sexta-feira, 5 de julho de 2013

Transporte público: um dos grandes desafios para Prefeitura de SFI

Setor de grande complexidade devido às características de São Francisco de Itabapoana, que possui uma grande extensão territorial e com população dispersa por dezenas de núcleos populacionais, o transporte público está na pauta de prioridades do Executivo Municipal. 

O desafio é criar um sistema capaz de atender, de forma igualitária e com padrão de qualidade, todas as regiões do município.
Responsável pela gestão do setor, a Empresa Municipal de Transito (Emtransfi) vê na ampliação da frota de veículos médios (vans), com a inclusão de novos concessionários expansão de linhas, uma forma de atendimento adequado a algumas comunidades mais afastadas da sede do município e onde a necessidade de transporte acaba se transformando em uma das principais reivindicações da população.

– Nos parece sensato pensarmos em uma frota de veículos menores: mais baratos (chegando mesmo a 1/3 do custo de um ônibus), mais econômicos, mais ágeis e com custo operacional mais baixo, o que pode permitir uma frequência horária de até 3 vezes superior ao ônibus e com véiculos novos, de melhor qualidade e até mesmo climatizados, que é o caso de algumas VANS existentes em nosso município. O que precisamos é disciplinarmos melhor esse seguimento, cumprindo-se os aspectos legais dessas concessões pelo critério de Licitação, já que o sistema que hoje se encontra funciona por Portarias provisórias – destacou José Amilon Barreto da Silva, presidente da Emtransfi.

Algumas localidades como Deserto Feliz, Santa Luzia, Santo Amaro , São Paulinho , Coréia, Nova Belém, entre outras, por serem consideradas de baixa densidade demográfica e, por consequência de baixa demanda, ainda de acordo com José Amilton, não têm sido atendidas pela empresa de ônibus concessionária que atua em parte do município. “Nos demais roteiros atendidos, o horário máximo e até as 19h ou 20h. Mas vale destacar o esforço da Emtransfi em tentar melhorar tal situação” destacou.
Em termos da tarifa paga atualmente pelos usuários em São Francisco, o presidente da Emtransfi faz um comparativo com a tarifa do transporte urbano cobrada em algumas cidades brasileiras que mostra um valor praticamente igual, algo em torno de R$ 2,50 a R$ 3,00.

- Vários são os fatores que interferem nos cálculos desta tarifa, tais como: quilômetros percorridos, consumo de díesel, pneus, desgastes do veículo, manutenção, salários de motoristas, cobradores e seus encargos sociais, carga tributária, gratuidades, condições das estradas e, o mais importante, a média de usuários por viagem; chegando mesmo à necessidade de apoio de um òrgão federal chamado GEIPOT para a elabolação dessa planilha de custos – explica.
As propostas da Emtransfi, baseadas na grande extensão territorial, baixa densidade demográfica, e a população distribuída quase que igualitariamente por 6 polos distantes um do outro e da própria sede, no entanto, deverão ser

compatilhadas com a população.

 “A ideia é ouvir os segmentos da sociedade, criando-se uma Comissão de estudos e, o mais importante, o Conselho Municipal de Transporte, cuja proposta de implantação encontra-se em fase de estudos”, destacou José Amilton. (Ascom SFI)

Um comentário:

Unknown disse...

Já ta passando da hora do prefeito fazer alguma coisa em relação aos transportes, porque é um absurdo e uma falta de respeito com a população. É um gasto enorme para você ir a Campos, temos que pegar uma van até São Francisco (porque não existe ônibus, oque é mais que um absurdo) em São Francisco temos que pegar outra van até Campos e vice e versa!!! E ônibus só tem 3 horários, 2 na parte da manhã e 1 na parte da tarde! Isso não existe! Pelo amor de Deus!!! Mais respeito a população e mais trabalho também por favor!!!