quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Protocolado no Inea pedido de licenciamento ambiental para o Terminal Portuário Canaã em Manguinhos, litoral sanfranciscano

 

 A empresa Eagle Tecnologia da Informação Ltda. com endereço no município de Taboão da Serra, SP, abriu o processo Nº E-07/511.525/2011 junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) requerendo o licenciamento ambiental para instalação de um Porto, na localidade de Barrinha, entre as prais de Manguinhos e Buena, no município de São Francisco do Itabapoana, extremo norte fluminense.

Clique aqui e tenha acesso ao Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e aqui ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, ambos elaborados pela empresa Squalo Ecologia.

O empreendimento propõe uma área a ser ocupada de 1,3 km² e 1.500 metros de frente para o mar, onde hoje se situa a Fazenda Canaã. O projeto prevê 900.000 m² de retroárea e se apresenta como uma proposta de um Terminal Portuário de uso Privado (TUP) com característica de hub-logístico, para atender demandas logísticas decorrentes da exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos, esperando ainda alcançar as bacias do Espírito Santo e de Santos.

O projeto das instalações prevê um Parque de Tancagem, um estaleiro para reparos e construção naval, um heliporto, um terminal de passageiros, um condomínio industrial e um centro comercial.

Tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Espírito Santo são muito os projetos de portos. É certo que a maioria não vingará, seja, por problemas de impactos ambientais e sociais seja por viabilidade econômico-financeira. Um projeto de porto precisa estar interligado a diversas cadeias de negócios.

A análise do licenciamento destes projetos devem considerar a sinergia e entre os mesmos. O dados do EIA e do Rima devem ser analisadas agora pelo Inea e pela sociedade. Depois deverão ocorrer as audiências públicas que deverão ser marcadas pela Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental). Abaixo algumas imagens retiradas do EIA/Rima:
(Matéria e imagens do Blog do Roberto Moraes)

Nenhum comentário: