terça-feira, 25 de junho de 2013

Exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente foi aberta oficialmente em Gargaú



As cores, os traços e toda a genialidade de Cândido Portinari, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, estão presentes em uma exposição aberta oficialmente na manhã desta terça-feira (25/06), e que permanece até o dia oito de julho no Espaço Cultural Barracão, na praia de Gargaú. Denominada Portinari – Arte e Meio Ambiente, a mostra reúne 20 réplicas digitalizadas e distribuídas por cinco módulos e está em São Francisco de Itabapoana por meio de uma Parceria entre o Projeto Portinari e a Secretaria Municipal e Educação e Cultura.

Aberta à população, mas direcionada principalmente a professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular do município, a exposição tem como um dos objetivos levantar questões ambientais que possam ser trabalhadas em sala de aula. Nos módulos, as temáticas vão desde a relação do ser humano no espaço em que vive até a preservação das florestas e dos animais, passando pelo equilíbrio entre os seres humanos, o uso dos recursos minerais e a água como fonte da vida. Tudo isso ilustrado em cada uma das 20 réplicas e acompanhado de textos de diferentes autores.

- A exposição tem acima de tudo um caráter pedagógico, pois as visitas são acompanhadas por monitores que explicam a importância de cada obra e sua criação, como se desenvolve a temática do artista e quem foi Cândido Portinari. É uma forma de fazer com que as questões relacionadas ao meio ambiente possam ser trabalhadas por meio da arte e tendo o acervo de Portinari servindo de instrumento para isso – destacou Suley Avellar, curadora da exposição e coordenadora do Núcleo de Artes e Educação do Projeto Portinari.

Como forma de ratificar o caráter ambiental e pedagógico, as telas foram fixadas em suportes confeccionados em bambu e tecido em algodão cru e cada uma das escolas participantes será presenteada com um baú contendo material didático para ser trabalhado. Além disso, é promovida uma atividade simultânea durante as visitas com a participação dos estudantes, sendo estimulados a fazer trabalhos com argila, tinta guache e desenhos em lápis de cor e giz de cera.

Na cerimônia de abertura, com a presença do vice-prefeito Amaro Barros representando o prefeito Pedrinho Cherene, que cumpre agende em Brasília, houve a participação de escolas da rede municipal. Até o final da exposição, o cronograma prevê a visita de seis unidades escolares por dia, nos turnos da manhã e da tarde. Também está previsto o funcionamento da exposição, em determinadas datas, no período noturno, com o intuito de atender alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na opinião do Diretor do Departamento Municipal de Cultura, Edson Martins, existe um significado especial em Gargaú para sediar a mostra. “Gargaú tem uma forte relação com o meio ambiente, devido as suas lagoas, seu manguezal e por ser um local que produz energia limpa por meio do parque eólico. Soma-se a isso todo o aspecto histórico e cultural que envolve o Barracão, transformado agora em Espaço Cultural”.

Ascom-SFI

Nenhum comentário: