sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural em São Francisco define propostas e elege representantes


Aconteceu na última quarta-feira (24/07), em São Francisco de Itabapoana, a etapa municipal da Conferência de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, que debateu questões estratégicas do segmento. Foram definidas as propostas e também realizada a eleição de 12 delegados que levarão as demandas para os próximos encontros da Conferência.

As propostas irão constar de um documento a ser apresentado nas conferências Territorial, na próxima semana, em Campos dos Goytacazes, Estadual, em agosto, no Rio de Janeiro e, por fim, a Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de outubro.

Eles deverão servir de diretrizes para a implantação de políticas públicas para o setor e estão incluídas, entre outras, educação ambiental, formação de cursos técnicos na área rural, transformar a sede da antiga cooperfrut (hoje desativada) no distrito de Praça João Pessoa, em uma escola agrícola e a prestação de serviços sociais na área agrícola.

O objetivo central foi a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PNDRSS, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), com indicação de metas de curto, médio e longo prazos.

Durante a Conferência, na parte da manhã, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno. Também foi realizada uma palestra com o tema “Os modelos agrícolas brasileiros e a Agroecologia como alternativa para a agricultura familiar”. O assunto foi abordado pelo professor e mestre Laert Guerra Wemeck, do IFF (Instituto Federal Fluminense), de Bom Jesus de Itabapoana.

Na parte da tarde os participantes foram divididos em grupos para debater os quatro eixos temáticos, incluindo mais três transversais comuns a todos os grupos. Em seguida foram apresentadas as propostas, na qual foram aprovadas pela plenária. Depois foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município nas conferências posteriores.

Estiveram presentes toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, representantes do secretariado municipal, da EMATER, lideranças comunitárias e agricultores da região.
           
Segue a relação dos delegados:
1 – Tancredo Cherene
2 – Aluízio Henriques Moreira
3 – Edmar Henriques
4 – Diviane Chagas
5 – Elama Henriques Gomes
6 – Renata Soares Gomes
7 – NuriezeMinguta
8 – Vânia Linhares
9 – Ângela Cruz
10 – José Maria Felizardo
11 – João Gualberto Siqueira
12 – Nelcy Terra Gomes Júnior


Ascom-SFI

Nenhum comentário: