sábado, 14 de setembro de 2013

São Francisco conquista vaga no Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul










_________________________________________________

São Francisco de Itabapoana obteve uma vaga de titular no Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul (CBH-BPS). O processo que escolheu os representantes aconteceu na tarde da última quinta-feira (12/09), no Auditório do Hospital Veterinário do UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense.

O município sanfranciscano foi representado pela secretaria de Meio Ambiente Cláudio Heringer, que vê a conquista da vaga como uma vitória não só para o poder público, mas de toda a população.

"A responsabilidade pela defesa dos recursos hídricos deve ser compartilhada por todos. E integrar o CBH é trabalhar por melhorias na qualidade de vida da população, além de articular políticas em defesa e promoção do ambiente equilibrado e de recursos hídricos da região", disse.

A conquista da vaga no Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul garante ao município participação nas Câmaras Técnicas, entre elas a CT de recursos hídricos. "A partir de agora o município assume uma posição ativa no Comitê de Bacias Hidrográficas, deixando de ser um mero expectador como no passado", ressaltou o Secretário.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul foi instituído no dia três de março de 2009 e atua na região do Baixo Paraíba do Sul, constituída pelas bacias dos rios Muriaé, Pomba, Pirapitinga e pelo curso baixo do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro.

Os comitês de bacia no Estado do Rio de Janeiro compõem o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, instituído pela Lei Estadual nº 3.239/1999, cujos objetivos são: dirimir, em primeira instância, eventuais conflitos relativos ao uso da água; acompanhar a Política Estadual de Recursos Hídricos; propor valores e aprovar critérios de cobrança pelo uso da água; e planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos.


Nenhum comentário: