quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ponte SJB a SFI: DER anuncia dia 21 vencedor de licitação

Somente três das 30 empresas que se inscreveram para participar da licitação destinada à construção da Ponte João Figueiredo, que ligará os municípios de São Francisco de Itabapoana (SFI) e São João da Barra (SJB), apresentaram proposta. A licitação foi realizada na tarde desta terça-feira, na sede do Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). De acordo com o diretor do DER em Campos, Ivan Figueiredo, a Comissão de Licitação do órgão solicitou um prazo de cinco dias para analisar as propostas e, por isso, o resultado somente será conhecido no próximo dia 21.

Ivan disse que não foi informado sobre os motivos pelos quais somente três empresas mostraram interesse em participar do processo licitatório. Ele ressaltou que os critérios para escolha da empresa são para a que melhor atender às condições do edital e apresentar o menor custo para a obra. "Após a definição da empresa, as obras começam dentro de 30 dias, tempo necessário para a assinatura dos contratos. A obra tem custo oficial de R$ 137,2 milhões e deverá ser entregue em um ano", informou.

Obra aguardada desde 81

A Assessoria de Imprensa do DER-RJ informou que somente daria informações sobre o processo nesta quarta-feira, depois de receber um relatório da Comissão de Licitação. Esse processo chegou a ser adiado três vezes pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), já que o projeto sofreu adequações e o próprio órgão pediu vista para analisar a documentação.

Projeto - O projeto da nova ponte tem 1,3 quilômetro de extensão por 16,2 metros de largura. O objetivo é encurtar o percurso entre os municípios de SJB e SFI em aproximadamente 100 quilômetros. Em SJB, os pilares da nova obra serão construídos no entroncamento da Rodovia BR-356 (Campos/SJB), próximo ao trevo que dá acesso às obras do Complexo Industrial do Superporto do Açu e será ainda uma alternativa de tráfego à Rodovia BR-101.

Há mais de 30 anos os dois municípios aguardam pela conclusão da ponte. O projeto antigo, iniciado em 1981 com a construção dos pilares, teve de ser paralisado e abandonado devido às questões ambientais. (Fonte: site O Diário de Campos dos Goytacazes ) 

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