, irão promover uma caminhada alertando sobre os riscos do câncer de mama e de colo de útero. O evento acontece na próxima sexta-feira (25/10), às 9h, saindo do trevo das praias.


O objetivo da caminhada é sensibilizar a população sobre a importância das medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar estas doenças.

O evento corrobora com a Campanha Mundial intitulada “Outubro Rosa", que visa a chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O secretário de Saúde, Jaime Tinoco, alerta sobre a importância de se cuidar durante o ano todo. “É importante a mulher estar alerta durante o ano inteiro, não apenas no mês de outubro. O câncer é uma doença que cada vez ceifa mais vidas. A prevenção é o melhor remédio,” afirmou o secretário, que também é médico.

Outubro rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Ascom-SFI

Nenhum comentário: