quinta-feira, 16 de maio de 2013

TCE-RJ analisa licitação da Ponte João Figueiredo nesta quinta-feira


Antigos pilares não serão aproveitados (Foto: Paulo Pinheiro)
Projeto da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

Vinícius Berto - da redação do Blog

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) analisam nesta quinta-feira, 16-05, em plenário, o processo licitatório da Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra. A abertura dos envelopes com as propostas das firmas interessadas, antes marcada para o dia 25 de março, foi adiada sem uma data definida, devido a um pedido de vistas do TCE-RJ.

O Blog do Paulo Noel teve acesso às exigências que o órgão fiscalizador está fazendo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). Segundo a Assessoria de Comunicação do TCE-RJ, entre os itens que precisam ser atendidos, estão: apresentar justificativa ou promover a inclusão, na planilha orçamentária, de serviços de pavimentação; encaminhar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa à elaboração do Projeto Básico e do Orçamento Estimativo, acompanhada do respectivo comprovante de quitação; além de apresentar cópia da documentação dando ciência ao Inea do presente objeto (ofícios, protocolos e/ou licenças ambientais obtidas junto ao referido órgão) ou sua dispensa.

O DER já mandou resposta corrigindo o que foi determinado pelo TCE-RJ, mas segundo Fernanda Pedrosa, Coordenadora de Comunicação Social do Tribunal de Contas, o conteúdo da resposta só se tornará público após a votação em plenário, prevista para esta quinta-feira.

O engenheiro superintendente do DER-RJ na Região, Ivan do Amaral, disse durante audiência pública realizada no início desta semana na Câmara de São Francisco, que o órgão aguarda o retorno do processo. “Estamos aguardando o Tribunal de Contas devolver o processo. Agora vamos ter de marcar uma nova visita técnica ao local”. Essa nova visita deve prolongar o término do processo licitatório, conseqüentemente o início das obras. Em fevereiro de 2013, durante uma visita ao local onde será construída a nova ponte, o DER previu o início das obras para abril de 2013, obviamente imaginando que a licitação para a escolha da empresa fosse feita em final de março.

Nenhum comentário: