quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Oscar conta sua trajetória e fala da luta contra o câncer no Sesc Campos nesta quinta-feira


O maior jogador de basquete da história do Brasil, Oscar Schmidt, é o convidado especial do projeto “Driblando Barreiras” do Sesc Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, nesta quinta-feira (29). O “Mão Santa” vai contar sobre a carreira vitoriosa nas quadras e a luta que vem enfrentando contra um câncer.

O grandalhão de 2 metros e cinco centímetros de altura é o segundo maior cestinha do mundo, com mais de 40 mil pontos marcados, superado apenas pela lenda Kareem Abdul-Jabbar, com 46.725. Em 32 anos de basquete, conquistou 49 títulos, 24 deles como amador e 25 como profissional. Sua precisão, força e resistência o levaram a vestir a camisa da seleção brasileira por 20 longos anos, mais de um terço da sua vida.

Na seleção, protagonizou momentos inesquecíveis para a torcida brasileira. Entre eles, a final do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, nos Estados Unidos, em que comandou o time que bateu os donos da casa por 120 a 115 em uma virada histórica depois de estar perdendo por 68 a 54 no intervalo. Só não jogou na NBA, liga norte-americana, porque preferiu manter-se na defesa da camisa verde-amarela.

É com essa força de multicampeão que Oscar Schmidt agora trava outra batalha, desta vez fora das quadras. Em abril, se submeteu a uma operação em que retirou um câncer maligno do cérebro, depois de já ter retirado um benigno em 2011. Agora, Oscar faz tratamento com quimioterapia e radioterapia. Ele confessa que o tratamento lhe causa muito cansaço, mas se recusa e desistir de lutar.

Atualmente, aos 55 anos, o ex-jogador dedica-se a realizar palestras motivacionais, como esta que o público de Campos poderá assistir, às 14h, no Ginásio do Sesc. Com o tema “Superando desafios”, a palestra abordará lições de liderança, motivação, sacrifício e treinamento, entre outros assuntos. A conversa com o público, que costuma ser intensa e com momentos de humor, é entremeada por vídeos e imagens da sua carreira.

A palestra no projeto Driblando barreiras, cuja proposta é mostrar exemplos de pessoas que superaram adversidades e tornaram-se destaque em suas áreas de atuação, será mais uma entre as mais de 600 já realizadas por Oscar na sua nova carreira.

Fonte: G1
Foto: João Gabriel Rodrigues

Nenhum comentário: