quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Alerj quer explicações sobre atual situação do Porto do Açu

O empresário Eike Batista, dono da holding EBX, será convidado a prestar esclarecimentos à Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), instalada nesta quarta-feira (02/10), para acompanhar a situação do Porto do Açu. O presidente do colegiado, deputado Roberto Henriques (PSD), destacou a importância de ouvir o responsável pelas "empresas X". "A primeira tarefa será enviar, em nome da comissão, um convite ao Eike Batista ou a alguém que o represente imediatamente", afirmou.

Henriques sinalizou que também serão chamados o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Júlio Bueno, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Maria da Conceição Ribeiro. "Nós vamos focar no investimento grandioso que está acontecendo no estado do Rio, precisamente nas regiões Norte e Noroeste, e que está causando muitos impactos, tanto econômicos quanto demográficos e ambientais", afirmou o parlamentar.

A relatoria da comissão será feita pelo deputado Luiz Paulo (PSDB), que defende a verificação das hipóteses sobre o futuro dos investimentos no porto do Açu. Segundo o parlamentar, é "inaceitável que o porto, o condomínio industrial e o estaleiro que compõe o complexo parem de funcionar devido à crise que o grupo X está enfrentando". As negociações para a possível venda do empreendimento também serão acompanhadas pelos deputados. O Porto é uma iniciativa da

empresa LLX, que faz parte da holding de Eike Batista.


A comissão conta, ainda, com a deputada Rosângela Gomes (PRB) como vice-presidente e com os deputados Jânio Mendes (PDT), Bernardo Rossi (PMDB), João Peixoto (PSDC) e Geraldo Pudim (PR) como membros efetivos. A deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) também integra o grupo, como suplente. (Da redação com Ascom Alerj)

Nenhum comentário: